Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

fazer raid0 com dois novos hd e deixar o antigo


Abraxbra

Posts recomendados

No momento eu estou com um hd no computador, samgung 500. Já comprei dois wd blue de 500 e queria fazer um raid0, sem mexer ou formatar o samsung, para a partir daí passar a instalar os jogos no raid. É viável?

O primeiro problema que encontrei foi quando mudo o sata mode na bios já não dá boot pelo samsung. Tem como resolver isso?

Posso dar boot pelo cd do windows e instalar o sistema operacional no raid novo, mas aí vou ter que instalar todos os programas novamente também, não? Não vai dar para acessar o que está no antigo?

É que é um baita trampo instalar tudo de novo. Se eu usar um desses programas que fazem a imagem do hd, eu poderia depois formatar tudo e jogar a imagem no raid que funcionaria normalmente, sem ter de instalar tudo de novo? Que programa vocês indicam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Abraxbra,

Dá pra instalar seu RAID e deixar tudo como está no seu antigo.. inclusive o sistema operaiconal nele como boot primário.

"O primeiro problema que encontrei foi quando mudo o sata mode na bios já não dá boot pelo samsung. Tem como resolver isso?" neste caso, os HD's novos já estavam conectados? Melhor colocar, e mesmo assim verifica o ordem do boot pela Bios.

"Posso dar boot pelo cd do windows e instalar o sistema operacional no raid novo, mas aí vou ter que instalar todos os programas novamente também, não? Não vai dar para acessar o que está no antigo?" Sim pra primeira pergunta e não entendi direito sua segunda. Se está se refereindo a ter acesso no Windows Explorer aos arquivos conseguirá sim. Agora se está se referindo a executar os programas achando que o Windows "achará" essas instalações NÃO. Não funciona assim. Melhor instalar de novo.

Vá por passos, mude para o modo Raid na Bios e tente fazer o Raid nos HD's novos. Fazendo o Raid, tente bootar pelo HD antigo. Se conseguir, assim estará fácil!

Não utilizaria programas pra isto não. Apenas minha opnião...

Tentaria primeiro setar o modo Raid na Bios, reiniciando o PC, apertando CTRL + I no post (se o chipset for Intel) e fazia o Raid nos 2 HD's novos. Depois entraria na Bios e verificaria o Boot e setava o HD velho como boot primário.

Cara, mas não entendo uma coisa. Raid 0 é pra desempenho, porque você não instala o Windows e seus programas nele e deixa o velho com os seus arquivos? Deixar seus arquivos no Raid tipo vídeos, músicas, planilhas etc... não vai te dar grande diferença não.

E também, deixar seus arquivos no Raid dobram suas chaces de perder seus dados visto que se um estragar, perdeu tudo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu renf pelas respostas. Eu mudei o sata mode na bios (que estava em ide quando eu instalei o primeiro hd, nao tinha prestado atenção nisso) e fiz o raid com os dois novos hds, tudo certo, apareceu que está funcional. Só que como quando eu instalei o primeiro hd eu estava no sata mode ide, mudando para raid na bios, ele não dá boot por esse hd, dei uma pesquisada e parece que não tem o que fazer, só formatar.

Acho que vou fazer isso, raid0 nos dois hds wd blue e usar o atual que está com o sistema operacional para backup. Eu queria só evitar ter de instalar tudo de novo. Os jogos da steam por exemplo, vou ter que baixar tudo de novo ou dá para passar para os hds novos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, até onde sei (não sou dono da verdade não Viu! rsrsrsrs), o correto seria instalar de novo. O que dá pra fazer é criar um atalho na área de trabalho ou no iniciar do arquivo executável do jogo. É uma baita gambiarra, em alguns programas funciona em outros não.

Repare que na instalação nova do Windows se você for no adicionar/remover programas, seus antigos não estarão lá!

Talvez alguém tenha alguma outra ideia....

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abraxbra, não formate seu HD com o sistema operacional! Eu tive um problema muito semelhante ao seu e postei a solução aqui.

Isso só reforça a minha opinião de que o tópico deveria ser fixado, pois claramente várias pessoas têm esse mesmo problema. A solulção é bem simples, dê uma olhada aqui (os últimos posts no tópico explicam tudo passo a passo).

http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-erro-ao/792266

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!