Ir ao conteúdo

Problema com servidores estrangeiros

frcnunes

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com um problema recente e bem chato para qual nem a Oi Velox nem a Globo.com conseguiram solução.

Sou assinante desses dois serviços (velocidade de 2MB) usuário de MAC (Snow Leopard) e Windows XP - em máquinas separadas - e de modem Speedstream 5200 roteado mais roteador wi-fi Linksys WRT54G.

Fato é que de alguns dias pra cá tenho percebido que a velocidade de navegação em páginas e de download para arquivos hospedados em servidores estrangeiros diminuiu sensivelmente, chegando ao ponto de, às vezes, nem conseguir carregar páginas .com - google.com, por exemplo (aparece uma página da Oi informando 'erro de DNS' - o mesmo não acontecendo com as páginas .com.br - fiz o teste com o próprio google.com.br.

Liguei seguidas vezes para o suporte da Oi Velox q (depois de todos aqueles procedimentos de retirar cabos/desligar modem/reiniciar, etc) me mandou testar o download de arquivos na página arquivos.oi.com.br. Lá a minha taxa de transferência se manteve normal, e próxima dos 200Kbps o q é o esperado para a velocidade contratada.

O problema é quando tento fazer downloads de servidores estrangeiros. Megaupload e Apple.com ilustram bem o problema: sempre conseguí fazer download a uma velocidade muito boa nesses dois sites. O da apple.com sempre me serviu de referência para esse tipo de teste, conseguindo me dar uma taxa sempre perto dos 200Kbps. Agora, depois desse problema q percebí, o máximo q estou fazendo é a 50Kbps, o q, definitivamente, não é o normal.

Na Oi, depois de passar por uns 5 atendentes na mesma chamada, o último me informou q se tratava de um problema de DNS e que isso era de responsabilidade do provedor, no caso Globo.com.

Na Globo.com, depois de passar por outros tantos atendentes, fui informado que o problema era de responsabilidade da Oi Velox.

Em suma, um joga pro outro e ninguém resolve nada...

Alguém daqui já teve problema parecido e conseguiu solução?

Desculpa o texto longo (tentei dar o máximo de informações possível) e se já tiver algum problema igual postado e resolvido. Procurei bastante no fórum mas nenhum caso era exatamente igual ao meu.

Vale ressaltar que em sites de teste de velocidade (tipo o testesuavelocidade.com.br) tenho obtido resultados muito flutuantes, tanto em velocidade quanto em PING e número de conexões.

Desde já, muito obrigado pelo espaço.

Postado

O seu problema resolve simplesmente trocando os servidores DNS.

O erro que aparece apra você é 'erro de DNS', então coloque um enrdereço na sua placa de rede ou no próprio router.

A google tem 2 servidores DNS que sempre uso na minha placa de rede.

Primário- 8.8.8.8 e 8.8.4.4.

Existem outros servidores DNS free, pode fazer uma breve pesquisa no google para saber deles. Como o OpenDNS.

Postado

Infelizmente trocando os servidores DNS da placa de rede não resolví meu problema, amigo.

Desculpa a ignorância mas não sei fazer essa alteração no próprio modem/router (Speedstream 5200).

Quando acesso a página do modem pelo 192.168.254.254 recebo a solicitação de um login (admin, pré configurado) e senha, da qual não tenho a menor noção...

Postado

Em modens Speedstream 5200 como padrão é

login: admin

senha : 123456

Caso seja diferente, tente procurar no google sobre senhas padrão.

Recomendo trocar o servidor na placa de rede mesmo, porque se estiver fixado nela, não há necessidade de fixar no router.

Existe vários tutoriais de como configurar um cm Speedstream 5200, liberar portas e uma pancada de coisas, pode começar por ele.

Aliás, qual DNS você colocou na sua placa?

Tente como último recurso, pingar nos sites que você está com problemas para ver se há perda de pacotes.

Comando:

(ping -t site desejado)

Postado
Olá, estou com um problema recente e bem chato para qual nem a Oi Velox nem a Globo.com conseguiram solução.

Sou assinante desses dois serviços (velocidade de 2MB) usuário de MAC (Snow Leopard) e Windows XP - em máquinas separadas - e de modem Speedstream 5200 roteado mais roteador wi-fi Linksys WRT54G.

Fato é que de alguns dias pra cá tenho percebido que a velocidade de navegação em páginas e de download para arquivos hospedados em servidores estrangeiros diminuiu sensivelmente, chegando ao ponto de, às vezes, nem conseguir carregar páginas .com - google.com, por exemplo (aparece uma página da Oi informando 'erro de DNS' - o mesmo não acontecendo com as páginas .com.br - fiz o teste com o próprio google.com.br.

