Ir ao conteúdo

Substituir Som Onboard!??

acfaria

Posts recomendados

Postado

Tenho uma placa mãe que vem com som onboard com a seguinte placa...

Realtek ALC662...minha placa mãe é uma pcware ipm31..

Ouvi dizer que algumas placas de som onboard pegam parte do desempenho da maquina..do processador, e ainda tem menor qualidade, isso é vdd? quem puder me explicar da forma mais detalhada possível acho melhor ainda, n importa se for complexo, mas com detalhes reais..;).

Caso a resposta for sim, vale a pena trocar por uma offboard barata, tipo aquelas de trinta e poucos reais?..Só para ajudar, vai uma foto ae da minha placa mãe..

Vejo que a placa de som só tem 3 entradinhas, a maioria das outras, até mesmo onboard tem 5 ou 6 entradas, o que exatamente são elas?

Enfim, acho que vocês entender o que eu quero saber, que é qse tudo, kkk, mas é q realmente me interesso por isso, e também acho que quero comprar umas caixas de som razoáveis p por aq..de toda forma minha dúvida é da placa de som..alguém que tiver experiência e paciência, me ensine ae por favor..desde já um obrigado! ^_^.

Postado

Caro Acfaria,

No seu caso não vale a pena uma placa avulsa, pois o chip de som ALC662 possui codec HD de 5.1 canais que atenderá as suas necessidades. O único porém, é em relação aos conectores (3), pois você será obrigado a sacrificar a entrada do MIC para poder usar os 5.1 canais. As placas-mãe com som on-board até roubam um pouco dos processadores, mas é uma coisa tão ínfima, que será impossível você notar, mesmo usando processadores mais lentos. Com relação à qualidade, realmente isso existe (mas não é o seu caso) comprarando placas-mãe de baixo custo com as de alto desempenho.

É claro que se você quiser utilizar recursos mais avançados tais como, 7.1 canais e alguns codecs especiais, você realmente terá que optar por uma placa-mãe mais cara ou uma placa de som avulsa, ok? Abraços.

Postado

Se você quer melhorar a qualidade do áudio produzido pelo seu computador, invista em caixas de som de qualidade, como Edifier p. exe., e no aterramento da sua rede doméstica, caso você more numa casa. Quanto ao uso do processador, isso poderá acontecer em jogos que usem intensamente efeitos sonoros 3D, mas como lembrou o colega Dr Tech, com os processadores atuais, muitos c/ múltiplos "cores", esse efeito será desprezível.

Postado

Howw, vocês tiraram bem minhas dúvidas,rs...em outro fórum tinha lido que vale a pena trocar de placa de som, porque a onboard sempre é inferior, faz os jogos ficarem lentos, e ainda faz o pc gastar mais energia, se for assim fico até mais aliviado,rs..

então só mais umas pequenas questões..as que tem mais plugs tem mais qualidade no caso então?..e o tal plugue preto dessas placas off que li q era entrada digital, enquanto a verde é analogica...tem diferença eu conectar um fone de ouvido por exemplo entre a entrada verde e a preta? vou perder qualidade sonora no caso de conectar na analogica e n na digital?

valeu! ^_^

Postado

As saídas digitais da placa de som só podem ser ligadas em entradas digitais (receivers, amplificadores) onde serão ligadas as caixas de som, sem amplificação, ou um fone de ouvido. Para ligar em caixas comuns, amplificadas, ou fones, use a saída analógica, verde.

Postado

Então..que saída digital é essa? minha placa tem? é o plug azul? Agradeço quem me explicar isso ae com detalhes...

abraços!

• Membro VIP
Postado

A princípio não, mas há placas em que se pode adicionar um espelho nos slots de expansão com esta entrada... verifique o manual da sua placa mãe que lá irá dizer se tem um conector interno SPDIF.

Em alguns casos há a saída digital coaxial, em alguns casos nehuma das duas... varia de placa pra placa.

O áudio enviado via SPDIF precisa ser decodificado por alguém. Por isso os comentários dos amigos... Ou um receiver ou um home com entrada compatível, ou mesmo um kit 5.1 ou 2.1 com entradas digitais (meio salgados).

Pense da seguinte maneira... no final, alguém tem sempre que "converter" pra analógico... porque alto-falantes são dispositivos analógicos. Mesmo que seja no amplificador dentro do sub, que no caso, não seria "apenas" um amplificador.

