Ir ao conteúdo

Capacitores explodindo

Daniel Barros

Posts recomendados

Postado

Sim Miguelitos, faça voce mesmo mas coloque a advertencia dos riscos inerentes e prejuizos exponenciais desta pratica, outrossim, está levando a prejuizo os desavisados que acham que é tudo igual. :-BEER

Postado

Pessoal,

também to com 2 capacitores "inchados" ficam ao lado da entrada da fonte, sao pretos.

Eu posso trocá-los? Será q vai resolver o problema? Quase não posso ligar a máquina, pois, a temperatura da placa-mãe fica quase o dobro da temp. do processador e aí tenho q deixar a torre aberta e com um ventilador em cima, senao a máquina desliga ou reinicia. Mesmo com o ventilador, a temp. da placa chega a 48 graus, rapidinho. O q devo fazer? Por favor, alguém me ajude!!! :help:

M810LR, Duron 950MHz

FELIZ ANO NOVO!!!

:cry:

• mês depois...
Postado

Há algum modo de evitar esse problema? Digo, utilizar um estabilizador e uma fonte de melhor qualidade, fazer um correto resfriameno interno do gabinete...

Ou simplesmente estamos reféns desse problema, sem nada poder fazer, esperando o pior acontecer, rezando para que não aconteça, e tomar iniciativa depois que os capacitores estragam?

Pô, que m####, desse jeito fica difícil...

Postado

eu troquei os capacitores (7 na verdade) da minh placa -mãe SOYO 5eh, e ela funcionou por mais um ano e meio...hoje ela descansa em paz...não liga mais nem a paulada

Marcelo :bandeira:

• 2 semanas depois...
Postado

das marcas de capacitor baixo:

Rubycon;

HIQ;

qual a melhor para uso em placas mãe?

estas marcas foram as que encontrei para venda de capacitores de 1500MF 6.3v/10v.

de outra forma, qual seria a melhor marca para se utulizar capacitores em placas mãe?

obrigado! :D

Postado

beleza, pessoal ?

Gostaria de saber se estes problemas de travamento, resetes aleatorios acontecem se a placa-mãe estiver com capacitores em fuga?

Eles já explodem, incham mas é quando é curto? Ou mesmo em fuga?

Tipo assim, baixei um anti-virus da net. E instalei no win98SE (funcionando redondinho ate então), e ai reinicie a maquina para usar o anti-virus (para ler o registro).

E inicio e carregou o win98, e começo a travar.

Modo de segurança foi. E reinicie, carregou e travou.

Depois travava no boot. Já não carregava + o SO.

Travava no setup. não consegui ligar. Ao resetar no botao bepava sem parar.

Agora esta com o seguinte sintoma: sempre ao ligar no botao, não executa o POST (consequentemente não aparece os testes de memoria, e outros), o monitor apagado.

Antes de isto acontecer, já tinha visto no setup, que todas as tensoes estavam acima de 5% de tolerancia.

E isto estava me deixando preocupado.

Placa-mãe: M598MLR ou M598MRL (é umas das 2 não lembro).

Também queria saber onde pego o esquema eletrico da fonte, que site tem.

Pessoal, me ajudem a resolver isto.

FalÔ.

• 2 semanas depois...
Postado

Talvéz devido ao alto consumo dos processadores atuais aliados a pouca tolerância dos capacitores utilizados, o próprio processador gere um riple na linha fazendo os indutores de entrada gerarem picos em cima dos capacitores gerando vazamentos, é claro que capacitores de boa qualidade devem "guëntar" o tranco, quem se aventurar a trocá-los pode retirar de placas queimadas(desde que não tenham o mesmo problema) mas escolha uma placa de qualidade, e quem não conhece nem se aventure leve para alguém com experiencia de solda porque se não tiver paciência e prática nada feito acaba derretendo a placa e não troca...

outro problema que pode ocorrer é a queima dos transístores mosfet que regulam o vcore da placa geralmente tem 2 soldados na placa no meio dos capacitores, troquei de uma soyo 7vba e coloquei um similar tirado de outra soyo mais antiga, os transistores entraram em curto e explodiram os capacitores e o processador, um prejú considerável ao antigo dono da placa. Agora ela está 100% de novo.

Postado

Reparei, que no meio dos + ou - 10 capacitores tem uns 3 meio inchado na parte superior (cabeça)?

É bom providencia a troca, eu mesmo vou tentar troca-los. Estes capacitores sao 1500uF de 6,3V de uma marca que eu nunca vi. Vou começar a trocar por aqueles que estão suspeitos (para ver se é difícil) se for + ou - vou trocar todos.

Um detalhe que marca do capacitor me recomendam, Siemens ?

