Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso que um transistor sature em 5volts e corte abaixo de 2 volts


Victor_npb

Posts recomendados

estou usando um modulo rf digital RWS-371, o nivel logico baixo é de 0.3volts e o alto é de 5volts.

estou usando um transistor NPN na saida do modulo para acoplar um oscilador ne555, o problema que meu ruido está por volta de 2 volts e está ficando ativado constantemente.

é o seguinte eu preciso que o transistor conduza 5volts, quando o nivel estiver qualquer coisa acima de 2volts, e qualquer coisa baixo de 2 volts, ele nao conduza nada.

em outras palavras eu preciso que ele comporte como uma chave binaria, sature acima de 2 volts, e corte baixo disso.

fiz uma ilustracao no mspaint, meus skills no paint sao impressionantes.

no "grafico" eu tenho o sinal representado como "entrada" e eu preciso que o coletor do transistor comporte como o segundo grafico.

modulorf.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas um diodo nao vai conduzir sempre? nao sei se você entendeu o que eu preciso, preciso que o transistor sature em 5 volts e corte abaixo de 1.9 volts.

eu tentei ir aumentando o valor da resistencia, mas ai o transistor ficava em tipo 0/3.

eu preciso que a saida seja 0/5. atualmente ele esta funcionando tipo 3/5

---

diego, o que seria? é um daqueles circuitos integrados de portas logicas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas um diodo nao vai conduzir sempre?

Um diodo zener pode trabalhar polarizado diretamente ou reversamente. Quando polarizado diretamente, ele funciona como um diodo comum... Quando polarizado reversamente, ele só começa a conduzir quando a tensão reversa sobre sua junção ultrapassa a tensão de zener.

diego, o que seria? é um daqueles circuitos integrados de portas logicas?

É um dispositivo comparador com histerese. Leia mais detalhes em:

http://www2.eletronica.org/hack-s-dicas/schmitt-trigger-x-inversor-tradicional/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Schmitt_Trigger

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como eu testo um zenner pra descobrir a tensão dele?

li uns artigos sobre hysteresis, é isso mesmo que eu preciso, mas será que tem algum circuito mais simples com apenas um limiar de threshold?

tipo em vez de usar dois limiares lowlevel=2 e highlevel=5, eu poderia usar apenas usar um limiar, por exemplo 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
como eu testo um zenner pra descobrir a tensão dele?

li uns artigos sobre hysteresis, é isso mesmo que eu preciso, mas será que tem algum circuito mais simples com apenas um limiar de threshold?

tipo em vez de usar dois limiares lowlevel=2 e highlevel=5, eu poderia usar apenas usar um limiar, por exemplo 3.

se você tem o zener, basta olhar sua identificação e colocar na internet, perguntar ao tio Google..

Por exemplo, um diodo zener 1N5223, se perguntado ao tio Google vai dar a seguinte resposta: http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/76096/MICROSEMI/1N5223.html.. Viste lá??? 2,7 Volts...

Veja ai a outra alternativa, comprar o zener já com a especificação: http://www.soldafria.com.br/diodo-zener-2v7-05w-p-244.html

Ai monte-o dessa forma...

Offset.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu retirei alguns diodos zener de uma placa, mas digitei as inscriçoes no google e nao achei nenhuma referencia ou datasheet sobre a tensão deles.

algumas inscricoes, B22PH,C6V2PH,C4V7PH

Fácil esses seus ai...

Na ordem

22 Volts

6,2 Volts

4,7 Volts. Nenhum deles vai servir para a finalidade.

Mas como os tem esses 3 zener dai, vire-os, use-os como diodos normais (ou coloque três diodos normais diretamente polarizados na base do transistor, em série com o resistor) e terás um "off set" de aproximadamente 0,6V x 3 = 1,8 Volts que somados aos 0,6 Volts da junção base emissor do transistor somarão 2,4 Volts, com o limiar de condução do transistor...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!