Ir ao conteúdo

Cooler de 24V ligado em 12V

alenac84

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde... Gostaria de tirar uma dúvida, um cooler de 24v 5w ou 0.20A... quando ligo ele em 12V ele puxa menos de 0.10A...e parece q a ventilação dele é quase a mesmo. Se eu deixar ligado em 12V, o que pode acontecer? Obrigado pela atenção.

P=VI

5=24I

I=0.2A

P=VI

P=12x0.1

P=1.2w

É 4 vezes menos de potência, aparentemente o cooler tem uma ventilação normal.

Outro exemplo para discusão seria, que uma lâmpada 220 ligada em 110, dizem que tem uma vida útil menor... pois ela trabalha forçada. E agora??

Postado
Boa Tarde... Gostaria de tirar uma dúvida, um cooler de 24v 5w ou 0.20A... quando ligo ele em 12V ele puxa menos de 0.10A...e parece q a ventilação dele é quase a mesmo. Se eu deixar ligado em 12V, o que pode acontecer? Obrigado pela atenção.

P=VI

5=24I

I=0.2A

P=VI

P=12x0.1

P=1.2w

É 4 vezes menos de potência, aparentemente o cooler tem uma ventilação normal.

Outro exemplo para discusão seria, que uma lâmpada 220 ligada em 110, dizem que tem uma vida útil menor... pois ela trabalha forçada. E agora??

Alguém poderia discutir o assunto?

Valeu

Obrigado.

Postado

Depende da lâmpada!! Se for uma lâmpada incandescente de 220V, com filamento de tungstênio, ligada em 127V, provavelmente teus tataranetos irão ver ela queimar...

Mas se for uma lâmpada fluorescente de 220V, ligada em 127V... daria uns 2 meses de vida útil pra ela!

Não quero te dar uma resposta errada do porque a lâmpada fluorescente de 220V queima bem mais rápido quando é ligada em 127V... mas é o que é observado! onde eu trabalho, tem um setor que faz testes em lâmpadas e essa é a média pra queimar... 2 meses.

Nem vamos cogitar 127V ligado em 220V! Queima quase instantaneamente...

Duvido que este teu ventilador de 24V va queimar com 12V... na realidade, acredito no contrário! Se diminuir a tensão de alimentação em ventoinhas de gabinete diminuisse o tempo de vida útil delas, não haveriam controladores de fans no mercado!!

Não sei dizer ao certo porque não conheço o circuito eletrônico dessas ventoinhas mas... imaginho que ligar em uma tensão mais baixa vai preservar o tempo de vida útil dela!! Mas certamente ela não fornecerá aquilo que foi projetada para oferecer!!

Postado
Depende da lâmpada!! Se for uma lâmpada incandescente de 220V, com filamento de tungstênio, ligada em 127V, provavelmente teus tataranetos irão ver ela queimar...

Mas se for uma lâmpada fluorescente de 220V, ligada em 127V... daria uns 2 meses de vida útil pra ela!

Não quero te dar uma resposta errada do porque a lâmpada fluorescente de 220V queima bem mais rápido quando é ligada em 127V... mas é o que é observado! onde eu trabalho, tem um setor que faz testes em lâmpadas e essa é a média pra queimar... 2 meses.

Nem vamos cogitar 127V ligado em 220V! Queima quase instantaneamente...

Duvido que este teu ventilador de 24V va queimar com 12V... na realidade, acredito no contrário! Se diminuir a tensão de alimentação em ventoinhas de gabinete diminuisse o tempo de vida útil delas, não haveriam controladores de fans no mercado!!

Não sei dizer ao certo porque não conheço o circuito eletrônico dessas ventoinhas mas... imaginho que ligar em uma tensão mais baixa vai preservar o tempo de vida útil dela!! Mas certamente ela não fornecerá aquilo que foi projetada para oferecer!!

Sim... acho isso tambem. mas uma discusao sobre o assunto nao seria uma má ideia, ja que sei q existem motores, acho eu com controladores, que sao 220V ligados em 110V puxam mais corrente para poderem adquirir a potencia correta para trabalho, com isso queima... pois a corrente ficaria 4 vezes maior tambem.

valeu pelas informações. pensei q as incandecentes tambem trabalhariam forcado.

Postado

Mas eu sei que o seu FAN é de uma máquina.

Então teria como dar mais detalhes sobre ele? existem boas diferenças entre fans de computador e de máquinas. (marca e modelo iria ajudar muito)

Postado
Sim... acho isso tambem. mas uma discusao sobre o assunto nao seria uma má ideia, ja que sei q existem motores, acho eu com controladores, que sao 220V ligados em 110V puxam mais corrente para poderem adquirir a potencia correta para trabalho, com isso queima... pois a corrente ficaria 4 vezes maior tambem.

