Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias 1600(O.C) - Reduzindo latência/frequência para obter melhor desempenho


Lord Outland

Posts recomendados

Obrigado Jonny vou fazer os teste... acho que eu deveria testar tb desabilitar o unganged mode né?

Eu vi aqui q a tela azul que dá é de Bad Pool Caller, só a nível de informação

E testei desabilitar o unganged mode e nem entrou, monitor desligou, ficou com a luz piscando mas não ativou, dae tive q reiniciar as configurações da Bios...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei com 1:4(1600), nb voltage 1,25, ddram voltage 1,651, 8-8-8-20 1T e deu tela azul, só pra constar

Use o botão [ Editar ]:D

O NB tensão, suba um pouco mais, até estabilizar, no máximo 1,4V por enquanto, certo? mas suba de forma gradual, deixe a frequencia em 1333MHz mesmo e os tempos :

TCL - 8

TRCD - 8

TRP - 8

TRAS - 20

TRC - Deixe o mais próximo possível da soma do TRP 8 + TRAS 20 => 28~35.

TWR - 6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o botão [ Editar ]:D

O NB tensão, suba um pouco mais, até estabilizar, no máximo 1,4V por enquanto, certo? mas suba de forma gradual, deixe a frequencia em 1333MHz mesmo e os tempos :

TCL - 8

TRCD - 8

TRP - 8

TRAS - 20

TRC - Deixe o mais próximo possível da soma do TRP 8 + TRAS 20 => 28~35.

TWR - 6

Ok, vou fazer os testes em casa, valeu!

É na CPU NB voltage q tem q mexer né? Pergunto porque tem NB Voltage e CPU NB Voltage, dae só pra ter certeza.

Com relação as especificações desta memória, eu achei este documento pdf no site da kingston, não sei se pode ajudar de alguma forma Jhony:

http://www.valueram.com/datasheets/KHX1600C8D3T1K2_4GX.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza fiz alguns testes, usei latencias 8-8-8-20 TRC=36 TWR=6 1333, e todas as outras configurações em padrão mesmo.

CPU NB Voltage = 1,25

125a.th.png

Uploaded with ImageShack.us

CPU NB Voltage = 1,30

130xa.th.png

Uploaded with ImageShack.us

CPU NB Voltage = 1,35

135m.th.png

Uploaded with ImageShack.us

CPU NB Voltage = 1,40

140ck.th.png

Uploaded with ImageShack.us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixe a 1,4V o CPU/NB e vá no Adjust CPU Ratio [auto para Manual ] fixe o multiplicador em x14,5

Depois vá em Adjust CPU FSB Frequency [ 235 ]

PCI-E [ 110 ]

Ok vou testar, com relação a CPU Voltage e DDRAM voltage não mexe? tava pensando em aumentar a CPU V pra uns 1,436 e a DDRAM pra 1,65?

Bom, aumentei só o DDRAM pra 1,651, fiquei meio preocupado em deixar auto, que se não me engano é 1,5...

ficou assim:

cpuz.th.png

Uploaded with ImageShack.us

novaof.th.png

Uploaded with ImageShack.us

Não sei se esta estável, talvez eu deva testar em algum jogo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, o que fizemos foi baixar o clock interno da memória para obtermos o clock de maneira mais estável.

Agora temos um clock mais refinado.

Tente pois vá em Adjust CPU FSB Frequency [ 240 ] para que sua CPU trabalhe no clock original.

HT link Speedy reduza o multiplicador para x9, não é necessário clock alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, o que fizemos foi baixar o clock interno da memória para obtermos o clock de maneira mais estável.

Agora temos um clock mais refinado.

Tente epois vá em Adjust CPU FSB Frequency [ 240 ] para que sua CPU trabalhe no clock original.

HT link Speedy reduza o multiplicador para x9, não é necessário clock alto.

valeu Jhony!

Com 240 deu tela azul na entrada do windows... o que acha de aumentar um pouco o multiplicador pra tentar voltar aos 3.5? arriscado? ou então tentar novamente 240 mas diminuindo mais o ht link? não sei... hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Jhony!

Com 240 deu tela azul na entrada do windows... o que acha de aumentar um pouco o multiplicador pra tentar voltar aos 3.5? arriscado? ou então tentar novamente 240 mas diminuindo mais o ht link? não sei... hehe

esta intabilidade pode ser oriunda do clock alto no HT Link.

