Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores explodindo


Daniel Barros

Posts recomendados

Galera, boas noticias, eu tenho duas SOYOS 7VBA133 que estavam com problemas. Ligavam normalmente, passados 30 minutos elas travavam e só conseguia liga-las depois de 24h, engraçado né?? mas é problema típico de CAPACITOR, então notei que alguns capacitores estavam ESTUFADOS e optei por troca-los. $$$$$$$, deu certo, as duas placas funcionando perfeitamente e uma economia de 200 reais.

É isso aí, se alguem quiser algumas dicas, meu email é [email protected]

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum.......aqui também esse bixus chamados capacitores também andam "inchando"....

Eu tinha um placa mãe da Soyo , 7vba ...........e tive que trocar a *****......

Ela começou com problemas .

1° - não ligava na primeira vez

daí uns tempos ela so ligava na terceira vez........

logo percebi que o pc travav se ficava parado.......ou seja.........se eu deixasse tocando uma musica........ele não travava.............mas se deixasse parado....sem tocar ou fazer nada, ele TRAVAVA GERALLLLLLLL............

Um dia sai de casa e deixei tocando umas 1.000 musicas.............

quando eu voltei...( após 5 horas )....ele estava tocando ainda......

Mas outro dia eu fui no banheiro e dexei parado, e ao retornar ele estava totalemnte congelado.....

Eu fiz mtooooooo......mtossssss desses testes.........e ele sempre travava parado...........

muito estranho.....

daí + um tempo o pc congelava do nada....

Daí + uns tempos.......o pc só ligava na 20ª , 30ª vez......serio mesmo.......tinha dia que tinah que ficar tentando até umas 30 vezes......

Depois de outro tempo......o pc so ligava se eu passasse o aquecedor de cabelo........passando o aquecedor de cabelo, a placa esquentava, e ai ligava na primeira ou segunda vez !........tipo........tinha que ficar uma meia hora passando o aquecedor.........

Logo percebo que o RESET não funcionava +...........se o pc travasse, eu teria que desligar o estabilziador.....e ligar novamente.......

Pra mim ligar e usar o pc eu deveria fazer o seguinte........

Aquecer por meia hora............ligar rápido.......e quando ligado, colocar musica pra rodar...........

Se não, o bicho travava..............

Aí resolvi trocar minha Soyo 7vba por uma Asus A7V8X-X ..........agora tudo resolvido...............

Ah............isso me custo 890 reais............

Tive que trocar a placa mãe....................consequencias : Gabinete......Fonte.....Processador.........Memorias...........

Mas agora to cuma makina ...............

Antes era o Pentium 3 de 800 MhZ ....128 de memoria (dimm) ....placa mãe da soyo.........gabinete de 3 baias....

Agora o bicho é um athlon XP.......2.6 ............256 de memoria (ddr) .......placa mãe da Asuss......................

Agora sim......

PROBLEMA RESOLVIDO !............

NÃO COMPREM PLACA MÃE DA SOYO !..............

:-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola

Li todos os post aqui e fiquei impressionado com a quantidade de produtos "fajutos" que são vendidos aqui no Brasil. Sim porque pra mim todos esses problemas de capacitores se resume em produto falsificado. Eu sempre desconfiei desses produtos baratos que são vendidos aqui no Brasil! Ninguém faz milagres e é impossível se vender um produto tipo pela metade do preço. Isso não existe. Por isso , nunca comprei esses produtos tido como mais barato e consequentemente sempre paguei caro , mas em compensação nunca tive nenhum tipo de problema. já fiz algumas compras pela internet e constatei que os produtos até funcionam, mas não têm o mesmo desempenho ou durabilidade iguais aos adquiridos de fornecedores idôneos. Ainda agora ...estou pensando em adquirir um câmera Olympus D520 que no mercado normal custa cerca de 900 reais e na internet uma empresa vende por 510 reais!!! Chego ao seguinte raciocínio: ou o produto é proveniente de contrabando ou é falsificado ou as duas coisas juntas. E com nota fiscal e tudo. Será que vale a pena arriscar? Para concluir acho que os problemas de placas e capacitores são resultantes de falsificações groseiras. Participo de foruns nos EUA e UK e lá nunca vi esse tipo de comentário. porque lá loja que vende produto "fajuto" são obrigadas a fazer grandes indenizações ao comprador, além das sanções legais. O que estraga nosso desenvolvimento é essa tal ciudad d'leste que só vende porcaria. Outra coisa. Trocar os capacitores pelos tipos comerciais normalmente vendidos aqui, não dará a mesma funcionalidade às placas porque o nível de tolerância é diferente bem como a solução eletrolítica e produzida para suportar temperaturas mais elevada. Eu diria que seria mais ou menos a mesma coisa que substituir resistores de multímetro por resistores comerciais utilizados em equipamento eletrônico comum. Não funciona. Uma dica importante. As placas confiáveis apresentam solda dos componentes com aspecto muito brilhantes e as fajutas as soldas são opacas e sem brilho. É isso aí .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico REVOLTADO com isso!!

