Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 6870 - Suas principais características...


Posts recomendados

Em Idle fica entre 41ºC e 48ºC (a maioria do tempo fica 42ºC)(deixei os coolers em 40% sempre).

Já em Load eu não sei como exigir o máximo da placa (além de estar gargalando né).

Testei jogando GTA 4 por mais ou menos 1 hora, olhei e tava entre 60ºC e 70ºC (tinha colocado o os coolers em 70% ou 80%, não lembro), o mesmo acontece com Battlhefield 3.

Mas tudo isso com a tampa do gabinete aberta. Com a tampa fechada as temperaturas em idle sobrem entre 5ºC e 10ºC, já em load eu não lembro...

Olha, as temperaturas parecem normais! Mas, em full a resolução vai mandar no quesito temperatura!

Voltando ao meu problema, parece que vou ter que trocar de CPU, colocar mais RAM, presenciei um caso parecido com o meu e com isso o cristão la resolveu seu mal desempenho com a VGA!

Mas isso, posso demorar para confirmar se vai resolver o baixo desempenho da minha HD 6870, e ainda fiquei sabendo que o processador trabalha muito mais em resoluções baixas que do que em altas, meio sem lógica isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, as temperaturas parecem normais! Mas, em full a resolução vai mandar no quesito temperatura!

Voltando ao meu problema, parece que vou ter que trocar de CPU, colocar mais RAM, presenciei um caso parecido com o meu e com isso o cristão la resolveu seu mal desempenho com a VGA!

Mas isso, posso demorar para confirmar se vai resolver o baixo desempenho da minha HD 6870, e ainda fiquei sabendo que o processador trabalha muito mais em resoluções baixas que do que em altas, meio sem lógica isso!

Sim, elas estão normais, mas o gabinete tá aberto, e além de sujar muito mais, é perigoso pois podem entrar objetos e danificar algo, etc... Enfim...

Tava pesquisando por aí e cheguei numa "conclusão"...

2x 92mm: http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:38/fan-de-gabinete-akasa-ak-184-l2b-amber-92mm (ambos na traseira)

2x 120mm: http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:616/fan-de-gabinete-akasa-viper-ak-fn059 (um na frente e outro na lateral)

O que acham? Boa marca? Bons modelos?

Se puderem sugerir algum custo-benefício melhor, eu agradeço. Só esses 4 fans já dão 93 reais :s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, depois de mudar fans coolers do pc e tudo o mais tenho a minha conclusão, como um amigo aqui do forum me falou usei o MSI AFTERBURNER para monitorar o uso e temperatura da placa, a 98% ela deu 63º, foi o maximo que consegui extrair da placa e só chegou a esta temperatura depois de 6 horas diretas de jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu certo as novas configs. A tela ficou dividida sozinha e tive que reiniciar pra voltar ao normal, o que fez que a VGA volta-se aos clocks de fábrica. Depois reduzi para 950/1230 e depois de 1 hora de LA Noire a tela ficou serrilhada novamente. Reiniciei. Agora estou testando 940/1220. Acho que o problema nem é no GPU (940) mas sim na memoria. Elas nao aguentam altas taxas de over. Em 1250 é o mesmo que 5000Mhz que seria o mesmo de uma HD 6950 e 6970.

Quem consegui manter a memoria estavel na HD 6870 acima de 1200Mhz? Compartilha ae plz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu certo as novas configs. A tela ficou dividida sozinha e tive que reiniciar pra voltar ao normal, o que fez que a VGA volta-se aos clocks de fábrica. Depois reduzi para 950/1230 e depois de 1 hora de LA Noire a tela ficou serrilhada novamente. Reiniciei. Agora estou testando 940/1220. Acho que o problema nem é no GPU (940) mas sim na memoria. Elas nao aguentam altas taxas de over. Em 1250 é o mesmo que 5000Mhz que seria o mesmo de uma HD 6950 e 6970.

Quem consegui manter a memoria estavel na HD 6870 acima de 1200Mhz? Compartilha ae plz!

Subiu a tensão neste seu overclock?

Acho que para 1250MHz tu vai ter q subir, fora q talvez seja necessário um cooler aftermarket pra esse clock

Vi o pessoal mantendo estável Gpu 1000Mhz Memória 1200Mhz com leve aumento na tensão, eles recomendavam não esticar muito o clock da memória por ser um componente mais sensivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é eu cravei em 930/1230. Tá legal mas ainda sinto que ela poderia ir mais.

Tenho uma excelente noticia!

