Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esse Gravador de pic funciona???


neto_e_khelen

Posts recomendados

No datasheet você encontrara o range de tensão que o PIC "aceita" para entrar em modo de gravação.

Mas pelo que me lembro o valor esta entre 12,5 a 13,2V. Confirme isso sim.

abs.

No datasheet eu consegui achar só que ele aceita até 14v, mas não fala qual a tensão mínima para entrar em modo de gravação. O problema é o seguinte: Estou montando o gravador da imagem acima, mas estou usando uma fonte atx de computador, cujas saidas são 5v e 12v, quero saber se posso gravar com os 12v da fonte, ou preciso de mais....?? Será que eu poderia ligar 2 saidas de 5v e mais uma de 3,3v em séria para conseguir os 13v ??? será que dá certo??? fazer esse tipo de ligação em uma fonte atx ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum...olha o que você pode fazer ai é alimentar a fonte com potenciais diferentes e usar um divisor de tensão para regulação é uma gambiarra só mas funciona e é a unica forma que vejo de "aumentar" a tensão dessa fonte. ai vai a gambeta do processo:

na linha de fonte ATX temos uma de 3.3V e -12v, se desprezarmos a polaridade teremos uma diferença de potêncial de aproximadamente 15V.

dessa forma seu positivo dos 15V será a linha de 3.3V e o negativo sera a linha de -12V que dev ser ligada em todos os negativos do PIC.

ai podemos fazer assim primeiro podes ligar um divisor resistivo assim:

um resistor de 220R em série com um de 1K2, a ponta que sobrou do 220R você liga na linha de 3.3 e a ponta que soboru do 1k2 na linha de -12V e entre o resistor de 1k2 e a linha de -12 você ira medir uma tensão de aproximadamente 13V esse ponto deve ser ligado no pino VPP do PIC.

para os 5V ligue um 7805 normalmente entre a linha 3.3 e -12V (atenção não use a linha de 5V da fonte em hipotese alguma ou vai queimar o PIC!!!!!!!!!!! )

e leve esses 5V para alimentar o PIC e o resto do circuito, e não esqueça de ligar o -12V no gnd da sua serial e todos os gnds do PIC

ATENÇÂO NÂO USE O GND DA SUA FONTE OU NÂO VAI FUNCIONAR

essa gambeta é trabalhosa mas é a unica forma de se gerar tensão para programar o pIC e alimentar o circuto ao mesmo tempo.

duvidas pergunte e quando montar confira tudo duas ou tres vezes!

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!