Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Liberar entrada com cartão USB

Ibraim Rebouças

Posts recomendados

Pessoal preciso construir um sistema em que tenho uma entrada USB, e vou construir um cartão com um plug para encaixar nessa entrada, e que quando eu plugue meu cartão, ele libere a minha entrada após eu apertar um botão, caso o cartão não seja conectado, ou então, acionar o botão para liberar a entrada e o cartão não for o verdadeiro ele bloqueie! Só preciso de idéias na parte de como fazer o sistema reconecer meu cartão... não precisa ser nada muito tecnologico,l pode ser analógico mesmo! Ja que não tenho conhecimento em programação...

A parte de como travar a porta na entrada e tal, isso eu penso, só preciso de sugestões, ou circuitos que possam ajudar...

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Três perguntas..

Você ira usar um computador no seu sistema para fazer a checagem do cartão?

Essa pergunta pode paracer ***** mas você ira usar so o conector USB ou você ira usar uma entrada USB mesmo (com protocolo certinho e tal)? Eu digo isso por que por exemplo, tem muita gente que utiliza o CAT5 (cabo de rede convencional) para outras aplicações que não cabo de rede.

Precisa ser USB? Não poderia ser por exemplo um cartão SD?

Abs

Link para o comentário

Olá, obrigado pela atenção!

Bem, não vou usar um computador não, pelo manos não estava nos meus planos né...

Então, eu iria utilizar somentes os conectores USB, mas não com a interface de dados USB mesmo!

E pode ser outro tipo de cartão sim, como codigo de barras, magnético, etc...

Obrigado!

Link para o comentário

FIca uma sugestão, parece que o Binho so quer o conector USB mas não quer usar o protocolo do barramento, como é um sistema pra uso dele daria para implementar dois circuitos de comunicação usando uma UART mesmo, um no cartao e outro no controle, da pra fazer na mão? Da, mas vai complicar pois precisara gerar uma comunicação serial em uma das linhas do USB, e do outro lado sera mais chato ainda pois precisara decodificar os dados passar para paralelo e comparar com um valor salvo.

Da pra dispensar o computador, mas um microcontrolador na brincadeira deixaria tudo beeem mais simples, mas em todo o caso fica a dica.

Abs.

Link para o comentário

Pessoal, dependendo da importância desse projeto, onde será usado e etc. poderia ser feito com um par de CIs MC145026 e MC145027.

Explico a minha ideia:

O cartão nada mais será do que uma PCI pequena com o CI MC145026 dentro de uma caixinha, ou já configurado permanentemente com uma senha (endereço + dados) ou com jumpers para caso o dono do cartão queira mudar a "senha" do cartão.

A parte que "decodifica" seria feita com o MC145027, com jumpers, caso o cartão seja com jumpers nos pinos de endereço ou permanente, caso o cartão seja com “senha” permanente.

Tá um pouco complicado de explicar a minha ideia, acho que uma olhada no site rogercom já da pra entender melhor o que quero dizer:

http://www.rogercom.com/pparalela/LptWireless.htm

Os pinos de endereços vão ter a mesma função que estão tendo no circuito do link, e como não precisaremos trocar dados entre os CIs, podemos usar essa parte para expandir as possibilidades de "senha". E o botão para que o aparelho identifique o cartão já vem até “embutido” no CI MC145026. Rsrsrs.

Se não deu pra entender muito bem o que eu quis dizer da um toque que tento explicar melhor, ok?

E se entenderam a minha ideia, acho que pode ser uma alternativa ao uso dos micro controladores e me digam o que acham da ideia.

Abraços.

Link para o comentário

Muito obrigado pessoal! Então, não para algo de mkuita segurança, seria para colocar na porta de casa, e depois gostaria de apresentar na feira de ciencias da escola!

Quanto aos microcontroladores, não tenho conhecimento nenhum em programação, porém pretendo começar aprender isso!

Quanto a ideia do gustavo, nunca ouvi falar destes dois CIs, mas vou pesquisar sobre eles! É que agora estou na escola, e tenho que enviar a Aula do Exel (¬¬) pelo EAD...

