Ir ao conteúdo

Over em Phenon II 955 3.2

Visual Hunter

Posts recomendados

Postado

Galera, comprei um micro novo a algum tempo, apenas a poucos meses, e estava querendo fazer um overzinho nele, bom eu tenho uma refrigeração até que boa, tenho 4 coolers de 120mm sendo 2 deles de alto desempenho, 1 mais "suave" no dissipador do processador e um mais silencioso na frontal inferior.

Os dois restantes de alto desempenho estão um na area frontal superior e outro na traseira superior, funcionando como exaustor.

Este traseiro superior inclusive, é um com controle de ventilação da thermaltake

e no seu desempenho máximo, faz um barulho danado, porém realmente tem um desempenho bom.

O duro que eu considero que eu tenho uma boa refrigeração a ar, porém aparentemente não o suficiente, fazendo teste de stress com a freqüência padrão 3.2Ghz, eu chego a uma temperatura de 49°/51°.

Quando aumentei essa freqüência para 3.4Ghz e fiz o teste de stress a minha temperatura já foi para 75°/80°

e o máximo desse processador segundo a AMD é 62°

Fiz um over muito pequeno porque será então que a temperatura subiu tanto?

A pasta térmica que está atualmente não é uma das melhores, pretendo comprar outra mais pelo visto mesmo comprando outra não vou conseguir fazer um over bom, queria chegar na casa de 4.0ghz.

Alguma sugestão?

Postado

Certifique-se de NAO deixar a tensão do CPU em AUTO, sempre digite o valor, para evitar que a placa overvolte o processador, ou coisa, você pode tentar atualizar sua bios, ja tive uma placa-mãe da ecs( c51gm-m) que marcava temperaturas absurdas, foi so atualizar a bios que a temperatura ficou normal, se você esta preocupado com sua temperatura chegar 80ºC acho meio difícil... coloque o dedo no cooler da cpu, bem no heat pipe, se estiver 80ºC, vai te queimar....

troque sua pasta termica o que pode estar acontecendo é o seguinte.. o processador esta esquentando muito e nao conseguindo transmitir o calor para o cooler assim o cooler fica morno e o processador muito quente... essensial uma boa pasta termica para um quad-core

Postado

É a pasta termica eu tenho em mente que tem que ser uma melhor, só não esperava uma temperatura tão alta assim, tenho receio de atualizar a bios, de fazer algo errado e o baguio zua por completo. E se eu não me engano a minha bios já é a mais atualizada, pois a placa deu problema foi para garantia e voltou como versão Gold.

Eles acabaram trocando pela versão gold mesmo.

Qual pasta termica devo comprar?

A Artic Silver 5 ou Arctic Mx-2?

Postado

Ambas as pastas térmicas são boas, eu já usei a MX-2 que diz ser "a melhor do mundo". Notei uma pequena diferença na temperatura, coisa de 3º somente.

Eu tenho um Zalman CNPS9700LED e consegui até hoje 3.6Ghz neste processador, não fui muito longe por medo.

Já ouvi dizer que as placas da ECS não são muito boas pra Over, que elas esquentam muito e não tem muitas opções. Se é verdade ou não, é bom ter um pouco de cuidado, pois over, seja em qualquer placa, é perigoso se mau feito e seu processador novinho pode ir pra roça facilmente.

Abraço!!

Postado

È eu tenho isso em mente, porém eu monitoro todas as temperaturas, e a ECS não fica tão quente não.

Vou comprar então a Artic Silver 5, pois pretendo usar tambem na VGA.

Postado

Andei olhando ontem na Internet procurando o máximo que conseguiria nesse 955 e achei alguns casos raros de 4.0Ghz. Vários relatos apontam para o máximo de 3.8Ghz, talvez o 965 consiga chegar nos 4.0Ghz estável. Bom, fiz vários testes, primeiro fiz undervolt pra ver como é que era pois foi minha primeira experiência. Consegui colocar 1.8v no vCore e ele ficou bem frio, a temperatura do processador caiu pra 38~36º, ficou jóia, e os cores também ficaram na casa dos 30 graus.

