Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera..

Tenho 1 contatora e pretendo ligar ela na minha esmeriladeira..

O problema é q a contatora é 220 e a esmerilhadeira é 110..

quando ligo a contatora fica armando e desarmando até q a esmerilhadeira vá pra rotação normal, ai a contatora fica armada direto..

Será q se eu tirar metade do enrolamento da bobina interna da contaro resouverá??

To precisando com urgencia, pois preciso dela pra trabalhar..

Postado
Olá galera..

quando ligo a contatora fica armando e desarmando até q a esmerilhadeira vá pra rotação normal, ai a contatora fica armada direto..

Será q se eu tirar metade do enrolamento da bobina interna da contaro resouverá??

Acho melhor comprar uma bobina pra 110VCA, olha o modelo da tua contactora e vai à alguma loja de equipamentos elétricos...

Postado

Você não informou o modelo/fabricante da contatora... Mas com certeza a sugestão do colega Denis é a melhor, pois geralmente você encontra para vender as partes separadas da contatora (bloco de contatos, bloco de bobina, contatos auxiliares, etc.).

Retirar espiras da contatora não é solução... Na verdade, você teria também que redimensionar a bitola do fio, e não apenas o número de espiras.

Postado

Obrigado a todos

Mas tenho 2 problemas.. primeiro é que moro no interior e aqui não tem casa do ramo, o segundo é q não tenho 220..

Só se eu usar os primários de um trafo pra transformar o 110 em 220

A contatora é uma SIEMENS 3TF40

Postado

Se o dreno de corrente da bobina da contatora for baixo você pode usar o primario do seu transformador 110/220 como um autotransformador.

Verifique tal possibilidade, apesar da sugestão dos colegas acima serem as mais adequadas.

Abs.

Postado
Olá galera..

Olá amigo . A solução é trocar a bobina da mesma por uma de 110V.É só procurar num revendedor da marca e citar o modelo da contactora

Outra alternativa é se você dispõe das duas tensões nada impede de você ligar a contatora em 220v ,deixar o neutro ligado diretamente na esmerilhadeira ,e passar apenas uma fase pela contactora para alimentar a mesma

Postado

E se eu reenrolar a bobina da contatora pra 12v e usar um trafo pra arma-la??

Qual bitola devo usar e quantas voltas..

Se precisarem de mais informações pra me ajudar é só falar

Outra alternativa é se você dispõe das duas tensões nada impede de você ligar a contatora em 220v ,deixar o neutro ligado diretamente na esmerilhadeira ,e passar apenas uma fase pela contactora para alimentar a mesma
Como eu ja havia dito, só disponho de 110, senaum ja o teria feito!

up de novo..

Alguém me ajuda!!!

• 9 anos depois...
Postado

meu amigo tudo bem ai? eu desmontweir uma contatora de 220 ereduzir a bobina e deu certo funcionou comose fosse nova ,eu fiz o seguinte medi a bobina antes de desenrolar ai deu uma leitura equivalente a390hms ai vctem que fazer umcalculo de 220  emcima dessa leitura se e 127 que vai tranforma? entaoparachegar a127 você vaiter que desenrolar equivalente a uns 200 metros de fio boa sorte depois me avise se deu certo 

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Antonio Carlos Lopes de Souza disse:

meu amigo tudo bem ai? eu desmontweir uma contatora de 220 ereduzir a bobina e deu certo funcionou comose fosse nova ,eu fiz o seguinte medi a bobina antes de desenrolar ai deu uma leitura equivalente a390hms ai vctem que fazer umcalculo de 220  emcima dessa leitura se e 127 que vai tranforma? entaoparachegar a127 você vaiter que desenrolar equivalente a uns 200 metros de fio boa sorte depois me avise se deu certo 

• Curtir 1
Postado

Outra forma de fazer umcontator de 220V funcionar em 110/127V é ultilizar uma ponte retificadora.

Basta apenas ligar + e - da ponte nos respectivos pinos A1 e A2, enquanto que os terminais ~(AC) devem ser ligados a rede.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Renato.88 disse:

uma contatora de 220V funcionar em 110/127V é ultilizar uma ponte retificadora.

Fiz isso ('agora há pouco') com 4x 1n4007 mas coloquei um capacitor 200uF. Não testei sem...

Postado

Esse post é de 2010 será que a dúvida do rapaz ainda existe?

Mas já que responderão vou dar meu pitaco aqui:

Primeiro lugar, porque ele quer ligar uma ferramenta manual que se usa direto na tomada em um contator já que este é empregado em equipamentos elétricos de maior potência?

Isso não é contatora é contator (vem de contato) isso é usado para ligar um equipamento qualquer de modo indireto;

Tirar metade das espiras não é o aconselhável e sim trocar ela para a tensão adequada ou calcular em função de um fio mais grosso para não perder a capacidade de imantação.

Abaixo um contator, para ligar algo nele é necessário um botão, não é mais fácil ligar a esmerilhadeira em uma tomada?

esmerilhadeira-angular-7-pol-2-400w-ga70

contator-siemens-tripolar-3tf42-22-0an1-

Montar algo semelhante a isso abaixo só para uma esmerilhadeira?

1939617077?profile=RESIZE_1024x1024

Postado
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Fiz isso ('agora há pouco') com 4x 1n4007 mas coloquei um capacitor 200uF. Não testei sem...

Funciona sem o capacitor também. 

Além disso, já fiz outro tipo de gambiarra pra ligar contator de 24V em 110/127V 

Além da ponte retificadora, coloco antes dela um capacitor de poliéster de 3,3uF em série. Dependendo do contator, o capacitor pode precisar de um valor maior, aí pode ser um eletrolitico sem polaridade. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...