ABRI A MALDITA!

Não estava tão suja como pensei. porém a pasta termica estava ressecada. Substitui mas as temperaturas continuam a mesma com o diferencial de a temp. baixarem mais rápido.

E as temp. tem fixado abaixo de 70° em jogos full. Tirei algumas fotos mas foram poucas. Queria ter feito um video de como abrir a placa mas preciso de ajuda. Vou marcar com alguem com camera e fazer um video de como abrir. Agora ela ta tranquilia. A e desmembrei o cooler, foi incrivel.

Grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que coisa aqui se eu deixar em 930 trava, diz que o driver parou e se recuperou, com qualquer driver :/

Aqui tenho que deixar em 925/1150

Verificou a tensão dela? A minha da um UP mas so quando precisa. Vai de 0,95 pra 1,17. Ai ela mantem o over. To usando o Sapphire Trix e uso 2 perfis. 1 pra usar o Windows e esse de over pra jogar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tensão dela fica em 1.17 fixo.

Na tensão* Stock consegui aqui

Core 970MHz

Memória 1180 MHz

Com um pouco de mais de Vcore (1.18) consegui 990Mhz no core, na memória não mexi, porém a refrigeração do cooler Stock é insuficiente, com temperatura na casa dos 86°C (Cooler 100%).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tensão dela fica em 1.17 fixo.

O que acontece é que quando ela esta em IDDLE ela fica 0,95 quando ao GPU e MEMORIA acelera ai fica 1,17.

As memoria corrompem a imagem fácil. Quando abri percebi que há uma espécie de borracha em cima delas. Pelo material num parece ser algo que contribua significativamente na dissipação da temperatura delas. Na verdade pelo desing do cooler pareçem impedir que o fluxo de de ar ajude na redução da temperatura delas.

Eu não sei se esses erros se dão pela temperatura na memoria. Espero opnião de vocês. Se caso for isso podemos pensar em uma solução para refrigerá-las e arrancar delas maiores frequencias. Penso na confecção em dissipador para as memorias.

As DDR's alguns modelos usam dissipador. E realmente no caso desse modelo o calor pode impedir altas frequencias.

O que vocês acham? É o calor que impede maiores frequencias na GDDR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na tensão Stock consegui aqui

Core 970MHz

Memória 1180 MHz

Com um pouco de mais de Vcore (1.18) consegui 990Mhz no core, na memória não mexi, porém a refrigeração do cooler Stock é insuficiente, com temperatura na casa dos 86°C (Cooler 100%).

Eu que não prestei atenção, a minha e a modelo de referência, XFX com fan no meio, ou seja p/ OVER ela não e nada interessante. Não prestei atenção na hora da compra. Acho que p/ subir teria que ter mas tensão na minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acontece é que quando ela esta em IDDLE ela fica 0,95 quando ao GPU e MEMORIA acelera ai fica 1,17.

As memoria corrompem a imagem fácil. Quando abri percebi que há uma espécie de borracha em cima delas. Pelo material num parece ser algo que contribua significativamente na dissipação da temperatura delas. Na verdade pelo desing do cooler pareçem impedir que o fluxo de de ar ajude na redução da temperatura delas.

Eu não sei se esses erros se dão pela temperatura na memoria. Espero opnião de vocês. Se caso for isso podemos pensar em uma solução para refrigerá-las e arrancar delas maiores frequencias. Penso na confecção em dissipador para as memorias.

As DDR's alguns modelos usam dissipador. E realmente no caso desse modelo o calor pode impedir altas frequencias.

O que vocês acham? É o calor que impede maiores frequencias na GDDR?

Na minha opinião, subir os clocks das memórias pra mais d 1250MHz (5000MHz efetivos, como dizem por aí) é correr um risco desnecessário. Mesmo q você consiga fazê-las trabalhar a 1300, 1400 ou 1500, o ganho d desempenho será nulo ou quase nulo. A olho nu, você não vai sentir diferença.

Lembre-se q as memórias são as peças mais sensíveis da VGA, portanto, queimam com facilidade quando exigidas além da sua capacidade. Queimando apenas uma delas, você perde a VGA.

Essas "boorachas" q você se refere na verdade são fitas térmicas. Tem um funcionamento parecido com a pasta térmica q usamos no processador. Essas fitas fazem contato com o cooler da VGA para transferência d calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, subir os clocks das memórias pra mais d 1250MHz (5000MHz efetivos, como dizem por aí) é correr um risco desnecessário. Mesmo q você consiga fazê-las trabalhar a 1300, 1400 ou 1500, o ganho d desempenho será nulo ou quase nulo. A olho nu, você não vai sentir diferença.