Mas na hora do over que foi problema, não fica estável de jeito nenhum, no boot do Windows 7 64 ele já rebootava. Primeiro fiz aquele esquema de diminuir o multiplicador da cpu pra 15X e aumentar o FSB de 200 até 235 gradativamente. Não adiantou muito, o clock final ficou na casa dos 3.5, mas, estáveis.

Então voltei o multiplicador pra 17x que é o padrão e comecei a aumentar a tensão da cpu, cheguei até 1.50 pois fiquei com receio de ir mais além. É claro fui aumentando o multiplicador pra 17.5, 18, 18.5. Consegui chegar nos 3.6 mas não ficou estável, depois de algum tempo a máquina bootou.

Só sei que teve uma hora que olhei a frequencia das minhas memórias da assinatura e elas estavam em mais de 600Mhz de frequencia, e eu acho que é isso que implica no meu overclock.

Alguém sabe como eu faço a frequencia das memórias ficarem um pouco mais estáveis pra eu conseguir ir aumentando meu over até alcançar pelo menos 3.7Ghz estáveis?

Ou, o que estou fazendo de errado?

Abraço!!

Postado
Andei olhando ontem na Internet procurando o máximo que conseguiria nesse 955 e achei alguns casos raros de 4.0Ghz. Vários relatos apontam para o máximo de 3.8Ghz, talvez o 965 consiga chegar nos 4.0Ghz estável. Bom, fiz vários testes, primeiro fiz undervolt pra ver como é que era pois foi minha primeira experiência. Consegui colocar 1.8v no vCore e ele ficou bem frio, a temperatura do processador caiu pra 38~36º, ficou jóia, e os cores também ficaram na casa dos 30 graus.

Mas na hora do over que foi problema, não fica estável de jeito nenhum, no boot do Windows 7 64 ele já rebootava. Primeiro fiz aquele esquema de diminuir o multiplicador da cpu pra 15X e aumentar o FSB de 200 até 235 gradativamente. Não adiantou muito, o clock final ficou na casa dos 3.5, mas, estáveis.

Então voltei o multiplicador pra 17x que é o padrão e comecei a aumentar a tensão da cpu, cheguei até 1.50 pois fiquei com receio de ir mais além. É claro fui aumentando o multiplicador pra 17.5, 18, 18.5. Consegui chegar nos 3.6 mas não ficou estável, depois de algum tempo a máquina bootou.

Só sei que teve uma hora que olhei a frequencia das minhas memórias da assinatura e elas estavam em mais de 600Mhz de frequencia, e eu acho que é isso que implica no meu overclock.

Alguém sabe como eu faço a frequencia das memórias ficarem um pouco mais estáveis pra eu conseguir ir aumentando meu over até alcançar pelo menos 3.7Ghz estáveis?

Ou, o que estou fazendo de errado?

Abraço!!

Olá, Beto Sobreira.

Quando você sobe somente o multiplicador, as memórias continuam com a frequência padrão. Elas sobem somente se você aumentar o clock base, que é o de 200 MHz. Abaixe a frequência delas para 800 MHz e tente aumentar o clock base para ver se o sistema fica estável.

Aqui, eu uso uma M4A78 e consegui chegar a 3900 MHz completamente estáveis com vcore 1.50v.

33689223.th.jpg

Lembrando que o processador perde a eficiência acima de 3.6 GHz.

Postado
Olá, Beto Sobreira.

Quando você sobe somente o multiplicador, as memórias continuam com a frequência padrão. Elas sobem somente se você aumentar o clock base, que é o de 200 MHz. Abaixe a frequência delas para 800 MHz e tente aumentar o clock base para ver se o sistema fica estável.

Aqui, eu uso uma M4A78 e consegui chegar a 3900 MHz completamente estáveis com vcore 1.50v.

33689223.th.jpg

Porque perde sua eficiencia?Então over não é vantagem?

Postado

Perde eficiência em que sentido (consumo, vida útil, etc)? Vida útil eu até sei que ele perde um pouco. Em um dos meus testes de over, quando meu processador tava overclocado a 3.6ghz, ao abrir as janelas do explorer até chegar ao CPU-Z (porque não tem atalho no desktop por causa da minha esposa), as janelas se abriram rapidamente, e os programas também. Ou seja, o resultado final foi muito bom (+ rapidez), independente da perda de eficiência.

