Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de water cooler?


Gigantor

Posts recomendados

bom to pensando em fazer um sistema de water cooler aqui

e sei que o fluxo de agua e radiador sao os pontos mais importantes(se tier errado me corrijam)

Tem uma loja que vende bombas de 500 por hora(aquario) com tubulaçao de 3\8

teria problema usar uma bomba dessas?

o radiador seria http://waz.com.br/_produtos/?p=93126

o reservatorio http://waz.com.br/_produtos/?p=91819

o block para CPU nao achei nenhum de no maximo R$150

se desse pra alguem dar uma luz!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei esse radiador muito caro e não me parece oferecer proporcionalmente o que custa.

Se você conseguir um radiador pequeno num ferro-velho, de moto por exemplo, terás um desempenho até melhor, se fizeres uma ventilação boa nele.

Dá uma olhada nesse sistema que um cara inventou, postado por um colega aqui do fórum. Nesse caso nem é preciso usar ventoinhas devido ao tamanho do radiador.

bera.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi men, voce pode montar um sistema WC que garanta um bom desempenho mas com esse orcamento fica difícil, talvez seja melhor investir em ar mesmo.

Um kit interessante seria o Swiftech H20-220 Apex Ultima ou manda um email para a LC Water Cooling pedindo um orcamento, quem sabe eles possam enquandrar no quanto voce pretende gastar, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas isso só depende do tamanho do radiador que você conseguir encontrar em algum depósito ou ferro-velho. Não precisa ser um radiador de caminhão igual esse da foto :D

Aquele alí é grande pra dispensar o uso de ventoinhas e ter mais silêncio, mas não é necessário um radiador de tal tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
enviei um e-mail para a Lc water cooling

Vamos ver se o preço sera na minha realidade

Interesante achei que esse radiador da foto fosse pequeno(em relaçao ao caro) então vou dar uma olhada aqui, porque perto do senai tem um ferro velho

Gigantor

voce já pensou usar um de ar condicionado, geladeira, freezer ou frigobar, circulando líquido refrigerante ao invés do gas? Pode ser que voce encontre

algo do tamanho que voce quer.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

esse reservatório é um lixo, pois é de alumínio.

como os blocos são de cobre você terá problemas. Na prática você não precisa de reservatório, um T com um tubo já resolve, só demora mais pra fazer a sangria (tirar o ar do sistema)

o radiador é muito pequeno, a marca é boa, procure o mcr 320, importe um que sai barato.

Importe um bloco também, por 150 é difícil, mas por 200 você consegue.

o comentário sobre radiador de ar condicionado: não são indicados para water cooler pois são muito restritos, pra adaptar o ideal é radiador de ar quente, o pessoal no brasil usa de corsa.

Procure uma bomba laing, essas de aquário não tem altura de coluna suficiente pra watercooler.

Infelizmente os preços são caros, não é pra qualquer um mesmo não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns colegas ja me derao boas indicacoes sobre eles, inclusive um dos diretores 'e ativo participante aqui no forum, acredito que voce nao vai ter problemas.

Eles melhorao muito nos componentes e a bomba 'e de boa qualidade, acredito que voce possa fazer um otimo negocio, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o heat dump dessas bombas é muito alto e o desempenho não fica tão bom.

tem que fazer um circuito com relê também, pra ligá-la toda vez que liga o micro, mas funciona.

Sei que temos bombas laing DDC sendo usadas em algum carro chevrolet, basta descobrir qual o número da peça e comprar, é a melhor bomba pra watercooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bombas Sarlo Better são muito usadas também.

Edit.: Aqui um exemplo de uma com coluna d'água de 2 metros e vazão regulável de 400 até 1000 l/h, o anúncio já foi finalizado mas serve apenas de carater informativo.

=> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-124946319-bomba-submersa-sarlo-better-sb1000-110v-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bombas Sarlo Better são muito usadas também.

Edit.: Aqui um exemplo de uma com coluna d'água de 2 metros e vazão regulável de 400 até 1000 l/h, o anúncio já foi finalizado mas serve apenas de carater informativo.

=> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-124946319-bomba-submersa-sarlo-better-sb1000-110v-_JM

na boa, muito ruim.

Uma laing DDC sem top faz coluna de 3 metros ou mais, com um top chega a 4. O heat dump é de apenas 18W.