Gostei muito deste topico

FalÔ.

Postado

Siemens é excelente mas talvez não encontre na tensão especificada procure um de 16 volts, não é 100% principalmente por causa do tamanho mas deve funcionar e como tem uma tensão maior nunca mais dará problema... praticamente qualquer marca com uma tensão de 16v. irá aguentar o tranco sem dar dor de cabeça

Postado

Então amigos resumindo essas 14 páginas de discussão , o que vocês concluem?

E melhor trocar o capacitor e saber que tem grandes chance de instabilidade ou trocar a placa mãe ?

Pergunto isso , no caso de manutenção de pcs para clientes!

valeu abraços!

Postado

Como o companheiro acima citou, a conclusao.

Também envolve, se for trocar o capacitor (acho uma opcao melhor, ate em termos de economia).

E envolve a seguinte questao:

, este topico que indicaram os capacitores de tantâlo em vez do de eletrolitico. O que vocês acham disto?

FalÔ.

• 4 semanas depois...
Postado

Opa eae pessoal!t/bem?

Cmg não tá nada bem ............

Minha placa mãe esse dias teve o mesmo problema citado(11 capacitores *****!!!ao lado do processador...agora troquei os mesmo,e pelo menos tá normal até agora!.....Mas o meu micro continuará o mesmo???!!!a placa mãe também???!!!Ou vai ficar zuado???( não manjo muito bem dessa parte tecnica...hehe) .porque eu acho q não deve ter corroido a placa mãe não...ah mas agora eu notei q tem um capacitor(proximo aos do q explodiram)q tá meio inchado(estufado...não sei o termo tecnico...rsrsr... digamos assim) devo trocar(no caso avisar o tecnico q arrumou)???ou deixa-lo assim???

Ci alguem souber as consequencias e as soluções do meu problema e me der um toque fico muito agradecido!!!valeu!!!!

• 4 semanas depois...
Postado

Olha tenho uma SOYO SY P4VGM v1.0 e está acontecendo a mesma coisa. O PC vai funcionando normalmente de repente reinicia do nada. Pior que isso eu comprei a SOYO porque uma ASus P4S800D-X estava apresentando a mesma coisa. Pelo o que vi aqui no tópico essa SOYO é vagabunda mesmo. Eu não queria chegar a esse ponto, mas to vendo que é inevitável a soluçõa desses problemas é gastar mais dinheiro mesmo num sistema MAC, por que PC e cia sinceramente, é de perder a paciência!!

CARA, EU ME RECUSO A COMPRAR UMA PLACA-MÃE PRA SER OBRIGADO A TROCAR CAPACITORES!! ERA SÓ O QUE FALTAVA EM PLENO 2005!

Postado

Á única chance de não mnigrar pro MAC é alguém dá uma luz sobre uma placa mãe realmente boa pra P4. Alguém sabe??

Porque eu to achando o maior absurdo possível eu comprar uma placa-mãe pra ter que trocar capacitor. Galera, isso é um absurdo sem tamanho!!!!!

To dizendo isso porque estou com duas aqui, lá se foram mais de 500 reais e não consigo trabalhar direito. Sinceramente, se eu confirmar que o problema é esse eu vou vender essas placas por linharia

Postado

Venho aqui pedir desculpas pelo descontrole. Ainda estou muito chateado com esse mundo de computadores, mas mais controlado.

Eu penso que se você quer um processador pentium 4 então compre uma placa-mãe da Intel, qualquer outra placa vai ser dor de cabeça. Tenho 3 computadores o único que trabalha redondo é o que tem um aplaca mãe da intel D865GVHZ com um P4 2.4 GHz. Os outros dois são insuportáveis com suas placas ASUS e SOYO.

Desculpem mais uma vez minha irritação, ela é contra fabricantes e não com vocês que querem ajudar, porque convenhamos, não estou discutindo a solução que o samigos proporam de trocar os capacitores, isso é de fato uma saída, mas eu acho um absurdo nós consumidores termos de fazer isso, acaba que pra mim, isso não é uma solução e sim uma conclusão: nem dada eu quero uma placa soyo.

• 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Tive o problema dos capacitores com uma PCCHIPS M817LMR com capacitores verdes de 6.3V 2200mf. Cinco capacitores no controlador de tensão que incharam... Percebi com a placa funcionando e ainda estável!

Há, entretanto, claros sinais de super aquecimento nos mosfets da placa, pois o PCB além de tudo escureceu. Somente os capacitores mais perto dos mosfets incharam, sendo que há vários outros desses pela placa a fora, ainda perfeitos. Na minha opinião, foi o calor que estragou os capacitores...

