Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

@faller

lendo por ai os topicos sobre nao usar estabilizadores.....me deparei com novidades...o tal do protetor de surtos

http://www.oficinadosbits.com.br/produto11301/Clamper_Protetor_Contra_Raiosco.html

esse do link seria uma boa indicacao ? seria o mesmo que os protetores com DPS no formato de regua ? pois pensei...se for a mesma coisa....posso comprar esse baratinho com 2 tomadas....e ligar um filtro de linha normal nele ?

no aguardo

obrigado.

Você esta vendo, pela transparência da caixa plástica, a proteção ai, certo??

Tente entender aonde esta o fusível? Aonde esta a chave liga desliga, algum elemento de filtro, um indutor quem sabe???

Claro que não os estás vendo pois não tem.. Ele não é exatamente equivalente a um filtro de linha daqueles maiores, da clamper..

• Curtir 1
Postado

Você esta vendo, pela transparência da caixa plástica, a proteção ai, certo??

Tente entender aonde esta o fusível? Aonde esta a chave liga desliga, algum elemento de filtro, um indutor quem sabe???

Claro que não os estás vendo pois não tem.. Ele não é exatamente equivalente a um filtro de linha daqueles maiores, da clamper..

valeu pela resposta..mas desculpa...eu nao entendo..ehehehe....por isso perguntei

mas ja deu pra entender....o que eu teria que comprar é um filtro de linha com DPS......como aquele que você mostrou no outro topico com os componentes.

desses 2 qual você indicaria ?

http://www.waz.com.br/periferico-e-acessorio/energia/protetor-contra-surto/dps-8-tomadas-clamper-multi-energia-preto-box.html

http://www.waz.com.br/periferico-e-acessorio/energia/protetor-contra-surto/dps-4-tomadas-clamper-computer-protector-pbr-preto-box.html

ou APC ....que nao estou conseguindo encontrar

e se for um NOBREAK APC que tenha DPS (se é que tem)......melhor ainda ?

valeu

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

valeu pela resposta..mas desculpa...eu nao entendo..ehehehe....por isso perguntei

mas ja deu pra entender....o que eu teria que comprar é um filtro de linha com DPS......como aquele que você mostrou no outro topico com os componentes.

desses 2 qual você indicaria ?

http://www.waz.com.br/periferico-e-acessorio/energia/protetor-contra-surto/dps-8-tomadas-clamper-multi-energia-preto-box.html

http://www.waz.com.br/periferico-e-acessorio/energia/protetor-contra-surto/dps-4-tomadas-clamper-computer-protector-pbr-preto-box.html

ou APC ....que nao estou conseguindo encontrar

e se for um NOBREAK APC que tenha DPS (se é que tem)......melhor ainda ?

valeu

Ou esse daqui, que pode até ser bem barato dependendo de como a internet adentra ai a sua casa.. Para entender melhor leia ai:  Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo?   

http://www.waz.com.br/dps-8-tomadas-clamper-multi-protecao-preto.html

Quanto a no-break, ele não é um dispositivo feito para proteger contra surtos de tensão. Grande parte deles tem elementos de proteção e menor quantidade e em pior topologia que bons filtros de linha. Além do que no-breaks só passam a ser interessantes com custo superior a R$ 1.500,00. O resto mais agride a fonte do que ajuda..

• Curtir 1
Postado

Ou esse daqui, que pode até ser bem barato dependendo de como a internet adentra ai a sua casa.. Para entender melhor leia ai:  Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo?   

http://www.waz.com.br/dps-8-tomadas-clamper-multi-protecao-preto.html

Quanto a no-break, ele não é um dispositivo feito para proteger contra surtos de tensão. Grande parte deles tem elementos de proteção e menor quantidade e em pior topologia que bons filtros de linha. Além do que no-breaks só passam a ser interessantes com custo superior a R$ 1.500,00. O resto mais agride a fonte do que ajuda..

esse que você indicou eu também tinha pensado mas nao tenho necessidade de ligar CABO COAXIAL....ainda tenho VIVO SPEEDY mas logo chega fibra no meu bairro

então se indicou também uma 3º opcao...sinal que as 2 opções que eu citei estão dentro das suas indicacoes ?

APC seria melhor ? se sim..onde eu poderia encontrar ?

valeu

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

hum esse eu vi so que é padrão de tomada antigo ne

nao tem com o novo padrão 3 pinos ?

posso comprar então aquele clamper de 8 tomadas ?

Não se trata de padrão antigo mas sim padrão NEMA (Norte Americano). Não vais encontrar nenhum APC com tomadas padrão brasileiro..

