Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lista de Placas Mãe com Suporte a DDL e/ou DTS Connect


paulohvs

Posts recomendados

Ao pesquisar por uma placa-mãe nova para jogos, tive (e ainda tenho) muita dificuldade em descobrir modelos que suportem Dolby Digital Live (DDL) e/ou DTS Connect (também conhecido como DTS Interactive).

Estes recursos são importantes porque permitem que o áudio dos jogos sejam reproduzidos em multicanal em um Home Theather por meio da conexão digital (ótica ou coaxial). Caso não haja suporte a isso, somente utilizando as conexões análógicas individuais é que é possível jogar com áudio multicanal.

Portanto, o objetivo deste tópico é utilizar o conhecimento da comunidade para manter uma lista atualizada de placas-mãe que tenham comprovadamente suporte a estes recursos.

A medida que o pessoal for informando, pretendo editar períodicamente o post inicial. Segue abaixo a lista inicial separada por socket.

AM2/AM2+/AM3

- ASUS M2N32-SLI Deluxe/Wireless Edition - Chip ADI 1988B - DTS Connect conforme site do fabricante.

- Gigabyte GA-MA78GM-S2H - Chip ALC889A - DTS Connect conforme site do fabricante.

775

-

1156

- Gigabyte GA-P55A-UD4P - Chip ALC889 - Dolby Digital Live - Não confirmado. Informação divergente de Review que li e resposta de pergunta que fiz ao fabricante.

1366

-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom hoje em dia 99,99% das placas mãe novas com saida digital tem suoprte a DTS e DLL, pois estão utilizando codecs de médio porte ou codecs profissionais (placas mãe voltadas para o publico gamer e overcloker).

Então é voce poderia pesquisar as placas que utilizam esses codecs de alta qualidade, pois certamente terão suporte a essas tecnologias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem assim não. Os chips suportam essas funções, mas elas são proprietárias e demandam pagamento de licença. Com isso muitos fabricantes de placa mãe optam por não oferecer DDL e DTS Connect.

Foxconn Cinema Premium

http://www.tomshardware.com/reviews/amd-785g-motherboard,2441-9.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Interessante, eu já tinha até desistido do tópico mas ainda teve uma movimentação mínima, mas importante.

Minha MB possui um desses "chips" topo de linha, mas nem por isso consigo utilizar o recurso.

Esse foi um dos motivadores de eu abrir este tópico e, por isso, a necessidade de confirmação na prática desse recurso funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em adição, você pode conferir no site da ASUS o que estou falando. Possuo uma M2N-SLI Deluxe e não consigo habilitar este recurso de forma alguma (estou usando o Win7)

Já a M2N32-SLI Deluxe e dita claramente no site da ASUS que suporta DTSC. O curioso é que, nas especificações, as duas utilizam o mesmo chip.

Por fim, já tentei utilizar o driver da M2N32, mas não vi nenhuma opção nova habilitada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em adição, você pode conferir no site da ASUS o que estou falando. Possuo uma M2N-SLI Deluxe e não consigo habilitar este recurso de forma alguma (estou usando o Win7)

Já a M2N32-SLI Deluxe e dita claramente no site da ASUS que suporta DTSC. O curioso é que, nas especificações, as duas utilizam o mesmo chip.

Por fim, já tentei utilizar o driver da M2N32, mas não vi nenhuma opção nova habilitada.

Por pura coincidência tenho a m2n32-sli deluxe ^^ ligada a um HT 5.1 pela saida optica digital. (ligo no HT da sala para assistir filmes e as vezes jogar um RPG offline).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

ASUS P5WDH Deluxe, socket 775 com chip Realtek ALC882M e suporte Dolby Digital Live (DDL).

Em 2008 montei meu micro especificamente para este propósito: jogar no PC com som 5.1 pelo Home Theater (HT). Fiz muita pesquisa e ainda assim entrei em furadas.

Placas de som (onboard ou não) geralmente suportam apenas estéreo (PCM de dois canais) pela saída SPDIF. Isto por causa da licença a ser paga quando o produto suporta DDL ou DTS. Precisei comprar uma Sound Blaster por engano para descobrir isso. Depois comprei a ASUS M2N32 com DTS Connect mas nunca consegui fazer funcionar. Fucei a internet inteira atrás dos mais diferentes drivers pro XP mas nenhum deles funcionou com som 5.1. Por fim desisti e quase comprei uma placa de som importada da Auzentech, pois o anúncio dizia que suportava DDL.

No final comprei a ASUS P5WDH com DDL porque meu amigo tinha comprado e pedi emprestado para testar no meu HT. Esta funcionou de primeira e estou muito satisfeito até hoje! Mas nunca mais vou comprar nada da ASUS pois nunca recuperei o prejuízo na propaganda enganosa da M2N32.

Testei o DDL uma única vez no Windows 7, com um único jogo e não funcionou como deveria. Com a saída SPDIF definida como saída de áudio padrão, a única opção de áudio do jogo era estéreo. Com a saída analógica definida como saída de aúdio padrão, a opção 5.1 surround aparecia no jogo mas ficava sem som digital (ou apenas os canais frontais, não me lembro ao certo). Por isso continuo usando o XP para jogos, apesar do XP não suportar DirectX 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!