Ir ao conteúdo

Sharp C2013 Inoperante

alansantos

Posts recomendados

Postado

Caros colegas, fazia bastante tempo que não pegava uma dessas e confesso que se tratando dessa fonte estou um pouco enferrujado, mais em fim, esses dias peguei um C2013 inoperante total, verifiquei que a tensão no capacitor C707 estava normal, no entanto a tensão de “Start” (18 V) no pino 2 do IC 701 “TDA 8380” estava pulsando “variando entre 8 – 13 V” Então resolvi corta a alimentação do pino 2 do IC 701 (pra ver se continuava pulsando) ai ficou pior! A tensão sumiu e agora não aparece mais nem com reza o pior é que os resistores R702 e R717 estão ok. E agora?

• Coordenador
Postado

Colega alansantos, verifique se o capacitor C716 ou o diodo D707, não entraram em fuga.., teste-os fora da placa...

Postado
Colega alansantos, verifique se o capacitor C716 ou o diodo D707, não entraram em fuga.., teste-os fora da placa...

Colega estão normais. mais alguma sugestão?

Postado

Alansantos

Como você descreveu a tensão no pino 2 do TDA 8380 fica oscilando entre 8V e 13 V seria o seguinte na minha opinião, os 8V seria a tensão UVL e os 13V seria a tensão de Start-up.

Me responta uma coisa: Estas tensões foram medidas o o multimentro ou osciloscópio?

Sabe Alansantos, não quero ser chato, mais o correto é usar o oscilospio mesmo para medir tenções DC, uma coisa que aprendir com o meu professor de eletronica é sabe a amplitude do sinal (a tensão de VPP-Tensão de pivo a pico) medindo com o multimetro onde circula uma tensão alternada (sinal) voce esta uma media de tensão.

Mas vamos o que interessa: Esta tensão do pino 2 acontece pois a TDA 8380 que funcionar, mais tem alguma que esta impedindo a fonte de oscilar.

No capacitor C722 com a fonte oscilando chega acumular alguma tensão? (Tensão de +B) verfique todas as tensões que saem do secuncario da fonte. Pode haver consumo dos +Bs

Solte o transistor saida horizontal, ele pode esta em curto impedindo a fonte de oscilar.

Sabe Alansantos no meu curso de eletronica meu professor criou para a gente duas fontes ajustaveis, a primeira vai de 40V a 140V a segunda fonte vai de 3V a 25V, com estas duas fontes eu faço funcionar a maioria das televisões para definir se o problema esta no secundario ou no primario da fonte da televisão, este teste usando uma fonte externa é preciso usar com lampadas em serie, pois que existir um curto no secundario a fonte ajustavel vai queimar.

Talvez tudo que eu disse para você, primeria vista você pense que é somente para encher linguiça como dissem na giria, para eletronica você precisar cercar o defeito (definir qual a etapa com problema)

Sabe Alan eu estou na eletronica de TVs e Som a pouco tempo, não tenho massetes , nem dicas, tenho sim analise de circuito, estudo eletronica a 5 anos a agora estou fazendo novos cursos de Televisores mais recentes(televisores serie Prata)

Me desculpe pela minha carta....pois quero mesmo te ajudar...e aprender com você também.

Um Abraço de seu amigo

Marcio

• Coordenador
Postado
Colega estão normais. mais alguma sugestão?
Ok! se os resistores R702 e R717 estiverem ok!, o CI entrou em curto...
Postado
Beleza!, provavelmente o defeito era nele desde o início!...

Bem, segui os conselhos dos colegas, desfiz tudo o que eu havia feito, e recomecei do inicio. Substitui o IC 701 e desconectei a saída da fonte (pino 4, 6 do T702 e L702) e adivinha quem voltou? A velha tensão pulsativa no pino 2 do IC701 como avia descrito no inicio, fui mais adiante e verifiquei que no instante inicial a tensão no pino 2 era de 17 v em seguida caia, eliminando assim R702 RX717 e CX716 da lista de suspeitos, também notei que no pino 10 havia sinal dente serra, tirando mais dois suspeitos da jogada “ C713 e C714” só restou o próprio IC 701, R725, R726 e R727, IC 701 era novo então apostei nos Resistores, e pra minha alegria la estava a tensão de 115 no catado de D708. Fonte resolvida! Reconectei as saídas, liguei a TV e nada de imagem, pensei deve ser solda fria na placa do RGB, e realmente era estava tudo trincado, o problema é que após refazer as soldas a TV entrou em proteção e agora só funciona se soltar o soquete do tubo; será o tubo em curto?

