Ir ao conteúdo

Athlon 64 3200+ com clock errado...

dvergara

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Recentemente (tá, nem foi tão recente assim), a placa mãe do meu desktop (que era um celeron 2.26 Ghz) deu problema e precisei trocá-la. Como a grana estava curta e eu não queria perder minhas memórias e minha placa de vídeo, que é uma ATI com 512 Mb AGP, troquei meu kit placa mãe e processador por um athlon 64 3200+.

Pelo que li sobre este processador, ele deveria ter um clock de 2000 Mhz ou 2200 Mhz, dependendo do modelo específico.

Acontece que meu processador só consegue trabalhar a 799 Mhz!!! Se eu tento mudar o clock pela BIOS, o sistema todo trava, isso quando consegue iniciar.

Minha placa mãe é uma ECS 760GX-M e, pelo menos em teoria, está com a BIOS atualizada.

Será que meu processador ou placa mãe podem estar com problemas? Ou existe alguma incompatibilidade entre estes dois componentes? Existe alguma forma de fazer meu processador funcionar no clock que deveria?

Tive que instalar o Windows XP nesta máquina porque o Vista ou o 7 estavam ficando lentos demais com este clock reduzido.

Por favor, se alguém tiver alguma solução me passe. Link para download, tutorial, testes... qualquer coisa ajuda.

Muito obrigado a todos!!!

Postado
  XITA disse:
Isso chama-se Cool'n'Quiet, procure sobre o assunto pra o amigo saber que não tem nada de errado aí. ;)

Olá, meu caro XITA. Conforme você me respondeu, a velocidade errada do clock se devia ao sistema cool'n quiet.

O problema todo está no seguinte: eu desabilitei o cool'n quiet diretamente na BIOS de minha máquina, mas nada mudou. A velocidade do meu processador continua em 799 Mhz. E se eu tento mudar qualquer coisa relacionada ao clock diretamente na BIOS, o sistema nem inicia. Trava tudo antes do boot do SO.

Existe mais alguma coisa que devo fazer?

• 4 semanas depois...
Postado

E então, meus caros? Ninguém tem uma luz no fim do túnel para essa minha máquina? Eu não queria me desfazer dela e trocar por uma outra agora, porque estou totalmente sem grana...

Alguém sabe o que pode estar acontecendo com esse clock que não passa de 799Mhz?

Postado

Veja se no Windows o Gerenciador de Energia está configurado para economizar energia. Ou melhor ainda: Faça um teste com o computador em plena carga e veja se ele atinge os tais 2~2.2Ghz. Se atingir fique tranquilo, pois essa redução de core ajudará na sua conta de luz.

Postado
  RCN_BR disse:
Veja se no Windows o Gerenciador de Energia está configurado para economizar energia. Ou melhor ainda: Faça um teste com o computador em plena carga e veja se ele atinge os tais 2~2.2Ghz. Se atingir fique tranquilo, pois essa redução de core ajudará na sua conta de luz.

Não, não atinge... como eu já havia comentado: eu desabilitei o cool'n quiet na BIOS, e ainda assim o clock fica somente em 799 Mhz. Executando o jogo Street Fighter 4, por exemplo, o rendimento da máquina em relação aos vídeos é pífio, sendo que meu notebook os rodava normalmente... só consigo jogar se desabilitar totalmente os cenários, e só porque minha placa de vídeo é de 512 Mb...

E não, não está configurado para modo de economia de energia.

rodrigops disse:
Qual configuração de clock você fez pela BIOS?

Já tentou colocar manualmente o clock em 200MHz e o multiplicador em 10x ?

Sim, eu já tentei isso... como eu disse anteriormente, se eu mudo qualquer opção referente ao clock na BIOS o pc não consegue nem iniciar nada... nem a própria BIOS chega a ser testada e o computador já trava... Não passa nem pelo teste das memórias ou identificação dos discos rígidos...

Postado

Colega, não recomendo desabilitar o Cool n' Quiet. A perda de desempenho ocasionada por essa tecnologia não é muito grande, mas é ecologicamente correta. Seu PC usará o clock máximo em aplicações pesadas, onde haverá a necessidade do clock alto e baixará o clock para 800MHz em aplicações leves, para o processador esquentar menos e gastar menos energia. No final do mês isso vai te economizar alguns trocados, fora que estará contribuindo para diminuir a degradação da natureza, sem haver perdas significativas no desempenho (especialmente se estiver usando fonte de alimentação de baixa qualidade, caso em que o Cool n' Quiet é mais bem-vindo ainda, para forçar menos a fonte). Meu Phenom II X4 possui 3.2Ghz em aplicações pesadas e fica a 800MHz em aplicações leves, por exemplo. Nesse minuto ele está a 800Mhz, pois não há a necessidade de usar 3.2GHz para mandar uma mensagem num fórum. É o mesmo que matar formiga com bazuca. Se mesmo em aplicações pesadas o clock continuar nos 800MHz, aí pode ser alguma configuração errada no BIOS Setup. Cuidado para não fazer um overclock agressivo sem querer no seu micro ao tentar consertar isso. Experimente apertar na BIOS Setup da placa-mãe para ficar nas configurações "Default". Tudo quanto é placa-mãe costuma ter esse tipo de opção. Depois nos diga se resolveu.

