Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Energia c/ motor de ventilador


izah.souza

Posts recomendados

Boa noite,

Como o próprio nome diz "MOTOR" é um equipamento eletromecânico que transforma energia elétrica em energia mecânica através de seu eixo.

Para transformar energia mecânica (através do movimento do eixo), em eletricidade você precisará de um gerador (dínamo).

Portanto o MOTOR do ventilador não serve para esta finalidade, Ok.

Sds

JA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem dinamos de 12V sim amigo e tem também de 9V e 5V;)

Como o janascimento falou ""MOTOR" é um equipamento eletromecânico que transforma energia elétrica em energia mecânica através de seu eixo".

Concordo, o motor não será eficaz para um proposito desses(apenas o contralio)

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

izah.souza

Até da... mas isso vai depender do motor que tu vai usar. Existem centenas de milhares de motores no mercado... “motor de ventilador de chão comum” não quer dizer nada!

Se este motor é CA, 100% de certeza que tu não conseguirá nada com ele!! ...Para conseguir usar um motor como gerador, ele deverá ter imãs permanentes no seu interior (motores DC de baixa potência por exemplo).

Para entender melhor isso, lembre-se de alguns conceitos básicos:

Quando um fio condutor corta as linhas de força de um campo magnético, é induzido neste condutor, uma tensão que será tanto maior quanto for a intensidade do campo e a velocidade com que o condutor corta as linhas deste campo.

Observe:

leeson-M1120046-dc-pm-motor-generator.jpg

Ao girar o eixo do motor, as bobinas do rotor estarão cortando as linhas de força do campo magnético do estator, induzindo uma tensão que será “conduzida” aos bornes de alimentação do motor através dos comutadores/escovas...

A tensão de saída vai depender da velocidade de rotação do eixo, que deverá se manter constante (tarefa nada fácil)!

A corrente que este motor/gerador será capaz de fornecer dependerá da potência do motor! ...lembrando que potência é o produto da tensão pela corrente, quanto maior a potência, maior a corrente que ele será capaz de fornecer!

Nos terminais de saída do motor, obterá uma tensão deste tipo:

Figura04.jpg

Se tu colocar um capacitor nos terminais de saída, terá uma onda mais retificada:

Figura05.jpg

T+...

Ja montei um pequeno gerador com motor de carrinho,pra minha bicicleta motorizada.

Também ja fiz isso!! :D Queimai a lampadinha... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Qualquer motor de indução ( gaiola de esquilo ) esses do tipo que são utilizados em ventiladores bombas dáguas microventiladpores Ac e tudo mais, ou sejá todos estes motores assíncrono....

Qual quer um deles geram eletricidade da boa, sem inteferencias EMI

Basta que você gire ele acima da velocidade assíncrona, ou seja:

Você deve girar ele numa velocidade de 3% acima da velocidade que ele giraria quando estivesse sendo usado como motor.

Este motor dele ter também um cabacitor na saída, para garantir a corrente de magnetização no núcleo.

Nos geradores assíncros, geralmete possui um pequeno imã que faz o campo magnético dar inicio e gerar eletricidade

Nos motores não tem este imã e geralmente ele inicia pelo magnetismo residual do núcelo

se ele não gerar, é porque o núcleo está desmagnetizado, mas aí é fáciol resolver:

É só aplicar um pulso de tensão DC na bobina, que ele trona a magnetizar o núcleo.

Então logo em seguida ele vai gerar eletricidade:

Este vídeo do Yutube vai fazer você entender como estes motores geram eletricidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você gosta de aproveitar sucata tente o motozinho que gira o prato do micro-ondas ele tem internmente uma reduçao mecanica que faz o induzido ou roto girar bem rápido acredito eu que sevirar para o seu projeto mais lembre q ele gera CA você tera que transformar pra CC pra que ele carrege a sua bateria.

você tambem pode usar o motor de limpar para-brisa do carro mais você terar que cortar o mancal de antimonio pra ter acesso fisico ao eixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 6 meses depois...

Ola amigos;Tenho um vídeo de um projeto que estou fazendo.

basta você ter um ventilador de teto,para

transformá-lo em uma turbina eólica com baixa rotação.

introduzindo alguns Imãs permanente.Ele gera 200w, estou regarregando duas baterias de 150h, não e necessario pas muito grande para girar com o vento. quando esta carregando as baterias ele não fica pesado. podem ver o video no youtube

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Vi o teu video no youtube e quero fazer um pra mim com um banco de 2 baterias de 50A ou 60a. Minha duvida é sobre a FIBRA DE VIDRO que voce usou. Ela serve pra isolar da chuva e se nao, pode levar chuva e como faço para isolar sem aquecer no sol. Como o Neodimio é muito caro gostaria de saber tb se pode ser feito com imas de HD pois sao de nedimio e muito fortes, minha duvida é quanto a forma circular deles. Agradeo se responder por Email tb. Abraço

Queria saber se é possível gerar no mínimo 12V com um motor de ventilador de chão comum, energia essa que será armazenada numa bateria de 12V e 7A/H?

