Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Fazer Cálculo com Azimutes (graus;minutos;segundos) no Excel


Posts recomendados

Estou com um grande Problema.

Não consigo formatar as células no Excel, para fazerem cálculos de azimutes,

ou seja, (graus;minutos;segundos).

Tentei formatar as células com a formatação de horas, mas sempre que tenho que fazer alguma operação o resultado é um número enorme.

Exemplo: 45:00:00+180 - O resultado que aparece é de 4365:00:00, enquanto que o correto seria: 225:00:00.

Assim, recorro-me aos amigos do Fórum, pois não encontro solução em nenhum dos livros que já comprei e também não encontro soluções na net.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Márcio,

Não sei se vou conseguir lhe explicar direito, mas vou tentar:

Por exemplo:

A1 = 45º15'50" ; B1 = 179º20'40" - C1 (CÉLULA PARA O RESULTADO) = 224º36'30"

Os segundos (") somados seriam 80 - Como na notação não pode ser iguais ou superior a 60. Então no resultado fica 30 segundos e um minuto é acrescentado aos 35 anteriores, (15 + 20), que passaram a ser 36'.

Da mesma forma os minutos (') não podem ser iguais ou superiores a 60, quando isso ocorre, 60 minutos são subtraídos e acrescentados como mais um grau.

Não sei se me fiz entender ou se compliquei mais ainda.

De qualquer forma, muito obrigado pela sua valiosa atenção.

Amigo Márcio,

Aproveitando da sua boa-vontade, gostaria de merecer do amigo mais uma orientação:

Como posso inserir numa fórmula que uma determinada célula é menor ou igual a outra e ao mesmo tempo maior que uma outra???

Exemplo: C1=<B1>A1 (B1 maior do que A1 e menor ou igual a C1).

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Helder, Boa Noite.

Para esta comparação, você pode usar a fórmula abaixo:

Supondo que você quer comparar o que está na celula C1 com o conteudo das celulas A1 e B1

A fórmula faz: se C1 é MAIOR que A1 e ao mesmo tempo é MENOR ou IGUAL a B1 ela mostra OK, senão é mostra Está fora.

Você pode adaptar do jeito que precisar.

Ex.:

....A.........B...........C...........D....................................................

1..45........67.........52..........=SE(E(c1>A1;c1<=b1);"OK";"Está fora")

Se C1 = 52 aparece OK

....A.........B...........C...........D....................................................

1..45........67.........52..........OK

Se C1 = 69 aparece Está fora

....A.........B...........C...........D....................................................

1..45........67.........69..........Está fora

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Helder, Boa Tarde.

Para você realizar operações com ângulos basta fazer os procedimentos SIMPLES abaixo:

1) Todas as células que forem conter ângulos deverão ser formatadas com o formato de HORA abaixo:

...a) Selecione as células desejadas.

...B) Menu Formatar --> Células --> Número --> Hora --> 37:30:55 (Observe bem! Tem um padrão exato com este nome)

2) Todas as vezes que for digitar um ângulo nestas células, digite os graus, dois pontos, os minutos, dois pontos e os segundos.

Isto é IMPRESCINDÍVEL. Lembre-se do formato que você escolheu.

Ex.:

A) Suponha que você queira somar os ângulos nas células A1 e B1 e obter o resultado na C1

...A.1) Digite na A1 ==> 45:00:00 ( para representar 45º 00' 00")

...A.2) Digite na B1 ==> 180:00:00 ( para representar 180º 00' 00")

...A.3) Digite na C1 ==> =A1+B1 O resultado será 225:00:00 (representando 225º 00' 00")

Ex.:

....A.................B......................C..................D

1..45:00:00......180:00:00.........=A1+B1

1..45:00:00......180:00:00.........225:00:00

2..45:15:50......179:20:40.........224:36:30

OU

3..180:00:00......79:20:40.........=A1-B1

3..180:00:00......79:20:40.........100:39:20

Caso você queira, como explicou, que em determinada situação fazer:

Seria 180º-A1 ou 180º+A1 ou 360º-A1

Sugiro que você coloque 180:00:00 e 360:00:00 em alguma célula da planilha e formate para o mesmo padrão das células dos ângulos. Não se esqueça!

