Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprar Mac ou PC para Fotografia?


angelorfd

Posts recomendados

O Linux definitivamente é a pior opção para quem trabalha com fotografia. O único programa que existe para quem trabalha profissionalmente com fotos no Linux é o GIMP (e derivados como o CinePaint), que também existe, aliás, para Windows e para Mac. O problema dos programas open source (como o GIMP) para quem trabalha com fotografia digital é que eles só usam CMYK e não usam as bibliotecas proprietárias de cores (como Pantone). Windows e Mac têm opções melhores e mais diversificadas de programas. O Linux não é usado profissionalmente para edição de fotos - o único uso do Linux na edição de imagens é no cinema norte-americano, por alguns estúdios, com o CinePaint.

Concordo com você que Linux é a pior opção para imagens, apenas citei ele como um exemplo que varia do que cada um precisa, mas não que seria uma opção para edição de imagens. Eu quis dizer que cada SO tem sua vantagem, eu penso assim:

MacOS = manipulação de imagens, vídeos e multimídia em geral

Linux = programação, servidores e segurança.

Windows = jogos e aplicativos exigentes/pesados ou que peçam bastante compatibilidade

essa é minha maneira de pensar, mas não que esteja correta. Se você utilizar o BootCamp do mac os é possível instalar Windows nele e fazer o que você faz de normal no Windows, só que no Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pegaria um pc com toda certeza.

com R$3500 ficaria assim:

Placa Mãe: Asus M4A785TD-V EVO - R$330 - Pichau

Processador: Phenom II X4 955 - R$408 - Selltech

CPU Cooler: Cooler Master Hyper TX3 - R$54 - Just shop

Memória: Kingston 2GB 800mhz - R$134 - Hardstore (4x2GB = R$ 536)

HD: RAID0:

1x Western Digital WD5000AADS (500GB - 7200 RPM - 32MB) - R$140 - Baradel

Samsung SpinPoint (1TB - 7200 RPM - 32MB) - R$234 - Just shop

VGA: HD5850 - R$890 - Pichau

Fonte: Corsair 550VX - R$304 - Guerra Digital

Gabinete: Thermaltake V3 Balck Edition - R$145 - Just shop

Monitor: Samsung LCD 2233RZ (22'' - 120Hz) - R$500 - Suricate

Total: 3541

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tava vendo aqui é é furado o lance de 6bits por canal.

monitor dele usa os 8 bits por canal RGB e o Alpha, dando os 32bits, ou as 16,7milhoes de cores.

NVIDIA GeForce 9400M:

Modelo do Grupo de Circuitos Integrados: NVIDIA GeForce 9400M

Tipo: GPU

Barramento: PCI

VRAM (Total): 256 MB

Fornecedor: NVIDIA (0x10de)

ID do Dispositivo: 0x0863

ID da Revisão: 0x00b1

Revisão da ROM: 3462

Monitores:

LCD Colorido:

Resolução: 1280 x 800

Profundidade em Pixels: Cor de 32 Bits (ARGB8888)

Monitor Principal: Sim

Espelho: Desligado

On-line: Sim

Integrado: Sim

Conector do Monitor:

Estado: Nenhum Monitor Conectado

esse é o macbook, os monitores dos PRO, dizem no site que tem 60% ainda mais de cores.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
tava vendo aqui é é furado o lance de 6bits por canal.

monitor dele usa os 8 bits por canal RGB e o Alpha, dando os 32bits, ou as 16,7milhoes de cores.

NVIDIA GeForce 9400M:

Modelo do Grupo de Circuitos Integrados: NVIDIA GeForce 9400M

Tipo: GPU

Barramento: PCI

VRAM (Total): 256 MB

Fornecedor: NVIDIA (0x10de)

ID do Dispositivo: 0x0863

ID da Revisão: 0x00b1

Revisão da ROM: 3462

Monitores:

LCD Colorido:

Resolução: 1280 x 800

Profundidade em Pixels: Cor de 32 Bits (ARGB8888)

Monitor Principal: Sim

Espelho: Desligado

On-line: Sim

Integrado: Sim

Conector do Monitor:

Estado: Nenhum Monitor Conectado

esse é o macbook, os monitores dos PRO, dizem no site que tem 60% ainda mais de cores.

