Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Soyo K7vmp

Rafael Coelho

Posts recomendados

• Membro VIP

Como negociei minha nf7-s 2.0, e enquanto não tenho $$$ para mandar vir outra nforce2, comprei uma placa aqui por minha cidade mesmo. A escolhida: SOYO K7VMP (Via KM400), porque estava disponível, na vitrine de uma loja. Lá vão minhas impressões da plaquinha.

Site da placa.

Foto da placa.

Comprei a mesma por estar disponível por um preço que achei atraente, R$287. Parece caro? Convém lembrar que as M810 são encontradas nas mesmas lojas por volta de R$220 a R$240.

Essa placa me pareceu uma escolha melhor do que uma a7v8x-x, por exemplo, pelo seguinte:

1) é praticamente uma kt400, mas tem o vídeo on-board, portanto é mais fácil de ser repassada.

2) tem firewire.

3) a marca soyo, apesar de não ser nenhuma maravilha, goza de boa reputação entre o público geral, e tem um valor de mercado alto.

Descrição da placa:

Trata-se de uma placa com vídeo, som e rede on-board, full atx (enquanto a maioria das vídeo on-board são micro-atx), com 5 slots pci (roxos) e 1 agp 8x, 2 portas firewire, 3 slots de para memória (pc-2700 segundo o manual), usb 2.0, fsb de 266/333MHz.

A placa é bem acabada e bonita, com os conectores coloridos (verdes para firewire, amarelos para usb, etc). Ao instalar, nenhum problema. Botei um duron 1.4GHz "transformado" em um XP1600+, e posteriormente botei ele em 166MHz (1.75Ghz).

A instalação foi sem problemas, mesmo em overclock ela foi 100% estável, não deu uma travadinha sequer, instalou tudo mesmo.

Quanto ao overclock, ela tem um contra: Não há nenhum ajuste de overclock. Todos os ajustes de temporização de memória estão presentes (todos mesmo), mas não existe meio de mudar o multiplicador, tensão nenhuma, nem ajuste de fsb senão por jumpers entre 3 opções: 100MHz, 133MHz e 166MHz. Assim, a única possibilidade de algum over nela é aumentar o fsb de 133 para 166MHz, ou então com pinmod. Essa foi a minha única decepção com a placa.

Por hoje instalei ela com o vídeo on-board (S3 unichrome) e fui surpreendido. Claro que não é um troço comparável com uma placa de vídeo atual, mas enquanto todos elogiam o vídeo on-board da a7n266-vm, eu descobri que essa placa não fica nada devendo. Fiz mais de 1400 pontos no 3dmark2001, o que é o que eu alcançava quando tinha uma a7n266-vm, e é o que faz uma geforce2MX400 (de 64 bits).

Conclusão: para quem vai montar uma máquina on-board e quer algo melhor do que uma M810, ou quer montar uma máquina para gastar pouco inicialmente e depois que botar uma placa "de verdade", e não ficar limitado ao fsb de 266MHz, essa placa é uma boa escolha.

Não sei o quanto ela custaria em um mercado mais barato (Santa Efigênia, PY, etc), mas acho que seria uma placa barata.

Em suma: ela tem mais ou menos as mesmas vantagens de uma a7v8x-x, mas como tem o vídeo on-board, ela é mais versátil na hora da montagem de um micro (você pode deixar a placa de vídeo para comprar depois), e na hora da revenda (ao migrar para outra placa, você monta um micro com ela sem precisar gastar em uma placa de vídeo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei um PC com essa placa, realmente ela chama a atenção por dispor de Vga, Rede, Som 5.1 onboard, mas tem todos benefícios de uma placa medio nível, como o firewire, USB 2.0 e AGP 8x para uma futura vga off board. O desempenho do vga onboard não é dos melhores, mas o suporte ao FSB 333 e DDR 333 é uma boa pedida.

Link para o comentário

Por aqui ela deve estar numa faixa d preço um pouco menor ..

