Ir ao conteúdo

problema com Phenom II x4 955 , mostra 800 mhz

seymoreflor

Posts recomendados

Postado

o problema é o seguinte tenho um phenom II x4 955 @ 3.2 ghz...

mas na propriedades do sistema mostra 800 mhz, baixei o cpu-z, também mostra 800 mhz...

pesquisei sobre isso, e descobri que era " cool 'n' quiet " desativei na bios, coloquei esquema de energia sempre ligado, mesmo assim nao deu, continua só com 800 mhz, e nao sai disso, quando abro algum jogo ou qualquer coisa , só fica 800 mhz no cpu-z, se alguem souber a solução , me da uma luz

minha placa-mãe , foxconn vs A6VMX.

valeu =)

Postado

sera que você não salvou as configuração na hora de sair do bio?outra coisa foxconn vs A6VMX,acho que ele não aguada processado de 125w.isso tb poder faz seu processado nao fica 100%

Postado

Isso aconteceu comigo quando eu ainda tinha um Athlon X2 5000. Certifique-se de que está utilizando a versão da BIOS mais recente. Se estiver dê um reset na BIOS, se não for a versão mais atual atualize.

Postado

O Cool"N"Quiet age sobre dois pontos do brocessador.

AM3 quando ocioso ele reduz o multiplicador de clock para 4x, com isso a tensão também são reduzidas, em placas mais rescentes chagam a 0,8V.

AM2+ quando ocioso ele reduz o multiplicador para 6,5x e consequentemente a tensão

De padrão esse recurso fica habilitado, caso quera, pode desabilita=lo que a o multiplicador fica travado e consequentemente a frequencia sobe e a tensão também ganha um UP.

Postado

Deixe o CnQ ativado, é apenas economia de energia. Faça o teste: rode o Prime95 com o CPU-Z aberto, e vai ver que o clock irá subir quando exigido.

• Membro VIP
Postado

Verifique se o multiplicador da BIOS está em auto, se a BIOS está atualizada e se a placa mãe suporta esse modelo.

Depois verifique se a temperatura está em ordem.

Se você já deixou a energia em "sempre ligado" ele deveria estar com clock mais alto.

Postado

Isso é normal. É apenas o Cool'n'Quiet em ação para economizar energia...

Quando você for jogar ou abrir algo pesado ele vai pra 3.2ghz.

Ninguem precisa de 3.2ghz para internet né auehaueh

Fique tranquilo ;]

Postado
O Cool"N"Quiet age sobre dois pontos do brocessador.

AM3 quando ocioso ele reduz o multiplicador de clock para 4x, com isso a tensão também são reduzidas, em placas mais rescentes chagam a 0,8V.

AM2+ quando ocioso ele reduz o multiplicador para 6,5x e consequentemente a tensão

De padrão esse recurso fica habilitado, caso quera, pode desabilita=lo que a o multiplicador fica travado e consequentemente a frequêcnia sobe e a tensão também ganha um UP.

A diferença não é relativa ao soquete, mas sim a arquitetura do processador pois o meu PII AM2+ também reduz o multi para 4x e 0,9v. Ao tanto que eu saiba, nos K8 a redução de clock é limitada pelo clock do HT Link, nos K10 já não e o multi reduz para 6,5 (se não me engano) e nos K10.5 o multi reduz para 4x.

Vale lembrar que no K10 o C'nQ opera separadamente para cada núcleo, ou seja, pode manter um núcleo ou mais com clock Stock e o restante com a redução de clock, por isso a ativação do C'nQ nos Phenom 65nm (K10) causa uma ligeira redução de desempenho.

Postado
A diferença não é relativa ao soquete, mas sim a arquitetura do processador pois o meu PII AM2+ também reduz o multi para 4x e 0,9v. Ao tanto que eu saiba, nos K8 a redução de clock é limitada pelo clock do HT Link, nos K10 já não e o multi reduz para 6,5 (se não me engano) e nos K10.5 o multi reduz para 4x.

Vale lembrar que no K10 o C'nQ opera separadamente para cada núcleo, ou seja, pode manter um núcleo ou mais com clock Stock e o restante com a redução de clock, por isso a ativação do C'nQ nos Phenom 65nm (K10) causa uma ligeira redução de desempenho.

estes intusos no ninho, agente sempre esquece!!!:muro:

vou lembrar da próxima vez que citar, me referir a arquitetura.

na verdade o K10 reduz o multiplicador para 6,25 e as tensão cai pra casa dos 1,08V, os K8 eu lembro que o clock também cai, só não lembro ao certo acho que é x9, agora quanto ao HT-Link isso ai eu não lembro a relação com o multiplicador de clock. (vou dar um olhada)

Postado

o multiplicador do processador está em Auto.

num sei se é a versão mais recente da bios, o pc esta na garantia, então nunm posso abrir, comprei faz 2 semanas, ai nao sei se da pra resetar a bios com algum software, mesmo com jogos pesados ou qualquer programa pesado, o clock nao aumenta, e ja ta desativado o cool'n'quiet na bios....

valeu pela ajuda =)

post-490714-13884955084589_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado
estes intusos no ninho, agente sempre esquece!!!:muro:

vou lembrar da próxima vez que citar, me referir a arquitetura.

na verdade o K10 reduz o multiplicador para 6,25 e as tensão cai pra casa dos 1,08V, os K8 eu lembro que o clock também cai, só não lembro ao certo acho que é x9, agora quanto ao HT-Link isso ai eu não lembro a relação com o multiplicador de clock. (vou dar um olhada)

O K10 (Oficialmente "Barcelona") não reduz o multiplicador, ao invés disso ele possui um divisor que reduz o clock pela metade.

num sei se é a versão mais recente da bios, o pc esta na garantia, então nunm posso abrir, comprei faz 2 semanas, ai nao sei se da pra resetar a bios com algum software, mesmo com jogos pesados ou qualquer programa pesado, o clock nao aumenta, e ja ta desativado o cool'n'quiet na bios....

valeu pela ajuda =)

Veja a temperatura do processador na BIOS, pode usar algum programa tipo PCWizard mas a BIOS ainda é mais confiável.

Postado

Processor Temperature : 37 °C

Mainboard Temperature : 38 °C

AMD Phenom II X4 955 (Core 1) : 35.9 °C

AMD Phenom II X4 955 (Core 2) : 35.9 °C

AMD Phenom II X4 955 (Core 3) : 35.9 °C

AMD Phenom II X4 955 (Core 4) : 35.9 °C

AMD Phenom II X4 955 : 50.40 W

;)

• Membro VIP
Postado

Estranhamente baixo... Ta frio ai? Conseguiu ver na BIOS?

Ainda não tenho ideia de como com o multiplicador em auto e CnQ desativado o clock está 800MHz...

Postado

acho que a única solução é levar na assistencia técnica e mandar eles arrumarem esse problema, porq estou achando que meu processador nao esta usando todo seu potencial, mas obrigado ae gente.

Moderadores podem encerrar o topico ;)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...