Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de presença com lampâdas em paralelo


Posts recomendados

Olá amigos!

Estou com pequeno problema aqui...Estou instalando um sensor de presença em um corredor que possui 2 lampâdas croicas ligadas por dois interruptores um em cada ponta do corredor(qualquer uma delas liga ou desliga as lampâdas)...

Fiz ligação conforme informa na caixa Fase,Neutro e retorno da lampâda.

Problema está em quando substituo o sensor de presença por um dos interruptores (apesar de energizar o sensor e fazer o barulho do chaveamento detectando a presença) as lampâdas não ligam... Logo imagino que problema esteja no fio retorno da lampâda...:wacko:

Peço uma ajuda, visto que não sei mais o que pode ser..

Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eis o que acontece amigo:

Na verdade os interruptores estão em paralelo um ao outro, logo ,pode acender em um apagar no outro etc....Veja q para se usar um outro interruptor entre eles deveria se usar um interruptor intermediario. ligue apenas um interruptor em paralelo ao sensor .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado amigo!

Acho que não passei todos os detalhes

Na verdade é um sensor de infravermelho aquele modelo embutido de parede,logo retirei o interruptor mais perto da porta e substitui pelo sensor...Todavia, não funcionou...

Inclusive, mesmo sabendo que é errado :D , com cuidado encostei o "Retorno da lampada" de um interruptor ao Linha e sensor começou a acender e apagar sem parar..

Caso possa ajudar em algo!

Fico muito grato pela sua ajuda... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok! estive sem tempo para tentar instalar novamente... Vou tentar amanha (sábado) que sobra um pouco de tempo!

Para evitar confusão,

Vamos dizer que eu queira deixar apenas o sensor de presença(substituindo pelo interruptor mais perto da porta visto que ele é embutido) ... ligarei ele conforme a indicação do fabricante ok?(fase,GND e retorno da lampada)

Já na outro interruptor para desliga-lo tenho que ligar GND ao fase certo(para corrente continuar circulando) ?

E o que faço com o "retorno da lampâda" no interruptor que quero anular que não de problema com o sensor?

Muito Obrigado pela força que esta me dando!

Vivendo e aprendendo heheheheh :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega feliperferrary, na forma que você esta pensando em ligar não funcionaria!...

O circuito de ligação das lâmpadas já estão ligados em paralelo como o colega Jorge disse! (Three-Way)..., mesmo que você transformasse em um circuito Four-Way, não funcionaria porquê o sensor mudaria de estado conforme o tempo programado para as lâmpadas acesas!...

Abaixo segue em anexo, um desenho, (muito ruim! feito no paint), como você teria que fazer as ligações, de um circuito Three-way com um acionamento com sensor de presença!...

Espero que ajude!...

post-359338-13884960923438_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Coordenador

Fernando, as lâmpadas devem estar instaladas em paralelo; (Sempre acende ou apagam juntas)...

Seria mais simples você instalar uma terceira lâmpada com o comando de presença, ai você não precisaria alterar nada da instalação elétrica original!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

Uma pergunta, aqui eu tenho dois interruptores em paralelo que acendem um lâmpada. Queria acrescentar um sensor nessa instalação. Ou seja, o sensor iria funcionar sem ter que desativar os dois interruptores. É possível??? Se possível qual o esquema??

OBS: encontrei o sensor que possui três fios (fase, neutro e retorno) 

COMO FAZER ESTA LIGAÇÃO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 3 meses depois...
12 minutos atrás, alcides pires disse:

Boa tarde a todos

     Gostaria de saber como ligo 4 lâmpadas em 1 sensor de presença?

 

Meus agradecimentos e um abraço a todos.

Apenas ligue as 4 lâmpadas em paralelo. 

Você liga a primeira da maneira que está desenhado no rótulo do sensor e as outras você aproveita o mesmo fio, desta forma:

58f91bcde51fd_images(1).png.6a2bcd36c6e908af9d026b6091d9badb.png

No lugar da pilha você põe o sensor, a quarta lâmpada liga da maneira que estão as outras 3.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!