Talvez isto lhe ajude um pouco...

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Conexao-SPDIF/598

Postado

Obrigado por enviar o artigo renf..muita coisa eu n sabia ae! ;).

Acho q vou comprar uma placa de som off, porque to pensando dq um tempo comprar um subwooffer ou um fone dos bons mesmo..não quero gastar tanto em uma placa off, pelo menos por enquanto, pensei nesta aqui da encore...

http://www.encore-usa.com/us/product/ENM232-8VIA

só q vi o site não tem drivers atualizados dela, porque parece que quem fabrica ela é a VIA Technologies...mas no site dela não sei qual é o driver correto, isso se for esse site mesmo,rsrs... só p finalizar o tópico como dúvida sanada..alguém pode me passar o link do ultimo driver dessa placa? e outra...ela funciona também tem 5.1 no caso de subwoofer e fones de ouvido? apenas estas duas duvidas!

Aguardo respostas, obrigado até o momento! ^_^

Postado

Como você soube q ela é modelo VT8237? ...n encontrei isso em lugar algum!..poxa, mas tenho win7, se n tiver drivers p ele fica ****!! vi também uma placa da clone na mesma faixa de preço...só q e 5.1.. chipset c-media, dentre elas qual vocês acham melhor?

abç!

• Membro VIP
Postado

Só pesquisando na net. Já vi muita gente querendo usar esta placa e já pesquisei sobre ela.

Da Clone você precisa falar o modelo. Provavelmente será a CMedia 8738.

Abraços

Postado

Obrigado renf..vou pegar essa da encore mesmo...o modelo via6 no caso qual seria no site que você me passou!?

http://www.via.com.tw/en/support/drivers.jsp

Eu pesquisei e não achei nada a respeito da numeração dela como você me disse...de toda forma, tem como você me falar qual é dessa?...quem sabe do 5.1 eles disponibilizaram para o win 7,rs....abç ae!

Postado

Amanha vou pedir minha plaquinha, logo depois postarei as diferenças entre minha onboard e ela...só quero que me respondam com o máximo de detalhes possíveis 3 perguntas apenas...e eu os deixarei em paz,rsrs...espero que não se incomodem, mas é que gosto de saber o máximo possível das coisas de hardware e tal, e vejo que o pessoal aqui do fórum sabe muito, por isso tenho liberdade de perguntar e também opinar nas sessões das quais eu tenho conhecimento! :D.

Vamos lá...

1- Qual a diferença real das placas da encore 5.1 e 7.1? Para quem pretende usar bons fones de ouvido isso influi mesmo que um pouco na qualidade?

2- Vi que elas são compativeis com um tal de driver AC'97 revisão 2.3. ... ac'97 não seria drivers de placas realtek? Os drivers puxados no próprio site da encore por acaso teria os ac'97 ou isso é algo "a parte"?...pode-se puxar então aonde?

3- Que raios é isso aqui..."3.3V or 5V analog, 3.3V digital power supply"?? por acaso ela teria um modo analógico no slot pci e outro modo digital se for ligado na fonte?

Thanks ^_^.

Postado
Amanha vou pedir minha plaquinha, logo depois postarei as diferenças entre minha onboard e ela...só quero que me respondam com o máximo de detalhes possíveis 3 perguntas apenas...e eu os deixarei em paz,rsrs...espero que não se incomodem, mas é que gosto de saber o máximo possível das coisas de hardware e tal, e vejo que o pessoal aqui do fórum sabe muito, por isso tenho liberdade de perguntar e também opinar nas sessões das quais eu tenho conhecimento! :D.

Vamos lá...

1- Qual a diferença real das placas da encore 5.1 e 7.1? Para quem pretende usar bons fones de ouvido isso influi mesmo que um pouco na qualidade?

Basicamente a quantia de canais... 7.1 são 2 canais a mais do que 5.1, você só nota claramente isso usando um sistema com suporte para 5.1 ou 7.1, ou seja 5 ou 7 caixas mais um subwoofer. Acredito que com um fone de ouvido ou headset não dê para notar, já que se trata de um sistema de 2 canais.

Aqui, por exemplo, uso uma SoundMAX HD 7.1 onboard, como minhas caixas Logitech X-230 são 2.1 não dá para utilizar todos os canais disponíveis.

