Ir ao conteúdo

Soyo K7vmp

Rafael Coelho

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Como negociei minha nf7-s 2.0, e enquanto não tenho $$$ para mandar vir outra nforce2, comprei uma placa aqui por minha cidade mesmo. A escolhida: SOYO K7VMP (Via KM400), porque estava disponível, na vitrine de uma loja. Lá vão minhas impressões da plaquinha.

Site da placa.

Foto da placa.

Comprei a mesma por estar disponível por um preço que achei atraente, R$287. Parece caro? Convém lembrar que as M810 são encontradas nas mesmas lojas por volta de R$220 a R$240.

Essa placa me pareceu uma escolha melhor do que uma a7v8x-x, por exemplo, pelo seguinte:

1) é praticamente uma kt400, mas tem o vídeo on-board, portanto é mais fácil de ser repassada.

2) tem firewire.

3) a marca soyo, apesar de não ser nenhuma maravilha, goza de boa reputação entre o público geral, e tem um valor de mercado alto.

Descrição da placa:

Trata-se de uma placa com vídeo, som e rede on-board, full atx (enquanto a maioria das vídeo on-board são micro-atx), com 5 slots pci (roxos) e 1 agp 8x, 2 portas firewire, 3 slots de para memória (pc-2700 segundo o manual), usb 2.0, fsb de 266/333MHz.

A placa é bem acabada e bonita, com os conectores coloridos (verdes para firewire, amarelos para usb, etc). Ao instalar, nenhum problema. Botei um duron 1.4GHz "transformado" em um XP1600+, e posteriormente botei ele em 166MHz (1.75Ghz).

A instalação foi sem problemas, mesmo em overclock ela foi 100% estável, não deu uma travadinha sequer, instalou tudo mesmo.

Quanto ao overclock, ela tem um contra: Não há nenhum ajuste de overclock. Todos os ajustes de temporização de memória estão presentes (todos mesmo), mas não existe meio de mudar o multiplicador, tensão nenhuma, nem ajuste de fsb senão por jumpers entre 3 opções: 100MHz, 133MHz e 166MHz. Assim, a única possibilidade de algum over nela é aumentar o fsb de 133 para 166MHz, ou então com pinmod. Essa foi a minha única decepção com a placa.

Por hoje instalei ela com o vídeo on-board (S3 unichrome) e fui surpreendido. Claro que não é um troço comparável com uma placa de vídeo atual, mas enquanto todos elogiam o vídeo on-board da a7n266-vm, eu descobri que essa placa não fica nada devendo. Fiz mais de 1400 pontos no 3dmark2001, o que é o que eu alcançava quando tinha uma a7n266-vm, e é o que faz uma geforce2MX400 (de 64 bits).

Conclusão: para quem vai montar uma máquina on-board e quer algo melhor do que uma M810, ou quer montar uma máquina para gastar pouco inicialmente e depois que botar uma placa "de verdade", e não ficar limitado ao fsb de 266MHz, essa placa é uma boa escolha.

Não sei o quanto ela custaria em um mercado mais barato (Santa Efigênia, PY, etc), mas acho que seria uma placa barata.

Em suma: ela tem mais ou menos as mesmas vantagens de uma a7v8x-x, mas como tem o vídeo on-board, ela é mais versátil na hora da montagem de um micro (você pode deixar a placa de vídeo para comprar depois), e na hora da revenda (ao migrar para outra placa, você monta um micro com ela sem precisar gastar em uma placa de vídeo).

Postado

Montei um PC com essa placa, realmente ela chama a atenção por dispor de Vga, Rede, Som 5.1 onboard, mas tem todos benefícios de uma placa medio nível, como o firewire, USB 2.0 e AGP 8x para uma futura vga off board. O desempenho do vga onboard não é dos melhores, mas o suporte ao FSB 333 e DDR 333 é uma boa pedida.

Postado

Por aqui ela deve estar numa faixa d preço um pouco menor ..

Mais sabe como é né coelho ... placa mãe q pouka gente conhece pouca gente arrisca ...

Se você fazer uns benchmarks e tiver como divulgar os results ...

Eu também compraria isso ao invés d uma A7V8X-X ...

Só q sabe como é né ... depois d se popularizarem as SIS746 dominam esse mercado d "médio custo" ..