Padrão brasileiro e, se for o caso, para tensão de 220 Volts, só fabricados no Brasil mesmo..  Afinal o padrão brasileiro e igual jaboticaba, só tem aqui mesmo...

O Clamper Multi Energia sim me parece uma boa solução para você, após a fibra ótica e se essa fibra entrar na sua casa..

• Curtir 1
Postado

Não se trata de padrão antigo mas sim padrão NEMA (Norte Americano). Não vais encontrar nenhum APC com tomadas padrão brasileiro..

Padrão brasileiro e, se for o caso, para tensão de 220 Volts, só fabricados no Brasil mesmo..  Afinal o padrão brasileiro e igual jaboticaba, só tem aqui mesmo...

O Clamper Multi Energia sim me parece uma boa solução para você, após a fibra ótica e se essa fibra entrar na sua casa..

nao entendi....por que somente apos a fibra e se ela entrar na minha casa ?

• Curtir 1
Postado

Tomo a liberdade de te dizer porque:

Porque voce disse que a fibra ótica vai chegar aí no seu bairro. Também porque não tem como saber se voce vai contratar um plano com fibra ótica ou não.Caso venha a usar fibra,o Clamper Multiproteção pode proteger tanto o cabo como a antena de televisão se voce precisar.

Boa sorte!

• Curtir 1
Postado

Tomo a liberdade de te dizer porque:

Porque voce disse que a fibra ótica vai chegar aí no seu bairro. Também porque não tem como saber se voce vai contratar um plano com fibra ótica ou não.Caso venha a usar fibra,o Clamper Multiproteção pode proteger tanto o cabo como a antena de televisão se voce precisar.

Boa sorte!

antena de televisao eu nao vou precisar porque fica na sala toda a parafernalha do satelite....e eu vou usar o filtro para o micro no meu quarto

se eu for por a fibra...vai ser a fibra da VIVO e nao a da net que parece que chega por cabo coaxial

por isso nao vou precisar do filtro com protecao para cabo coaxial e rj11

quero somente para as tomadas onde vou ligar monitor pc etc

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

nao entendi....por que somente apos a fibra e se ela entrar na minha casa ?

Quem não entendeu fui eu..

Citas ter Vivo Speedy, que não sei exatamente o que e mas me parece ser ADSL, sobre a linha telefônica, uma rede sujeita a receber raios e indução dos mesmos ao longo do quilometros de fio que separam sua casa da central telefônica.

Pois justo nessa fiação dai pode entrar um surtos de tensão, derivado de um raio, ou da queda da rede de alimentação sobre a rede telefônica ou da alta tensão, na rua, 13.000 Volts, sobre o io de telefone, passar por cima de seu modem ADSL, pegar o fio da cabo de rede lan e chegar ao seu PC.

Tres coisas ajudam ai nessa hora a salvar seu PC;

1) Se a internet chegar na sua casa via fibra ótica (que não conduz raio nem outro tipo de surto de tensão, pois e composta de vidro)

2) Se após o modem a distribuição dessa internet se der, ate seu PC, via WiFi e não por cabo de rede lan;

3) Adotar uma boa proteção na linha telefônica convencional antes dela chegar no seu modem Speedy;

Caso contrario seu PC sim corre risco de ser apanhado por um surto de tensão que adentra por outro caminho que não o da rede elétrica..

A grande dúvida é ainda como chega a internet ai no seu PC;

1) Via Wi Fi

2) Via cabo LAN

3) Via sinais de fumaça

• Curtir 1
Postado

@faller,me desculpe a besteira que acabei de escrever acima.Não sabia que fibra ótica não conduz raio e tensões.Também presumi que depois de tantas respostas não houvesse mais paciência(só de ler eu perdi a minha).

Dito isto,peço ao @JeffJoe que desconsidere meu comentário,embora feito com a melhor das intenções.

Boa sorte! 

• Curtir 1
Postado

Caro faller,

Tenho um Clamper Multi Proteção c/ Contador de Surtos instalado na casa dos meus pais (fica em outra cidade) e ontem aconteceu algum "evento" na rede elétrica fornecida pela RGE (disseram que foi algo no neutro que saia do poste em direção à casa) e após este evento o Clamper parou de funcionar e a parte onde fica o circuito de proteção dele ficou cheia de fuligem (a versão que eu tenho é a transparente então isso ficou bem visível).

Pedi para o meu pai que o levasse à uma eletrônica pois imagino que durante a ocorrência deste "evento" o Clamper deva ter se "suicidado" para proteger os componentes que estavam conectados nele, e de repente a troca de algum componente simples o possa colocar na ativa novamente. Também vou verificar se é possível acionar a garantia.

