Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PS3 - Transformador 110v (sem demais comparações)


felipefv

Posts recomendados

Bom dia,

Moro em Santa Catarina e a tensão aqui é de 220. Equipamentos de 110v eram ligados sempre em estabilizadores aqui em casa, mas depois de muito pesquisar (inclusive aqui no fórum), percebi que não era a melhor opção.

Desta maneira, nem trago à tona a discussão do ESTABILIZADOR, este já sendo considerado, num geral, prejudicial.

Sobram, então, as opções de compra de um transformador ou nobreak (offline ou online). Entretanto, no momento só posso arcar com um transformador.

Além disso, há o fato de que empresas de eletrônicos do Brasil recomendam que seus aparelhos 110v (em redes de 220v) sejam ligados em transformadores e não estabilizadores (como no caso da HP).

Minha dúvida, então, consiste no fato da escolha do melhor transformador.

Mas os problemas começam...

O Playstation 3 tem as seguintes características impressas em seu manual e/ou no próprio console (relevantes a esta questão):

120v 2.1A ~ 60Hz 250W (consumo aproximado)

Sendo importante registrar que no cabo de força do console a etiqueta apresenta informações diferentes:

125v 7A

Não tenho conhecimento algum sobre elétrica. Então, aqui começo os questionamentos:

1- Existem vários transformadores no mercado. As informações que mais pedem no momento da venda são relativas a tensão (tensão), obviamente, e ao consumo em W. A intensidade da corrente elétrica (corrente) não faz diferença alguma?

2- Por quê a diferença das informações do manual/console das impressas na etiqueta do cabo?

3- Em leituras feitas há poucos minutos em minha casa com um multímetro, a tensão apresentou várias oscilações dentro de aproximadamente 1 (um) segundo, geralmente, numa faixa de 222 até 227 (obviamente, causando as mesmas variações na saída do transformador). Mas, em outros momentos, não oscilou tanto, ficando entre 222 e 223. Tais oscilações observadas podem ser prejudiciais ao Playstation 3, ou este tem uma fonte preparada para isto?

4- Minha tensão segue o padrão do resto do país no que diz respeito às variações? Existe tensão perfeita (sem variações)?

Agradeço desde já a todos que venham a me ajudar neste tópico.

Respondendo minhas próprias perguntas:

1- A corrente elétrica segue as variáveis de tensão e potência, ou seja, sendo P = V * I, teremos:

250 = 120 * I

I = 250/120

I = 2,08A

Se estruturarmos a fórmula com os dados fornecidos pela Sony (que são tensão e corrente), teremos:

P = V * I

P = 120 * 2,1

P = 252W (justificando, também, o "consumo aproximado" adotado pela Sony)

Desta maneira, meu transformador atual (750VA, 470W máx, Entrada 220V, Saída 120V) está dentro (e até acima) do necessário.

2- A diferença das informações do cabo em relação às informações impressas na carcaça do console existem, pois, o cabo deve apresentar sua capacidade.

3- Primeiro, meu multímetro não é dos melhores. Segundo, as oscilações acontecem e são normais (logicamente não as bruscas, que devem ser tratadas como problemas na rede). Em relação a estas oscilações "aceitáveis" e dentro do padrão fornecido pela companhia de energia serem prejudiciais ou não ao PS3 e eletrônicos em geral, estaríamos falando de redução do tempo de vida útil do produto, mas nada relevante.

4- A tensão segue com oscilações.

Tkz!

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, 99,9% (não digo 100% pois não tenho como ver todos os aparelhos PS3 vendidos) dos PS3 comercializados são na verdade Bivolt. No manual é feita a indicação de apenas um padrão de tensão, apesar da fonte interna ser bivolt.

Utilizo o meu PS3 Slim direto na tomada em 220v, também moro em Santa Catarina. Além disso, já vi alguns modelos Fat das 2 gerações e ambos também eram Bivolts. Todos os consoles que vi eram Americanos.

Vários sites relatam o fato da fonte do PS3 ser bivolt, e a Sony especificar uma determinada tensão no manual por conta de separação de mercados.

Com relação ao assunto abordado, não entendo nada sobre energia, mas se você está preocupado em relação às oscilações, o melhor é um NoBreak mesmo que pelo que eu saiba é o melhor aparelho a ser utilizado quando a rede é muito instável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!