Ir ao conteúdo

Ligar e desligar a fonte

Losdoda

Posts recomendados

Postado

Olá,

Eu tenho uma dúvida que talvez seja meio iniciante.

O meu ritual de ligar o pc é : ligo o filtro de linha na tomada, ligo o filtro de linha, ligo o interruptor da fonte, e ai o pc.

E pra desligar é o inverso.

Queria saber se esse liga e desliga do interruptor da fonte é de alguma forma prejudicial. Se eu devo simplesmente deixar ele ligado e pronto.

Vlwz

Postado

Ritual penoso, longo e desnecessário.

Eu clico no Desligar do windows e pronto. Mais nada.

Mas cada caso pode ser um caso. No meu caso roteador e modem devem permanecer sempre ligados, porque atendem outro micro no andar de baixo. Não fosse por isso eu desligaria também o "filtro", que na verdade não é filtro, é protetor contra surtos (APC surge protector) e pronto. Se você desliga o tal filtro, ele automaticamente já cortou a alimentação de tudo mais. Não precisa desligar os demais itens nele plugados. Já se desligar os equipamentos nele plugados, não precisa desligar ele. Faça o que for mais cômodo para você. Para os equipamentos tudo está bem.

Postado

Dentre esses passos, é só excluir o "ligo o interruptor da fonte". Não é necessário. Eu mesmo não tiro o filtro de linha da tomada, só no caso de ficar mais de um dia fora.

Postado

Kayke, o meu filtro é um APC tambem.

Mas então pra que serve o "interruptor da fonte"?

Fico meio ressabiado de ligar o filtro de linha com o "interruptor da fonte" ja ligado, se vir a enrgia toda de uma vez, sei la, não entendo nada.

Vejo como se por exemplo ligasse uma televisao direto na tomada com o botao power ja ligado, e ela desse a imagem direto. Deve ter algum mecanismo de proteçao pra existir o interruptor de ligar e deligar.

Postado

Não esquenta com isso, a única vantagem de desligar os interruptores é cortar a energia evitando consumo desnecessário ou "isolar" os equipamentos da rede elétrica contra alguma anomalia, no uso diário isso é desnecessário e chato de fazer.

Postado

Eu uso o botão da fonte só quando vou mexer dentro do computador.

Acho que ele existe para quando não se pode tirar da tomada, ou algo assim.

Postado
Kayke, o meu filtro é um APC tambem.

Mas então pra que serve o "interruptor da fonte"?

Fico meio ressabiado de ligar o filtro de linha com o "interruptor da fonte" ja ligado, se vir a enrgia toda de uma vez, sei la, não entendo nada.

Vejo como se por exemplo ligasse uma televisao direto na tomada com o botao power ja ligado, e ela desse a imagem direto. Deve ter algum mecanismo de proteçao pra existir o interruptor de ligar e deligar.

- Interruptor da fonte é muito útil, principalmente para quem lida com manutenção ou mesmo para quem mexe no próprio computador por dentro. Evita ter de desligar o filtro, o protetor, o nobreak ou seja lá o que for onde o PC estiver ligado. Ou evita ter de tirar o plugue da tomada. Mas a partir do momento em que o protetor ou filtro ou nobreak foi desligado, a fonte também foi. Cortou a energia do mesmo jeito.

- Se ligar a TV na tomada com o botão dela ligado, ela não funciona, ela fica em stand by, aguardando o comando para ligar. O mesmo acontece com a fonte do PC. Existe, porém, uma opção no BIOS da placa mãe que permite ao PC ligar automaticamente quando a fonte é alimentada. E isso também não causa mal nenhum, se fosse prejudicial a opção não existiria. A energia não vem a mais, vem na medida certa. Há por aí um mito de que quando a luz acaba e volta, volta com mais força e pode queimar alguma coisa. Isso não acontece. Componentes elétricos geralmente queimam no momento em que são desligados. Até com as lâmpadas é quase sempre assim que ocorre. Apagou a lâmpada e quando vai ligar ela de novo, ela está queimada. Não queimou no momento em ia ligar, queimou quando foi apagada. Mas isso não significa que não se deva desligar nada. Quando desliga e queima é porque já estava mesmo no final da vida útil. Só não se deve ficar desligando e desligando desnecessariamente, em excesso.

- Desligar a fonte pelo interruptor não faz mal depois que o PC já foi desligado, porém desligar pelo protetor contra surtos tem o mesmo efeito e também não faz mal. O que faria mal, e talvez até queimasse a fonte, é ligá-la e desligá-la continuamente, sucessivamente, o que só um louco como eu faria para teste. Digo isso porque um colega nosso, o raul, disse certa vez ter queimado uma fonte AT assim, acreditando que nessas circunstância a fonte queima muito facilmente. Eu, cético que sou, e sabendo que a coisa não é tão assim, pelo menos com as fontes atuais, liguei e desliguei sucessivamente, umas 30 vezes direto, uma fonte ATX moderna (C3Tech PUF) e ela continuou intacta. Mas, num caso desse, existe de fato o risco da queima de um componente do tipo NTC, chamado termistor, que funciona como limitador de corrente, e que é termicamente sensível. Isso não se enquadra aí no seu caso.

Existem 3 maneiras mais comuns de desligar o micro e cada um pode escolher a que lhe for mais cômoda:

1 - Após o Windows (ou Linux, etc) ser desativado, desligue o protetor/filtro/nobreak e tudo mais será desligado automaticamente junto.

2 - Após o Windows (ou Linux, etc) ser desativado, desligue monitor e caixas de som e tudo mais que quiser, deixando o protetor/filtro/nobreak sempre ligado. Isso é ótimo para quem tem o filtro em local de difícil acesso, pregado atrás da mesa por exemplo.

3 - Após o Windows (ou Linux, etc) ser desativado, não desligue mais nada, deixe o resto tudo em stand by. E é exatamente assim que faço, exceto se me ausento de casa por mais de 24 horas seguidas ou se o céu fica preto, parecendo que vai desabar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!