Postado
  Pistigrilo disse:
Colega, não recomendo desabilitar o Cool n' Quiet. A perda de desempenho ocasionada por essa tecnologia não é muito grande, mas é ecologicamente correta. Seu PC usará o clock máximo em aplicações pesadas, onde haverá a necessidade do clock alto e baixará o clock para 800MHz em aplicações leves, para o processador esquentar menos e gastar menos energia. No final do mês isso vai te economizar alguns trocados, fora que estará contribuindo para diminuir a degradação da natureza, sem haver perdas significativas no desempenho (especialmente se estiver usando fonte de alimentação de baixa qualidade, caso em que o Cool n' Quiet é mais bem-vindo ainda, para forçar menos a fonte). Meu Phenom II X4 possui 3.2Ghz em aplicações pesadas e fica a 800MHz em aplicações leves, por exemplo. Nesse minuto ele está a 800Mhz, pois não há a necessidade de usar 3.2GHz para mandar uma mensagem num fórum. É o mesmo que matar formiga com bazuca. Se mesmo em aplicações pesadas o clock continuar nos 800MHz, aí pode ser alguma configuração errada no BIOS Setup. Cuidado para não fazer um overclock agressivo sem querer no seu micro ao tentar consertar isso. Experimente apertar na BIOS Setup da placa-mãe para ficar nas configurações "Default". Tudo quanto é placa-mãe costuma ter esse tipo de opção. Depois nos diga se resolveu.

Meu caro, desculpe-me se não me fiz claro em minhas palavras. Vou ser o mais direto possível: o problema NÃO é o cool'n quiet! Se esse fosse o problema, quando eu o desabilitei pela BIOS, o sistema deveria rodar sempre a 2 Ghz, mas isso NÃO ESTÁ ACONTECENDO.

Eu já tentei colocar as opções default na BIOS, já tentei mudar o clock manualmente, já deixei o cool'n quiet ligado, desligado... enfim, já fiz uma porção de coisas para tentar fazer o clock do meu processador ir aos níveis que deveria, mas nada adiantou! Fica sempre em 799 Mhz, e nada do que eu tenha feito mudou isso.

Alguém sabe o que pode ser? Problema na placa mãe? Problema no processador? Incompatibilidade entre eles? Problema na versão da BIOS? Ou problema de "junta" (junta tudo e joga fora)?

Valeu pela ajuda.

Postado
  dvergara disse:
Meu caro, desculpe-me se não me fiz claro em minhas palavras. Vou ser o mais direto possível: o problema NÃO é o cool'n quiet! Se esse fosse o problema, quando eu o desabilitei pela BIOS, o sistema deveria rodar sempre a 2 Ghz, mas isso NÃO ESTÁ ACONTECENDO.

Eu já tentei colocar as opções default na BIOS, já tentei mudar o clock manualmente, já deixei o cool'n quiet ligado, desligado... enfim, já fiz uma porção de coisas para tentar fazer o clock do meu processador ir aos níveis que deveria, mas nada adiantou! Fica sempre em 799 Mhz, e nada do que eu tenha feito mudou isso.

Alguém sabe o que pode ser? Problema na placa mãe? Problema no processador? Incompatibilidade entre eles? Problema na versão da BIOS? Ou problema de "junta" (junta tudo e joga fora)?

Valeu pela ajuda.

Já tentou atualizar a BIOS da placa-mãe? Esse "defeito" pode estar ocorrendo por diversos motivos, mas o mais provável é alguma configuração errada no SETUP da placa-mãe ou incompatibilidade com a versão de BIOS dela. Só tome muito cuidado se for atualizar a BIOS.

Postado
  dvergara disse:
...

Valeu pela ajuda.

Já tentou selecionar a opção: "Load optimal defaults" no SETUP?

Postado

cara mais simples que todos esses caminhos é resetar o bios e começar do zero, e se mesmo asim não resolver, parta para uma atualização do bios, veja no site da fabricante a versão do bios mais atual e faça a atualização, e se mesmo assim não resolver pode ser tanto o processador quanto a placa mãe com problemas.

Postado
  mkscoutinho disse:
cara mais simples que todos esses caminhos é resetar o bios e começar do zero, e se mesmo asim não resolver, parta para uma atualização do bios, veja no site da fabricante a versão do bios mais atual e faça a atualização, e se mesmo assim não resolver pode ser tanto o processador quanto a placa mãe com problemas.

É... pela sua resposta, o problema é processador ou placa mãe mesmo... Eu já fiz o procedimento de reset na bios, já usei a opção Load optimal default, já atualizei a bios...

Beleza... o que eu desconfiava me parece estar sendo confirmado mesmo.

Valeu galera!!!

Moderadores, podem encerrar o tópico se quiserem.

Muito obrigado a todos.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!