Obrigada!:)

Os melhores geradores de 12V que conheço sao os motores de impressoras. Ligue os fios na saida da bobina crie uma helice para rotacao e você tera um otimo gerador de 12v. Quanto a corrente é um pouco baixa, mas da para carregar pequenas baterias. Agora se você quer aproveitar um motor de ventilador de teto ou um alternador de um carro( do corcel I ou II é excelente e simples.) você tera um excelentissimo gerador com uma corrente muito boa que gera em torno de 40A( dependendo do vento claro.)

Ola amigos;Tenho um vídeo de um projeto que estou fazendo.

basta você ter um ventilador de teto,para

transformá-lo em uma turbina eólica com baixa rotação.

introduzindo alguns Imãs permanente.Ele gera 200w, estou regarregando duas baterias de 150h, não e necessario pas muito grande para girar com o vento. quando esta carregando as baterias ele não fica pesado. podem ver o video no youtube

Vi o teu video no youtube e quero fazer um pra mim com um banco de 2 baterias de 50A ou 60a. Minha duvida é sobre a FIBRA DE VIDRO que voce usou. Ela serve pra isolar da chuva e se não, pode levar chuva e como faço para isolar sem aquecer no sol. Como o Neodimio é muito caro gostaria de saber tb se pode ser feito com imas de HD pois sao de nedimio e muito fortes, minha duvida é quanto a forma circular deles. Agradeo se responder por Email tb. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

pessoal eu consegui rodar um gerador 70ah com um motor 1hp e carregar a bateria só que quando chega 14,25 ah fica pesado e o motor esquenta e para se fizer sempre no 14ah não esquenta o motor mas o regulador do alternador é de 14.5 ah eu antes queimei três motores mais fraco a rotação é de 1700 rpm   o motor 1hp é de 1730 rpm 110v o peso do gerador alternado 45ah 55ah 70ah pesa do mesmo jeito no motor quando carrega, motor menor não aguenta acredito que aguenta alternador até 80ah o problema é a regulagem do alternador se conseguir uma regulagem de 14ah ou 13.50ah para a carga o motor não vai parar, pode testar aguenta e abaixar a rotação de 1700 rpm para 1400rpm ajudará muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

ola pessoal boa noite  respondendo a todos a principio , todos os motores de energia alternada pode sim ser transformado em gerador de energia eletrica ok, nao e difícil de se fabricar e desenvolver em casa o problema mesmo e so o conhecimento .pois tem alguns eletricistas iniciantes que acha que um motor de 1 hp vai ligar a energia da casa inteira kkkk

a primeira fonte de energia criada foi a alternada ,e tiveram um lucro espantoso na epoca pois quem comandava a mafia da luz eram os petroleiros , eles vendiam oleo para as lamparinas e comecaram a espalharem na epoca que a eletrecidade era coisa do diabo kkkkkk perderam milhões em vendas de olheo e inventaram essa historia , pois bem tendo um motor de qualquer potencia com induzido de filamento de cobre como os motores normais você tera que achar a metade da quantidade de volta da bobina no induzido e cortala para ser colocado um diodo comum de 15 amp , nao importa a posição dele ok o que vai importar depois e para qual lado ele vai gerar corrente pois bem , os motores tem a bobina extena que e chamada campo geralmente saem 4 pernas de fios nos comuns e sendo assim sao duas bobinas ,entre as pernas dos fios das bobinas você tera que descobrir qual e a primeira bobina e separa la da segunda , feito isso entre com um capacitor de 300 vac 12uf 50 a 60 hz, o capacitor tem dois conectores você ligara o fio da primeira bobina no primeiro do capacitor e depois o da segunda bobina no segundo conector  , ja os outros dois fios sairá a corrente ja alternada e de acordo que você aumentar a velocidade ele automaticamente aumentara a tensão mas lembrando que e um pequeno e simples gerador que no máximo você conseguira 1000  wats no maximo pois esse motor que falo seria um simples 110 volts 3/4 cv  e a velocidade para conseguir uma corrente de aproximadamente 120 v ac 1498 rpms sera o suficiente pois quando você começar a ligar as lampadas televisoes etc ele começara a pesar e perder rotaçaõ ai cairá para aproximadamente 110 v ac  ok lembrando que um motor a gasolina de 25 cc e o ideal para esse projeto ok abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!