Ir ao conteúdo

Dificuldade em Identificar Componentes SMD

lord.sector

Posts recomendados

Postado

Boa Noite,

Estou tendo dificuldades em Identificar dois componentes SMD.

Tenho noções de eletrônica e fui ajudar um amigo. Ele Possui uma pistola de luz(Sun Gun 3M) que parou de funcionar, levou em 4 eletrônicas grandes e ninguém conseguiu arrumar.

Dando uma de mexeriqueiro desmontei-a e identifiquei dois componentes queimados, já de cara. O problema é que são smd e não localizei o código deles nem no google.

Creio que o primeiro componente seja um transistor, apresenta 3 terminais e encontra-se antes da saida para uma ventoinha de 12V 2,4W. No circuito(placa) estão impressos os caracteres Q8 para este componente. No SMD Estão impressos:

. . (os pontos estão acima do segundo número 3 e do sinal de <)

337 <

O segundo acredito ser um capacitor. Esta identificado no circuito(placa) como C14 e estão impressos no componente:

EPCOS

227|59(o 59 esta no sentido vertical)

16V u3(o u3 esta no sentid vertical)

A 3M não disponibiliza assistencia para este produto. Recomendaram duas das 4 eletrônicas que visitamos.

Não encontrei os diagramas do produto tb.

Se puderem me dar uma ajuda agraço muito.

Desde já obrigado pela atenção.

Postado

Olá.

Cara já trabalhei em indústria de montagem de produtos eletrônicos.

Quando eu fazia a configuração da máquina, pela prática, tinha que saber o

tipo de encapsulamento do componente. O caso que pode dificultar é que o fabricante nos enviava uma BUM ( Lista de materiais) onde eu poderia verificar características técnicas de cada componente.

Tire uma foto mais visível possível dos componentes. Talvez eu possa indicar

propostas pra você.

Flws

Boa Noite,

Estou tendo dificuldades em Identificar dois componentes SMD.

Tenho noções de eletrônica e fui ajudar um amigo. Ele Possui uma pistola de luz(Sun Gun 3M) que parou de funcionar, levou em 4 eletrônicas grandes e ninguém conseguiu arrumar.

Dando uma de mexeriqueiro desmontei-a e identifiquei dois componentes queimados, já de cara. O problema é que são smd e não localizei o código deles nem no google.

Creio que o primeiro componente seja um transistor, apresenta 3 terminais e encontra-se antes da saida para uma ventoinha de 12V 2,4W. No circuito(placa) estão impressos os caracteres Q8 para este componente. No SMD Estão impressos:

337 <

O segundo acredito ser um capacitor. Esta identificado no circuito(placa) como C14 e estão impressos no componente:

EPCOS

A 3M não disponibiliza assistencia para este produto. Recomendaram duas das 4 eletrônicas que visitamos.

Não encontrei os diagramas do produto tb.

Se puderem me dar uma ajuda agraço muito.

Desde já obrigado pela atenção.

Postado

Boa noite,

Peço desculpa pela demora em postar as fotos. Demorei, pois não arruma uma camêra que conseguisse focar os componentes.

Segue em anexo as imagens que tirei.

-Primeira é do formato do capacitor

-Segunda é do local que ficava o capacitor

-Terceira é do formato do transistor

Grato pela ajuda.

post-430325-13884956489373_thumb.jpg

post-430325-13884956489861_thumb.jpg

post-430325-13884956490134_thumb.jpg

Postado

Realmente são transistores, ja que são identificados pela letra Q na placa de circuito...

Mas provávelmente se torrou do jeito que está ai, não foi só o componente visivelmente danificado que está ocasionando o problema! Devem der mais componentes com o problema oculto, que só mesmo estudando o circuito e azendo testes para descobrir!

Postado

Olá Pessoal.

Agradeço a ajuda, mas estou com problemas em identificar os componentes.

Já testei os componentes. O "capacitor" estava em curto e o "transistor" queimou. O Equipamento continua a funcionar, mesmo com estes componentes queimados. Ele Apenas perde as funções de ligar a ventoinha e o lâmpada liga direto(assim que se coloca a bateria). Fora isso, está OK. Consegui outro destes equipamentos emprestado, tirei estas peças da placa do equipamento bom e coloquei no queimado e funcionou perfeitamente. Isto me faz acreditar que são apenas estes dois componentes que estão queimados.

Resumindo, O que me falta é apenas a identificação dos componentes, nada mais.

Desde já obrigado

Postado

EPCOS (C14)

C14 é um capacitor de 220uf x 16V (eletrolitico)

337 <

É um MOSFET Canal N, FDN337N (http://www.fairchildsemi.com/pf/FD/FDN337N.html).

http://br.mouser.com/ProductDetail/Fairchild-Semiconductor/FDN337N/?qs=sGAEpiMZZMv4eh0jmGe02%252bugjR%2fdNL0Dys%2fRhU0atjs%3d

Postado

Olá Lord.

Bom trabalho com as fotos.

Em relação ao transistor o tipo de encapsulamento é SOT23.

Guarde esta informação. Ela é importante. Outra coisa agora é o número dele.