Liguei seguidas vezes para o suporte da Oi Velox q (depois de todos aqueles procedimentos de retirar cabos/desligar modem/reiniciar, etc) me mandou testar o download de arquivos na página arquivos.oi.com.br. Lá a minha taxa de transferência se manteve normal, e próxima dos 200Kbps o q é o esperado para a velocidade contratada.

O problema é quando tento fazer downloads de servidores estrangeiros. Megaupload e Apple.com ilustram bem o problema: sempre conseguí fazer download a uma velocidade muito boa nesses dois sites. O da apple.com sempre me serviu de referência para esse tipo de teste, conseguindo me dar uma taxa sempre perto dos 200Kbps. Agora, depois desse problema q percebí, o máximo q estou fazendo é a 50Kbps, o q, definitivamente, não é o normal.

Na Oi, depois de passar por uns 5 atendentes na mesma chamada, o último me informou q se tratava de um problema de DNS e que isso era de responsabilidade do provedor, no caso Globo.com.

Na Globo.com, depois de passar por outros tantos atendentes, fui informado que o problema era de responsabilidade da Oi Velox.

Em suma, um joga pro outro e ninguém resolve nada...

Alguém daqui já teve problema parecido e conseguiu solução?

Desculpa o texto longo (tentei dar o máximo de informações possível) e se já tiver algum problema igual postado e resolvido. Procurei bastante no fórum mas nenhum caso era exatamente igual ao meu.

Vale ressaltar que em sites de teste de velocidade (tipo o testesuavelocidade.com.br) tenho obtido resultados muito flutuantes, tanto em velocidade quanto em PING e número de conexões.

Desde já, muito obrigado pelo espaço.

Se voce baixa no megaupload com conta free , nao tem jeito , eles limitam mesmo a velocidade , so tendo conta premuim que resolve. Eu lhe recomendaria ter uma amostragem mais precisa , procurando outros sites estrangeiros , o site da apple por exemplo de baixar o safari eu ja tive problema de lentidao , atualizar itunes por exemplo tambem , e ja li a respeito de outras pessoas com dificuldade semelhante nao so no brasil como em outros paises. Vou te passar essa lista de dns pra voce testar qual deles se comporta melhor : http://www.abusar.org.br/dns.html att

Postado
Se voce baixa no megaupload com conta free , nao tem jeito , eles limitam mesmo a velocidade , so tendo conta premuim que resolve. Eu lhe recomendaria ter uma amostragem mais precisa , procurando outros sites estrangeiros , o site da apple por exemplo de baixar o safari eu ja tive problema de lentidao , atualizar itunes por exemplo tambem , e ja li a respeito de outras pessoas com dificuldade semelhante nao so no brasil como em outros paises. Vou te passar essa lista de dns pra voce testar qual deles se comporta melhor : http://www.abusar.org.br/dns.html att

Obrigado pela ajuda. De qualquer forma sempre conseguí baixar tanto do Megaupload quanto do site da Apple (fazendo um teste com o iTunes, por exemplo) a velocidades bem satifatórias, exceto quando o problema começou a aparecer.

Fiz o teste com vários outros servidores internacionais, e em todos eles a velocidade continuou muito baixa (50Kbps, no máximo) o que não aconteceu com os servidores brasileiros.

Tentei mudar o DNS nas placas de rede dos computadores, mas de nada adiantou.

Vou buscar informações de como faço isso direto no próprio modem, apesar do receio de fazer besteira e desconfigurar tudo (pela absoluta falta de conhecimento do assunto).

De qualquer forma muito obrigado pelas ajudas. Sigo tentando...

Postado

Se você coloca um DNS no micro não é necessário colocar no modem, já que ele usa os padrões da operadora.

Tente baixar alguma distribuição de linux de preferência em inglês que você terá uma boa chance de ser de fora.

Sempre a banda é bem alta que facilmente ocupará toda a que voce tem contratada com a operadora.

Sobre velocidade, Megaupload, dificilmente conseguirá uma banda satisfatória, eu mesmo tenho 4MB e tava baixando a 67 kbp/s, vou reclamar por que, já que a noite e de manhã consigo uma banda quase que de kbp/s, também tenho conta free.

Postado
Se você coloca um DNS no micro não é necessário colocar no modem, já que ele usa os padrões da operadora.

Tente baixar alguma distribuição de linux de preferência em inglês que você terá uma boa chance de ser de fora.

