Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador de Tensão Energetic III


Ivan Lopes

Posts recomendados

Olá Pessoal,

Achei muito interessante o que o faller nos explicou a respeito de estabilizadores de energia usados em computadores. É que ainda estou em dúvida à respeito de um estabilizador de tensão que adquirí à pouco tempo, pois segundo consta na caixa do produto já tem o filtro de linha incorporado. Se esse filtro de linha incorporado realmente funciona, devo continuar usando o estabilizador ou descartá-lo e adquirir sòmente o filtro de linha ?

Segue abaixo algumas informações sobre o Energetic III:

Estabilizador de Tensão 6.0

Potência Nominal: 700VA

Tensão Nominal de Entrada: 115Vac~

Faixa de Tensão Admissível na Entrada: 93,5Vac~ a 145Vac~

Tensão Nominal de Saida: 115Vac~

Faixa de Tensão Admissível na Saída: 108,1Vac~ a 121,1Vac~

Frequencia Nominal: 60Hz

Corrente Nominal: 6,1A

Rendimento: 93%

Corrente Nominal do Fusível:10A

Tensão do Fusível: 250V

Tipo do Fusível: Tubo de Vidro 5x20mm/Ação Rápida

Distorção Harmônica: Não Introduz

Tempo de resposta: < 3 ciclos

Diz também que é microprocessado e realiza operações complexas com maior precisão, pois possui um sistema microprocessado, associado a um hardware confiável efetuando gerenciamento em tempo real de todos os módulos internos. Equipamento de conformidade com a NBR14373:2006.

Para mais informações sobre o Estabilizador de Tensão Energetic III, tem o site http://www.rcg.com.br/

Gostaria muito de tirar essa dúvida.

Desculpe pessoal, esquecí de informar que a fonte de energia e uso no PC é uma Corsair VX450W Power Supply

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, Kayke

Vou fazer uma mesma pergunta já postada no forum, espero não ser punido por isso. Posso usar um filtro de linha AKT da Mar-Girus bivolt 110/220 VCA - 10A -Potencia máxima 1500 VA, que já possuo, enquanto não providencio um melhor ? Também posso ligar o monitor no filtro ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Pessoal,

Achei muito interessante o que o faller nos explicou a respeito de estabilizadores de energia usados em computadores. É que ainda estou em dúvida à respeito de um estabilizador de tensão que adquirí à pouco tempo, pois segundo consta na caixa do produto já tem o filtro de linha incorporado. Se esse filtro de linha incorporado realmente funciona, devo continuar usando o estabilizador ou descartá-lo e adquirir sòmente o filtro de linha ?

É fácil saber se um filtro de linha ou supressor de surtos, como deveria se chamar (vide: Quando o nome ajuda (Estabilizador) - Quando o nome atrapalha (Filtro de Linha) ), dizia, se um desses é bom, presta, ou é uma falácia..

Basta olhar suas características de proteção e de filtragem.

Olhemos somente duas, as mais importantes que são:

- Do ponto de vista da proteção a capacidade de absorção de energia em Joules. Pode também ser a classe de proteção que considera o somatório das capacidades de cada elemento de proteção que o dispositivo tenha..

- Do ponto de vista filtro, a atenuação que ele vai oferecer aos sinais de EMI/RFI (interferências eletromagnéticas e de radio frequência..

Veja ai:

Algunsfiltrossupressorescomcaracter.jpg

Agora volte ao seu estabilizador, com o dito filtro de linha que ele tem internamente e tente descobrir a atenuação do filtro e/ou a capacidade de absorção de energia de exceção que ele disponibiliza..

Segue abaixo algumas informações sobre o Energetic III:

Estabilizador de Tensão 6.0

Potência Nominal: 700VA

Tensão Nominal de Entrada: 115Vac~

Faixa de Tensão Admissível na Entrada: 93,5Vac~ a 145Vac~

Tensão Nominal de Saida: 115Vac~

Faixa de Tensão Admissível na Saída: 108,1Vac~ a 121,1Vac~

frequêcnia Nominal: 60Hz

Corrente Nominal: 6,1A

Rendimento: 93%

Corrente Nominal do Fusível:10A

Tensão do Fusível: 250V

Tipo do Fusível: Tubo de Vidro 5x20mm/Ação Rápida

Distorção Harmônica: Não Introduz

Tempo de resposta: < 3 ciclos

Vou me limitar a analisar esses 4 itens das suas características..

