Ir ao conteúdo

Relógio Digital - Qual PIC?

allantoshio

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos!

Sou iniciante na área dos microcontroladores e gostaria muito de uma ajudinha do pessoal.

Pretendo fazer um relógio digital utilizando PIC.

Pelas pesquisas que fiz, vi que para ter um relógio confiável (precisão) terei de usar um CI RTC.

Irei utilizar 4 displays de 7 segmentos, 2 para as horas e os outros 2 para os minutos.

Ainda quero fazer o seguinte, trasmitir os dados do relógio para outro display, via RF (433.92MHz).

A minha dúvida é a seguinte, qual PIC serve melhor ao meu projeto? Tendo em vista que ele deverá se comunicar com o RTC, com os 4 displays e com o transmissor RF.

Como já mencionei, não entendo muito (ainda) de microcontroladores. Minha intenção com esse projeto é principalmente aprender, e, resolvi reunir componentes que quero me aprofundar (RF, PIC) em um único projeto.

Desde já agradeço a colaboração de todos!

Postado

Seu projeto é relativamente fácil, como você é iniciante vou recomendar um PIC mais poderoso e a medida que seus conhecimentos avançarem você poderá economizar no PIC nos próximos projetos.

- PIC16F877A

- PIC18F452

ambos são muito parecidos a diferença é que o 18F roda mais rápido, tem mais instruções em Assembly e mais memoria de programa. (consequentemente mais caro)

no fim das contas eu optaria pelo 877A que é o mais proximo de todos os modelos.

Se vai usar um RTC aproveite o modulo pronto I2C que pode ser programado no PIC, e para enviar os dados por RF você pode usar o modulo USART do PIC para efetuar a transmissão e recepção de dados.

de mais detalhes do projeto que nos vamos ajudando!

abs.

Postado

Felipe, obrigado pela pronta ajuda! :)

Então, basicamente o meu projeto inicial é esse.

O relógio principal vai ser composto pelo PIC, RTC, transmissor RF e 4 displays. Nele deverá ser possível o ajuste de horas.