Veja qual o consumo dessa bomba, pode jogar essa watagem como calor adicionado totalmente ao líquido por ela ser submersa.

Melhor opção é comprar uma laing mesmo, se não achar aqui, importe. Ainda tem a vantagem do tacômetro e funcionamento em 12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei esse radiador muito caro e não me parece oferecer proporcionalmente o que custa.

Se você conseguir um radiador pequeno num ferro-velho, de moto por exemplo, terás um desempenho até melhor, se fizeres uma ventilação boa nele.

Dá uma olhada nesse sistema que um cara inventou, postado por um colega aqui do fórum. Nesse caso nem é preciso usar ventoinhas devido ao tamanho do radiador.

bera.jpg

Cara essa bomba ai na foto. É uma bomba de aquario ???

e se for só tirando uma duvida estupidamente estupida.

Elas Não precisam ficar submersas na água ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara essa bomba ai na foto. É uma bomba de aquario ???

e se for só tirando uma duvida estupidamente estupida.

Elas Não precisam ficar submersas na água ???

Dizem que qualquer bomba de água que se funcionar no seco pode queimar, nunca arrisquei, encha as mangueiras antes de ligar.

Pela litragem do radiadior da foto é desnessária a garafinha, eu tirava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você precisa ter alguma reserva antes da bomba, então ele poderia reduzir esse volume, que realmente está MUITO exagerado.

Montei 1 com radiador de corsa, mangueiras usadas de um sistema de lubrificação(alta pressão que trocam a cada ano e sobram na gráfica), bomba de 400 Litros por hora. Sem reservatório e sem ventilador. Está na casa de um amigo meu que é dono de marcenaria, ele fez tudo embutido na mesa que é grande, inclusive lacrou a bomba dentro de um pequeno quadrado preenchido com tipo de espuma spray, sai os dutos por trás da mesa e entra no PC.

Obs.: O radiador de corsa é grande para a função, não precisou dos fans, se posicionou embaixo da tampa da mesa sem aparecer. Quando chegar a vez de fazer o meu, postarei fotos. Por enquanto meu micro de casa é um Semprom 140 que pouco esquenta, depois do UP farei o meu. O mais bacana é o silencio do PC, sem fan e com a bomba isolada na espuma, fonte externa que está aberta, fixada na madeira e com o ventilador retirado, foi acomodada atrás da primeira gaveta, parafusada na tampa onde tem uns 30 cm de espaço. Vai me custar 300 reais de material a mesa no capricho no mesmo estilo.

Mas estou tentado a fazer o meu com o sistema de bebedouro a compressor, tem um feito no site watercooler se não me engano, mas com alguns erros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na boa, muito ruim.

Uma laing DDC sem top faz coluna de 3 metros ou mais, com um top chega a 4. O heat dump é de apenas 18W.

Amigo, apenas citei um modelo visando custo X beneficio, é evidente que existem outros modelos mais potentes.

Veja qual o consumo dessa bomba, pode jogar essa watagem como calor adicionado totalmente ao líquido por ela ser submersa.

Outro fator que não se pode levar em consideração já que por muitas vezes foi mencionado que consumo é diferente de dissipação térmica! -_-

Melhor opção é comprar uma laing mesmo, se não achar aqui, importe. Ainda tem a vantagem do tacômetro e funcionamento em 12V

Como eu disse antes, apenas mencionei o modelo visando custo benefício, até porque importar pode encarecer em demasia o produto.

Outro fato que se deve levar em consideração é de que bombas fortes demais acabam por deixar a desejar em performançe de resfriamento, pois a água acaba por passar rápido demais pelo block e não dá tempo para a água absorver o calor gerado pelo processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigo, apenas citei um modelo visando custo X beneficio, é evidente que existem outros modelos mais potentes.

Outro fator que não se pode levar em consideração já que por muitas vezes foi mencionado que consumo é diferente de dissipação térmica! -_-

Como eu disse antes, apenas mencionei o modelo visando custo benefício, até porque importar pode encarecer em demasia o produto.

Outro fato que se deve levar em consideração é de que bombas fortes demais acabam por deixar a desejar em performançe de resfriamento, pois a água acaba por passar rápido demais pelo block e não dá tempo para a água absorver o calor gerado pelo processador.

1º) esse não é um modelo super potente, é básico.