Lembre-se q as memórias são as peças mais sensíveis da VGA, portanto, queimam com facilidade quando exigidas além da sua capacidade. Queimando apenas uma delas, você perde a VGA.

Essas "boorachas" q você se refere na verdade são fitas térmicas. Tem um funcionamento parecido com a pasta térmica q usamos no processador. Essas fitas fazem contato com o cooler da VGA para transferência d calor.

Em parte concordo e discordo. O ganho é efetivo sim. Com poucos minutos com 1250Mhz pude ter um ganho de cerca de 15 de FPS em jogos como LA e AC Revelations. A questão é até aonde posso ir.

Essas "borrachas" como mencionei e bem lembrando por você, as fitas termicas, você menciona que tem o funcionamento parecido com as pastas termicas.

Interessante elas e bem apropriado. Mas falha ao não ligar com um dissipador térmico como há nos processadores ou na propria GPU. Assim como a pasta termica que funciona como "condutor" (não me refiro a aumentar e sim em conduzir) essa fita térmica não liga a lugar algum. Por isso com sua explicação me faz perceber que é mais falho ainda. E percebo que o calor fica mesmo acumulado. Pelo desing do cooler pouco do ar canalizado realmente bate nessas fitas disspando o calor delas. É normal então que super aqueçam.

Vou examinar outros modelos e ver as soluções térmicas para as memorias.

Mas valeu por sua análise. Assim alcancamos nivies de analises completas para os que tiverem duvidas.

Sugiro dar um over e fazer analises e ver seu ganho. Apenas para informação uso uma SapphireTech.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em parte concordo e discordo. O ganho é efetivo sim. Com poucos minutos com 1250Mhz pude ter um ganho de cerca de 15 de FPS em jogos como LA e AC Revelations. A questão é até aonde posso ir.

Essas "borrachas" como mencionei e bem lembrando por você, as fitas termicas, você menciona que tem o funcionamento parecido com as pastas termicas.

Interessante elas e bem apropriado. Mas falha ao não ligar com um dissipador térmico como há nos processadores ou na propria GPU. Assim como a pasta termica que funciona como "condutor" (não me refiro a aumentar e sim em conduzir) essa fita térmica não liga a lugar algum. Por isso com sua explicação me faz perceber que é mais falho ainda. E percebo que o calor fica mesmo acumulado. Pelo desing do cooler pouco do ar canalizado realmente bate nessas fitas disspando o calor delas. É normal então que super aqueçam.

Vou examinar outros modelos e ver as soluções térmicas para as memorias.

Mas valeu por sua análise. Assim alcancamos nivies de analises completas para os que tiverem duvidas.

Sugiro dar um over e fazer analises e ver seu ganho. Apenas para informação uso uma SapphireTech.

Antes d qualquer coisa, me diz qual desses dois modelos abaixo é o modelo da sua placa?

http://www.techspot.com/images/products/graphics-cards/org/18353248_1911585806_o.jpg

ou

http://jornaltecnologico.com.br/wp-content/uploads/2011/01/Sapphire-HD6870-Toxic.jpg

No caso do cooler d referência da AMD, as memórias não recebem fluxo d ar diretamente. Essa fita térmica serve pra fazer contato com o cooler. Pelo menos, na minha e nas placas q vi abertas pela net (inclusive no teste do Clube do Hardware), as memórias tem contato com o cooler.

Quanto ao desempenho, esse ganho q você teve foi algo super, hyper, mega surpreendente. Caso d se estudar. Pois nunca vi um ganho tão grande com o aumento do clock das memórias. Agora me responda uma pergunta, você teve esse ganho aumentando somente o clock das memórias ou subiu o core tb?

Mesmo subindo o clock do core, esse ganho todo é surreal. Se isso q você tá dizendo estiver certo, sua placa é especial. Nunca se desfaça dela. rsrsrsrsrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que meu ganho se dá do clock padrão a frequencia atual alcançada. Uma diferença de quase 200Mhz. Sim o GPU eu aumentei mas o que aumenta a taxa de transferencia é a memoria. Realmente, me corrigam se estiver errado, o GPU não influencia TANTO no ganho de FPS como a memoria.

No meu caso em que estou jogando em miseros 1440x900 nem consigo ver tantas mudanças. parece que poderia ver melhor se usa-se uma resolução Full HD.