Só que logo depois deu crash e o sistema bootou...rs.. :lol:

Se a perda de eficiência não for tão grande (dependendo da sua resposta), acho que o over vale muito a pena, não importando em qual frequencia ele esteja trabalhando.

-- Quanto mais, melhor! --

Postado
Perde eficiência em que sentido (consumo, vida útil, etc)? Vida útil eu até sei que ele perde um pouco. Em um dos meus testes de over, quando meu processador tava overclocado a 3.6ghz, ao abrir as janelas do explorer até chegar ao CPU-Z (porque não tem atalho no desktop por causa da minha esposa), as janelas se abriram rapidamente, e os programas também. Ou seja, o resultado final foi muito bom (+ rapidez), independente da perda de eficiência.

Só que logo depois deu crash e o sistema bootou...rs.. :lol:

Se a perda de eficiência não for tão grande (dependendo da sua resposta), acho que o over vale muito a pena, não importando em qual frequencia ele esteja trabalhando.

-- Quanto mais, melhor! --

Ele perde eficiência em consumo, ou seja, ele fica com um bom desempenho, mas, consequentemente, consome mais. No exemplo do Phenom II 940, até 3.6 GHz a perda é quase insignificante, valendo o overclock. Mas, acima disso, o desempenho sacrificava o consumo.

Postado

Eu imaginei que fosse no sentido 'consumo' mesmo. Realmente vai consumir mais. Mas levando em conta que ninguém usa um over 24 horas ao dia... (ou alguém usa?). Eu particularmente usaria apenas pra jogos, juntamente com um over na GPU, daí tem algum sentido o over, caso contrário, não vejo nenhuma vantagem (pelo menos pra mim).

Vou testar à noite a dica que você me disse, e depois posto os resultados.

Postado

É exatamente o que eu faço, uso o overclock somente para jogos. Para as demais aplicações, não necessito de desempenho extra.

Beleza, aguardamos os resultados dos testes.

Postado
É exatamente o que eu faço, uso o overclock somente para jogos. Para as demais aplicações, não necessito de desempenho extra.

Beleza, aguardamos os resultados dos testes.

O duro é ficar indo na bios para fazer over, pelo menos na minha VGA eu tenho perfis de overclock.

E ainda naõ tive tempo para aprender a mexer no AMD Overdrive

Postado
Procura no Google algum tutorial sobre o Overdrive. Caso não encontre, posso fazer um quando eu tiver um tempo sobrando aqui.

Opa vou procurar sim, bom galera falei que ia trocar de pasta e fiquei "boba" (uahauhua) com o resultado, troquei pela artic silver 5, tanto a vga quanto o processador, o processador antes em idle ficava em 40°/35° já a VGA ficava em 60°, fiz a troca e resultado processador a 16º :o e VGA a 40°!

Olha a screnn!!Artic silver totalmente recomendado!!

grausd.jpg

Postado

Visual Hunter, é inacreditável mesmo!! Mas essa temperatura aumentou em algum momento? Isso é com o computador frio? Fez o torture test com o Prime95 ? Passe as temperaturas com o Prime95?

Esse fim de semana eu limpei a base do meu cooler da assinatura com Kaol e ele ficou espelhando (depois posto a foto pra vocês verem). Li comentários na net dizendo que a sujeira na base do processador interfere na dissipação do calor, então dei uma limpeza e a temperatua caiu pra 37º. A base do processador estava preta com tanta pasta que já tinha sido aplicada alí.

Postado

33689223.th.jpg

Esse fim de semana até consegui chegar a 3.9Ghz mas não bootou a placa.

Com 3.8 consegui chegar, mas com vCore de 1.35 e Multiplicador do NB em 9x. Fica estável durante alguns minutos. Naqueles testes de benchmark do Everest, nos FPU's, ele trava e boota. :angry: Nos 3.7 ele passa nos testes e fica estável. Não testei com games ainda. Com o Prime95 em nenhum momento bootou. Acho que tô precisando de uma pasta térmica melhor porque o nosso amigo dono do post disse que a temperatura do processador dele baixou bastante com AS5.

