Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, bom dia, comprei um Frequencimetro MF-7240 da Minipa,

Já li o manual e vi que no canal que vai de 50 MHz a 2.4 GHz, ele tem um limite de tensão de 3V, no caso, para testar o frequencimetro, fiz um transmissorzinho de FM desses básicos,

mas ele é alimentado por 9V e provavelmente na saída da bobina de mais de 3v, tenho medo de queimar o equipamento já que nesse canal não tem Atenuador. Gostaria de saber como eu posso fazer essas medidas de RF? Obrigado a todos.

• Membro VIP
Postado

Faça uma antena captadora (uma pequena bobina, poucas espiras) ligada a entrada do frequencímetro e capte o sinal da antena por aproximação com a antena do transmissor. Tanto mais acoplado, perto, maior será o sinal. Eu faria desse modo.. Tente..

Postado

Olá amigos, estou de volta, tentei a tecnica da Antena ... mas ... nao acopla ... testei com um rádio na frequencia de 144 mhz que sei que tem potencia, ele mostra a frequencia com o rádio até a 10 metros, agora meu transmissorzinho ele nao acopla ... teria alguma tecnica sei lá com Resistor de alto valor como cita no manual ? alguem sabe que valor e como utilizar esta tecnica ? Obrigado a todos.

• Coordenador
Postado

Colega Israel Felipe, experimente fazer um divisor por 10 usando um resistor de 1M em série com um resistor de 100K, colha a amostra do sinal em paralelo com o resistor de 100K..., só não sei te informar se esta carga alterará a frequência do circuito!...

Postado

Bcpetronzio

por falta de resistor nao fiz ainda o teste, mas farei em breve ... valeu

Rick_DF

pode até ser ... mas era pra dar algum tipo de Leitura ... já que eu sei que o transmissor está oscilando porque consigo capturar no rádio ... valeu

Obrigado a todos, aguardo mais sugestões.

• 9 anos depois...
Postado
Em 17/03/2010 às 16:59, Israel Felipe disse:

Bcpetronzio

por falta de resistor nao fiz ainda o teste, mas farei em breve ... valeu

Rick_DF

pode até ser ... mas era pra dar algum tipo de Leitura ... já que eu sei que o transmissor está oscilando porque consigo capturar no rádio ... valeu

Obrigado a todos, aguardo mais sugestões.

Tenho o mesmo problema com o frequencimetro de bancada ANALOG 8102, ele mede mas mede errado uma freqüência de 27.255 MHz ele mostra 27.268 MHz erro de 43, eu observo que sem pontas o display mostra no ultimo digito = 4 quando boto ele para medir onda quadrada (teste da ponta 1 KHz no osciloscópio) ai ele mede legal. Fiz um indutor mas não mediu corretamente também. estou achando que por ser um sinal muito forte do transmissor ele não mede...ou porque é RF sei lá. Só sei que o osciloscópio mede de qualquer jeito. Será que ele não lê RF?

• Membro VIP
Postado

Veja no seu manual a tolerância ou margem de erro admitida pelo fabricante. Nele também veja o nível ou faixa de V de entrada que ele admite. Tente outro cristal ou um de frequencia diferente pra comparação.

1 hora atrás, Ademilton disse:

1 KHz

não serve como ref pois é baixa d+

• 2 meses depois...
Postado

Gente....descobri o problema de erros de medição no meu Freqüêncimetro Analog 8102, era o Cristal do oscilador (10MHz) com defeito, variava muitas casas ele estava instável...troquei ficou show. Agora vou melhorar ele, comprei uma placa amplificadora de RF no AliExpress que trabalha de 500 Hz a 2GHz, vou inserir uma entrada BNC atrás dele para esta placa e jogar a saída dela na entrada normal do aparelho via um capacitor.

Com isto poderei testar qualquer sinal de amplitude baixa ou alta até 1.3GHz que é o limite do freqüêncimetro.

Obs: a plaquinha amplificadora de RF é bem pequena, mede 20 x 15 mm e custa 6 dolares.

image.png.76b074ab612b9a9b9e75a192092cfab0.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...