Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de Amplificador de Potencia, Ajuda.


Raphael Celline

Posts recomendados

Oi pessoal,

Estou querendo melhorar o som do meu PC.

Bem, ... eu tenho o par de caixas de som comum de pc, no valor de 8 ohms e 1W RMS, e juntei com 2 caixas de som de um micro sisten meu quebrado (Infelizmente a potencia do Micro Sistem quebro junto :wacko:). Os 2 speaker do micro tem 4 ohms e 8W RMS.

E eu gostaria de fazer um amplificador basico de potencia no valor de 100W.

Resumindo...

Tenho:

2 speaker 8 ohms, 1W RMS.

2 speaker 4 ohms, 8W RMS.

Objetivo:

Montar Amplificador de potencia no valor de 100W para os 4 speaker.

Espero ajuda de alguma alma boa, assim vou poder deixar meus vizinhos de cabelo em pé com muito rock classico e heavy metal sushushsu :D

Me ajudem com ideias e esquemas de circuitos,

desde ja, grato ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, no seu caso, 20w já seria muito!

Procure por amplificador com o TDA2005. Ele pode fornecer 20W em 2 Canais para seus falantes de 4ohm. Esses de 8ohm guarde para experimentos.

No audiolist.org e revistas da saber eletronica; tem muitos projetos baseados neste integrado. É muito comum em autorradios mais antigos. Fácil de encontrar e barato. A tensão de alimentação é 12v e pode até ser retirada da fonte de seu pc se ela estiver com folga de uns 3A.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, no seu caso, 20w já seria muito!

Procure por amplificador com o TDA2005. Ele pode fornecer 20W em 2 Canais para seus falantes de 4ohm. Esses de 8ohm guarde para experimentos.

No audiolist.org e revistas da saber eletronica; tem muitos projetos baseados neste integrado. É muito comum em autorradios mais antigos. Fácil de encontrar e barato. A tensão de alimentação é 12v e pode até ser retirada da fonte de seu pc se ela estiver com folga de uns 3A.

Abraço.

Opa valeu, vou dar uma pesquisa sobre o TDA2005 e circuitos baseados nele.

Pelo jeito eu tava pensando muito alto em 100W suhsushushus, é que imaginei baseado em som de carro :lol:

Bem, eu estava pesquisando e achei um circuito bem legal.

circir.jpg

Descriçao do circuito:

No esquema acima temos o diagrama do circuito com tda2005 em ponte, em IN-1 temos a entrada do sinal de áudio, que liga em P1 um potenciômetro de 100k para fazer o ajuste do volume. em seguida o sinal DC é isolado da entrada do ci por C2 de 2.2µF.

R1 de 120k – Otimiza a simetria de saída , aumentar o valor de Po max (máxima potência RMS antes de

R6 e R7 – Configura o ganho por realimentação no modo amplificador em ponte

R3 e R4 1 Ohms – Estabilidade de freqüência, mudar esse valores podem causar estabilidade de freqüência.

C1 2.2µF– Desacopla a tensão DC da entrada do amplificador

C2 2.2µF – Otimiza o desligamento delay

C4 e C11 – 100nF e 1000µF – By-pass da fonte.

C6 10µF – Rejeição de ripple

C7 e C8 100µF- Bootstrapping

C9 e C10 220µF – Desacoplamento da entrada DC do circuito de realimentação

C3 e C5 – Estabilidade de frequência

TDA 2005 – Circuito integrado amplificador de potência de áudio em modo ponte.

Fonte de alimentação recomendada – 12 até máx de 18 volts / 2 amperes

Material:

Lista de material para montagem do amplificador com tda2005

Componente Valor

C1,C2 2.2uF

C3,C4,C5 100nF

C6 10uF

C7,C8 100uF

C9,C10 220uF

C11 1000uF

IC1 TDA2005M

IN AK500/2

OUT AK500/2

P1 100k

PWR AK500/2

R1 120 KOhms

R2 1K Ohms

R3,R4 1 Ohms

R5 2 KOhms

R6,R7 12 Ohms

Diversos Fonte de 12 volts, fios, dissipador de calor, placa, etc.

