Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias 1600(O.C) - Reduzindo latência/frequência para obter melhor desempenho


Lord Outland

Posts recomendados

antes do Club do hardware,

minhas memos estavam assim e com 1.8mv

http://img249.imageshack.us/i/cachemem80011111124.png/ link ok, upei novamente....valeu

e eu achava q tava boas,tinha achado como aumentar clock delas pra 1600 sem mexe no fsb...achava que tava Otimo!!!

depois do Club do hardware, li uma dica que o jonny escreveu no topico da M4a785td-v evo e ficaram assim e com 1.65mv (o que é recomendado pelo fabricante)

http://img38.imageshack.us/img38/9486/73378720.png

e quero melhorar ainda mais!!!

valeu Jonny...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonny

tava olhando os links que Mimaki posto, e surgiu uma duvida aqui sobre as duas de 2000mhz...

porque na latencia tem aquele 2N no final???o q significa ele???

G.Skill Trident - 9-9-9-27-2N

G.Skill Ripjaws - 9-9-9-27-2N

e daqueles 3 links que ele mando primeiro não seria melhor ele pegar a terceira ja que as latencias delas ja são um pouco mais baixas que as outras ou não???

Corsair XMS3 - 7-8-7-20-2T, 1,65V

desde ja valeu Jonny!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonny

tava olhando os links que Mimaki posto, e surgiu uma duvida aqui sobre as duas de 2000mhz...

porque na latencia tem aquele 2N no final???o q significa ele???

G.Skill Trident - 9-9-9-27-2N

G.Skill Ripjaws - 9-9-9-27-2N

e daqueles 3 links que ele mando primeiro não seria melhor ele pegar a terceira ja que as latencias delas ja são um pouco mais baixas que as outras ou não???

Corsair XMS3 - 7-8-7-20-2T, 1,65V

desde ja valeu Jonny!

Teoricamente sim, porém, por a outra ser do mesmo "genero", é facilmente

"setavel" os valores da segunda, acredito eu que eles fizeram a primeira, e um

tempo depois viram que é possivel fazer a mesma rodar naqueles timming, então

fizeram um re-lançamento, meio que, se primeira por algum motivo não rodar

naqueles timings 7-8-7 ( o que é mtui difícil ), eles não tem culpa, coisa que na segunda

foi testado naquele esquema, portanto se não rodar é "culpa" deles.

To no aguardo da WAZ, acho que só depois de amanhã irei ser respondido.

Esse jonny é um rapaz que lêe muito, show de bola, vejo que ele sempre tá acompanhando

varias sessões do forum, parabens !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonny

tava olhando os links que Mimaki posto, e surgiu uma duvida aqui sobre as duas de 2000mhz...

porque na latencia tem aquele 2N no final???o q significa ele???

G.Skill Trident - 9-9-9-27-2N

G.Skill Ripjaws - 9-9-9-27-2N

e daqueles 3 links que ele mando primeiro não seria melhor ele pegar a terceira ja que as latencias delas ja são um pouco mais baixas que as outras ou não???

Corsair XMS3 - 7-8-7-20-2T, 1,65V

desde ja valeu Jonny!

2T e 2N deve ser a mesma coisa, ou seja 2 nanosegundos, peguem ai 1 segundo dividam 1 bilhão de vezes e multipliquem por 2, é este o tempo que a controladora de memórias espera entre cada comando, eu sempre achei que fossem cículos de clock, não necessáriamente nanosegundos.

1600MHz(XMS3) +25% = 2000MHz(Trident)

......... CL 7.......+25% = ...... CL 9..........

ou seja, ambas teem o mesmo rendimento, houve ganho de frequencia e perda de latencia, exceto na qualidade de construção dos módulos, os Tridents são muito melhor construidos, além do dissipador ser de melhor desing e chips de melhor qualidade, não é só frequencia e latência que contam, placa e chips também são de suma importancia.

Outra coisa que gostaria de deixar claro, é que essa frequencia é baseada em testes feitos principalmente na plataforma Nehalem, elas não passam por normas internacionais para comprovarem sua validade, os fabricantes obtem certificado junto a intel e saem por ai vendendo esses absurdos de frequencia. De acordo com a JEDEC não passam de DDR3 1333MHz.

Especula-se que ano que vem surgam primeiros módulos 1600MHz o que permitirá os fabricantes de Processadores elaborarem Controladoras padrão 1600MHz.