Tive problemas em casa com uma SOYO K7VTA-B, na faculdade com uma K7VTA-PRO e com meu sobrinho com uma PRO também! Isso degride a imagem das marcas ditas TOP e você já não sabe que marca presta ou será mais durável!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Galera

Peguei um serviço pra tentar recuperar uma placa-mãe Gygabyte com 5 capacitores estourados e consegui arrumar. O problema apresentado era que só ligava algumas vezes e as vezes demorava muito tempo pra iniciar.

Consegui os capacitores e substitui todos. Quando liguei o bicho, foi um tapa só. Estavel e rápido. Detalhe, todos os capacitores que estouraram eram de um mesmo fabricante: GSC de 3300microF.

O problema é que os Siemens que consegui eram bem maiores e ficou feiozão o serviço mas funfando 100%.

Deu um trabalhão pra refazer os furos dos terminais dos capacitores. Mas compensou pela experiência.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí, pessoal:

Tenho uma Soyo 7VBA133U que constantemente reiniciava sozinho e vi que o problema estava com os capacitores que estavam em sua maioria estourados ou estufados. Troquei todos, mas agora ele desliga sozinho e não segura algumas configurações do Setup. E agora??? Perdi de vez???

Me dêem um toque. Preciso de ajuda urgente!

falou, :-BEER

Hernani.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você deve observar onde estão localizados estes capacitores que trocou e reveja a polaridade, se não danificou alguma trilha. Pude notar no meu caso, que algumas soldas devem ser muito bem feitas pois são usados métodos construtivos que deixam alguma dúvida na hora de soldar o componente. Assim, os 2 terminais do capacitor são soldados por trás e um dos terminais fica isolado em uma pequena ilha da malha de cobre que não deve ser curto circuitada pois assim, o capacitor não faria nenhum efeito. É bem chato essa parte e você deve medir entre os terminais do capacitor recem soldado pra ver se não ficou em curto ou seja, soldado na mesma malha ou ilha.

Aproveite e dê mais detalhes de como é este desligamento e perda de setup.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É assim: Ele não perde todas as configurações do Setup, mas não salva as alterações de clock feitas. Estva experimentando trabalhar com a máquina com o clock reduzido, mas toda vez que salvo e saio do Setup ele reboota com a configuração anterior (o processador é um PIII 1Ghz PGA). Entrando no Windows normalmente, cerca de dez a quinze minutos depois de ligado a mb se desliga sozinha sem mais nem menos. Tem solução um trem desses???

É isso. Valeu a ajuda e se puder me ajudar mais, valeu mais ainda!!!

:-BEER

Hernani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara esse topico sobre os capacitopres me ajudaran muito eu to com uma placa da soyo 7vba133 que estava resentando e dando pau direto mas eu não tinha me ligado nos capacitores então li o topico e constatei que existen 3 capacitores estufados perto do processador. <_<

valeu pela ajuda :hehehe:

Ah e uma pergunta vocês acham que por causa deles pode ter afetado o processador de algum jeito? aconteceu alguma vez com algum dos pcs que tiveram esse defeito?

e worng se tu for de POA-RS passa na Rua alberto bins que tu encontra ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Segundo li não lembro onde, a Epox alertou sobre alguns fabricantes de capacitores que usaram material dielétrico contaminado. O fabricante que usou esses capacitores em seus modelos não teve culpa. Muitos são Soyo mas comigo foi Gigabyte.

Não é problema de falsificação de placas-mãe.

É bom lembrar que é comum capacitores estourarem em diversos tipos de equipamentos mas neste caso, por problema de sobrecarga de tensão ou até temperatura fora do comum e não pela qualidade do dielétrico.

Agora, ai é que entra o controle de qualidade rigoroso de fabricantes como Abit, Epox e outros grandes que dificilmente este tipo de problema aparece. É por isso que quando vejo os colegas dizerem que o desempenho de placas top é bem parecido ou, que o melhor custo benefício é um certo modelo como Asrock. eu discordo sem discordar. O desempenho pode até ser próximo e o preço muito bom mas, e os problemas que aparecem nesses modelos? Quase nunca alguém relata problema com os modelos de fabricantes de ponta.

