Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com um circuito pisca-pisca


maquinarj

Posts recomendados

Galera estou cursando Técnico em Eletrônica já tem 4 meses, porém nunca trabalhei com eletrônica e confesso que estou com dificuldades, por iniciativa própria pesquisando na internet vi que existem circuitos para iniciantes, como pisca-pisca que percebi que é o primeiro sistema para iniciantes. Estou indo comprar meus equipamentos eletrônicos nessa sexta-feira, porém ainda não peguei o esquema de algum circuito de pisca-pisca, alguém conhece algum sistema fácil pra que eu possa começar meus projetos? E tipow como vejo quais componentes comprar? Quem puder dar uma força eu agradeceria... Estarei sempre por aqui pra tirar minha duvidas, espera que com ajuda de vocês eu possa me tornar um bom técnico em Eletrônica a ajudar os outros iniciantes que aqui postarem seus tópicos. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo a eletronica Amigo!

um pisca led de baixo custo que usa trasistores npn e pnp:D

simples

Q1 - 01 transistor BC 548 (NPN, uso geral, silício)

Q2 - 01 transistor BC 558 (PNP, uso geral, silício)

D1 - 01 LED comum vermelho, amarelo ou verde

R1 - 01 resistor de 1 megaohm x 1/8 w

C1 - 01 capacitor eletrolítico de 10 microfarads x 16 V

B1 - Ligado Diretamente no RX

Com os valores dos componentes apresentados o LED deve piscar na faixa de 1 Hz, ou seja, ao redor de uma piscada a cada segundo.

Alterar o valor do resistor R1 para valores na faixa entre 470 quiloohms e 10 megaohms. Resistores de maiores resistências resultam em piscadas mais intervaladas, resistores de menores resistências, mais rápidas.

Alterar capacitor C1 entre 100 nanofarads e 47 microfarads. Capacitâncias menores, piscadas mais rápidas; maiores, mais intervaladas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema do Felipe é bem simples mesmo! Há também o nosso bom e velho Multivibrador, um circuito clássico! Veja:

227