Veja também 0,5V na tensão das memórias e do IMC (CPU/NB Voltage).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esta intabilidade pode ser oriunda do clock alto no HT Link.

Veja também 0,5V na tensão das memórias e do IMC (CPU/NB Voltage).

Ok, vou tentar abaixar mais um pouco o HT link... x7?

A DDRAM Voltage já ta em 1,651, mas acho q até 1,7 n tem muito problema...

A CPU NB Voltage ta em 1,4, tem receio de aumentar mais...

A CPU Voltage pode ser tb? Ta em AUTO.

Só mais uma dúvida, tivemos q aumentar muito o FSB do CPU pra deixa as memórias próximas a 1600, se futuramente eu quiser memórias de 2133 por exemplo, vai ter jeito? Desculpa, mas sou bem leigo nessas coisas... hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vou tentar abaixar mais um pouco o HT link... x7?

A DDRAM Voltage já ta em 1,651, mas acho q até 1,7 n tem muito problema...

A CPU NB Voltage ta em 1,4, tem receio de aumentar mais...

A CPU Voltage pode ser tb? Ta em AUTO.

Só mais uma dúvida, tivemos q aumentar muito o FSB do CPU pra deixa as memórias próximas a 1600, se futuramente eu quiser memórias de 2133 por exemplo, vai ter jeito? Desculpa, mas sou bem leigo nessas coisas... hehe

São os mesmos procedimentos, porém ainda não existe Memórias superior a 1600MHz, o que há são módulos testados pelos fabricante, tais módulos funcionam em Overclock extremo porém não quer dizer que terá conhecimento ou sua plataforma vai sustentar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Jonny, testei diminuir o HT link pra x7 com o FSB a 240, não deu certo...

Mas aumentei o multiplicador pra x15 com FSB a 235, veja como ficou:

nova2.th.png

Uploaded with ImageShack.us

cpuzz.th.png

Ta certo ou tem algum problema? Acredito que dê pra diminuir um pouco mais o HT link, esta a x9 agora...

Uma dúvida, as temperaturas da CPU nos programas como AMD Overdrive sempre estão 5 graus a mais que no display na placa mãe, qual é o mais confiável?

valeu Jonny!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Jonny, testei diminuir o HT link pra x7 com o FSB a 240, não deu certo...

Mas aumentei o multiplicador pra x15 com FSB a 235, veja como ficou:

Ta certo ou tem algum problema?

Agora está ótimo.

Acredito que dê pra diminuir um pouco mais o HT link, esta a x9 agora...

Não é preciso diminuir mais que isso, esta muito bom como esta agora.

Uma dúvida, as temperaturas da CPU nos programas como AMD Overdrive sempre estão 5 graus a mais que no display na placa mãe, qual é o mais confiável?

valeu Jonny!!

Faz o seguinte, entra no setup, espera uns 10 minutos e olha no Hardware Monitor da bios, ele sim é mais confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Jonny, eu vou tentar ainda fazer dar certo com FSB a 240, vou ver o que pode estar acontecendo... se tiver alguma ideia hehe... senão td bem, acho q já ta muito bom assim.

A minha primeira tentativa de deixar as memórias em 1600 foi de mudar a FSB/DRAM Ratio pra 1:4 (1600), a DDRAM Voltage pra 1,651 e as latencias pra 8-8-8-20, mas não deu certo fazendo só essas coisas, mas parece q com Phenom II 1090T X6 só isso dá certo... pelo menos é o que tenho visto nos fóruns ae...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Jonny, eu vou tentar ainda fazer dar certo com FSB a 240, vou ver o que pode estar acontecendo... se tiver alguma ideia hehe... senão td bem, acho q já ta muito bom assim.

A minha primeira tentativa de deixar as memórias em 1600 foi de mudar a FSB/DRAM Ratio pra 1:4 (1600), a DDRAM Voltage pra 1,651 e as latencias pra 8-8-8-20, mas não deu certo fazendo só essas coisas, mas parece q com Phenom II 1090T X6 só isso dá certo... pelo menos é o que tenho visto nos fóruns ae...

Dara certo também, a Controladora AMD tem 1 multiplo além do clock stock.