O primeiro: Faixa de Tensão Admissível na Entrada: 93,5Vac~ a 145Vac~

Bem amigo... Fica claro que a tensão de entrada que ele tolera deve estar entre 93,5 Volts AC até 145 Volts AC. Fora disso ele não se responsabiliza..

Vejamos agora a sua fonte, do que ela é capaz. Em que tensões ela pode operar numa boa, dito pelo seu fabricante:

CorsairVX450-EntradaAC.jpg

Viste ai, qualquer tensão entre 90 Volts AC e 264 Volts AC a sua fonte dará conta do recado... Mais que isso. Fontes com PFC ativo conseguem trabalhar mesmo abaixo dessa tensão mínima dai. Veja que os sites até as testam, como é o caso dessa sua ai, sendo alimentada por longo tempo, com alta potência sendo exigida, e com somente 80 Volts de alimentação. Olhe você mesmo:

CorsairVX450_eficinciaunder80V.jpg

Desse modo até mesmo se pode dizer que sua fonte, direto na tomada, com a tensão oscilando entre 80 Volts até 264 Volts. Muito mais do que seu estabilizador o faria... Lembre-se que ele só opera de 93,5 Volts a 145 Volts AC, conforme seu fabricante.. Desse modo é muito fácil de se concluir que o estabilizador é um limitador para a fonte... Abandone-o..

O segundo: Faixa de Tensão Admissível na Saída: 108,1Vac~ a 121,1Vac~: Veja que o fabricante, num ímpeto de honestidade, reconhece que ele, seu estabilizador, não estabiliza tanto assim. Parabenizo com sinceridade o mesmo pois isso é inerente a sistemática de estabilização arcaica que eles usam. Como é por escolha de tap de um autotransformador, não é uma estabilização linear, e cada vez que é escolhido um novo tap, a tensão muda de 6 a 10 volts na saída.. Ou seja, de uma tensão possívelmente variável ou instável de 93,5 a 145 Volts na entrada ele, o estabilizador pode largar algo entre 108,1 a 121 Volts na saída.. Diria que melhora sim, mas de modo totalmente desnecessária essa tentativa de estabilização...

Se fosses olhar a dimensão de modo gráfico dessa questão, seria mais ou menos assim:

Grficodasfaixasdetrabalhodafonteedo.jpg

O terceiro: Rendimento: 93% Veja que tudo tem preço... Ele, o estabilizador, para fazer uma operação "meia boca" e totalmente desnecessária lhe cobra 7% do consumo de energia de seu PC e o restante que ligas ai nele.. Me parece pouco em percentual mas demasiadamente grande pelo benefício que é nenhum, não necessita pseudo-estabilizar dessa forma ai e ainda cobrando 7% da energia gasta pelos seus equipamentos..

Quarto e último item da análise: Tempo de resposta: < 3 ciclos: As fontes chaveadas usadas nos diversos equipamentos que vão desde o próprio PC, passando pelo monitor, impressora, modem, router, em sua maioria absoluta são chaveadas e "Full Range" (pode ser alimentadas desde 90 VAC até 264 VAC sem o menor problema), tem sua frequência de trabalho em torno dos 50.000Hz. Desse modo poderão acertar ou compensar qualquer variação na rede AC, para que ela não provoque efeito algum na saída, um ciclo depois dessa variação ter acontecido...

Ora vejamos o tempo de resposta de uma fonte então. Tempo de resposta, ou tempo de correção, de ajuste de uma fonte chaveada será de aproximadamente 1 / 50.000 = 0,00002 segundos, ou 20 micro segundos..

Já o estabilizador analisado (e não é só ele, são todos) tem um tempo de resposta de 3 ciclos ou pouco menos..

Como ele trabalha em 60 Hz seu tempo de resposta será de 3/60 = 0,05 segundos ou 50 mili segundos. Um tempo que parece curto mas é simplesmente 0,05/0,00002 = 2.500 vezes mais lento que a própria fonte...