Ex.:

....A.................B......................C..................D......................E..................F................G.

1..45:00:00......AZUL...............=se(B1="AZUL";F1-A1;G1-A1)...........................180:00:00..360:00:00

1..45:00:00...............................135:00:00

1..45:15:50......VERDE.............=se(B1="AZUL";F1-A1;G1-A1)...........................180:00:00..360:00:00

1..45:15:50...............................314:44:10

Bem, acho que isto aborda todos os pontos da questão.

C.Q.D. (Como Queríamos Demonstar) :bye:

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

E se eu quiser transformar o angulo em HMS para um angulo numérico; E se eu quisesse calcular seno ou cosseno desse angulo em HMS?
Já tentei formatar a célula do angulo em hms para numérica, mas ele apresenta um valor totalmente diferente... por exemplo, tenho uma célula com angulo formatado de valor 45:00:00, e quero passa-lo para um numero decimal... formato uma outra celula para puxar aquele valor em formato numérico, porém ao invés de 45,00 esperado, ele volta 1,88(?) tentei fazer isso no excel 2007 e no 10, nao obtive sucesso em ambos.
Não sei se fui claro, mas estou precisando de ajuda nisso justamente para calculos de topografia, após o azimute

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

@deciog como faço pra converter todos os valores angulares inseridos automaticamente?

 

Pra esclarecer, quero fazer uma planilha com ângulos e preciso dessa conversão. Quero saber se tem algum jeito de quando eu inserir o valor angular em graus minutos e segundos já apareça o valor em decimal, sem precisar ficar colocando um por um na sua tabela de conversão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Acho que seu problema é o mesmo do meu. Preciso trabalhar com graus, minutos e segundos no excel, mas não consigo.

PROBLEMA GERAL: Achar um método em que o excel faça operações de grausº minutos' segundos" e "entenda" quando digitado na célula xx°yy'zz".

MEU PROBLEMA EM ESPECÍFICO:
A intenção é facilitar um trabalho manual muito pesado. Em levantamentos topográficos, através de um aparelho, medimos ângulos e distâncias, afim de fazer uma descrição de área, e há uma metodologia de cálculos para transformar essas coordenadas polares que o aparelho mede em coordenadas retangulares. Manualmente isso é massante, e aumenta muito a probabilidade de erro, já que é tudo feito na calculadora e são muitos dados.

Em anexo, coloquei um arquivo em pdf que ilustra o problema. Na caderneta de campo anotamos os dados coletados com o aparelho, e daí em diante, os cálculos são todos manuais. Angulo horizontal, ângulo da luneta e azimutes, são coordenadas polares dadas em grausº minutos' segundos". As operações que pretendo fazer são:
Na planilha "COORDENADAS POLARES - POLIGONAL BÁSICA", somar os ângulos horizontais e tirar a diferença de 360º00'00". O valor da diferença, se menor ou igual a 0º4'00", será divido por 4 e distribuído em "correção". Feito isso, serão somados aos ângulos internos, dando os ângulos internos corrigidos. Depois, somar o azimute de partida (primeira célula da coluna de azimute, que é um valor que terei previamente) com o valor de ângulo interno corrigido da segunda célula da coluna de "ângulos internos corrigidos", e o resultado será o segundo azimute, na segunda célula de sua respectiva coluna. Esse segundo azimute é somado ao terceiro ângulo interno corrigido, dando o terceiro azimute, e assim em diante. Ao somar o último azimute da coluna com o valor de ângulo horizontal corrigido da primeira célula, o valor tem que ser igual ao do primeiro azimute (que é um valor prévio aos cálculos). A formula geral do cálculo de AZM é:

AZn=(AZn-1+an)±180º, onde:                  AZn - Azimute anterior
                                                                 an - ângulo interno corrigido
 

*Quando a soma dos dois primeiros termos for <  180º, adiciona-se  180º;

*Quando a soma dos dois primeiros termos for > 180º, subtrai-se 180º.

No cálculo da planilha seguinte, intitulada "COORDENADAS POLARES - IRRADIAÇÕES", o processo é o mesmo, com a diferença de que o referencial (AZM) muda.

PLANI_TOPO.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!