Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Máquina mais silenciosa. Gabinete ou Upgrade? Ou trocar?


Posts recomendados

Olá pessoal!

É a primeira vez que entro em contato, já que sempre soluciono meus problemas por outros tópicos, mas desta vez preciso de uma opinião personalizada. Estou na fase "quero trocar de PC" e preciso de ajuda.

Minha configuração atual é:

AMD Athlon 64 X2 6000+

Asus M2A-VM

DDR2 1024MB x 2

A placa de vídeo é uma 9400GT mas isso não importa porque não me interesso por jogos no PC. A placa de som é uma Delta 44 da M-Audio (PCI)

Tudo isso montado em um gabinete "genérico"... bem simples...

O que eu pretendo?

Ter uma máquina mais silenciosa já que os ruídosme incomodam e atrapalham em gravações de áudio.

O que eu preciso saber:

1 - Vocês acham que se eu trocar o gabinete e o cooler do processador (uso o original até hoje) o problema do ruído será resolvido?

2 - Se eu quiser fazer um upgrade, o que sugerem de processador e memória?

3 - Se for trocar, um Quad Q8400 ou um Phenom II 925? Nese caso, qual placa-mãe utilizar?

Antes que perguntem, meu cash é baixo. No máximo R$ 800,00 / 850,00

Um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu micro roda os programas que você usa sem reclamar ? (não trava, não empaca, não demora muito..)

Oi Evandro!

Por enquanto meu PC está OK na performance. A única coisa "pesada" que eu rodo nele é software de edição de áudio, o que dá uma "capengada" se os efeitos visuais do Windows 7 estiverem ligados. Antes que surja o conselho, não posso desligar porque tenho uma deficiência visual e preciso deles pra operar o sistema.

Mas eu prefiro mil vezes o silêncio do que a performance :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara tambem to vendo em trocar meu processador e placa mãe e uma boa opção é o Athlon II X4 6XX, custa por volta de 200 reais e tem performance proxima ao quad core custa o dobro !!!

To vendo aqui na minha cidade e sai em média 450 reais a troca da placa-mãe + processador:

Athlon II X4 AM3 630 2.8 GHz

Asus M2N68-AM

Preço 466 reais

Acho uma boa porque dai poderias investir num gabinete bom e coolers silenciosos com os outros ~400 reais

Ps.: Isso caso tua placa não seja compativel com o Athlon II X4 :lol:

Achei as especificações da tua placa mãe: Asus M2A-VM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Oi Evandro!

Por enquanto meu PC está OK na performance. A única coisa "pesada" que eu rodo nele é software de edição de áudio, o que dá uma "capengada" se os efeitos visuais do Windows 7 estiverem ligados. Antes que surja o conselho, não posso desligar porque tenho uma deficiência visual e preciso deles pra operar o sistema.

Mas eu prefiro mil vezes o silêncio do que a performance :)

Certo, então pra você uma troca de gabinete deve resolver, mas seria bem interessante trocar o sistema pois:

1- Você terá desempenho maior.

2- Sua placa-mãe não é boa e não confio muito nela

3- Você economizará energia elétrica

Mas isso demanda um aumento no orçamento (nada muito grave)

Eu sei exatamente como é um PC ruidoso ser trocado, então vou dizer o que eu fiz:

Comprei este gabinete:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:266/gabinete-cooler-master-cm-690-mod-rc-690

Comprei 4 destas ventoinhas (a que eu comprei não é ball bearing, mas ainda não começou a estragar e a especificação de ruído é a mesma):

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:40,familia_id:96/fan-de-gabinete-cooler-master-r4-s2b-124k-gp-120mm-oem

Comprei uma controladora de ventoinhas (outro modelo, mas este está barato e é bacana):

http://www.pichau.com.br/ecommerce_site/produto_15747_4109_Controlador-de-Fan-NZXT-Sentry-2-TouchScreen-BOX

E agora meu micro é beeem silencioso, só não é mais por causa dos coolers internos (processador, placa de vídeo e placa-mãe)

Tópico de preços:

http://forum.clubedohardware.com.br/promocoes-bons-precos/650162

Digo que valeu muito a pena e se você quiser ser extremo, pode comprar ventoinhas mais silenciosas (menos de 17 dBA), um cooler pro processador e talvez tentar "undervolt" nele pra ele esquentar menos.