Quando compro uma Abit ou Epox por exemplo, sei que tô pegando coisa boa e isto é o que procuro. Não tem custo-benefício que compense essa confiança.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

pessoal li TODOS os posts e assim como vocês perdi minha placa-mãe ( ecs K7vta3 3x) e um amigo uma ecs k7vta5

os capacitores da minha sao 6.3v e 3300 uf

um amigo q manja de eletrônica disse q ele troca pra mim sem problemas, mas q esses valores seriam meio complicado de se encontrar

alguem q conhece pode ajudar ?? ah, moro no RJ e no centro não achei, não tive tempo mas em breve vou dar uma olhada em cascadura como ultima opção

pessoal vamos tentar debater sobre possiveis solucoes, não seria mais interessante ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fisher@25 fev 2004, 09:58

ola

          Li todos os post aqui e fiquei impressionado com a quantidade de produtos "fajutos" que são vendidos aqui no Brasil. Sim porque pra mim todos esses problemas de capacitores se resume em produto falsificado. Eu sempre desconfiei desses produtos baratos que são vendidos aqui no Brasil! Ninguém faz milagres e é impossível se vender um produto tipo pela metade do preço. Isso não existe. Por isso , nunca comprei esses produtos tido como mais barato e consequentemente sempre paguei caro , mas em compensação nunca tive nenhum tipo de problema. já fiz algumas compras pela internet e constatei que os produtos até funcionam, mas não têm o mesmo desempenho ou durabilidade iguais aos adquiridos de fornecedores idôneos. Ainda agora ...estou pensando em adquirir um câmera Olympus D520 que no mercado normal custa cerca de 900 reais e na internet uma empresa vende por 510 reais!!!  Chego ao seguinte raciocínio: ou o produto é proveniente de contrabando ou é falsificado ou as duas coisas juntas. E com nota fiscal e tudo. Será que vale a pena arriscar?  Para concluir acho que os problemas de placas e capacitores são resultantes de falsificações groseiras. Participo de foruns nos EUA e UK  e lá nunca vi esse tipo de comentário. porque lá loja que vende produto "fajuto" são obrigadas a fazer grandes indenizações ao comprador, além das sanções legais. O que estraga nosso desenvolvimento é essa tal ciudad d'leste que só vende porcaria. Outra coisa. Trocar os capacitores pelos tipos comerciais normalmente vendidos aqui, não dará a mesma funcionalidade às placas porque o nível de tolerância é diferente bem como a solução eletrolítica e produzida para suportar temperaturas mais elevada. Eu diria que seria mais ou menos a mesma coisa  que substituir resistores de multímetro por resistores comerciais utilizados em equipamento eletrônico comum. Não funciona. Uma dica importante. As placas confiáveis apresentam solda dos componentes com aspecto muito brilhantes e as fajutas as soldas são opacas  e sem brilho. É isso aí .

COncordo com você amigo, só não diria que os produtos são falsificados e sim de baixa qualidade, a dois anos atras eu já estava sofrendo deste problema, trabalho em uma assistencia técnica e isto é bem comum para mim, quando eu tive o primeiro contato com as placas apresentando este defeito foi com maquinas da Itautec e uns IBM, então logo sai a procura e vi que tinha uma historinha que erram na solução eletrolitica dos capacitores por isto do defeito e realmente o fato de não dar este tipo de problema nos estados unidos é pelo fato da lei do consumidor la funcionar eles não aceitam isto já aqui no brasil aceitamos e ficamos quieto por isto não vamos para frente.

Sobre a solução quano há, seria trocar todos os capacitores por iguais a eles ou no meu caso encontrei uma boa solução nos 2700 Mf por 6,3 trocando todos por 3300Mf 6,3 as maquinas trabalharam normal sem problemas, agora que não tem como não dizer que não é uns lixos de placas não da.

Solução par aisto no brasil é difícil o negocio é comprar de bons forncedores e placas de preferência box para sair da linha baixo custo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Encontrar os capacitores no mercado não é o problema e sim, encontrar com as mesmas dimensões que os originais. Capacitores de 3300uF por 6,3V podem ser substituidos por outros de mesma capacitância e tensão mais alta. É fácil encontrar em qualquer loja de componentes eletrônicos. Encontrei aqui no norte, imagina quem mora no sul ou numa cidade grande onde tem muitas lojas...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve fazer 1 ano e meio q comprei o meu micro, placa mãe FastFame 8VTAA+ que depois de um tempo começou a apresentar problemas, um dia, não sei o que deu em mim e eu resolvi abrir o maldito gabinete.