Ou seja, o estabilizador além de fazer o que não necessita, de fazer mal feito, pois a estabilidade oferecida é alguma coisa que ainda varia em 13 Volts e de cobrar caro (7% da energia ele bota fora), o mesmo faz o maldito trabalho, 2.500 vezes mais lentamente que a própria fonte..

Na verdade ao ocorrer uma variação na tensão de entrada a fonte de pronto, 20 micro segundos depois corrige o problema. Passados 50 mili segundos vem a tartaruga do estabilizador e tenta compensar o mesmo problema que só agora ele conseguiu entender que era para corrigir. Ao fazer isso ele mudará a tensão de entrada, fazendo com que a fonte novamente tenha que compensar.

A melhor maneira de sua fonte trabalhar dobrado é botar um estabilizador na frente dela...

Diz também que é microprocessado e realiza operações complexas com maior precisão, pois possui um sistema microprocessado, associado a um hardware confiável efetuando gerenciamento em tempo real de todos os módulos internos. Equipamento de conformidade com a NBR14373:2006.

Para mais informações sobre o Estabilizador de Tensão Energetic III, tem o site http://www.rcg.com.br/

Gostaria muito de tirar essa dúvida.

Desculpe pessoal, esquecí de informar que a fonte de energia e uso no PC é uma Corsair VX450W Power Supply

Amigo.. Independentemente se o controle é feito por um microprocessador RISC, de última geração o âmago da questão é:

- Não necessita a função de estabilização já tem mais de 20 anos;

- Para fazer essa função o estabilizador não evoluiu um milímetro sequer da antiga sistemática usada em seu precursor, de meados do século passado. Esse dai:

Reguladordetenso_bempequeno.jpg

ReguladordetensodaIntral.jpg

- Desse modo e pelo que está escrito aqui: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

Recomendo: Estabilizador não deve nem passar por perto de qualquer equipamento eletro-eletrônico se é que gostas minimamente desse equipamento...

Isso vale para o que realmente queres saber, se seu filtro de linha interno ao estabilizador é bom ou não. De cara e sem medo de errar te diria que não, não é bom , é marginal...

Se quiseres procurar os dados conforme te indiquei no princípio d post, faça-o, mas faça sentado. Estou acostumado com esse tipo de tratamento por parte de fabricante. Nada melhor para esconder a falta de qualidade ou de desempenho de seu equipamento que simplesmente não colocar seus dados, de modo claro.

Tem filtro??? Sim... deve ter. Saiba que eletronicamente não tem como não afirmar que um capacitor desses aqui: http://www.soldafria.com.br/cap-ceramico-500v-c-47_313_369.html?mostra_id=0&itens_pag_id=0 inserido entre fase e neutro não seja um filtro.. Definitivamente é um filtro. De péssimo desempenho, custando R$ 0,05 se comprado no balcão da loja...

Esqueça. Coloque uma boa proteção parta seus equipamentos e viva mais tranquilo..

Leia ai algumas peripécias vividas por colegas nossos que tiveram seus equipamentos salvos por boas proteções:

Depoimento do _CP_

Proteção salvou os equipamentos

Meus dois APC P8T3V fritaram!

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode. Se bem não fizer, mal também não fará. De duas coisas uma: Ou esse filtro não oferece nenhuma proteção ou terá um varistorzinho pequeno, oferecendo uma proteção muito básica. Por isso pode ser usado enquanto não adquire outro melhor, mas é recomendado não deixar de adquirir outro melhor. Já o estabilizador não é aconselhável porque embora traga um varistorzinho muito pequeno para atender a norma, também traz todos aqueles inconvenientes e todas aquelas contra-indicações que o Faller mostra tão bem na matéria dele, além de ser completamente inútil como estabilizador. Note que a própria especificação dele informa:

Faixa de Tensão Admissível na Saída: 108,1Vac~ a 121,1Vac~

Ora, a sua Corsair suporta de 90 a 264Vac.