Retirado do Link:

http://www.te1.com.br/2010/09/circuito-amplificador-audio-tda2005-bridge/

Esse é um esquema muito complicado a se fazer??? o que vocês pensam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está tudo muito bem explicado lá.

Se fizer a pcb, e seguir a montagem conforme o chapeado e valores dos componentes, o máximo que pode dar errado é funcionar muito bem.

Baixe o pdf disponível lá e transfira com o ferro de passar. Tem muitos tópicos ensinando este procedimento.

Recomendo este que encontrou, pela simplicidade. Só não esqueça de um bom dissipador para o TDA2005 pois esquenta muito. Depois de montado e testado, você pode partir para outros maiores, pois já terá adquirido alguma experiência.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu!

achei uma explicaçao legal de PCB aqui:

http://faztuproprio.blogspot.com/2006/11/construo-de-um-bsiab-ii-1.html

Agora só tenho que ver de achar folha de cobre e solução percloreto de ferro ushushsuhsu.

Mas primeiramente vou fazer o circuito em uma protoboard. :D

Só mais uma pergunta pessoal suhsuhsus

Esse esquema de circuito de potencia é de ponte e Mono e eu gostaria que foce estereo.

Em todos os lugares falam para fazer 2 placas que ele vira estereo.

Dai vai minha pergunta, eu faço duas placas e depois junto elas??? ou simplesmente faço 2 placas com a mesma alimentaçao, porém separadas???

Como tenho 2 spekers prefiro deixar em estereo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como voce quer estereo, o melhor é fazer dois circuitos identicos, mas na mesma placa! A alimentação você pega da mesma fonte (faça, digamos, uma ligação em paralelo)!

Também tem o TDA1556, que é dois canais de 22W cada, porém custa bem mais caro pelo que eu vi (também estou querendo montar um pra mim :D)

O TDA2004 geralmente custa uns R$5,00 no max, ja o TDA1556 custa a partir de R$17,00 +/- porém, além da potencia, tem a vantagem de exigir menos componentes externos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum valeu, vou fazer isso mesmo.

Só que no caso vou ficar sem o"L" e"R" do som né? e por enquanto vou continuar com o TDA2005. Quem sabe mais pra frente faço uma melhor dai mudo suhsuhsushus.

Agora só to com problema em comprar os capacitor, só acho eles com 50v e 100v. Como sou novo nisso, um hobista, nao sei se tem diferente em colocar um desses no circuito que vai usar somente 12 v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A alimentação vai ser a mesma (se for usar os 12V da fonte do pc, por exemplo, você vai ligar o '+' dos circuitos no + 12 da fonte que é o fio amarelo do conector molex), os negativos (ou GND, como é chamado também) no fio preto.

Mas as entradas de sinal (onde entra o som a ser amplificado) não! canal direito ® um ampli, esquerdo(L) outro ampli! assim vai continuar estéreo! Como você vai ligar no pc, terá de usar um "Cabo Y" para audio (da pra pegar um cabo de audio, aquele vermelho e branco, corta as duas pontas de um lado, juntar os fios externos, que são o GND ou negativo, e solda-los num conector P2... ou comprar ele pronto mesmo, ou modificar o projeto que pretende fazer para adaptar na placa o P2 femea, enfim... pesquisando no google acho que você descobre isso!

Quanto ao capacitor, pode pegar o de 50V caso não ache de 35V ou 25V. Essa tensão é a maxima que ele suporta! os de 100V são maiores e mais caros!