Mas... se não for possível arrumá-lo ou utilizar a garantia, eu terei que comprar um novo protetor contra surtos.

Só que agora, em vez de utilizar DPS's individuais, como o Clamper Multiproteção, eu estava pensando em instalar a proteção VCL da Clamper (aquela que fica na caixa de disjuntores e teoricamente protege toda a casa), mas tenho uma dúvidas em relação à este equipamento:

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=80

Minha dúvida é se com a instalação deste equipamento eu eliminaria a necessidade de protetores contra surtos "individuais". A eficiência deste tipo de proteção é comparável à um Multi Proteção c/ contador de surtos?

O que me dizes? acha que vale a pena pensar na instalação de um VCL destes para a casa toda, ou é melhor pegar um Clamper Multi Proteção zero km?

PS: estou ignorando aqui a questão de cabos coaxiais e linhas telefônicas, que eu sei que não estarão protegidas pelo VCL. Para estes "meios" eu vou continuar utilizando protetores individuais, só que em vez do Clamper Multiproteção eu compraria aquelas proteções menores da Clamper, específicas para coaxial e/ou linha telefônica.

• Curtir 1
Postado

Quem não entendeu fui eu..

Citas ter Vivo Speedy, que não sei exatamente o que e mas me parece ser ADSL, sobre a linha telefônica, uma rede sujeita a receber raios e indução dos mesmos ao longo do quilometros de fio que separam sua casa da central telefônica.

Pois justo nessa fiação dai pode entrar um surtos de tensão, derivado de um raio, ou da queda da rede de alimentação sobre a rede telefônica ou da alta tensão, na rua, 13.000 Volts, sobre o io de telefone, passar por cima de seu modem ADSL, pegar o fio da cabo de rede lan e chegar ao seu PC.

Tres coisas ajudam ai nessa hora a salvar seu PC;

1) Se a internet chegar na sua casa via fibra ótica (que não conduz raio nem outro tipo de surto de tensão, pois e composta de vidro)

2) Se após o modem a distribuição dessa internet se der, ate seu PC, via WiFi e não por cabo de rede lan;

3) Adotar uma boa proteção na linha telefônica convencional antes dela chegar no seu modem Speedy;

Caso contrario seu PC sim corre risco de ser apanhado por um surto de tensão que adentra por outro caminho que não o da rede elétrica..

A grande dúvida é ainda como chega a internet ai no seu PC;

1) Via Wi Fi

2) Via cabo LAN

3) Via sinais de fumaça

alternativa 2.........cabo lan

sim...speedy é ADSL,,,que chega pelo telefone

porém quando se esta relampejando eu desligo o micro e tiro tudo da tomada

por isso eu comentei sobre.por que so depois de por a fibra eu compro o filtro

vi que a clamper tem 2 modelos

o filtro simples....e um um pouquinho mais caro que tem protecao para RJ11 e cabo coxial.....o que para mim nao precisaria..a nao ser que eu nao fosse por fibra...ai ajudaria

mas acho que o simples ja ta bom ja que em breve deve chegar a fibra....e como eu disse......quando se esta relampejando eu desligo tudo

valeu

• Curtir 1
Postado

vi que a clamper tem 2 modelos

o filtro simples....e um um pouquinho mais caro que tem protecao para RJ11 e cabo coxial.....o que para mim nao precisaria..a nao ser que eu nao fosse por fibra...ai ajudaria

mas acho que o simples ja ta bom ja que em breve deve chegar a fibra....e como eu disse......quando se esta relampejando eu desligo tudo

valeu

caro JeffJoe, este procedimento não é seguro e falo por experiência própria, pois antigamente eu também sempre "desligava tudo".

Até que um dia não teve "relâmpago de aviso", o primeiro raio já entrou rasgando pela minha linha telefônica e perdi um modem nessa brincadeira.

Mas... se a escolha é consciente e este é um risco que você acha que vale a pena correr até chegar a fibra, tudo bem, só não vale chorar depois hehehe.

abraço,

• Curtir 1
Postado

caro JeffJoe, este procedimento não é seguro e falo por experiência própria, pois antigamente eu também sempre "desligava tudo".

Até que um dia não teve "relâmpago de aviso", o primeiro raio já entrou rasgando pela minha linha telefônica e perdi um modem nessa brincadeira.