• Membro VIP
Postado

É óbvio que eu eu tivesse achado a pronta entrega uma M848, essa teria sido a escolha... Mas muitas vezes a gente compra o que está à disposição, e não o que quer.

Principalmente quando não se está nas capitais (Rio/Sampa/BH).

Postado

Legal ver esse tópico, pois é minha intenção de compra...

A máquina atual é a da assinatura, com exceção da vga (atualmente uma FX5600). Gostaria que o coelho pudesse fazer uns benchs, para comparar com outras placas semelhantes. o que gostei dela, além do preço, foi o fato de ser full-atx, ter firewire, som 5.1, etc. e ser uma kt400+vídeo, que é o km400. mas como tem slot agp8x e vga desabilitável, volta a ser uma kt400 (tenho mais simpatia pela via do que pela sis)

além de oficialmente suportar fsb de 166 (333 ddr) e o barton.

você indica a compra coelho?

Postado

Só achei a placa meio "apertada" na foto, deve ser só impressão. Interessante sua review coelho, em breve vou fazer uma bem completa da K7S8X R 3.0 minha.

Só uma dúvida, por que você não comprou em uma loja virtual a Asrock/PcChips??

Postado

Aê coelho, legal. Agora, como é o desempenho no vídeo onboard desse KM400? você já rodô algum banchmark? Deve ser parecido com o da A7v8x-vm, mais eu nunca achei alguem q tenha as placa pra confirmar. ^_^

:bye:

• Membro VIP
Postado

Como eu já tinha dito no primeiro post, rodei o 3dmark2001 e deu mais de 1400 pontos, que é o desempenho aproximado da a7n266-vm (geforce2MX).

Com certeza a asus k7v8x-vm é a concorrente direta dessa placa, pois usam o mesmo chipset. A diferença é que a soyo k7vmp tem portas firewire...

Postado

Coelho, pegando carona mais uma vez, já que você tem a placa que quero comprar...

no site da soyo, diz que não tem suporte aos duron applebred, mas tem aos athlon t-bred. Queria saber se é falso como imaginava, já que os durons de mais de 1,3 (caso desse seu de 1,4) são a-bred.

Em suma, a placa suporta durons da casa 1,4~1,8 ghz? ou só pegou porque você "transformou" em athlon?

Espero que seja a primeira opção, aí posso economizar uma graninha :)

• Membro VIP
Postado

Erimouse, o máximo q poderá acontecer é ela o reconhecê-lo como AthlonXP, justamente por ainda não terem atualizado o CPU-ID... Mas é isto aí, c ela aceita T-Bred's irá aceitar também os A-Breds, já q o núcleo é o mesmo, talvez só aconteça o q mencionei anteriormente, mas isto não trará nenhuma perca d rendimento ou algo do gênero...

[]'s

• Membro VIP
Postado

Realmente consta como não aceitando, mas aceitou. Estava transformado, eu não testei sem o mod.

Mas não tem porque não aceitar, como disse o Phoenyx, o máximo que pode acontecer é não reconhecer direito na bios...

Postado

Coelho, o seu duron já veio modificado ou você o modificou permanentemente antes de comprar a vmp?

E queria saber que diferença de desempenho esse L2 habilitado traz em termos quantitativos.

E sempre achei o mesmo que você e o Phoenyx: se aceita T-bred, aceita A-bred, já que são a MESMA coisa, só com o L2 desabilitado. Mas o que achei estranho foi que na mesma tabela diz que a vmp não aceita o A-bred e outras placas o aceitam. Por isso não achava que era a tabela q não tinha sido atualizada. Mas vou encarar. qualquer coisa troco por um athlon...

• 2 semanas depois...
Postado

Preciso de uma placa que tenha 4 IDEs e pelo menos 2 SATAs, como na SY-P4I875P DRAGON 2-Platinum Edition, e com suporte a processadores de FSB de 800 e HT.

Quero a melhor placa possivel. PRa mim até agora foi a SY-P4I875P DRAGON 2-Platinum Edition, mas como ela ta me dando dor de cabeça como nunca, quero testar outra marca.

Alguem tem alguma dica ?