No caso da minha que usa o cooler de referencia da AMD, que eu abri nesse sábado constatei que o dissipador nao tem contato nas memorias e o cooler não ofereçe fluxo de ar para elas. 2 imagens aqui podem ajudar a averiguar isso:

dsc01073a.th.jpg

http://imageshack.us/photo/my-images/265/dsc01073a.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/412/dsc01074td.jpg/

Observe a segunda imagem que o fluxo de ar se da apenas ao dissipador que é totalmente voltado ao GPU.

É uma pena o fato de não haver certa concorrencia para produção de coolers. parece ter uma descrença pelo fato de VGA's não serem voltadas para overclock. porém eu gostaria de ter minha VGA em Stock pelos 30° e em FULL LOAD em 60º. Mas parece que não veem assim. Triste.

Quanto aos clocks da memoria, a taxa de transferencia foi de 134.4 a 156.2

Em 1250Mhz é possivel alcançar 160Gb/s, superior a uma GTX 570 no quesito TAXA DE TRANSFERENCIA.

Cara to gostando mesmo de poder falar sobre isso. To aprendendo muito nesse tópico. É verdade que ano que vem devo deixar esse modelo em busca da série HD 79xx mas essa VGA me ensina muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que meu ganho se dá do clock padrão a frequencia atual alcançada. Uma diferença de quase 200Mhz. Sim o GPU eu aumentei mas o que aumenta a taxa de transferencia é a memoria. Realmente, me corrigam se estiver errado, o GPU não influencia TANTO no ganho de FPS como a memoria.

No meu caso em que estou jogando em miseros 1440x900 nem consigo ver tantas mudanças. parece que poderia ver melhor se usa-se uma resolução Full HD.

No caso da minha que usa o cooler de referencia da AMD, que eu abri nesse sábado constatei que o dissipador nao tem contato nas memorias e o cooler não ofereçe fluxo de ar para elas. 2 imagens aqui podem ajudar a averiguar isso:

dsc01073a.th.jpg

http://imageshack.us/photo/my-images/265/dsc01073a.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/412/dsc01074td.jpg/

Observe a segunda imagem que o fluxo de ar se da apenas ao dissipador que é totalmente voltado ao GPU.

É uma pena o fato de não haver certa concorrencia para produção de coolers. parece ter uma descrença pelo fato de VGA's não serem voltadas para overclock. porém eu gostaria de ter minha VGA em Stock pelos 30° e em FULL LOAD em 60º. Mas parece que não veem assim. Triste.

Quanto aos clocks da memoria, a taxa de transferencia foi de 134.4 a 156.2

Em 1250Mhz é possivel alcançar 160Gb/s, superior a uma GTX 570 no quesito TAXA DE TRANSFERENCIA.

Cara to gostando mesmo de poder falar sobre isso. To aprendendo muito nesse tópico. É verdade que ano que vem devo deixar esse modelo em busca da série HD 79xx mas essa VGA me ensina muito.

Não concordo com o q você disse. O principal responsável pelo desempenho d uma VGA é o chip gráfico e não as memórias. você aumentando o clock das memórias não vai ter um ganho substancial d desempenho. Se fosse assim, não seria necessário criar novos chips, bastaria apenas trocar as memórias. Desse jeito, as placas d vídeo teriam slots d memória pra q elas pudessem ser substituídas. As memórias são extremamente importantes no desempenho, mas, esse ganho q você teve (me desculpe, mas, ainda custo a acreditar) não foram por causa desses 200MHz a mais no clock delas. Teste em outros jogos pra ver se o desempenho subiu mesmo.

Quanto as imagens q você postou, fica bem claro o contato das memórias na fita térmica. dá até pra ver as marquinhas delas. rsrs! Por acaso, aquela parte preta onde está colada a fita não faz parte do cooler? Essa parte serve como dissipador. E ele está bem abaixo da ventoinha. Cooler não é apenas a parte d cobre sobre o chip gráfico, todo o conjunto é responsável por manter a temperatura baixa. Outra coisa, se você quer q suas temperaturas fiquem em 30° em idle e 60° em full, você está com a VGA errada. Troque sua Radeon por uma GeForce GTX 460 q você terá temperaturas próximas a essas. A minha ficava em 33°~35° em idle e em full ficava em 65°~68°.

Não dá pra comparar HD6870 com GTX 570 só por causa da taxa d transferência da memória. A GTX 570 coloca a HD 6870 pra comer poeira mesmo se ela tiver com taxa bem menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço suas explicações e admito o equívoco. Com ajuda de um site de informações pude constatar que o GPU é responsável por renderização e outros fatores.