Mas... se a escolha é consciente e este é um risco que você acha que vale a pena correr até chegar a fibra, tudo bem, só não vale chorar depois hehehe.

abraço,

so que ja li o @faller dizer por ai que nao existe nada que segure raios....em algum post........o que seguram os raios sao os para raios para proteger nós humanos...do resto como eletronicos nao existe

mas eu concordo com você..também ja tive problemas de queima de modem....placa de rede....placa-mãe e etc

o que eu queria mesmo era um protetor contra surtos que vi o @faller dizer por ai que é bom contra os surtos que ja existem na corrente eletrica de prache ate para proteger melhor a fonte....e nao pra proteger de raios.......nao estou usando o micro...tiro tudo na tomada inclusive passarei a tirar o cabo de rede para que nao chegue pelo modem passando pela linha telefone, enquanto nao chega a fibra

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@JeffJoe, você é livre para querer o que quer e nos dizer isso, só que, desculpe-nos, sua argumentação é péssima. Como ninguém está discutindo algo aqui, e você resolveu defender-se de adversários imaginários, minha sugestão é: você esquecer esses adversários e simplificar suas mensagens. Isso aumentará as chances de você ser atendido por mais gente. Os seus parágrafos defensivos não são muito estimulantes.

• Curtir 1
Postado

@JeffJoe, você é livre para querer o que quer e nos dizer isso, só que, desculpe-nos, sua argumentação é péssima. Como ninguém está discutindo algo aqui, e você resolveu defender-se de adversários imaginários, minha sugestão é: você esquecer esses adversários e simplificar suas mensagens. Isso aumentará as chances de você ser atendido por mais gente. Os seus parágrafos defensivos não são muito estimulantes.

acho que você nao me entendeu

eu nao estou argumentando nada

eu estou com duvidas...estou tirando duvidas.....apenas isso

nao sou o rei da verdade e nao estou argumentando minhas opinioes...estou apenas querendo entender melhor do assunto com o @faller

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A questão "tirar da tomada" pode ser uma faca de dois gumes. Imagine sacar da tomada e ao mesmo tempo receber, via rede telefônica, um surto de tensão, derivado de um raio ou da queda de fiação 110/220 ou 13.000 Volts na rua, sobre a rede telefônica.... Ao chegar no seu modem, na busca de um aterramento não vai achar em lugar nenhum um fio terra (plug da fonte sacado da tomada)  e nem sequer um foi neutro (pelo plugue estar sacado da tomada) Esse fio neutro está, de um modo ou de outro, referenciado ao terra e serve também como fuga, como escoamento da energia do surto, a massa.. Na falta do terra ele até faz a sua parte..

Retire tudo da tomada inclusive a rede telefônica de seu modem.. É um saco e, segundo a Lei de Murphy, cem vezes vais sacá-lo da tomada e, justo quando isso não for feito ai é que acontecerá o problema...  Olha, não desejo isso, mas sim informo que pode acontecer..

Toda e qualquer rede física, principalmente de energia, de TV a cabo, telefônica, ou antenas de rádio, "andam" ai pela cidade tal qual antena sempre sujeitas a receber algum evento que as perturbe..

Mais vale a pena proteger do que tentar evitar de estar ligado se acontecer..  Se o varal de estender roupa fosse de um modo ou de outro ligado ao PC, e se fosse metálico, também seria um ofensor..

Sempre tens a opção de proteger individualmente uma linha física, seja ela que tipo for, como exemplo veja isso dai, protetores individuais:

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/dps-iclamper-cabo-transparente.html

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/dps-iclamper-tel-transparente.html

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-cabo.html

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-tel.html

Ou seja, solução existe sim, só argumento que sai mais barato, é mais em conta, se desejares proteger múltiplas linhas física que de um modo ou outro são vinculadas ao PC (para proteger esse PC) custa menos, sai mais barato, adotar um Clamper Multi Proteção como esse dai: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-protec-o-8-tomadas-transparente.html

Mas cada um cada qual.. se preferires sacar fora tudo, antes de um surto acontecer, de um carro derrubar o poste na rua, fazendo cair a alta tensão sobre a rede telefônica, fique a vontade e adote uma das proteções da Clamper desse tipo dai, afinal, poupas cerca de R$ 40,00: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-energia-8-tomadas-branco.html

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

acho que você nao me entendeu

eu nao estou argumentando nada

Vejamos...

Qual é a relação que "chegar a fibra ótica"  e "comprar o filtro" podem ter, especialmente depois de você receber e aceitar o que ambos significam?

Nenhuma.

