Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ATI High Definition Audio - Dúvidas!


diagoras

Posts recomendados

Tenho a 4870 da XFX que não acompanha o adaptador DVI-HDMI. Como eu gostaria de ligar o PC na TV LCD, comprei o cabo DVI-HDMI e funcionou direitinho, porém, sem o som. Primeiro por falta de configuração mesmo, já que o dispositivo nem é listado no Painel de Controle - Propriedades de Som; Segundo pela falta do adaptador da ATI que parece ser o único que envia o som via HDMI; Peguei um driver atulizado no site da ATI 10-2_xp32-64_hdmiaudio.exe e peguei outro no site da realtek HDMI_R242.exe, mas pelo que eu vi aqui nos testes, ambos fazem a mesma coisa. As dúvidas são: - Som via HDMI na 4870 só com o adaptador proprietário ATI? (Tenho cabo DVI-D Dual Link - HDMI) O que há de mais nesse adaptador? - Porque mesmo com o driver ATI HD Audio instalado o dispositivo não é listado nas proprieda de som (Windows XP SP3)? Já instalei tanto o baixado do site da Realtek como o do site da ATI, eles aparecem no Gerenciador de Dispositivos, mas não são listados de jeito nenhum nas Propriedades de Som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em Painel de controle (exibição clássica) -> Sons e dispositivos de áudio -> Aba áudio -> Reprodução de som

Não aparece algo como Digital audio output, ATI HDMI output, etc? Se sim, é só marcar como padrão e selecionar e já está funcionando.

EDIT: O adaptador DVI-HDMI não pode ser qualquer um, os mais antigos simplesmente não associam o sinal de áudio do HDMI aos pinos DVI que a ATI separou para enviar áudio. O ideal é usar mesmo um adaptador DVI-HDMI feitos para a ATI, contudo existem cabos DVI-HDMI e outros adaptadores (os mais recentes) que já adotam a "convenção" da ATI para passar áudio pelo DVI.

Bem, ainda existem adaptadores para as placas da NVidia que já usam outros pinos para passar o áudio pela DVI (por meio de uma conexão interna com a SPDIF de sua placa-mãe se esta suportar, uma vez que as VGA's NVidia não possuem chip interno de som) e nesta situação o adaptador também é diferente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então lord_paladin, não aparece absolutamente nada. Anexei imagens pra ver como realmente deveria mas não aparece nada. Sobre o cabo, realmente faz sentido, já que os pinos estão todos lá, enfim... acredito que deva servir sim. Eu sei que o cabo é DVI-D Dual, mas não sei dizer se suporta HDMI 1.3 (deve suportar né? sei lá.. hehe). Já que eu tentei diversar formas de fazer aparecer o dispositivo no XP e nada, vou colocar o Windows 7 pra ver se aparece o dispositivo de som, aparecendo eu testo o cabo. Valeu!

post-186032-13884955219432_thumb.jpg

post-186032-13884955219697_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, pois é, ia te recomendar testar com o Windows 7 se você tiver facilidade para adquiri-lo/testá-lo. Se tiver tudo ok nele e se for querer ficar com o XP (pela sua máquina acho uma boa o 7 64 bits, pela capacidade de mapear seus 4gb completos) formata e reinstala, e depois baixe/instala direto o pacote full Catalyst de uma versão da 8.12 em diante, não precisa instalar o driver HDMI da Realtek.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Painel de controle (exibição clássica) -> Sons e dispositivos de áudio -> Aba áudio -> Reprodução de som

Não aparece algo como Digital audio output, ATI HDMI output, etc? Se sim, é só marcar como padrão e selecionar e já está funcionando.

EDIT: O adaptador DVI-HDMI não pode ser qualquer um, os mais antigos simplesmente não associam o sinal de áudio do HDMI aos pinos DVI que a ATI separou para enviar áudio. O ideal é usar mesmo um adaptador DVI-HDMI feitos para a ATI, contudo existem cabos DVI-HDMI e outros adaptadores (os mais recentes) que já adotam a "convenção" da ATI para passar áudio pelo DVI.

Bem, ainda existem adaptadores para as placas da NVidia que já usam outros pinos para passar o áudio pela DVI (por meio de uma conexão interna com a SPDIF de sua placa-mãe se esta suportar, uma vez que as VGA's NVidia não possuem chip interno de som) e nesta situação o adaptador também é diferente!

Eu queria era uma boa foto da pinagem desse adaptador original da ATI pra saber o que ele tem a mais que os outros, se é que é visível. Ainda não pude instalar o 7 aqui, então minhas pesquisas não foram conclusivas no sentido de apontar algum cabo coversos DVI-HDMI q substitua esse adaptador ATI. Se alguém tiver esse adaptador e puder tirar uma foto da pinagem, favor postar aqui pra gente matar essa charada de uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante isso. Realmente faz sentido a teoria dele. Não seria apenas uma questão de pinagem, mas sim de um pequeno CI presente apenas no adaptador ATI, que envia um sinal pra GPU dizendo "manda o som também". Como o cara falou, se alguém tiver a curiosidade de abrir o adaptador e comprovar a teoria dele.. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!