[]´s

Yuri Ferraz

Postado

gostaria de saber informações sobre a SOYO DRAGON PLUS KT333, pois comprei um PC todo OFF, com a seguinte configuração:

PROCESSADOR ATHLON XP 2.0

PLACA MÃE SOYO DRAGON PLUS KT333

PLACA DE VÍDEO GEFORCE4 C/ 64MB DE MEMORIA

PLACA DE SOM CRYSTAL DE 64 BITS

HD SEAGETE DE 40GB

PLACA DE REDE 10/100

512 MB DDR

Utilizo o Windows XP/Oficce 2000 e pretendo colocar o COREL 12 e o PHOTO PAINT

PERGUNTA-SE A AQUISIÇÃO DA SOYO FOI UMA BOA COMPRA OU COM ESTA CONFIGURAÇÃO PODERIA TER INVESTIDO NUMA PLACA MÃE MELHOR?

Postado
Como eu já tinha dito no primeiro post, rodei o 3dmark2001 e deu mais de 1400 pontos, que é o desempenho aproximado da a7n266-vm (geforce2MX).

coelho, desculpe contestar, mas pelo menos aqui o vídeo da a7n266 faz 1650 em default no 3d mark...isso sem nenhum over...com over pra 225 no core vai pra algo em torno de 1800 (1785 pra ser + preciso)

Abraços

• Membro VIP
Postado

Alpercar e Yuriferraz, desculpem, mas acho que não tem sentido usar um tópico sobre uma placa específica para perguntar assuntos que não tem nada a ver com a placa... Criem um tópico novo!

Faquinello, como respondi no tópico que você criou, é óbvio que ela aceita. Se ela trabalha com fsb de até 166MHz e o 2400+ usa fsb de 133MHz...

Toquinho, você está só concordando com o que eu disse, pois de 1400 para 1600 eu pra mim é a mesma coisa. Como eu falei, é o desempenho APROXIMADO de uma a7n266-vm.

Postado
Toquinho, você está só concordando com o que eu disse, pois de 1400 para 1600 eu pra mim é a mesma coisa. Como eu falei, é o desempenho APROXIMADO de uma a7n266-vm.

Ok, só um ps...TONINHO...não toquinho, ok? hehehe

Eu só comentei porque a meu proc. é inferior (morgan 1.1 e o result foi mais ou menos o mesmo...então acho q com + proc. poderia fazer mais...)

mas de qualquer forma interessante este post... seria uma boa alternativa á ASUS A7N266-VM esta soyo então... :P

(eu pelo menos achei interesante..taí uma placa mãe com bom custo-benefício que eu ainda não conhecia...)

• Membro VIP
Postado

Exato, TONINHO (hehehe), o que eu quis dizer é que essa soyo tem QUASE o mesmo desempenho de vídeo da a7n266-vm, e que de quebra tem o suporte a fsb de 333MHz, tem firewire, tem usb 2.0, é full atx, e mais algumas coisinhas, portanto é uma opção melhor, até porque quem está afim de um bom desempenho 3d não vai usar o vídeo on-board mesmo...

• 2 semanas depois...
Postado

Coelho,

Depois de ler teu mini-review, comprei a Soyo K7VMP com um Athlon 2200+ e montei no último sábado. A máquina tá rodando numa boa.

Mas tenho umas perguntas (coisa de novato):

Qual a diferença entre a placa ser ful atx ou micro (acho que é isso) atx?

Setei através do jumper o FSB para 133. Tá correto? Se passar (posso?) o jumper para FSB 166, ganho desempenho?

Abraços,

Robson

• Membro VIP
Postado

A diferença entre placa Full ATX e Micro ATX é o tamanho... As micro ATX têm só 3 slots PCI (em média).

Quanto a botar o fsb em 166MHz, com esse seu processador fica difícil, pois ele é 133x13.5=1.8Ghz, se botar em 166 ele vai para 2.25GHz, talvez até funcione, mas o mais certo é que funcionaria se você aumentasse o vcore, mas nessa placa só por meio de pinmod.

Obviamente isso daria um enorme ganho de desempenho. Claro, sua memória teria que ser pc-2700.

• 2 semanas depois...
Postado

Coelho,

Como disse em uma mensagem anterior, montei um micro com esta placa mãe, um Athlon 2200+ e 256MB DDR.

No último sábado o micro começou a reiniciar sozinho e no domingo o pepino cresceu. A máquina liga e fica nisso, ou seja, sem sinal no monitor, também não se ouve a contagem (teste) de memória, bip, etc.

você faz ideia do que pode ter acontecido?

Abraços,

Robson

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!