Ao abrir veio o espanto: Não 1, nem 2 capacitores, mas 20 deles estufados, cheguei a pensar que era da fonte, mas um tempo depois chegou lá no trampo uma placa mãe como a minha, com 13 capacitores estufados.

depois vi a maquina do meu primo, também o mesmo modelo e com varios capacitores estufados.

Agora eu não sei se troco os capacitores, ou se troco de placa mãe de vez.

Estou querendo pegar a MSI K7N2 Delta L até porque a minha placa só tem soquete DIMM.

Bom, se alguem puder me dar uma luz do que fazer..

PS1: foi mais pra alertar da placa mãe com problema

PS2: Ela continua funcionando, não normalmente, mas funciona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O uso de capcitores eletroliticos é muito comum para o pessoal técnico em eletrônica, já desolda-los das placas, principalmente das mother boards, exige uma boa habilidade e muita paciência ( na dúvida peça para um bom técnico, aqueles que consertam TV ou aparelhos de som, eles podem não entender de micro, mas este serviço tinham que realizar muito bem )

Os capacitores com defeito geralmente são dos seguintes valores:

1000 uF x 6,3 VDC

1200 uF x 6,3 VDC

1500 uf x 6,3 VDC

2700 uF x 6,3 VDC

3300 uF x 6,3 VDC

Então sempre que quiser substituir um deles e não achar o valor exato você pode substitui-lo para um valor imediatamente superior, ou seja, se na sua placa tem um de 1200 uF x 6,3 VDC estourado, você pode trocar por um de 1500 ou 2200 sem problemas ( o unico incoveniente é que o diamentro, as dimensões fisicas são diferentes e as vezes falta espaço ).

Na falta você pode fazer uma associação ou combinação de valores, por exemplo: se na placa tem 3 capacitores de 2700 uF = 3 x 2700 = > total de 8100 uF, você pode usar 2 x 3900 + 1 x 1500 => total de 9300 uF ( IMPORTANTE: ISSO QUANDO OS CAPACITORES estão NA MESMA TRILHA DA PLACA, GERALMENTE ISSO OCORRE quando AS PEÇAS estão MUITO JUNTAS ).

Quanto a tensão 6,3 VDC, o capacitor novo não pode ser de valor menor, ex.: 3 VDC, valor muito maior também não é bom, ex.: 25 VDC ( porque como a tensão da placa é de 5 VDC, e é muito abaixo da especificação do capacitor, ele não apresenta sua total capacitância, ou seja, se ele esta marcado 2200 uF em 25 VDC, em 5 VDC ele pode apresentar somente 1800 uF )

Tensão = tensão de Isolação ( ok )

Quanto a temperatura, não importa muito pois nunca colocaremos uma placa mãe num ambiente nesta temperatura de trabalho, sozinho o capacitor não chega a essa temperatura 85 ou 105 C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah !!

Agora descobri porque minha soyo k7vta pro apagou hoje,abri ela e tem uns 3 capacitores gordinhos,desconfiava deles ,mas apos ler este topico acabei de confirmar ,vejamos se ao trocalos a placa ressuscita,caso contrario vou comprar so placa sem vergonha,porque depois dessa vi que somos cobaias dos chineses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois é Zawer

E a Soyo parece ser uma das campeãs neste tipo de problema. Mas na realidade, como foi postado anteriormente, não é problema com a placa e sim com qualidade dos capacitores.

O que ocorreu comigo foi que o pc às vezes ligava e outras não. Quando ligava, demorava uns 10 minutos até concluir a inicialização! Incrível! Depois que troquei os capacitores a placa ficou super rápida como deveria ser.

O maior problema são as dimensões dos capacitores que você vai encontrar e seus terminais são bem mais grossos que os furos na placa mãe. Tenha muito cuidado quando for reabrí-los pois pode curto-circuitar os terminais com a solda refeita. Use uma agulha meio robusta e com o ferro de solda você aquece o local do furo que fica meio entupido com o resto da solda após a retirada do componente. A agulha é de Aço e não é soldável com Estanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei os capacitores e ela ta viva de novo,o esquema da agulha é bom mesmo

so um detalhe,troquei 3 cpacitores que estavam inchados e ela não acendeu,ai resolvi trocar o quarto capacitor que aparentava estar normal e ai funcionou,ou seja ,nem precisa estar estufado para estar pifado.

Outro detalhe muito inportante,não consegui achar capacitor com a temperatura indicada para placas mae (105*) ,somente os de 85*(graus temperatura)

portanto,dependendo do cooler eles podem ter problemas,o tamanho é outro detalhe,aqui ficou bizarro hehehe,4 capacitorzao na placa,mas ta valendo.

Caso não ache os capacitores ,existem algumas placas pifadas a 10 reais que possuem todos eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!