Fazendo assim o clock do NB fica em stock e os benefícios de usar a mamória em alta frequencia não são notados e além de ter módulos que a briga é boa para que funcionem normalmente em 1600MHz. A técnica de baixar o clock interno e subir clock base exige menos e o ganho é maior do que subir apenas o clock das memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá a todos, sou novo aqui no CDH, e este é meu primeiro post.

Excelente Tópico! Me está sendo muito útil esta matéria.

Acabo de adquirir a seguinte configuração:

ECS A890GXM-A (1.0)

Phenom II 955BE (C3) 3.2ghz

Cooler Thermaltake V1AX (CL-P0508)

G-Skill F3-12800CL7D-4GBECO 2x2GB (1600)

HIS HD 4850 ICEQ4

SevenTeam 550-PAG

2x HD Seagate Sata II Barracuda 7.200.12 32mb cache

DVD-RW Sony Sata

5 Fans 8cm + 2 Fans de 12cm da Akasa como sistema de refrigeração/exaustão para o gabinete Elegance da Goldship.

Vi todas as respostas deste tópico e não vi nenhum user mensionando memórias da série ECO da G.Skill de baixa tensão de apenas 1.35v. A questão é... Eu só consigo setar as memos a 1600 com 8-8-8-24. Não consigo colocar cas 7 em 1600. Eu ainda não mexi em voltagens... Mais estou utilizando o FSB em 200 e o mult CPU 18x = 3600 com tensão stock.

Poderiam me orientar em melhorar o desempenho nesta placa?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos, sou novo aqui no CDH, e este é meu primeiro post.

Excelente Tópico! Me está sendo muito útil esta matéria.

Acabo de adquirir a seguinte configuração:

ECS A890GXM-A (1.0)

Phenom II 955BE (C3) 3.2ghz

Cooler Thermaltake V1AX (CL-P0508)

G-Skill F3-12800CL7D-4GBECO 2x2GB (1600)

HIS HD 4850 ICEQ4

SevenTeam 550-PAG

2x HD Seagate Sata II Barracuda 7.200.12 32mb cache

DVD-RW Sony Sata

5 Fans 8cm + 2 Fans de 12cm da Akasa como sistema de refrigeração/exaustão para o gabinete Elegance da Goldship.

Vi todas as respostas deste tópico e não vi nenhum user mensionando memórias da série ECO da G.Skill de baixa tensão de apenas 1.35v. A questão é... Eu só consigo setar as memos a 1600 com 8-8-8-24. Não consigo colocar cas 7 em 1600. Eu ainda não mexi em voltagens... Mais estou utilizando o FSB em 200 e o mult CPU 18x = 3600 com tensão stock.

Poderiam me orientar em melhorar o desempenho nesta placa?

Desde já agradeço.

Dê uma olhada nesta...

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4287360&postcount=39

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jonny_br obrigado mesmo!

Pior que já havia visto essa parte e não havia percebido que se tratava da serie ECO...

Vou fazer uns testes essa semana e no final de semana estarei postando.

Mais se alguém já tiver em mãos esta MB da ECS e essas Memos da G.Skill e puder adiantar alguma coisa, ajudaria bastante.

Obrigado mais uma vez jonny_br...

Bom hoje cheguei mais cedo do trabalho, e corri pros testes...

Consegui fazer as memórias trabalharem a 1731 7-8-7-20.

Cheguei a pensar que esta placa seria realmente ruim de fazer algum over... mais com voltagens em stock comsegui por a 3.77ghz. Apesar de nao conseguir ultrapassar 2400 no NB. O que devo fazer para isso acontecer? Existe algum ganho de performance com o NB 2000 ou a 2400 por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom hoje cheguei mais cedo do trabalho, e corri pros testes...

Consegui fazer as memórias trabalharem a 1731 7-8-7-20.

Cheguei a pensar que esta placa seria realmente ruim de fazer algum over... mais com voltagens em stock comsegui por a 3.77ghz. Apesar de nao conseguir ultrapassar 2400 no NB. O que devo fazer para isso acontecer? Existe algum ganho de performance com o NB 2000 ou a 2400 por exemplo?

Use 7-9-7-20-30-6 [CL, TRCD, TRP, TRAS, TWR] esse módulo da PSC não costuma te bom clock com TRCD 8.

Só devermos atentarmos que aqui se fala em Memórias;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...