Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar 3 leds no HD led

hkey hardbert

Posts recomendados

Ola galera do forum...

eu to montando um outro casemod pra mim...e gostaria de saber...se tem como...e se posso fazer isso.

Eu gostaria de ligar 3 leds vermelhos no HD led do computador.

É possivel...o que tenho que fazzer?

Tambem gostaria de saber como posso...ligar um "VU" no HD led...vou ver qual fica mais legal e simples de fazer.

Obrigado e so pra constar não to muito por dentro de eletronica...mais invento...

Valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para não correr o risco de danificar o componente da placa mãe que aciona o LED, você poderia usar um transistor para acionar os 3 LEDs.

Como eu não sei se é o anodo ou o catodo do HD do LED que é controlado, desenhei dois circuitos para você testar:

TransistorNPNacionaLEDs.png

TransistorPNPacionaLEDs.png

O primeiro funcionará se for o anodo do LED do HD que for controlado.

O segundo se for o catodo.

Quanto ao VU, você conhece algum circuito para isto?

Link para o comentário

ligar um "VU" no HD led...vou ver qual fica mais legal e simples de fazer.

Como seria esse "VU"?

Seria de LEDs ou analógico (de ponteiro)? E exatamente como você pretende que ele funcione?

Entenda que o LED do HD não fornece um sinal que possa ser ligado a um VU direto, sem nenhum tipo de tratamento... O motivo? Simples: ele é um sinal digital (ou está aceso, ou está apagado), enquanto que um VU indica o valor de um sinal analógico.

No caso de um VU analógico, daqueles que usa um galvanômetro (ponteiro), o que acontece é que se o LED do HD piscar muito rápido, o ponteiro não consegue acompanhar e acaba ficando indicando alguma coisa entre o mínimo (LED apagado) e o máximo (LED aceso).

Entretanto, se quiser que o VU funcione direito, terá que colocar um circuitinho eletrônico para tratar o sinal que vem do LED do HD, de forma que ele possa acionar o VU e assim indicar, por exemplo, qual a utilização do disco (número de acessos em função de uma unidade qualquer de tempo).

Link para o comentário

Agradeço e muito a resposta de vocês...e vou ver se coloco os leds mesmo...os (3 leds)...so que

como faço pra saber se é anodo ou catodo????:confused:desculpe a imbecilidade;;;

Com relação ao VU eu pretendia usa-lo como meio que um medidor mesmo....uso do HD alto...ele tambem alto...ele seria analogico.

Mais não se preocupe pois quando comentou do circuitinho eu mudei de ideia...mais fico grato pela ajuda...

Ate mais.

Link para o comentário

Monte o circuito do BC557.

Ligue o GND e o +12V da fonte do computador no circuito.

Ligue a entrada do circuito (resistor de 10k) em um dos pinos do LED do HD. Verifique se os três LEDs acompanham as piscadas do LED do HD. Se não funcionar, ligue a entrada no outro pino do LED do HD.

Se não funcionar em nenhum dos pinos, monte o circuito com o BC547 e faça o mesmo teste.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!