Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Simétrica Alimentada com Fonte Linear


Laranja Verde

Posts recomendados

Boa tarde a todos,

Preciso montar um circuito de fonte simétrica com os ci's 7809 e 7909, para ser alimentados por uma fonte linear porque não tenho transformador extra para isto.

Já vi este circuito em algum lugar na internet, mas hoje não encontrei, tudo que tem sobre fonte simétrica é com transformador e ainda com derivação central.

Alguem tem algum esquema deste tipo de fonte ou link para postar aqui?

Desde já agradeço pela ajuda.

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tudo vai depender das correntes que desejas sacar da fonte simétrica. Uma alternativa bastante comum é a de pegar a partir de uma fonte de 10 volts e elaborar um terra virtual, no centro desses 10 Volts polarizando com dois resistores de mesmo valor, fazendo a divisão de tensão desses 10 Volts, um Operacional como seguidor de tensão, elaborando desse modo o terra virtual. Para referencial ou até mesmo uma baixa corrente, é o suficiente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se tem 2 fontes lineares e estiverem isoladas pode tentar ligar o terminao + de uma com o - da outra e esse ponto passa a ser o sua referencia

fica assim com +15V e -15V

depois so tem de ligar ps reguladores

+ 15

.

. fonte A

.

0V ----|

+ 15 ---| estes dois pontos ligados passam a ser a sua referencia

.

. fonte B

.

0V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este lance das duas fontes em série é o que eu uso qunado preciso de fonte simétrica, quando é necessário 9volts uso duas baterias de 9 volts em série.

O problema é que agora preciso de algum circuito fixo na montagem que estou fazendo e que possa ser alimentado com fonte linear.

O conversor dc-dc com o TL497 parece interessante, alguém tem algum projetinho pronto?

Espero que o TL497 seja fácil de ser encontrado.

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este lance das duas fontes em série é o que eu uso qunado preciso de fonte simétrica, quando é necessário 9volts uso duas baterias de 9 volts em série.

O problema é que agora preciso de algum circuito fixo na montagem que estou fazendo e que possa ser alimentado com fonte linear.

O conversor dc-dc com o TL497 parece interessante, alguém tem algum projetinho pronto?

Espero que o TL497 seja fácil de ser encontrado.

Renato

baixe o datasheet da TI esta la chapado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!