Mais sabe como é né coelho ... placa mãe q pouka gente conhece pouca gente arrisca ...

Se você fazer uns benchmarks e tiver como divulgar os results ...

Eu também compraria isso ao invés d uma A7V8X-X ...

Só q sabe como é né ... depois d se popularizarem as SIS746 dominam esse mercado d "médio custo" ..

Link para o comentário

Legal ver esse tópico, pois é minha intenção de compra...

A máquina atual é a da assinatura, com exceção da vga (atualmente uma FX5600). Gostaria que o coelho pudesse fazer uns benchs, para comparar com outras placas semelhantes. o que gostei dela, além do preço, foi o fato de ser full-atx, ter firewire, som 5.1, etc. e ser uma kt400+vídeo, que é o km400. mas como tem slot agp8x e vga desabilitável, volta a ser uma kt400 (tenho mais simpatia pela via do que pela sis)

além de oficialmente suportar fsb de 166 (333 ddr) e o barton.

você indica a compra coelho?

Link para o comentário

• Membro VIP

Como eu já tinha dito no primeiro post, rodei o 3dmark2001 e deu mais de 1400 pontos, que é o desempenho aproximado da a7n266-vm (geforce2MX).

Com certeza a asus k7v8x-vm é a concorrente direta dessa placa, pois usam o mesmo chipset. A diferença é que a soyo k7vmp tem portas firewire...

Link para o comentário

Coelho, pegando carona mais uma vez, já que você tem a placa que quero comprar...

no site da soyo, diz que não tem suporte aos duron applebred, mas tem aos athlon t-bred. Queria saber se é falso como imaginava, já que os durons de mais de 1,3 (caso desse seu de 1,4) são a-bred.

Em suma, a placa suporta durons da casa 1,4~1,8 ghz? ou só pegou porque você "transformou" em athlon?

Espero que seja a primeira opção, aí posso economizar uma graninha :)

Link para o comentário

• Membro VIP

Erimouse, o máximo q poderá acontecer é ela o reconhecê-lo como AthlonXP, justamente por ainda não terem atualizado o CPU-ID... Mas é isto aí, c ela aceita T-Bred's irá aceitar também os A-Breds, já q o núcleo é o mesmo, talvez só aconteça o q mencionei anteriormente, mas isto não trará nenhuma perca d rendimento ou algo do gênero...

[]'s

Link para o comentário

Coelho, o seu duron já veio modificado ou você o modificou permanentemente antes de comprar a vmp?

E queria saber que diferença de desempenho esse L2 habilitado traz em termos quantitativos.

E sempre achei o mesmo que você e o Phoenyx: se aceita T-bred, aceita A-bred, já que são a MESMA coisa, só com o L2 desabilitado. Mas o que achei estranho foi que na mesma tabela diz que a vmp não aceita o A-bred e outras placas o aceitam. Por isso não achava que era a tabela q não tinha sido atualizada. Mas vou encarar. qualquer coisa troco por um athlon...

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Preciso de uma placa que tenha 4 IDEs e pelo menos 2 SATAs, como na SY-P4I875P DRAGON 2-Platinum Edition, e com suporte a processadores de FSB de 800 e HT.

Quero a melhor placa possivel. PRa mim até agora foi a SY-P4I875P DRAGON 2-Platinum Edition, mas como ela ta me dando dor de cabeça como nunca, quero testar outra marca.

Alguem tem alguma dica ?

[]´s

Yuri Ferraz

Link para o comentário

gostaria de saber informações sobre a SOYO DRAGON PLUS KT333, pois comprei um PC todo OFF, com a seguinte configuração:

PROCESSADOR ATHLON XP 2.0

PLACA MÃE SOYO DRAGON PLUS KT333

PLACA DE VÍDEO GEFORCE4 C/ 64MB DE MEMORIA

PLACA DE SOM CRYSTAL DE 64 BITS

HD SEAGETE DE 40GB

PLACA DE REDE 10/100

512 MB DDR

Utilizo o Windows XP/Oficce 2000 e pretendo colocar o COREL 12 e o PHOTO PAINT

PERGUNTA-SE A AQUISIÇÃO DA SOYO FOI UMA BOA COMPRA OU COM ESTA CONFIGURAÇÃO PODERIA TER INVESTIDO NUMA PLACA MÃE MELHOR?