Foi muito cansativo esses testes de over, passei horas fazendo isso :eek:, foram tantos boots que não deu nem pra contar...

O que você me sugere pra estabilizar meu over?

Postado

1,35V é pouco para o clock atingido. Aumente o Vcore de olho na temp em full, n deixe passar de 65ºC e vá melhorando a refrigeração até atingir o clock necessário. Pasta térmica, zalman ou AS5 são boas opções. Com seu cooler acho que até uma AK455 da conta, assim como aqui em casa. Isso se a grana tiver curta, pois se sobrar, prata sempre é bom... Melhorar a refrigeração do gabinete é exencial também, com vários coolers de 12CM, ou até eliminar o gabinete e usar em bancada (como aqui em casa). Para uso diário, não recomendo passar muito de 1.45V

Postado

Legal estou atualmente com uma boa refrigeração, não achei muitos tutoriais na internet referente ao AMD Overdrive, queria uma possibilidade de configurar meu over de acordo com minha necessidade, assim como no CCC em que coloco um atalho e tiro e coloco meu over rapidamente!

Postado
1,35V é pouco para o clock atingido. Aumente o Vcore de olho na temp em full, n deixe passar de 65ºC e vá melhorando a refrigeração até atingir o clock necessário. Pasta térmica, zalman ou AS5 são boas opções. Com seu cooler acho que até uma AK455 da conta, assim como aqui em casa. Isso se a grana tiver curta, pois se sobrar, prata sempre é bom... Melhorar a refrigeração do gabinete é exencial também, com vários coolers de 12CM, ou até eliminar o gabinete e usar em bancada (como aqui em casa). Para uso diário, não recomendo passar muito de 1.45V

beleza Dragum. Obrigado pela dica. Deixo a tensão do NB em Auto ou o que você sugere? Vou testar com tensão em Auto e em 9x e 10x no multiplicador do NB.

Vou testar também com essa tensão que você disse, 1.45v no vCore pra ver se atingo os 3.8 estáveis. E nas memórias, deixo frequencia 800Mhz com tensão Auto também? Abraço e brigadão!! :D

Postado

Olá, Beto Sobreira.

Não é necessário que você aumente o multiplicador ou a tensão do NB. E, se você for overclockar pelo multiplicador, também não é necessário mexer nas memórias. Aumentando o vcore para 1.45v, você consegue atingir 3.8 GHz estáveis.

Postado

Olá pessoal, ontem tentei estabilizar meu over em 3.8, acho que tô precisando melhorar a refrigeração do meu gabinete porque a temperatura costuma ficar muito alta quando estou testando o over. Ontem consegui 18x CPU/210/1.30v/9x NB/3.780Mhz. Achei uma proeza. Foi tipo um over com undervolt. Jogando Street Fighter em modo window (não full screen) a temperatura da CPU variava de 45º~47º e nos cores também. Rodei todos aqueles testes de benchmark do Everest e não deu boot sozinho. Mas tá difícil estabilizar em 3.8, acho que a temperatura é o meu problema.

Alguem sabe a temperatura ideal ou o mínimo pro PC estabilizar em 3.8? Nos próximos testes vou remover a tampa lateral pra ver se consigo um pouco mais de ar fresco no gabinete.

Já testei 18.5x * 210 = 3.885Mhz com memórias em 667/800/1066 com várias voltagens no vCore 1.30~1.50 e com o multiplicador do NB em 9x e 10x e não consigo estabilizar.

O que vocês acham que pode ser?

Postado

Cara pra mim é o Vcore, to meio sem tempo para ficar testando over, mais a temperatura não vai influenciar o desempenho se seu micro não passou do recomendado que é 62°.

Antes eu usava muito o micro aberto, e vi que não melhora em nada, você precisa ter uma circulação de ar efetiva no micro, veja bem, eu tenho 2 coolers de 120 mm frontal, 1 cooler de 120mm de alto desempenho na parte traseira, um exaustor em baixo da VGA, + o cooler que fica junto ao dissipador do processador que é 120mm.

Uma boa quantidade de ar frio entrando e saindo, circulando, com o micro aberto o ar não vai circular, ele vai se dissipar.

Bom é minha opinião né!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!