Na realidade elas não caem a 1/4... mas sim a 1/3!! Observa:

Impedância (caraga) = 100Ω

Tensão da rede (1) = 220V

Corrente (1) = 2,2A

Potência (1) = 484W

Tensão da rede (2) = 127V

Corrente (2) = 1,27A

Potência (2) = 161,29W

Potência (1) / Potência (2) = 3

valeu pelas informações. pensei q as incandecentes tambem trabalhariam forcado.

Lâmpadas incandescentes não passam de um resistor puro! E como resistência é uma constante e a corrente é proporcional a tensão, se tu diminuir a tensão também diminuirá a corrente proporcionalmente!!

Já um motor assincrono, por exemplo, é composto por um conjunto de bobinas e não é a resistência quem comanda a festa mas sim a reatância indutiva!

Um motor foi projetado para exercer um dermidado torque, com uma determinada potência! E ele vai tentar fornecer o torque para o qual foi projetado a qualquer custo! Se ele for alimentado com uma tensão inferior à nominal, ele compensará aumentando a corrente, e como seu bobinado foi projetado para uma corrente inferior, ele vai queimar!

Mas eu sei que o seu FAN é de uma máquina.

Então teria como dar mais detalhes sobre ele? existem boas diferenças entre fans de computador e de máquinas. (marca e modelo iria ajudar muito)

Máquina? Mas que máquina é essa? Onde tu vai ligar este fan aí?

T+ abraço

Postado

Já um motor assincrono, por exemplo, é composto por um conjunto de bobinas e não é a resistência quem comanda a festa mas sim a reatância indutiva!

Um motor foi projetado para exercer um dermidado torque, com uma determinada potência! E ele vai tentar fornecer o torque para o qual foi projetado a qualquer custo! Se ele for alimentado com uma tensão inferior à nominal, ele compensará aumentando a corrente, e como seu bobinado foi projetado para uma corrente inferior, ele vai queimar!

Máquina? Mas que máquina é essa? Onde tu vai ligar este fan aí?

T+ abraço

É uma máquina textil retilínia eletrônica. O Cooler é ligado em um gabinete onde ficam as placas eletrônicas, mais ou menos 0,8x0,8x0,8m.

e um cooler não seria um motor? porque ele não funciona como um?

Fazendo essas contas:

P(2)=5W e 24V vem nele descrito.

P=VI

5=24I

I=0.2A

12V e 0,1A, testado e adquirido.

P=VI

P=12x0.1

P(2)=1.2w

P(1)/P(2)=5/1,2 = 4,16 .... ?? não seria 4 vezes?

Aguardo...

Postado
É uma máquina textil retilínia eletrônica. O Cooler é ligado em um gabinete onde ficam as placas eletrônicas, mais ou menos 0,8x0,8x0,8m.

e um cooler não seria um motor? porque ele não funciona como um?

Sim é um motor... mas é bem diferente de um motor trifásico assíncrono por exemplo.

Um motor assíncro é robusto! Foi construído para ter torque, realizar trabalho... é muito utilizado nas mais diversas aplicações, por ser barato e forte! A velocidade nominal de um motor assíncrono é determinada basicamente pela velocidade do campo-girante que se forma em seu estator e isso depende do numero de pólos do seu estator e da freqüência da rede, independente da tensão que tu vai alimentar ele!

Já um fan, desses DC, que nos usamos em nossos gabinetes... não deixam de realizar trabalho, pois esta é a função primordial de um motor, mas o único intuito deles é ventilar! Não são motores potentes... realizam pequenos trabalhos!

Internamente, eles possuem um CI no seu circuito eletrônico que, ora energiza um conjunto de bobinas ora energiza outro conjunto de boninas... você consegue mexer na sua velocidade simplesmente alterando sua tensão de alimentação. Não existe um campo girante bem definido como em um motor trifásico.

Acredito que, o cara que projetou esta máquina aí, achou necessário por um fan desses para ter uma vazão mínima de ar para poder refrigerar as placas eletrônicas desta máquina... se tu colocar um fan alimentado com a metade da sua tensão nominal, certamente ele não vai fornecer tudo aquilo que foi projetado para fornecer... talvez não atinja a ventilação mínima necessária... eu não arriscaria!

Sinceramente, se fosse tu, compraria um ventilador AC com as mesmas dimensões desse teu, 120x120mm, com tensão nominal igual a da rede de alimentação que tu tem aí... 127V ou 220V!

Certamente terá uma baita vazão de ar... é barato... só é barulhento!

Fazendo essas contas:

P(2)=5W e 24V vem nele descrito.

P=VI

5=24I

I=0.2A

12V e 0,1A, testado e adquirido.

P=VI

P=12x0.1

P(2)=1.2w

P(1)/P(2)=5/1,2 = 4,16 .... ?? não seria 4 vezes?

Aguardo...

Sim!! com certeza! 24V é o dobro de 12V, é natural que tenha 1/4 de potência.... quando mencionei (três vezes) me referia a 127V e 220V... 220V é (raiz de 3) vezes o valor de 127V por isso quando a lâmpada de 220V é ligada em 127V ela trabalha com 1/3 da potência nominal e não a 1/4...

• 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!