Link para o comentário

Como eu já tinha dito no primeiro post, rodei o 3dmark2001 e deu mais de 1400 pontos, que é o desempenho aproximado da a7n266-vm (geforce2MX).

coelho, desculpe contestar, mas pelo menos aqui o vídeo da a7n266 faz 1650 em default no 3d mark...isso sem nenhum over...com over pra 225 no core vai pra algo em torno de 1800 (1785 pra ser + preciso)

Abraços

Link para o comentário

• Membro VIP

Alpercar e Yuriferraz, desculpem, mas acho que não tem sentido usar um tópico sobre uma placa específica para perguntar assuntos que não tem nada a ver com a placa... Criem um tópico novo!

Faquinello, como respondi no tópico que você criou, é óbvio que ela aceita. Se ela trabalha com fsb de até 166MHz e o 2400+ usa fsb de 133MHz...

Toquinho, você está só concordando com o que eu disse, pois de 1400 para 1600 eu pra mim é a mesma coisa. Como eu falei, é o desempenho APROXIMADO de uma a7n266-vm.

Link para o comentário

Toquinho, você está só concordando com o que eu disse, pois de 1400 para 1600 eu pra mim é a mesma coisa. Como eu falei, é o desempenho APROXIMADO de uma a7n266-vm.

Ok, só um ps...TONINHO...não toquinho, ok? hehehe

Eu só comentei porque a meu proc. é inferior (morgan 1.1 e o result foi mais ou menos o mesmo...então acho q com + proc. poderia fazer mais...)

mas de qualquer forma interessante este post... seria uma boa alternativa á ASUS A7N266-VM esta soyo então... :P

(eu pelo menos achei interesante..taí uma placa mãe com bom custo-benefício que eu ainda não conhecia...)

Link para o comentário

• Membro VIP

Exato, TONINHO (hehehe), o que eu quis dizer é que essa soyo tem QUASE o mesmo desempenho de vídeo da a7n266-vm, e que de quebra tem o suporte a fsb de 333MHz, tem firewire, tem usb 2.0, é full atx, e mais algumas coisinhas, portanto é uma opção melhor, até porque quem está afim de um bom desempenho 3d não vai usar o vídeo on-board mesmo...

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Coelho,

Depois de ler teu mini-review, comprei a Soyo K7VMP com um Athlon 2200+ e montei no último sábado. A máquina tá rodando numa boa.

Mas tenho umas perguntas (coisa de novato):

Qual a diferença entre a placa ser ful atx ou micro (acho que é isso) atx?

Setei através do jumper o FSB para 133. Tá correto? Se passar (posso?) o jumper para FSB 166, ganho desempenho?

Abraços,

Robson

Link para o comentário

• Membro VIP

A diferença entre placa Full ATX e Micro ATX é o tamanho... As micro ATX têm só 3 slots PCI (em média).

Quanto a botar o fsb em 166MHz, com esse seu processador fica difícil, pois ele é 133x13.5=1.8Ghz, se botar em 166 ele vai para 2.25GHz, talvez até funcione, mas o mais certo é que funcionaria se você aumentasse o vcore, mas nessa placa só por meio de pinmod.

Obviamente isso daria um enorme ganho de desempenho. Claro, sua memória teria que ser pc-2700.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Coelho,

Como disse em uma mensagem anterior, montei um micro com esta placa mãe, um Athlon 2200+ e 256MB DDR.

No último sábado o micro começou a reiniciar sozinho e no domingo o pepino cresceu. A máquina liga e fica nisso, ou seja, sem sinal no monitor, também não se ouve a contagem (teste) de memória, bip, etc.

você faz ideia do que pode ter acontecido?

Abraços,

Robson

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!