Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto dissipador


O v E r A l

Posts recomendados

amonia ou nh3 ferve a -33º se nao me engano, pelo menos acho que era assim quando trabalhava com refrigeraçao industrial.

so que a amonia, e difícil de lidar, o odor é horivel, ela quando evaporada gera alta pressao, quando em repouso proximo de 9kgf/cm², so que é barata.

vou conferir os dados quando chegar em casa e posto ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa!

ta ai os dados principais da amonia, e ela ferve a -33,3º.

PONTO DE EBULIÇÃO

-33,3ºC

DENSIDADE DO LÍQUIDO NO PONTO DE EBULIÇÃO

682 kg/m3

PRESSÃO DE VAPOR (21ºC e 1 atm)

889 kPa (9,07 kgf/cm2)

DENSIDADE DO GÁS (21ºC e 1 atm)

0,708 kg/m3

SOLUBILIDADE EM ÁGUA

Muito solúvel, com liberação de calor.

PONTO DE CONGELAMENTO

-77,7ºC

TAXA DE EVAPORAÇÃO

Não aplicável

PESO ESPECÍFICO (ar = 1)

0,590

APARÊNCIA E ODOR

A Amônia é um gás incolor, com odor pungente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E é perigoso usar amônia porque ela pode gerar combustão espontãnea do oxigênio do ar próximo ao processador pela maior temperatura. Não seria um fogaréu, mas poderia gerar alguma coisa a mais. Mas como vocês trabalham com refirgeração, este problema vai ser minimizado.

Não é bom perder tempo com estes problemas. Decidir logo o gás, por exemplo, adianta o projeto. Mesmo caro, vai ser necessaria pouca quantidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode-se usar o sistema completo de um bebedouro, tem de 150W até de 100W eu já vi, custa 300 reais um usado. Inclua a bomba, mangueiras e block. Esse de 150W que tenho em casa faz a água chegar em 9C°, medi hj com termometro digital, sendo que a temperatura ambiente está em 32Cº.

Quanto a congelar, misture 30% de alcool isopropílico na água. Na gráfica tem sistema de refrigeração liquida rodando a -12C° sem congelar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode-se usar o sistema completo de um bebedouro, tem de 150W até de 100W eu já vi, custa 300 reais um usado. Inclua a bomba, mangueiras e block. Esse de 150W que tenho em casa faz a água chegar em 9C°, medi hj com termometro digital, sendo que a temperatura ambiente está em 32Cº.

Quanto a congelar, misture 30% de alcool isopropílico na água. Na gráfica tem sistema de refrigeração liquida rodando a -12C° sem congelar.

A ideia é fazer do proprio cooler uma "geladeira" e não ter um sistema de refrigeração "pesado".

Fazer algo mais agressivo como montar um circuito com compressor fica inviavel para o consumidor comum, mas estou revendo o projeto e percebi que se pode dar origem a dois tipos de produto.

Um seria o cooler geladeira heheh e o outro um sistema de refrigeração a gas refrigerante seguindo o mesmo projeto dos watercooler.

Estou pesquisando uma bomba para circular o gás se alguém tiver alguma indicação eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia é fazer do proprio cooler uma "geladeira" e não ter um sistema de refrigeração "pesado".

Fazer algo mais agressivo como montar um circuito com compressor fica inviavel para o consumidor comum, mas estou revendo o projeto e percebi que se pode dar origem a dois tipos de produto.

Um seria o cooler geladeira heheh e o outro um sistema de refrigeração a gas refrigerante seguindo o mesmo projeto dos watercooler.

Estou pesquisando uma bomba para circular o gás se alguém tiver alguma indicação eu agradeço.

Pelo que eu entendi você quer fazer sem compressor, a eficiência será ruim por não alcançar temperaturas baixas, e até poder esquentar. Se uma pastilha peltier gasta 95W a 125W, o sistema do bebedouro fica mais eficiente pois são 150W gerando bem mais massa fria para a troca de calor(no caso a água), sem falar que você pode regular no termostato a temperatura, de qualquer modo não vai acionar direto os 150W. Já esses waterchilers tipo o demolidor gastam demais, embora muito eficiente quanto temperaturas.

Quanto a usar o gás direto no block, mesmo se você usar compressor, o gás não será tão eficiente, a água tem maior densidade que o gás, portanto leva mais massa fria em menor volume, por isso mais eficiente. Comprova-se isso com a seguinte situação: Temos uma semana fria e de repente vem um sol muito forte, Partimos de uma temperatura de 20ºC do ar e da água de uma piscina, em 4h podemos ter 32ºC no ar(gás), mas água dificilmente subirá 2ºC em 4h. Precisa muito mais calor para aquecer a água do que o gás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!