Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Portugol


Dennys

Posts recomendados

É o seguinte galera estou estudando portugol e como comecei agora gostaria d ajudade de vocês tô com tres probles para resover mais não sei como fazer isso se alguem pudesse me ajudar ficaria muito grato.

Esses são q eu consegui fazer: resta saber se tá certo

Escreva um algoritmo em pseudocódigo que receba três valores e verifique se eles podem representar os lados de um triângulo. Neste caso, classifique-o como: eqüilátero (3 lados iguais), isósceles (2 lados iguais) ou escaleno (3 lados diferentes). Lembre que para formar um triângulo, nenhum dos lados pode ser igual a zero e cada um dos lados precisa ser menor que a soma dos outros dois.

programa

var x,y,z: inteiro

leia x,y,z

se (x == y E x == z ) então

escreva equilátero

fim

se (y == x E y != z) então

escreva isósceles

fim

se (z != x E z != y) então

escreva escaleno

fim

fim

Para isso, crie um algoritmo em Portugol para exibir a ocupação de um funcionário a partir de seu código de profissão, de acordo com a tabela abaixo:

Código de Profissão Ocupação

11 Matemático

12 Analista de Sistemas

13 Físico

14 Arquiteto

15 Piloto de Aeronaves

Caso seja informado um código diferente desses, exiba a mensagem “Código inexistente”.

programa

var x: inteiro

escreva ("informe um código":)

leia x

se (x == 11 ) então

escreva Matemático

fim

se (x==12) então

escreva Analista de Sistemas

fim

se (x == 13) então

escreva Físico

fim

se (x == 14) então

escreva Arquiteto

fim

se (x == 15) então

escreva Piloto de Aeronaves

fim

se (x != 11,12,13,14 E 15) então

escreva código inexistente

fim

fim

Os porblemas são esses:

1) Escreva um algoritmo em pseudocódigo que calcule a soma dos números pares desde 100 até 200, inclusive. Dica: conhecido um número par, se você somar 2 a ele irá encontrará o número par seguinte.

2) Escreva um algoritmo em pseudocódigo que calcule a multiplicação de dois números inteiros sem utilizar o operador “*”. Em vez disso, utilize apenas o operador da adição “+”.

3) Represente cada um dos 50 alunos da disciplina Matemática Aplicada por um registro que tem como campos o nome do aluno, o número da turma (turmas 1, 2 ou 3) e a nota da disciplina. Cada registro deve estar armazenado em uma posição de um vetor. Escreva um algoritmo que informe quantos e quais alunos foram aprovados em cada uma das turmas, utilizando a instrução para. Considere que os registros já estão preenchidos e que um precisa de nota maior ou igual a 7,0 para ser aprovado.

o problema é q esses tres últimos eu não tô conseguindo fazer não sei nem por onde começar vocês poderiam me dar um exemplo de como fazer ou se alguem respodesse ajudaria muito é porque tenho q entregar ao professor á ideia é eu entender como é q faz como começar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Poste o que já conseguiu fazer e quais suas dúvidas para que possamos ajudá-lo.

Os demais frequentadores do fórum poderão ajudá-lo a tirar dúvidas, mas não irão fazer seu trabalho por você, por isso tente ao menos fazer seus exercícios e poste suas dúvidas, senão nunca irá aprender se fizerem tudo por você.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica para o exercício 2, é você usar o enquanto.

Você define uma variável para se igualar ao número digitado e outra para ser o número digitado

Então defina como:

Enquanto (número igualado >= 0) faça

número para ser multiplicado = número para ser multiplicado + número para ser multiplicado

número igualado = número igualado - 1

__________

espero ter ajudado

D:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!