Vou lhes deixar um teste feito na plataforma Nehalem i5 950 + G.Skill Trident 2000MHz em 5 configurações diferente, o que vocês veem?

evereststock.jpg

Teste completo:

http://www.techreaction.net/2010/02/20/g-skill-trident-pc3-1600mhz-cl6-6gb-ddr3-f3-12800cl6t-6gbtd-review/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No teste acima não especifica modelo nem marca das memorias,

Como posso saber se não foi usado uma memorias de 2000MHz com qualidade inferior a de

1600MHZ, por exemplo, ou marca, modelo, serie não influenciam no desempenho ?

Mais claramente falando, se eu pegar um pente de g.skill de 1600MHZ 7-7-7-20 e um

corsair de 1600MHZ 7-7-7-20, e um kingston de mesmas frequencia e latencias, terão o

mesmo resultado?

claro falando em stock... com certeza se for pra over varias outras coisas

influenciariam, como você mesmo disse, placa, chips, dissipadores e etc.

abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa que esta em 1866mhz no grafico c saiu melhor que as outras, mas como disse o Mimaki será que ela é de 1600 com over pra 1866 ou de 2000 reduzido um pouco pra 1866...

o que eu entendo ai é que nem sempre clocks mais altos são melhores, tem que achar um equilibrio entre clock e timings...

certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa....rs...rs....rs..

kkkkkkkkkkk, desculpa realmente não vi isso hehe, mais então ai foi pegado a memoria citada, e configurada nas latencias mostrada no teste, o que dá na mesma, não responde minha pergunta. E já aproveito pra ti faze outra, se por

uma 1333MHz nativa nos timming citados, e compara com a 2000MHZ em 1333MHz, como ficaria ?

essa que esta em 1866mhz no grafico c saiu melhor que as outras, mas como disse o Mimaki será que ela é de 1600 com over pra 1866 ou de 2000 reduzido um pouco pra 1866...

o que eu entendo ai é que nem sempre clocks mais altos são melhores, tem que achar um equilibrio entre clock e timings...

certo?

concordo se for pra usar uma memoria em latencias maiores ou menos, pra obter

desempenho eu concordo, só que eu queria ve um teste desse com memorias

em frequencias e timmings nativos, pra ve se "marca,modelo" tem diferenca, tipo

aquelas duas da g.skill de 2000MHZ, porque aparentimente são a mesma coisa, mudando

o dissipador, claro pode ter chips, e propria placa melhor, mais isso sera que resulta em desempenho em stock ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.techpowerup.com/reviews/GSkill/Trident_16000_6GB_Kit/3.html

Teste com G.Skill Tridente usando novas configuraçãoes.

Atenção especial que esse módulo já operam a 1482MHz nativamente.

Duelo de titãs:

GSkill Trident CL9 2000MHz 9-9-9-24 3x2GB kit (CPU @2711MHz)

OCZ Blade Series CL7 2000MHz 7-8-7-20 3x2GB kit (CPU @ 2711Mhz)

Corsair Dominator GT CL7 1866MHz 7-8-7-20 3x2GB kit

Crucial Ballistix Tracer CL8 1600MHZ 8-8-8-24 3x2GB kit

Mushkin XP CL7 1600MHz 7-8-7-20 3x2GB kit

Patriot Viper CL8 1600MHz 8-8-8-24 3x2GB kit

Corsair Dominator CL8 1600MHz 8-8-8-24 3x2GB kit

http://www.overclock3d.net/reviews/memory/g_skill_trident_extreme_performance_f3-16000cl9_ddr3_kit/3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai galera !

Então mandei email pra waz sobre a escolhe, a trident foi vendida :/.

Me confirma uma coisa ai pessoal ou jonny kkkk, to pensando em pegar a g.skill de 2000mhz segue o link:

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=95888

Você acha que eu consigo, setar elas em 1866 com latencia de 8-8-8-24-2t, como

se fosse naquele teste que você colocou, claro que vai depende muito do modulo e

as tão faladas "individualidade", mais por testes que você leu ou por conhecimento

proprio, você acha que ela aguenta ? ou até mesmo 1600MHZ 7-7-7-20, vou fazer

over pelo processador também, não apenas setar lá essas configurações.

outra duvida o modulo funciona em 2000MHZ 9-9-9-27, abaixando a frequêcnia,

isso faz com que necessite mais Volts? se baixar a latencia eu acho que precisa,

estou errado ? aguenta ?

Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagina eu com um módulo desses.....:rolleyes:

os meus módulos são de 1333MHz(XMP 1600MHz 7-8-7-24) com você pode ver no início do tópico, olha o que se consegue ajustando-os, claro que requer paciência e testes.

testebu.jpg

1833MHz CL 7, tá bom???

esse super PI mede as memorias ou o processador???

aqui faz em 18seg...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

do conjunto, 18s é uma boa marca para phenom II, o Intel tem um rendimento surpreendente com esse tipo de calculo simples, a configuração das memórias ajudam e muito.

legal, pensei que era só pro processador, o interessante q aqui com 2 ou 4 núcleos é a mesma coisa porque sera???

http://img815.imageshack.us/f/semttulol.jpg/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oiiii !! :D

Então chegou as memorias e realmente era problema com elas, está tudo okay !!