[]'s

Hummm... onde você viu essa informação? Se fosse 8 bits por canal, ele teria 24 bits de cores (24 bits = 2 elevado a 24 = 16,7 milhões). Por que 32 bits?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
tem os 8 bits do alpha e os 3 8 bits dos canais R G B.

vi no lance sobre esse mac que tem em todos mac, quando clica na maçã do menu.

alpha é a transparencia.

por isso ARGB

[]'s

Ah OK. Vi no meu MacBook também, e lá também diz 32 bits de cores. Não dá pra saber se é isso mesmo... mas, de qualquer forma, acho a qualidade da tela do meu MacBook muito boa (mesmo não sendo de LED).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O monitor dos macbook pro e dos macbook white parecem ser iguais, inclusive é uma empresa chinesa quem faz as telas, nem é a LG (talvez a LG até compre paineis desses chineses para confeccionar seus monitores). Tem um comando que você digita na linha de comando do OSX e dá o modelo do monitor, mas não lembro ao certo. Uma busca no Google esclarece isso.

O que eu acho é que comprar Macbook white ou pro por causa do monitor é bobagem. O monitor até pode ser bom para a média dos laptops, mas não é IPS, que é o que interessa para edição de imagem. Eu pegaria um iMac de 21.5" que vai ser melhor para edição (resolução maior, mais espaço para mexer em fotos de alta resolução) e vai custar o preço do Macbook Pro de 13" que está saindo de linha (o novo é mais caro que um iMac).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O monitor dos macbook pro e dos macbook white parecem ser iguais, inclusive é uma empresa chinesa quem faz as telas, nem é a LG (talvez a LG até compre paineis desses chineses para confeccionar seus monitores). Tem um comando que você digita na linha de comando do OSX e dá o modelo do monitor, mas não lembro ao certo. Uma busca no Google esclarece isso.

O que eu acho é que comprar Macbook white ou pro por causa do monitor é bobagem. O monitor até pode ser bom para a média dos laptops, mas não é IPS, que é o que interessa para edição de imagem. Eu pegaria um iMac de 21.5" que vai ser melhor para edição (resolução maior, mais espaço para mexer em fotos de alta resolução) e vai custar o preço do Macbook Pro de 13" que está saindo de linha (o novo é mais caro que um iMac).

Concordo: vale mais a pena pegar um iMac por causa do monitor IPS. Só um detalhe: o iMac mais barato ainda é mais caro do que o MacBook Pro 13" básico, mesmo após o upgrade (o iMac custa R$ 4.000,00 e o MacBook Pro, R$ 3.800,00).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acabei comprando um PC, ou melhor, montando, que ainda está por chegar, e um monitor da LG de 23". Fui em 3 diferentes lojas e as 3 me disseram que monitores LG acima de 22" SÃO IPS. Comprei. Fiz o teste aqui, pondo meu monitor e do meu irmão clonados aqui, e realmente, a diferença de cor é imensa.

Obrigado pessoal! Foi uma ótima compra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim isso tá mais para papo de vendedor. Procurei algum indício na web sobre os monitores LG maiores que 22" serem IPS e não achei nada. Sobre você ter achado as cores melhores, talvez se deva ao fato de ser led. O IPS ajuda mais na hora de preservar os tons em todos os ângulos.

Mas, realmente, se já tiverem incorporando a tecnologia por padrão nos monitores maiores, será uma boa notícia. Teremos mais opções de bom custo x benefício para edição profissional de fotografia além do iMac de 21.5".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme a aba Specifications da página:

http://www.lg.com/uk/it-products/monitors/LG-led-monitor-E2350V.jsp

Screen size (inches)

23

Panel Type (TN, IPS)

TN

Type

LED

HD Monitors

Yes

Aspect Ratio

16:9

Resolution

1920 x 1080

Brightness (cd/m2)

250

Contrast Ratio

1000:1

Response Time (ms)

5

Viewing Angle (°)

170 /160 (CR≥10)

Surface Treatment

Anti-Glare,3H

Portanto, é um TN, o que não impede de ser bom, mas deixa a desejar para edição de fotos/design gráfico como todo TN...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pois é, o ponto foi que perguntei não só em lojas da LG, mas em fastshops da vida e perguntei pra alguns técnicos conhecidos. O importante é que estou felicíssimo com a compra.

O modelo é E2350V, 23"

O que importa é que está feliz com a compra. Mas se eu fosse você não confiaria em vendedores da FastShop. Nunca na minha vida vi pessoas falarem tanta besteira em tão pouco tempo como esses vendedores da FastShop e da Fnac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!