Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reiniciando em alguns jogos


Snow

Posts recomendados

Boa noite! Montei meu PC em fevereiro deste ano.

A configuração é a seguinte:

MSI P55CD53| Intel Core i5 750 Turbo Mode ON sem overclock| 2x2 GB RAM Kingston 1333 MHz 1.5v CL9| GeForce GTX 275| Fonte Zalman 460b-aps

Rodando os SOs XP 32 e Vista 64 SP2 em Dual-Boot (pretendo substituir o Vista pelo 7 em breve, mas gostaria de resolver o problema primeiro, pois não acho que ele seja causado pelos SOs, já que acontece desde quando estavam limpos).

Já com o primeiro jogo que instalei (Assassin's Creed) o problema se manifestou duas vezes durante todo o tempo em que o jogo esteve instalado (um mês, aproximadamente): o PC dava tela azul e reiniciava.

A princípio pensei que o problema fosse do jogo que, apesar de original, tinha dado um erro e voltado para o desktop quando tentei rodá-lo pela primeira vez. A coisa começou a ficar suspeita quando outros jogos que eu punha no XP (mas nem todos) levavam o PC a reiniciar esporadicamente, mas a partir de então sem a tela azul. Contudo, como o problema ainda acontecia muito raramente, comecei a suspeitar que seria alguma corrupção no SO (no caso, Windows XP de 32 bits), já que todos os jogos que havia usado no Vista até então não tinham apresentado o problema. Porém, um dia estava jogando GTA IV no Windows Vista e o PC reiniciou (também sem tela azul). Estranhei, mas como contava com diversos jogos instalados e rodando normalmente nesse SO sem apresentar problema algum, acreditei que fosse do GTA, que é conhecidamente um jogo fadado a crashes (inclusive, ele chegou a dar crash e voltar para o desktop algumas vezes).

Bem... o que ocorre é que, tanto no Vista quanto no XP, esse problema de reiniciar afetou dois jogos de forma particular: Bioshock 2 e Metro 2033, com os quais o PC reinicia num momento específico, invariavelmente, praticamente no início do game, o que torna impossível prosseguir.

O fato de ocorrer nos dois sistemas e de no XP as ocorrências retomarem à época em que o PC estava recém-montado me fazem crer que o problema não esteja relacionado ao sistema, embora ainda não tenha descartado a hipótese de todo. O fato é que creio que o problema não se deva a aquecimento excessivo da CPU ou da GPU porque em alguns jogos pesados como Dirt 2 o PC jamais reiniciou, enquanto em alguns jogos mais leves, como Need for Speed Most Wanted, ele chegou a reiniciar quatro vezes, durante o tempo em que o mantive instalado.

Tentei desabilitar a reinicialização automática pelo Windows Vista, mas ainda assim o PC reiniciou. Quando eu acesso o histórico dos erros, vejo apenas um erro que fala que o desligamento anterior não era esperado. Mais nada. Como se nada houvesse acontecido e eu tivesse apenas apertado o botão de reset.

Pois bem! Já não sei mais o que pensar.

Alguém saberia me dizer o que pode fazer com que alguns jogos caiam (frequentemente ou não, sempre na mesma parte ou não) e outros rodem com perfeição do início ao fim, em dois sistemas operacionais diferentes?

Já tentei atualizar driver de vídeo, runtimes de DirectX, rodar diagnósticos do Windows para procurar problemas em hardware... Nada me conduziu ao problema! :wacko:

Bem... Deixo desde já os meus agradecimentos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!