A ideia do 555 seria como?

Lembrando que no titulo coloquei USB, porém pode ser alguma espécie de cartão magnético, codigo de barras, etc... O que for mais simples!

Grato!

Link para o comentário

O cartão teria um 555 que é um oscilador. Quando o 567 decodificar a frequência certa(Oscilação gerada pelo 555) ele ativa um relé que abre a porta. Não tenho o circuito agora. Depois eu vejo se tenho um.

EDIT

Aqui tem o circuito do controle: http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=3147&d=1134168160

Link para o comentário

Binho, fiz o esquemático pra você entender melhor minha ideia, e caso gosto pode usar o esquemático para fazer esse circuito ai.:

imagemzai.png

O circuito funciona da seguinte maneira:

J1 e J2 são os conectores onde será determinada parte da senha do cartão (endereço) por nível lógico. Então vamos supor que essa parte da senha seja 10111, então ficaria assim a configuração dos jumpers:

J1 = jumper entre pinos 1 e 10 -- A1 será levado a nível lógico 1.

jumper entre pinos 3 e 8 -- A3 será levado a nível lógico 1.

jumper entre pinos 4 e 7 -- A4 será levado a nível lógico 1.

jumper entre pinos 5 e 6 -- A5 será levado a nível lógico 1.

J2 = jumper entre pinos 2 e 9 -- A2 será levado a nível lógico 1.

Configuração final A1 = 1

A2 = 0

A3 = 1

A4 = 1

A5 = 1

A mesma "senha" que você colocar em J1 e J2 deve ser colocada em J4 e J5.

A outra parte da "senha" (dados) você deve colocar apenas um jumper (Você deve escolher o pino que será enviado o sinal para o destrava mento da porta). Novamente a "senha" do cartão deve ser igual a do leitor, então se o jumper for colocado entre os pinos 4 e 7 você deve colocar o jumper em J6 entre os pinos 4 e 7.

Quando encaixar o cartão na USB do leitor o circuito do cartão será alimentado e ficara aguardando que você aperte o botão, quando isso ocorrer e a senha estiver correta, as duas entradas daquela porta nand estarão em nível alto e conseqüentemente o LED acendera por um instante e onde está escrito "sinal" estará em nível lógico alto também por um instante.

O circuito foi apenas simulado, por tanto você deve fazer testes para ver se realmente o circuito vai funcionar.

A ideia do 555 pode ser boa, mas eu não confio muito nesse LM567, quando fiz uns testes aqui ele não reconhecia a freqüência, pode ser que ele estava com algum problema, sei lá, mas eu fico com um pé atrás em usar ele.

Abraços.

Link para o comentário

nossa, muito interessante, nunca tinha ouvido falar de tais circuitos, são simples e funcionais!

Quanto ao do phckopper, como eu faço para ajustar a frequencia que o receptor deve receber?

Quanto ao do Gustavo, achei interessante pela série de combinações, formando uma espécie de código literalmente!

Vou tentar montar os dois, só preciso de um tempo pois tenho que ir lá la Santa Efigênia comprar materiais, por que aqui já está em falta ¬¬' Provávelente mes que vem eu ja consiga ir até la, e posto o resultado, e as adaptações que eu fiz aqui pra vocês!

Agradeço muito pessoal! Ajudaram muito!

Grato!

Link para o comentário

Desculpe a demora, mas olhe este: http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/image15/15_38_01.gif

Q1 - 01 transistor BC 548 (NPN, uso geral, silício)

Q2 - 01 transistor BC 558 (PNP, uso geral, silício)

D1 - 01 LED comum vermelho, amarelo ou verde

R1 - 01 resistor de 1 megaohm x 1/8 w

C1 - 01 capacitor eletrolítico de 10 microfarads x 16 V

B1 - 02 pilhas em série com porta-pilhas.

Para fazer a senha, troque c1 por outro capacitor de 47 a 100 nanoFarads

e veja nesta página como fazer o circuito decodificador: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/870-conheca-o-circuito-integrado-ne567-art118.html

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...