Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida como utilizar um transistor


Marcãooo

Posts recomendados

ae pessoal

eu tenho um projeto aqui, onde sai uma tensão de um microcontrolador de no maximo 5V, eu presciso aumenta-la para no maximo 12V para ligar um cooler, mais n sei como eu aumento, n sei como utilizar um transistor taals:x

sera que alguem poderia me ajudaR?

desde ja agradesço

abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem duas opções com transistor ou com amplificador operacional .

Transistor , creio que é o que você quer ...

http://www.lsi.usp.br/~bariatto/fatec/aca/aula10-amplificadorores_pot.pdf

Lembrando que ele não "Amplifica" , ele controla uma corrente maior com uma corrente menor !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fiz aqui rapidinho o circuito acho que é isso que você quer fazer

imagemub.jpg

lembre-se que você deve colocar um diodo na bobina do rele para evitar a queima do transistor devido a força contra eletromotriz gerada quando a bobina do rele é alimentada

Errado!!!

Esse esquema acima mostrado, que é um seguidor de emissor, vai apresentar na saída somente 4,4 Volts mais ou menos.. (Ve = Vb-VBe ou seja Vb = 5 - 0,6 Volts = 4,4 Volts)

O correto é ligar esse emissor, que chamas de saída, ao terra e inserir o fan entre o + 12 Volts e o coletor do transistor...

Além disso, o valor do resistor de base está muito elevado. Imagine um Transistor com hfe de 100 por exemplo. Ic (do fan) geralmente é da ordem de 250 mili Amperes. Ib terá que ser no mínimo dos mínimos 100 Vezes menor, isto é 2,5 mili Amperes, ou maior que isso..

Rb = (5-0,6)/0,0025 = 1760 Ohms..

Para garantia coloque ai um resistor de 1.500 ohms ou um transistor de ganho muito maior que 100..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço desculpas ao amigo Marcãooo pelo meu erro com o circuito, e foi sorte que o amigo faller viu meu erro, não sei onde ando com a cabeça ultimamente, deve ser o stress do trabalho ou sei lá o que, o circuito que eu tinha em mente no dia em que eu postei neste tópico era este do link abaixo.

Onde a fonte de 5 volts simula o tensão vinda do micro

http://img10.imageshack.us/img10/6596/ligaedesligarele.jpg

enfim eu faria para ligar um cooler com um resistor de 1.500 ohms como o amigo falou tiraria o rele e colocaria um transistor que suporte a corrente

Abraços.

e se eu errar de novo podem me corrigir flou..............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!