É um raciocínio sem pé nem cabeça.

mas acho que o [filtro] simples ja ta bom ja que em breve deve chegar a fibra....e como eu disse......quando se esta relampejando eu desligo tudo

As palavras sem sentido continuam.

so que ja li o @faller dizer por ai que nao existe nada que segure raios....em algum post........o que seguram os raios sao os para raios para proteger nós humanos...do resto como eletronicos nao existe

Isso não rebate o que @hitchhiker disse, reafirma.

o que eu queria mesmo era um protetor contra surtos que vi o @faller dizer por ai que é bom contra os surtos que ja existem na corrente eletrica de prache ate para proteger melhor a fonte....e nao pra proteger de raios.......nao estou usando o micro...tiro tudo na tomada inclusive passarei a tirar o cabo de rede para que nao chegue pelo modem passando pela linha telefone, enquanto nao chega a fibra

Todo o tempo a ênfase de suas falas e "argumentações" foi [e parece que continua sendo] nos raios.

Entenda: se você for objetivo e absover o que lhe respondem de correto, aumentarão as suas chances de se beneficiar do fórum.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O que me dizes?

Proteção instalada junto ao quadro de disjuntores sempre e bom, ou melhor diria ótimo. Um DPS para cada fase. A adoção de um filtro de linha agrega algumas funcoes adicionais que o DPS nao prove, a saber:

- Chave liga desliga;

- Mini disjuntor ou fusível;

- Filtragem adicional da energia elétrica;

- Podem oferecer proteções extra para linhas coaxiais e telefônicas;

- Com ou sem aterramento na tomada oferecem equipotencialização das carcaças de todos os equipamentos ao filtro conectados, com plug de 3 pinos;

- E o principal e importante que e a disponibilização de múltiplas tomadas para melhor organizar sua estação de trabalho;

Ou seja, não dá de comparar uma solução com outra.. A melhor é adotar ambas.

• Curtir 2
Postado

Ou seja, não dá de comparar uma solução com outra.. A melhor é adotar ambas.

Valeu faller!

Por ora, já encomendei um novo Clamper c/ contador de surtos idêntico ao anterior, enquanto isso avalio com calma também a instalação do VCL.

E o antigo Clamper que queimou vou tentar mandar para a garantia. Não faço ideia se ela cobre este tipo de evento, mas vou ver com a Clamper.

obrigado!

• Curtir 1
Postado

Vejamos...

Qual é a relação que "chegar a fibra ótica"  e "comprar o filtro" podem ter, especialmente depois de você receber e aceitar o que ambos significam?

Nenhuma.

É um raciocínio sem pé nem cabeça.

As palavras sem sentido continuam.

Isso não rebate o que @hitchhiker disse, reafirma.

Todo o tempo a ênfase de suas falas e "argumentações" foi [e parece que continua sendo] nos raios.

Entenda: se você for objetivo e absover o que lhe respondem de correto, aumentarão as suas chances de se beneficiar do fórum.

cara na boa

você ta viajando legal na maionese

você pegou o bonde andando e nao entendeu nada..nao prestou atencao nos posts anteriores

nao sou eu que to falando sobre pegar o filtro so depois da fibra otica

quem falou sobre isso foi o @faller

e ai eu sem entender nada questionei.....do por que pegar o filtro do depois da fibra......eu nao tinha entendido porque ele tinha falado isso.....eu nao to argumentando nada sobre pegar antes ou depois da fibra.......quem afirmou isso foi ele e ai eu sem entender nada questionei

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

nao sou eu que to falando sobre pegar o filtro so depois da fibra otica

Tão preocupado em defender-se do que quer que seja, você esquece do que escreve (e de como e de quando escreve). Encerro a minha colaboração por aqui. Apreveite-a se quiser e conseguir.

• Curtir 1
Postado

2 dúvidas bem rápidas sobre os filtros de linha :

Os componentes dos filtros de linha clamper, especificamente o fusível, são facilmente substituíveis ? Fiquei com essa dúvida depois do que um colega postou mais acima sobre o caso dos pais dele.

Para aquela antena externa de TV, aquela mais comum possível, basta usar esse adaptador :

http://i931.photobucket.com/albums/ad155/zerohora/Antena%20digital%20caseira/DSC02062640x480.jpg

para conseguir ligar na proteção do Clamper Multi Proteção, ou não vai funcionar ?

E mais uma coisa, sobre as fontes dos equipamentos. Como diferenciar um equipamento com fonte full range de uma fonte bivolt ? Pelo que eu entendi lendo as postagens daqui, as fontes modernas são full range, trabalhando com uma faixa de tensão e tendo uma boa margem entre sub e sobretensão suportadas, mas gostaria de saber se ainda temos fontes no mercado que não sejam desse tipo, considerando demais equipamentos como TVs, vídeo games e equipamentos de som, e não apenas fontes de PC.

Obrigado!

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...