2º) claro que é uma conta grosseira, mas o calor tá indo pra onde? Pro ar é que não tá! Ela tem uma eficiência (baixa) o resto vai ser dissipado como calor sim, cadê a wattagem da fonte? Se ela consome X faça a conta da eficiência vezes a potência, taí a dissipação de calor na água.

3º) importar é a solução pra produtos bons, ou como já falei em outro post, procure bombas laing em loja de auto peças porque sei que são usadas em carros da chevrolet, já ví até vendendo no ML.

4º) "Outro fato que se deve levar em consideração é de que bombas fortes demais acabam por deixar a desejar em performançe de resfriamento, pois a água acaba por passar rápido demais pelo block e não dá tempo para a água absorver o calor gerado pelo processador"

isso é uma das maiores bobagens que se espalha no hobby do water cooler. Como já falei, já testaram, comprovaram e está mais que provado que o mais importante é a pressão ou altura de coluna. Claro que sobe o volume também. Achar que água tem que ficar "parada" no block pra trocar calor é no mínimo menosprezar as propriedades da água no resfriamento. Vá ler os artigos técnicos do XS que você perceberá isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na boa, muito ruim.

Uma laing DDC sem top faz coluna de 3 metros ou mais, com um top chega a 4. O heat dump é de apenas 18W.

Veja qual o consumo dessa bomba, pode jogar essa watagem como calor adicionado totalmente ao líquido por ela ser submersa.

Melhor opção é comprar uma laing mesmo, se não achar aqui, importe. Ainda tem a vantagem do tacômetro e funcionamento em 12V.

Isso depende da bitola da mangueira, de repente a mangueira dessa tua é menos grossa e por isso alcança maior altura, não necessariamente será mais fraca a de 2m. Somente dá para comparar da mesma bitola. Com uma mangueira mais grossa o peso adicional da água faria essa laing ter menor coluna.

Quanto á velocidade da água, quanto mais rápido maior o atrito para a troca e maior resfriamento, mas no caso da água, na minha opinião, velocidades menores consomem menos e podem ser usadas com desempenho similar ou maior se for aumentada a área de troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Isso depende da bitola da mangueira, de repente a mangueira dessa tua é menos grossa e por isso alcança maior altura, não necessariamente será mais fraca a de 2m. Somente dá para comparar da mesma bitola. Com uma mangueira mais grossa o peso adicional da água faria essa laing ter menor coluna.

Quanto á velocidade da água, quanto mais rápido maior o atrito para a troca e maior resfriamento, mas no caso da água, na minha opinião, velocidades menores consomem menos e podem ser usadas com desempenho similar ou maior se for aumentada a área de troca.

você só se confunde...

a diferença na bitola das mangueiras de 1/2 e 3/8 é mínima, as laing original são feitas pra 3/8, então essa é a altura de coluna dela. Leia os testes sobre a influência do diâmetro da mangueira no XS. Pra WC é sempre 3/8 ou 1/2 pra bom desempenho. Mesmo sem um TOP pra DDC uma laing se apresenta com melhor desempenho, com apenas 18W de consumo e MTBF de 50 mil horas. Quem quiser confiar em uma bomba qualquer, boa sorte, no meu PC não.

sua opinião está errada sobre a velocidade. Minha opinião na verdade não é um achismo, é baseada em testes realizados com equipamentos por pessoas que entendem do assunto. Como já escrevi antes, abaixo de 1 GPM não tem desempenho satisfatório. Com pressão baixa (altura de coluna) você não vence os obstáculos de um loop com mais de um bloco. Por isso esse número de LPH que o pessoal usa não serve pra comparar bombas. Esse número é com a bomba livre! Quero ver elas terem fluxo com um loop com 2 ou mais blocos, radiadores, curvas, etc.

E como é que você aumenta condideravelmente a área de troca em um bloco de CPU? Já chegamos praticamente no limite! O que está rolando agora é micro filetes e blocos de alta pressão pra ter melhor desempenho, não tem como aumentar a área de bloco com o limite do tamanho do núcleo do processador. Pode ver que todos os fabricantes top usam blocos de dimenões semelhantes. Isso não é a toa, simplesmente não tem mais ganho em aumento de tamanho.

O que funciona bem já está no mercado com todas as informações disponíveis. Testes com diversas bombas e em diferentes velocidades, etc. Usar bombas de wattagem grande, sem dados de pressão confiáveis... no meu PC não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!