Cara também to vendo em trocar meu processador e placa mãe e uma boa opção é o Athlon II X4 6XX, custa por volta de 200 reais e tem performance proxima ao quad core custa o dobro !!!

To vendo aqui na minha cidade e sai em média 450 reais a troca da placa-mãe + processador:

Athlon II X4 AM3 630 2.8 GHz

Asus M2N68-AM

Preço 466 reais

Acho uma boa porque dai poderias investir num gabinete bom e coolers silenciosos com os outros ~400 reais

Pro caso dele (e talvez pro seu) eu pegaria uma placa-mãe melhor (785G) e um processador mais fraco como os Athlon II X2 ou X3.

M2N é placa muito antiga e as placas da NVIDIA tem apresentado alguns problemas com VGA ATI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evandro.

Obrigado pelas dicas, mas tenho uma pergunta agora, que vai parecer meio *****.

Sei que o nome "controlador de ventoinha" é auto-explicativo, mas pra que serve exatamente? Digo, para que se deve controlar a velocidade delas e como vou saber se devo ou não aumentar ou diminuir a velocidade das mesmas?

Obrigado e desculpe se estou perturbando com coisas básicas

A placa mãe melhor 785G junto com um Athlon II X3 sairia mais barato que a configuração que eu citei ? e quanto a performance ?

Nossa realmente esse sistema que tu indicou é extremo mas pra situação, gravação de audio, acredito que seria perfeito.

Se eu fosse gravar "sério", qualuqer PC iria incomodar. Mas o meu tá sem noção... a questão de exigir silêncio é mais por conforto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Nesse caso eu acho que não compensa! Minha placa mãe M2a-VM só suporta AM2 :(

Minha intenção é trocar sua placa-mãe, não gosto dela. ;)

A placa mãe melhor 785G junto com um Athlon II X3 sairia mais barato que a configuração que eu citei ? e quanto a performance ?

Sim, e depende do uso, se o programa aceitar bem a paralelização, considerando um X3 e um X4 de mesma frequencia, pode tirar até 25% no X3.

Se o programa não for bem paralelizado, a diferença pode ser nula.

Nossa realmente esse sistema que tu indicou é extremo mas pra situação, gravação de audio, acredito que seria perfeito.

Extremo seria pegar um gabinete maior, fonte passiva, coolers enormes como o Megahalems pra deixar o processador passivo, uso de manta acústica e de ventoinhas topo de linha que custam mais de 50 pratas cada, além de um processador "EE".

Vai pra uns 2 mil sem forçar muito.. (mas deve ficar um tesão de silêncio..) o que me faz pensar no uso de um notebook para a tarefa..

Sei que o nome "controlador de ventoinha" é auto-explicativo, mas pra que serve exatamente? Digo, para que se deve controlar a velocidade delas e como vou saber se devo ou não aumentar ou diminuir a velocidade das mesmas?

Naquele dia friosinho, quando você estiver na internet, seu micro não precisa da refigeração "a 100%", então você pode aliviar um pouco o ruído deixando as ventoinhas desligadas ou com rotação bem menor

Mesmo trabalhando, quando está frio de rachar eu desligo 4 das 6 ventoinhas e deixo só duas em rotação mínima.. só consigo isso com o "undervolt" do processador.

Obrigado e desculpe se estou perturbando com coisas básicas

Se eu fosse gravar "sério", qualuqer PC iria incomodar. Mas o meu tá sem noção... a questão de exigir silêncio é mais por conforto mesmo.

Se você apelar como eu disse acima, acho que consegue silêncio quase absoluto, mas dá pra chegar perto gastando menos como eu sugeri no outro post.

Aí minha amante trabalhando:

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-qual-cooler/662251?p=3728599#post3728599

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!