Quanto sua dúvida de desempenho basta você realizar testes. Não acho que 10 de FPS chegue a ser algo assustador, até porque alguns patchs e atualizações de placas de vídeo proporcionam ganhos semelhantes em jogos, que foi o caso do 11.11 com o título Saint Row The Third em que é possível ver o ganho em quadros de 15.

Falando da refrigeração:

Sim o que você esta certo. Essa parte de metal acima funciona como parte de dissipação, mas continua sendo ineficiente ao comparar com o dissipador do GPU ou de outros modelos de fabricantes que usam o dissipador para GPU e Memoria. Essa composição lembra a Thermal Armor da Asus para Placa-mãe (sei que parece estar fugindo do assunto). Esse tipo de dissipador tem desempenho baixo em relação a confecção comum de dissipadores ( aqueles que possuem placas de metal dispostas uma ao lado da outra).

Correções:

Apenas para eu não parecer mais burro AINDA com o grande ERRO entre desempenho GPU x Memoria, mencionei que meu SONHO ou VONTADE era ter uma placa de vídeo que tivesse baixar temperaturas. Mas isso é vontade comum de todos, assim como qualquer hardware em nossos computadores gostaríamos cada vez mais a não nos preocupar com temperaturas, que é a tendencia no desenvolvimento deles.

E a comparação com a GTX 570 foi apenas a TAXA DE TRANSFERÊNCIA (a qual fiz questão de escrever em letra maiúscula). Até porque dizer que a comparação entre AMD e Nvidia tem que levar em conta não só desempenho, mais também, como suas tecnologias próprias influenciam nos aplicativos 3D utilizados. Recomendo ler atentamente os comentários para não tirar conclusões incompletas. No meu caso fez eu parecer mais burro que já sou amigo. hehehe!

Concluindo:

Vou aumentar a GPU então! De 930 tentarei 950 e diminuirei a memoria para 1200Mhz. Já que não consigo passar de 1230Mhz nas memorias, mas a GPU consigo passar de 930.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpe ev1L! Não foi minha intenção fazer com q você pareça burro, muito pelo contrário, estamos todos aqui no fórum com o mesmo intuito, APRENDER e COMPARTILHAR CONHECIMENTO. Já aprendi muita coisa aqui com pessoas q me ajudaram e tb sei q já ajudei muita gente.

Usei o exemplo da GTX 570 porque você mesmo usou ela como exemplo. Se a taxa d transferência fosse tão influente assim, a HD6870 seria pelo menos concorrente da GTX 570, mas, sabemos q não é o caso, existe uma diferença gritante entre uma e outra.

Espero q possamos sempre trocar idéias e esclarecer nossas dúvidas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei. Por isso inclui risadas, sei que nãe era sua intenção.

Mudando o foco:

Ja teve experiencia com o cooler Akasa Freedom Force Ak-vc05 - Vga? Dizem que ele pega na HD 5870, se isso é verdade pode pegar na HD 6870?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-211287498-cooler-para-placa-de-video-akasa-freedom-force-ak-vc05-vga-_JM

E será que se eu pegar o cooler DUAL de outro modelo da mesma série (HD 6870) consigo colocar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de instalar a HD6870 no Monitor LG M2380A via cabo HDMI na resolução 1920x1080.

Instalei os drivers no CD que veio junto da placa e agora está atualizando, porém, veja como está a qualidade do vídeo.

video.jpg

Ela fica toda borrada, sem qualidade.

Alguém tem ideia do que poderia ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, eu sou fã da akasa... se esse cooler pega nela deve ser algo muito bom de se ter.

o amigo xrenato diz que 68º em full é coisa de gtx 460... eu n lembro se printei, mas minha temperatura full chegou a 68º só depois de 5 horas jogando direto, e olhe que moro na bahia e no local onde meu pc fica não tem ar condicionado...

o modelo da minha é uma iceQ X, e pelo que pude ver nas fotos tem um dissipador que é quase o dobro desse dissipador que você mostrou na foto... sem contar o fato de ela não ter essa coisa de armor, até tem uma capinha plastica azul mas uma em cima de tudo só para direcionar a saida de ar.

quanto aos fps eu n tenho padrão pra comparar com muitos jogos, sei que WOW no ultra roda 60-75 e a imagem está muito boa, não tenho muito que me queixar, mas to tomando coragem p fazer um oc nela!

abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!