• Coordenador
Postado

Vixi!!!..., que pena!, depois desta batalha toda!....

Um outro teste para tirar a prova seria você deixar conectado a placa no canhão do tubo e remover a "chupeta" dele..., se o Tv permanecer ligado, o tubo estará "furado" (ruim)...

Postado
Vixi!!!..., que pena!, depois desta batalha toda!....

Um outro teste para tirar a prova seria você deixar conectado a placa no canhão do tubo e remover a "chupeta" dele..., se o Tv permanecer ligado, o tubo estará "furado" (ruim)...

Vou fazer isto colega, fui lonje de mais para desistir, se realmente ele estiver ruim vou colocar outro na danada e vamos dar este topico por resouvido.

Postado
Beleza! estaremos aguardando seu retorno...

Bom colega, segui seu conselho e realmente não era o tubo, pois bem fechei completamente o Screen e ela funcionou mais da seguinte forma:

1. Se aumentar o screen ela começa a piscar a imagem entra em proteção e desliga.

2. Mesmo com o screen fechado totalmente ainda é possível se ver a imagem.

3. Em um dos lados não abre completamente (ficam uns dois dedos fechado)

4. Se desligar a bobina defletora horizontal ela funciona normalmente (com um risco na vertical é claro) podendo-se aumentar o screen normalmente.

Detalhe – Substitui C 616

Postado

Amigo ALANSANTOS, verifique a linha de ABL, e verifique os capacitores de largura do circuito horizontal, qq coisa post aqi...Boa Sorte!!!

Postado
Amigo ALANSANTOS, verifique a linha de ABL, e verifique os capacitores de largura do circuito horizontal, qq coisa post aqi...Boa Sorte!!!

Colega substitui os capacitores e dei uma olha na linha do ABL aparentimente tudo normal, no entanto notei um detalhe quando ela esta funcionando o +B cai pra 95 V sei que no esquema é 115V mais não lembro se na pratica isto é normal. os colegas teriam mais alguma sugestão?

• Coordenador
Postado

Colega alansantos, não é normal o +B cair desta forma não!, ou os capacitores C720 e C722 (fonte principal de +B), estão esgotados ou o grampo do núcleo de ferrite do flyback está quebrado... (Núcleo do flyback solto)... verifique!...

• mês depois...
Postado
Colega alansantos, não é normal o +B cair desta forma não!, ou os capacitores C720 e C722 (fonte principal de +B), estão esgotados ou o grampo do núcleo de ferrite do flyback está quebrado... (Núcleo do flyback solto)... verifique!...

Ola colegas depois de tanto tempo gostaria de dar continuidade a este topico, pois bem troquei os capacitores e realmente eram eles, liguei um receptor nela e funcionou normal, no entanto quando fui mudar de canal, pra minha surpresa não muda, ta travada no canal 3, volume atua normalmente, imagem e som perfeito, não disponho do controle ainda para ver se ela abdece via controle, mais acho que ao presionar as 2 teclas "volume" simuntaneamente ela deveria entra no MENU, mais nada acontece. detalhe troquei a memoria so a titulo de curiosidade mais continuou ma mesma. o que pode ser?

• Coordenador
Postado

Geralmente é as Semp Toshiba que entram no Menu pressionando volume+ e Volume-, as Sharps, quando não tem esta tecla no painel, é pelo controle mesmo..., e provavelmente ele precisa de uma nova sintonia para memorizar os outros canais..., ma antes de adquirir o controle dela, verifique se ela tem os 33V no varicap...

Postado

Caros colegas, finalmente resolvido. realmente esta tv so entra no MENU via controle, apos adquirir o mesmo, pode refazer a sintonia e liberar os canais. Que batalha!

So a titulo de informação, apos tudo ok ela ficou com um zumbido quando em stand bay, que foi resouvido auterando R710 de 82k para 47k isto Evita a oscilação devido à resposta mais rápida do novo mosfet.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...