Agora que queria ajuda de vocês pra setar elas em 2000MHz, a placa-mãe só ti da opção de 1600, acima disso só com over no processador, já tentei desse modo deixando em 1600 e fazendo chegar até 2000MHZ junto com o processador, porém o computador não ligou, tudo bem, tem a opção de OC profile lá já tem o Profile de 2000MHZ, desse jeito também não liga, no caso fica a luz do memOK ligada, os fans rodando normalmente mais não lliga, o HT ele tem que fica na mesma frequencia da memoria ? até quanto é seguro ? isso tem haver com memoria né ? o maximo que consegui foi 1850MHZ, com 1,65v, o que eu poderia fazer pra setar elas em 2000mhz ?

abraço ! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai não ligou mesmo assim jonny, segue as opções da minha bios:

CPU LEVEL UP [AUTO] **NÃO TEM COMO ALTERAR**

OC TUNNER UTILITY

AI OVERCLOCK TUNNER [MANUAL]

CPU RATIO [13,5]

CPU BUS FREQUENCY [250]

PCIE FREQUENCY [110]

DRAM FREQUENCY [2000MHZ]

CPU/NB FREQUENCY [AUTO]

HT LINK SPEED [AUT0]

>>DRAM TIMING CONFIGURATION

>>DRAM DRIVING CONFIGURATION

CPU & NB VOLTAGE MODE [OFFSET]

CPU OFFSET VOLTAGE [AUTO]

CPU/NB VOLTAGE VOLTAGE [AUTO]

CPU VDOA VOLTAGE [AUTO]

DRAM VOLTAGE [1,65]

HT VOLTAGE [AUTO]

NB VOLTAGE [AUTO]

Bom está exatamente desse jeito ai...

será que tem desabilita o C1E ou alguma outra coisa ?

té ! obrigado porinquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai não ligou mesmo assim jonny, segue as opções da minha bios:

CPU LEVEL UP [AUTO] **NÃO TEM COMO ALTERAR**

OC TUNNER UTILITY

AI OVERCLOCK TUNNER [MANUAL]

CPU RATIO [13,5]

CPU BUS FREQUENCY [250]

PCIE FREQUENCY [110]

DRAM FREQUENCY [2000MHZ]

CPU/NB FREQUENCY [AUTO]

HT LINK SPEED [AUT0]

>>DRAM TIMING CONFIGURATION

>>DRAM DRIVING CONFIGURATION

CPU & NB VOLTAGE MODE [OFFSET]

CPU OFFSET VOLTAGE [AUTO]

CPU/NB VOLTAGE VOLTAGE [AUTO]

CPU VDOA VOLTAGE [AUTO]

DRAM VOLTAGE [1,65]

HT VOLTAGE [AUTO]

NB VOLTAGE [AUTO]

Bom está exatamente desse jeito ai...

será que tem desabilita o C1E ou alguma outra coisa ?

té ! obrigado porinquanto.

Quais as opções de configurações que você tem neste item em destaque?

Pode ser que pelo fato de sua placa ser rescente ela já tenha divisor "x10" [2000MHz] isso facilita a configuração e não será necessário mexer em outros clocks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se deixar o BUS do processador em stock ou auto ali tem as seguintes opções

1066

1333

1600

mexendo onde você me pediu aparece o 1866 por exemplo, deixando em outros valores o multipplicador e aquele BUS, aparece outros valores. em stock(auto) só o que citei acima.

alterando o BUS ou multiplicador, aparece outros valores.

Valeuuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se deixar o BUS do processador em stock ou auto ali tem as seguintes opções

1066

1333

1600

mexendo onde você me pediu aparece o 1866 por exemplo, deixando em outros valores o multipplicador e aquele BUS, aparece outros valores. em stock(auto) só o que citei acima.

alterando o BUS ou multiplicador, aparece outros valores.

Valeuuu

BUS => HTT

por exemplo set em 205, quais as opções???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putz brigadão porinquanto jonny, é que estou no trampo agora, chego em casa as 21:30

assim que chegar posto pra você me ajudar, valeu porinquanto, do jeito que escrevi ajuda ou em foto é melhor ?

Bom, é que não estou conseguindo fotos da bios de sua placa na net, então se pudese fotografar essas opções seria mais fácil te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!