Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com um circuito pisca-pisca


maquinarj

Posts recomendados

Galera estou cursando Técnico em Eletrônica já tem 4 meses, porém nunca trabalhei com eletrônica e confesso que estou com dificuldades, por iniciativa própria pesquisando na internet vi que existem circuitos para iniciantes, como pisca-pisca que percebi que é o primeiro sistema para iniciantes. Estou indo comprar meus equipamentos eletrônicos nessa sexta-feira, porém ainda não peguei o esquema de algum circuito de pisca-pisca, alguém conhece algum sistema fácil pra que eu possa começar meus projetos? E tipow como vejo quais componentes comprar? Quem puder dar uma força eu agradeceria... Estarei sempre por aqui pra tirar minha duvidas, espera que com ajuda de vocês eu possa me tornar um bom técnico em Eletrônica a ajudar os outros iniciantes que aqui postarem seus tópicos. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo a eletronica Amigo!

um pisca led de baixo custo que usa trasistores npn e pnp:D

simples

Q1 - 01 transistor BC 548 (NPN, uso geral, silício)

Q2 - 01 transistor BC 558 (PNP, uso geral, silício)

D1 - 01 LED comum vermelho, amarelo ou verde

R1 - 01 resistor de 1 megaohm x 1/8 w

C1 - 01 capacitor eletrolítico de 10 microfarads x 16 V

B1 - Ligado Diretamente no RX

Com os valores dos componentes apresentados o LED deve piscar na faixa de 1 Hz, ou seja, ao redor de uma piscada a cada segundo.

Alterar o valor do resistor R1 para valores na faixa entre 470 quiloohms e 10 megaohms. Resistores de maiores resistências resultam em piscadas mais intervaladas, resistores de menores resistências, mais rápidas.

Alterar capacitor C1 entre 100 nanofarads e 47 microfarads. Capacitâncias menores, piscadas mais rápidas; maiores, mais intervaladas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema do Felipe é bem simples mesmo! Há também o nosso bom e velho Multivibrador, um circuito clássico! Veja:

227

Site: http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/227

É bom você tentar usar também alguns circuitos integrados! Para a finalidade que você quer existe o 555! Existem outros que fazem a mesma coisa e exigem menos componentes, porém é bom se acostumar com o 555, já que uma grande gama de projetos utiliza ele.

Veja este SITE

Você pode ver as configurações do 555, e calcular de maneira simples sua frequencia através dos componentes principais que definem o tempo em Nível alto, e nível baixo.

Existem circuitos maiores, com LEDs em sequencia, usando o CD4017(outro CI, ver datasheet qualquer dúvida).

Amigo, sugiro que providencie algum programa para simular circuitos ok? Eu recomendo o proteus, se me lembro o colega Felipe usa o Eagle... A biblioteca dele é realmente gigante, mas acho um pouco complicado e com algumas inconveniencias! Mas ai é gosto hehe!

Até mais! Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Binho e Felipe, mas umas duvidas.

01 - Esses programas Proteus e Eagle é a mesma coisa do que uma placa de Protoboard ?

02 - Tipow eu preciso desenhar o esquema primeiro num papel e depois usar o furador pra poder por os componentes na placa. Pelo que vi pesquisando na net os caras pegam o esquema e so furar como vocês fazem? Da pra furar certinho usando esse esquema do felipe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Praticamente. Estes programas simuladores só não dispõe de algumas caracteísticas reais que na prática pode ser diferente. Mas no geral são uma Protoboard bem mais funcional! Você pode utilizar até mesmo instrumentos como osciloscópio pelo Proteus.

2- Este é esquema que o Felipe passou é apenas o esquemático do circuito, ou seja, mostra apenas a disposição dos componentes no circuito, não se preocupando em como será transferido para a placa. Como pode ver tem trilhas que se encontram, os componentes estão apenas com sua simbologia!

Para passar para a placa em si, você deve montar um Layout, apenas com as trilhas para passar para a placa. No caso eu utilizo o Programa ARES, do Proteus, para desenhar as placas!

Veja um exemplo de rilhas que montei no ARES: http://www.4shared.com/photo/f3Vt8Saj/Circuito_Clapper_2.html

O esquema é de um Clapper. Neste caso utilizei uma placa de face simples, mas pode utilizar de duas faces (para fazer a placa na prática é mais complicado).

Para passar o Layout para a placa, eu imprimo a Laser (tem que ser laser) em papel Couche 230, e passo para a placa com o ferro de passar roupas (metodo chamado de Tranferencia Térmica).

Pulando o processo todo que é um pouco extenso para resumir, depois que você passa o circuito para a placa cobreada, você tem que corroer a parte de cobre que não deseja, deixando somente as trilhas, para isso eu deixo a placa de molho em Percloreto de Ferro. Existem outras formas usando ácido, mas ahco um pouco inconveniente para utilizar em casa, sem contar que o ácido pode ser um tanto perigoso caso ocorram incidentes, já o percloreto não tem efeitos tão nocivos assim.

Pesquise na WEB sobre métodos de se fazer PCI, existem vários.

Ai depois, basta furar nos locais indicados pelas "Ilhas" locais onde a trilha acaba, geralmente marcada por um quadradinho ou um circulo com um furinho no meio, e representa o terminal de um componentes.

Qualquer dúvida poste ok? Eu não escrevo com muita coerência geralmente...

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pow Valeu pelas explicações..estarei realizando o projeto sábado e domingo e postarei o resultado aqui... vocês sabem onde eu possa pegar uns projetos pra iniciantes é que vou comprar os componentes sexta-feira e quero comprar logo varios componentes pra quando eu terminar de fazer o pisca-pisca eu possa ir para outro projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok amigo, tá ai alguns sites como cricuitos bem legais:

http://www.eletronica.com/diversos-circuitos-eletronicos/

http://circuitos-rosa.blogspot.com/

http://eletronicos.etc.br/

http://www.mrshp.hpg.ig.com.br/ele/esq.htm

Tente ir vendo como eles funcionam, além de apenas montar, deste modo você poderá logo amsi desenvolver seus próprio circuitos.

Até mais e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!