Sempre a banda é bem alta que facilmente ocupará toda a que voce tem contratada com a operadora.

Sobre velocidade, Megaupload, dificilmente conseguirá uma banda satisfatória, eu mesmo tenho 4MB e tava baixando a 67 kbp/s, vou reclamar por que, já que a noite e de manhã consigo uma banda quase que de kbp/s, também tenho conta free.

Amigo, fiz o q você recomendou: baixando uma distribuição linux de servidor estrangeiro o máximo q conseguí foi 50Kbps.

Fazendo o teste com servidores nacionais - por exemplo, baixando o arquivo de 50MB de arquivos.oi.com.br (padrão para testes Oi Velox) conseguí uma taxa de 203Kbps.

Isso depois de ter alterado os DNS do computador para vários dos sugeridos.

Em resumo, o problema continua...

Obrigado de toda forma.

Postado

Pode ser prática de TS (Traffic Shaping)... Servidores Nacionais

o Tráfego dos Dados são sempre maior e o PING menor, já Servidores

estrangeiros o Tráfego é menor e o PING maior...

Tanto é que Servidores como MegaUpLoad têm limite de Conexões

Simultâneas e você só consegue taxas boas de transferência de Arquivos

se tiver uma Conta Premium...

Faça uma verificação baixando o Arquivo do LINK abaixo e

veja a sua taxa de transferência:

http://mirrors.uol.com.br/pub/kurumin/

Pode selecionar qualquer Arquivo da Lista e depois clicar em Salvar / Salvar

Postado
Pode ser prática de TS (Traffic Shaping)... Servidores Nacionais

o Tráfego dos Dados são sempre maior e o PING menor, já Servidores

estrangeiros o Tráfego é menor e o PING maior...

Tanto é que Servidores como MegaUpLoad têm limite de Conexões

Simultâneas e você só consegue taxas boas de transferência de Arquivos

se tiver uma Conta Premium...

Faça uma verificação baixando o Arquivo do LINK abaixo e

veja a sua taxa de transferência:

http://mirrors.uol.com.br/pub/kurumin/

Pode selecionar qualquer Arquivo da Lista e depois clicar em Salvar / Salvar

conseguí baixar o arquivo do link a 203Kbps.

O que acontece, volto a repetir, com o Megaupload é q antes de acontecer esse problema, fora de horários de pico, eu conseguia downloads a 150, 170, às vezes até a 200Kbps, mesmo não tendo conta paga. Entendo a variação de taxas desse tipo de site, mas esse nem é o maior calo (usei apenas como exemplo). O que acontece é que continuo com uma taxa muito muito baixa para TODOS os servidores gringos q testei. Já testei com apple, rapidshare, dropbox, etc., e até pegando uma distribuição Linux de servidor estrangeiro, como o amigo havia sugerido. Em todos esses casos a velocidade não passa de 50. Quando vou para server brasileiro pula lá pra perto de 200 ou pouco mais...:(

Postado
conseguí baixar o arquivo do link a 203Kbps.

O que acontece, volto a repetir, com o Megaupload é q antes de acontecer esse problema, fora de horários de pico, eu conseguia downloads a 150, 170, às vezes até a 200Kbps, mesmo não tendo conta paga. Entendo a variação de taxas desse tipo de site, mas esse nem é o maior calo (usei apenas como exemplo). O que acontece é que continuo com uma taxa muito muito baixa para TODOS os servidores gringos q testei. Já testei com apple, rapidshare, dropbox, etc., e até pegando uma distribuição Linux de servidor estrangeiro, como o amigo havia sugerido. Em todos esses casos a velocidade não passa de 50. Quando vou para server brasileiro pula lá pra perto de 200 ou pouco mais...:(

E amigo , ai você fica sem opcao , e reclamar com sua operadora e resolver seu problema , voce tem duas maquinas , dois sistemas diferentes , e tem certeza que nao e micro ou seus equipamentos problematicos com isso , joga no colo do seu provedor e da sua operadora e ver esse problema de roteamento , anote nomes , datas , protocolos , prepare uma reclamacao com a anatel e lhe desejo boa sorte.

att

Postado
E amigo , ai você fica sem opcao , e reclamar com sua operadora e resolver seu problema , voce tem duas maquinas , dois sistemas diferentes , e tem certeza que nao e micro ou seus equipamentos problematicos com isso , joga no colo do seu provedor e da sua operadora e ver esse problema de roteamento , anote nomes , datas , protocolos , prepare uma reclamacao com a anatel e lhe desejo boa sorte.

att

Obrigado, amigo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...