2- Vi que elas são compativeis com um tal de driver AC'97 revisão 2.3. ... ac'97 não seria drivers de placas realtek? Os drivers puxados no próprio site da encore por acaso teria os ac'97 ou isso é algo "a parte"?...pode-se puxar então aonde?

Aparentemente são sim os drivers da Realtek, mas eu não me surpreenderia, a Realtek fornece drivers para uma infinidade de placas de som, se lá diz que o AC97 é suportado, teste com ele.

3- Que raios é isso aqui..."3.3V or 5V analog, 3.3V digital power supply"?? por acaso ela teria um modo analógico no slot pci e outro modo digital se for ligado na fonte?

Thanks ^_^.

Isso já não sei te dizer, mas geralmente essas placas são alimentadas pelo slot PCI mesmo.

Falou! Abraços!

Postado

acfaria,

o seu som onboard suporta o HDA (áudio de alta definição) que é o padrão que substituiu o antigo AC´97, usado por essas Encore. Se você quer um som melhor que o seu onboard, compre ao menos uma Audigy SE, caso contrário, fique com ele mesmo.

Postado

Olá Shadow..bem, li isso falando da placa, mas pela versão que li não tive certeza...vou colocar o link direto nas fontes de onde vi...

http://www.via.com.tw/en/products/audio/controllers/tremor/

http://www.via.com.tw/en/products/audio/codecs/vt1618/index.jsp

Severino, ainda vou comprar uma plca de som decente, é que gastei bastante com outros periféricos do pc ultimamente, e só queria colocar uma plaquinha off de som p quebrar o galho por enquanto...

Me veio mais 3 perguntas que gostaria que me respondessem, são mais simples que as anteriores..

1- O que significa a diferença do encaixe do slot dessa encore da 5.1 da 7.1?...vejo que do 5.1 tem dois espaços no slot e do 7.1 um espaço apenas, queria saber o que é. (fotos)

2- As duas placas tem uma coisa como se fossem 4 ferrinhos, não sei se é para encaixar algo ou o que!? queria saber o que é (achei isso aqui.."CD IN: Analog CD/IN Port (Signals: L-G-G-R)")..? (fotos).

3- Caso eu não goste da placa off (já fiz o pedido) e queira voltar para a on, tem como fazer isso sem tirar ela do slot?

É isso aee, agradeço os posts que foram colocados até o momento, pessoal dessa parte aqui do fórum posta pouco mas são antesciosos! :lol:...

Aguardo as outras resp...minha plaquinha deve chegar no maximo quinta, colocarei minhas impressoes aqui para fazer a comparação...testarei em games "COD4, RE5 e GTA SA ", vídeos que tenho aqui gravados e boas músicas...até lá! ^_^

Postado

Bem...comprei a bixinha e instalei aqui com sucesso! :D..e vou colocar aqui minhas impressoes...

O modelo que adquiri foi o encore enm232-8via, e vou dizer aqui claramente..os que colocaram falando que ela pior que a que eu tinha erraram feio...além da altura do som que mais que dobrou o volume, teve uma melhora percepctível na qualidade sim!...ela utiliza menos o processador como vi em um programa que marca aqui, como também tem drivers atualizados e funfando cem por cento aqui no win7 64bits...tem também muito mais opções que minha onboard no seu codec...

Enfim..para uma placa de baixissimo custo já percebo a diferença de uma onboard para uma offboard...e igual placa de vídeo.. até imagino como será uma top da creative então,rs..abraços a todos! :)

Postado

Bem...comprei a bixinha e instalei aqui com sucesso! :D..e vou colocar aqui minhas impressoes...

O modelo que adquiri foi o encore enm232-8via, e vou dizer aqui claramente..os que colocaram falando que ela pior que a que eu tinha erraram feio...além da altura do som que mais que dobrou o volume, teve uma melhora percepctível na qualidade sim!...ela utiliza menos o processador como vi em um programa que marca aqui, como também tem drivers atualizados e funfando cem por cento aqui no win7 64bits...tem também muito mais opções que minha onboard no seu codec...

Enfim..para uma placa de baixissimo custo já percebo a diferença de uma onboard para uma offboard...e igual placa de vídeo.. até imagino como será uma top da creative então,rs..abraços a todos! :)

Postado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!