Postado

Olá. Tenho uma ASUS A7n266, Athlon XP 2000+, 256MB (1), CD-ROM 52X, CD-RW 52X-32X-52X. (vai fazer 2 anos em agosto, a fonte troquei em 7/12/2004 porque o fusivel queimou e era soldado - não deu para trocar) e o CD-RW tem uns 9 meses. O resto é "original".

De uns tempos para cá ela, em determinado momento, reinicia do nada. Mas isso muito aleatoriamente e raramente (a temperatura sempre OK. Nunca passava de 50C). Na ultima semana isso novamente ocorreu mas ela não reiniciou. Ou melhor, não chgava até o SO. Abri a maquina, chequei poeira, dei uma limpadinha (estava até limpinha para o local onde eu moro - perto da praia). Liguei e voila. Funcionou, desliguei mais tarde e fui dormir.

No dia seguinte não ligou mais. Ou melhor, até ligava, mas não dava nem 2 segundos desligava. Ai ela ligava e desligava sozinha sempre com esse tempo baixo. Nem chegava na setup.

Achei que fosse fonte. Pedi emprestada uma e nada. A mesma coisa. Chequei conectores e dessa vez ligou mas o pc começou a apitar sem parar (som de ambulancia). Desliguei e apertei melhor o cabo de força na placa mãe. Ai o apito mudou. Virou pi pi pi infitos. Desliguei e fui olhar a memoria. Limpei com a borracha e coloquei de novo. Ai não apitou mais mas não dava sinal (as unicas coisas que ligavam eram a fonte, cooler e a luz da placa mãe).

Já estava desistindo, achando que era processador, quando, uns 3 dias depois, eu peguei a memoria limpei novamente com mais cuidado, sem soprar (tinha cometido esse erro) e troquei de slot. E funcionou. E esta funcionando até agora (24h depois).

Perguntas:

1 - será que o outro slot está realmente bichado?

2 - esses sons eram realmente da memoria ou meu computador está escondendo o jogo?

3 - alguem já teve isso? Deu algum problema mais tarde? Pode ser a fonte fazendo uma alimentacao errada?

A presilha que prente o dissipador (não lembro se é esse o nome) entre o cooler e o processador está bastante enferrujada...

Valeu galera

Paula

obs.: não mudo configuração de placa mãe porque não sei :), tá como veio. Mas é montada (starcomputer de salvador), pode estar alguma coisa errada.

• Membro VIP
Postado

Um PC tem muitos equipamentos e cada equipamento presente, traz diversos componentes e esses todos, precisam de harmonia para trabalharem sem falhas!

Isso é filosofia sim, mas explicar puramente o que ocorre com um problema intermitente, passa por alguma filosofia de funcionamento!

Para "testar" o slot de memória suspeito, recoloque o pente nele e observe.

Esse tipo de problema exige uma profunda investigação e quase sempre, é reparado sem que saibamos sua verdadeira causa!

PCs são como pessoas! Tem dia em que se recusam a ser "simpáticos" com os pobres usuários!!

Postado

Tive sim algo parecido com uma placa mãe aBit. Ela só não desligava do nada, ao invés disso ela não ligava, ficava na tela preta com o cursor piscando mas tb não respondia a nenhum comando. Pra encurtar a estória, após muitos testes em todos os dispositivos possíveis do computador, cehgou-se a conclusão que era memória. Era um pente de memória de 256 MB PC133, e na oportunidade a memoria nova compatível de testeera uma de 64 MB. Botamos ela e funcionou tranquilo. Como eu achava que era pouca memoria, comprei uma de 128MB, devolvi a emprestada (de 64MB) e funcionou legal. Ou seja ao que tudo indica a tal memoria de 256 era que estava ruim mesmo. Mas aí, o amigo me cedu a memoria de 64MB, pra ver se eu ficava com ela etal, quando pus a de 64 ao lado da 128, o computador voltou a dar problema. Tirei a de 64 e ele voltou a funcionar, a questão é que só com a 64MB , sem a 128, o computador tb funciona. Aí acho que é o slot da placa...

• mês depois...
Postado

Excelente assunto...

Vou aproveitar e perguntar se minha A7V600X "ASUS" pode estar com este problema, pois, ele não consigo dar partida na moça!... ficam acesos os leds vermelho da IDE e o verde de Força... e nada vai pra frente. Li um amigo dizer que seu pai deu uma carga em um capacitor da mesma placa e ela voltou a ativa. Será que funciona na minha ? e por onde começar e como... Grato por qualquer ajuda. :bandeira:

Postado

RODRIGO

Troque a placa-mãe.

Não vale a pena por em risco todos os demais componentes por achismo, teimosia e desconhecimento de causa/efeito.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!