Minha unica sugestão é usar um potenciometro duplo no lugar daqueles dois, senão terá de controlar o volume de cada caixa de forma independente :wacko:! Mas aí terá de liga-los à placa com fios, e não soldando direto na placa o potenciometro)

como irá montar primeiramente num protoboard, monte primeiro 1 circuito (mono) apenas e veja se funciona! Se funcionar parta pra dois e depois para a placa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, agora entendi o lance de ® e (L). Até dei uma olhada aqui na Wike sobre o conector P2 ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Conector_P2 ) e caiu minha ficha ushushushs :cool:

Os capacitores ja fiz o carrinho na loja do SoldaFria uhsuhs, peguei todos os capacitor em 50v, e as resistencias em 1/4w. Acho que isso é o suficiente. Só triste porque nao tinha resistores de 12 ohms, 1 ohm e os conectores ak500 no soldafria :(

Mas vou procurar aqui pela regiao da minha cidade os que falta. E vou tentar achar um conector femea do P2, pra ligar o pc direto as placas. e para conectar as caixas prefiro manter ak500.

Eu tb tava pensando nisso, concordo com você. Acho melhor pegar um potenciometro duplo. porque vai ser muito estranho eu ter que aumentar 2 potenciometros para ter um som equilibrado sushushsu.

Bem, ja estou atrás dos materias... Por enquanto nao tenho mais duvidas no processo de montagem. Hora que conseguir os materias vou postando como esta indo a construçao do amplificador.

Só que vai demora um poquim. Nesse domingo agora tenho vestibular pra Unesp, quem sabe passo de hobista para estudante ushsuhsu

Valeu pelas respostas pessoal, me ajudou bastante :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ushsuhsush Muito bom gente.

Hoje usando um ferro de passar e uma folha ao estilo do papel fotografico passei o circuito para a placa de metal. E agora ela esta sendo corroida em uma solução de 125g de percloreto de ferro em 250ml de agua. Parte divertida sushushuss, só levei um susto porque nao sabia que misturando com agua a solução liberaria calor.

Bem, hora que terminar de corroer tudo, daki 1h 30min eu conto como ta o processo da montagem da placa.

Bem gente, aconteceu um acidente ushushsuhs.

O capacitor de 1000uf estufo.... agora nao sei se só trocar ele vai adiantar, pois nao quero estufar outro capacitor. Graças a ele ainda nao sei direito como esta o som, pois a corrente nao ta chegando ao som....

Alguem tem alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei de acordo que estava escrito no esquema do circuito em .pdf, mas vou verificar com o multimetro, de vez em quando eles sem querer escrevem errado shushsuhsus :D~

E minha fonte ta meio louca, é de 12 volts, mas tem hora que vou medir ela e esta em 20v ! ushushus, vou comçar a usar a do pc :lol:

Valeu pela dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha amigo, o tda 2005 foi o primeiro amp que meu filho se atreveu a testar, ele tem apenas 8 anos, desenhou o circuito na placa, soldou e fez funcionar, muito fácil e muito boa a qualidade de som desse ci, ai adicionei um fonte de pc mesmo para faze-lo tocar.....

filmei ele depois de pronto tocando... da um bico

ps: claro e obvio q eu o ajudei, mas os creditos sao todos dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paguei uns 5 reais pelo Ci ushsuhsush

Seu filho de 8 anos!, ai você me deixa constrangido sushushsuhs

Brincando :D

Esse daki é minha primeira placa de circuito impresso, acho que vou recomeçar do zero novamente com componentes novos. Verifiquei a posiçao de todos os capacitores, incluindo o que estufo.... estão todos posicionados certo. Devo ter feito alguma coisa e dei PT na placa ushsuhsuhs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paguei uns 5 reais pelo Ci ushsuhsush

Seu filho de 8 anos!, ai você me deixa constrangido sushushsuhs

Brincando :D

Esse daki é minha primeira placa de circuito impresso, acho que vou recomeçar do zero novamente com componentes novos. Verifiquei a posiçao de todos os capacitores, incluindo o que estufo.... estão todos posicionados certo. Devo ter feito alguma coisa e dei PT na placa ushsuhsuhs

Amigo você deve de ter feito algo de errado, desenho de placa alguma coisa do genero entende, pega esse esquema e tenta o desenho esta bem nitido, só erra se querer agora rsrsrsr....

www.4shared.com/file/734IJybe/TDA2005_BRIDGE_20W.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!