Edite:

Enquanto eu comecei a responder, o Faller já estava terminando a resposta dele. Melhor para você, pois ele deu uma resposta bem mais ampla e completa. Aproveite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...) Isso vale para o que realmente queres saber, se seu filtro de linha interno ao estabilizador é bom ou não. De cara e sem medo de errar te diria que não, não é bom , é marginal...

Se quiseres procurar os dados conforme te indiquei no princípio d post, faça-o, mas faça sentado. Estou acostumado com esse tipo de tratamento por parte de fabricante. Nada melhor para esconder a falta de qualidade ou de desempenho de seu equipamento que simplesmente não colocar seus dados, de modo claro.

Tem filtro??? Sim... deve ter. (...)

A tópico está chegando ao fim, uma vez que o companheiro já tomou a decisão correta. Mas eu andei fuçando e descobri uma foto do interior de um filtro de linha RCG. Já entrou para minha coleção! Dêem uma olhada neste portento tecnológico:

http://www.euseiescrever.com.br/viewtopic.php?p=1877644#1877644

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A tópico está chegando ao fim, uma vez que o companheiro já tomou a decisão correta. Mas eu andei fuçando e descobri uma foto do interior de um filtro de linha RCG. Já entrou para minha coleção! Dêem uma olhada neste portento tecnológico:

http://www.euseiescrever.com.br/viewtopic.php?p=1877644#1877644

E ampliando dá para perceber que até a intenção era boa. Tem lugar lá na placa para colocar dois varistores, o VAR1 e o Var2, pelo menos, oferecendo desse modo alguma proteção... Mas como de intenção o inferno está cheio, prevaleceu a questão custo e a mediocridade. Mas pode não está de todo errado não o fabricante, pois ele não estar oferecendo proteção e sim filtragem de linha.

É o velho problema da confusão de nomes de novo... Tem um indutor duplo e um capacitor... Um filtro não de todo ruim eu diria. Mas proteção contra surtos... Uma galocha furada deve proteger mais do que isso dai..

PlaquetadofiltrodelinhadaRCG.jpg

Obrigado colega mambembe pela colaboração trazida...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse daí filtra, falhando na supressão de surtos. Alguns outros oferecem boa proteção contra surtos, mas não têm os capacitores Y, que já existem na fonte de alimentação. Por outro lado, muitas fontes de ótima qualidade, estão, atualmente, abandonando o varistor, que é o que não pode faltar no protetor contra surtos onde o computador é ligado. Na fonte o varistor é opcional. A RCG devia dar atenção a isso, mas pelo menos tem sido honesta. Eu aqui juntei o RCG com o APC e resolvi o problema das tomadas. Deixando o RCG plugado no APC, é como se o APC passasse a ter 5 tomadas padrão americano (do próprio APC) e 5 tomadas no novo padrão brasileiro (a partir do RCG). Passei a ter compatibilidade com todas as tomadas e pude ficar livre de adaptadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante esse uso do RCG conjuntamente com o APC. Deu uma bela serventia a ele. No meu trabalho o problema é inverso: lá, o nobreak APC de baixo custo tem proteção contra surtos, mas nenhum filtro, e eu desconfio que é em função disso que eu tenho enfrentado repetidos problemas no teclado. :unsure: Preciso usar um APC antes desse nobreak e acho que vou pegar no pé do setor de compras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o seu nobreak, porque todo APC que conheço tem um bom filtro de linha internamente.

Era exatamente o que eu pensava, e por isso estava difícil encontrar uma pista para os erros de teclado.

As instalações elétricas do lugar passaram por uma reforma recentemente, mas tudo indica que continuam ruins. E como eu uso dois teclados do próprio trabalho (PS2 e USB) mais outro (USB) que levei de casa (e ainda uso os modelos USB em portas diferentes, traseira, dianteira...), acabei cismando que o problema era elétrico. Mas como, se o nobreak APC inclui tudo? Era um mistério.

Então eu tive a "brilhante ideia" :rolleyes: de pesquisar as especificações desse nobreak, e encontrei o seguinte:

Classe de surto de energia 530 Joules

Filtragem --

:eek:

Aqui estão as especificações dele:

APC BACK-UPS ES 600VA BRAZIL 120V/230V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!