Bem, isto pode ser de fabricante mas normalmente o número define a

característica elétrica do componente. Entra em http://www.e-farnellnewark.com.br e pesquisa transistor SOT23. O próximo passo é descobrir este sinal < nele. Eu desconheço.

O capacitor é de tantalum, parecido com este: http://www.e-farnellnewark.com.br/capacitortantalo10uf10vsmd,product,9751041,129.aspx

Olha o datasheet deles e vê como o fabricante classifica estes números. O quê significa o quê.

Qualquer dúvida na leitura deles pode falar beleza.

Falou.

Postado

Olá pessoal,

Testei o capacitor eletrolitico de 220uf como disse o Dani e não deu certo. Procurei no site da epcos, mas mais me perdi do que encontrei alguma coisa.

Encontrei um datasheet de outro capacitor de tantalo da epcos com o mesmo encapsulamento e o código impresso no capacitor não condiz com a relação feita pelo Dani.

O capacitor do datasheet é de 10uf 10V e o código impresso é 337. Segue em anexo a imgem do datasheet. O código impresso é bem diferente.

Estou sem ideia nenhuma pra resolver isso. Pensei em medir o capacitor do outro equipamento, mas não tenho capacimetro, tem algum outro modo??

Vou comprar o mosfet amanha de manhã e testar... e posto os resultados

Valeu pela ajuda até agora pessoal. Estou contano com vocês.

Abraços

Edição:

Peço desculpas pela resposta do capacitor. Coloquei ele com a polaridade invertida....Dahhh

Quanto ao mosfet... Não achei em nenhuma loja de eletrônica.

procurei pelo seguintes códigos:

NDS337N (cód que encontrei na net pelo 337 do transistor)

FDN337N (Fairchild)

AO3402 (AOS)

APM2318A (ANPEC)

PMV56XN (NXP)

O carinha da eletrônica me ofereceu dois smd similares

-MUN2212(8B)

-BC337-25(6B)disse ele que era o mais similar.

Gostaria que alguém me desse uma luz em algum similar smd ou não.... Já to até aceitando a ideia de fazer uma adptação de um mosfet tamanho grande...

post-430325-13884956496957_thumb.jpg

Postado
Olá pessoal,

Testei o capacitor eletrolitico de 220uf como disse o Dani e não deu certo. Procurei no site da epcos, mas mais me perdi do que encontrei alguma coisa.

Encontrei um datasheet de outro capacitor de tantalo da epcos com o mesmo encapsulamento e o código impresso no capacitor não condiz com a relação feita pelo Dani.

O capacitor do datasheet é de 10uf 10V e o código impresso é 337. Segue em anexo a imgem do datasheet. O código impresso é bem diferente.

Estou sem ideia nenhuma pra resolver isso. Pensei em medir o capacitor do outro equipamento, mas não tenho capacimetro, tem algum outro modo??

Vou comprar o mosfet amanha de manhã e testar... e posto os resultados

Valeu pela ajuda até agora pessoal. Estou contano com vocês.

Abraços

Edição:

Peço desculpas pela resposta do capacitor. Coloquei ele com a polaridade invertida....Dahhh

Quanto ao mosfet... Não achei em nenhuma loja de eletrônica.

procurei pelo seguintes códigos:

NDS337N (cód que encontrei na net pelo 337 do transistor)

FDN337N (Fairchild)

AO3402 (AOS)

APM2318A (ANPEC)

PMV56XN (NXP)

O carinha da eletrônica me ofereceu dois smd similares

-MUN2212(8B)

-BC337-25(6B)disse ele que era o mais similar.

Gostaria que alguém me desse uma luz em algum similar smd ou não.... Já to até aceitando a ideia de fazer uma adptação de um mosfet tamanho grande...

A probabilidade de um desses transistores sugeridos pelo rapaz da eletrônica funcionar é quase nula.

Primeiro, os MOSFET's tem um acionamento diferente dos transistores e geralmente sua corrente no gate é muito baixa..

Segundo que esses transistores não vão aguentar a corrente drenada pela ventoinha.

Terceiro que a RDS(on) desse mosfet é muito baixa, por tanto o calor dissipado por ele é minímo.

Nem preciso continuar né?

Bom, vou ver se encontro algum mosfet similar.

Postado

Olá pessoal

Montei uma tabela e filtrei os resultados.Esta postada em imagem.

Mas isto foi apenas com encapsulamento sot-23 mas não sei o que pode ser considerado similar ao fdn337N para uma ventoinha de 12V 1,6Wats.

se tiver outro encapsulamento to aceitando....

Segue a tabela

post-430325-13884956512527_thumb.jpg

Postado

Vamos lá pessoal....

Não encontrei nenhum dos mosfets que citei na lista... Ta ruim de encontrar smds por aqui.....

Alguém pode me dar uma luz quanto a um mosfet em encapsulamento normal...?????

• 2 semanas depois...
Postado

Boa noite pessoal;

Agradeço a todos que me ajudaram pelo fórum ou fora dele. Quanto a identificação dos componentes valeu a força, mas não consegui encontrar o smd no mercado local.

Quanto a força que pedi para arrumar algo similar... Apenas um membro se manifestou prestativo.

Peço aos moderadores que deêm o tópico como encerrado.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!