Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores explodindo


Daniel Barros

Posts recomendados

Tem sim como substituir sem problemas. Como ainda não esta estufado acho que ainda não é motivo de preocupação. Porém é bom observar o comportamento do micro, se começar a dar travamentos e reset aleatorios, ai sim pode ser capacitores. Você também pode trocalos como medida preventiva, é só colocar outro com as mesmas caracteristicas. A http://www.mobofix.com.br/ faz bem este trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hugomedeiros@07 out 2004, 08:25

Tem sim como substituir sem problemas. Como ainda não esta estufado acho que ainda não é motivo de preocupação. Porém é bom observar o comportamento do micro, se começar a dar travamentos e reset aleatorios, ai sim pode ser capacitores. Você também pode trocalos como medida preventiva, é só colocar outro com as mesmas caracteristicas. A http://www.mobofix.com.br/ faz bem este trabalho.

Poxa cara,

Interessante , mas se ele estourar não queima a placa-mãe não?

E outra, gostei do site, mas e muito longe pra mandar a placa-mãe...

Sacow cara...?

Agurdo respostas...

Desde ja agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal

Sobre os problemas nas placas Soyo todos já devem saber, pois são as que mais apresentam problemas de capacitores estufando. Entretanto, a minha "PODEROSA" Epox tem algumas unidades estufando lentamente e para minha surpresa, hoje, ao abrir o PC para uma inspeção visual, reparei que o processo dos componentes em questão, continuou e tá piorando! Para complicar, localizei um total de 7 capacitores com problemas, 4 são do regulador de tensão(é o mais normal de ocorrer) e 3 pequenos que ficam em local distinto!

O PC continua funcionando, mas agora não vejo outra saída se não, a troca dos mesmos. Já fiz isso numa Soyo e não é difícil. O duro é encontrar capacitores com o tamanho fisico adequado. Mas isto não é problema para o Super Meiraneto..... :P

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por trindadedavi+07 out 2004, 12:48QUOTE (trindadedavi @ 07 out 2004, 12:48) hugomedeiros@07 out 2004, 08:25

Tem sim como substituir sem problemas. Como ainda não esta estufado acho que ainda não é motivo de preocupação. Porém é bom observar o comportamento do micro, se começar a dar travamentos e reset aleatorios, ai sim pode ser capacitores. Você também pode trocalos como medida preventiva, é só colocar outro com as mesmas caracteristicas. A http://www.mobofix.com.br/ faz bem este trabalho.

Poxa cara,

Interessante , mas se ele estourar não queima a placa-mãe não?

E outra, gostei do site, mas e muito longe pra mandar a placa-mãe...

Sacow cara...?

Agurdo respostas...

Desde ja agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hugomedeiros+07 out 2004, 17:30QUOTE (hugomedeiros @ 07 out 2004, 17:30)
Postado Originalmente por trindadedavi@07 out 2004, 12:48

hugomedeiros@07 out 2004, 08:25

Tem sim como substituir sem problemas. Como ainda não esta estufado acho que ainda não é motivo de preocupação. Porém é bom observar o comportamento do micro, se começar a dar travamentos e reset aleatorios, ai sim pode ser capacitores. Você também pode trocalos como medida preventiva, é só colocar outro com as mesmas caracteristicas. A http://www.mobofix.com.br/ faz bem este trabalho.

Poxa cara,

Interessante , mas se ele estourar não queima a placa-mãe não?

E outra, gostei do site, mas e muito longe pra mandar a placa-mãe...

Sacow cara...?

Agurdo respostas...

Desde ja agradeço...

Trindade, Eu moro em Natal e já mandei duas placas para a Mobofix que me deixou 100% satisfeito. Mas você pode mandar qualquer eletrônico que conhece placas trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Galera

Conforme tinha postado antes, tentei a solução de trocar os capacitores e consegui! Foram 10 que apresentavam estufamentos e uns piores que outros. Consegui os componentes de uma PCChitos bichada, mas que tava com os capacitores bons.

Tá tudo funcionando e a linha de 12V subiu um pouco, mas deve ser devido a uma modificação que fiz na fonte. Por enquanto tá 100%.

Detalhe: a MOBOFIX é muito boa. Recomendo!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso não depende do fabricante ou modelo da placa-mãe, e sim, da marca dos capacitores! Qual quer fabricante que usar capacitores com a qualidade duvidosa, terá problemas em suas placas-mãe.

Para saber se uma placa em particular, apresentará o problema, precisa saber a marca dos capacitorese e se o lote tem qualidade duvidosa....

Se alguém quiser montar um rol com as marcas dos capacitores problemáticos, terei dois fabricantes a indicar. Postarei em breve, pois tô no trabalho agora.

De qual quer forma, ao comprar uma placa-mãe nova, não dá para perguntar ao vendedor, qual a marca dos caácitores usados na placa!!!! O cara vai dizer, What?!!!!!!!!! :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:muro: Pessoal também tô chateado, comprei uma ECS K7VTA3, primeiro não dava boot, troquei a fonte por uma de 500 watts, ligou e logo a fonte pifou (embora eu não acredite que a placa consiga isto), então leveia a fornte para troca e a placa para mostrar que embora a fonte funcionase, não dava boot na placa, foi então que o técnico me mostrou os capacitores inchados e disse que era este o problema, indicou que eu trocasse, eu mandei, ainda não recebi. O triste é que acho estranho demais, uma vez que capacitores trabalham mais como filtros!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Engano seu amigo.

Os capacitores que estufam trabalham para manter a tensão estável nos picos de carga! São muito solicitados e tão sempre em processo de carga e descarga. Isto se deve ao riple(imperfeições) deixadas pela retificação e que causam variações nas voltagens. Sem a capacidade de manter estável as tensões de alimentação, os circuitos correspondentes muitas vezes nem conseguem dar partida!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A um tempo atrás postei sobre o problema descutido no tópico, um capacitor da minha placa-mãe de 1500UF e 6.3v esplodiu (literalmente a lata do capacitor voô longe), e um de 2200UF e 6.3v so inchou troquei os dois e agora ela ta beleza, na verdade na hora que ele esplodiu e possivelmente o outro estufou eu estava mexendo no PC ai quando ouvi o barulho da lata do capacitor batendo na tampa do gabinete e caindo no chão do mesmo eu verifiquei se o PC continuou funcionando (na verdade nem sabia o que tinha acontecido) e estava beleza, mas ai meti o dedão no estabilizador e abri o gabinete que fui ve, mas ta 100% agora, se não acharem capacitor de 6.3v podem colocar o de 16v que da beleza foi o que fiz.

------------------

AMD Athlon Thoroughbred 2200+ MHz

FastFame 8VTAA

512MB de RAM PC133

Radeon 9800pro 128mb 256bits BBA BOX AGP 8x

Creative PCI 128

CD-ROM LG GCR-8520B 52X Max

Combo LG GCC-4120B 12x8x32x8

DVD-ROM LG GDR-8162B 16x/48x

VIA VT6105 Rhine III Fast Ethernet Adapter 10\100

HD Seagate 40GB 5400RPM

Velox 768kbps

Monitor SAMSUNG SyncMaster 3Ne

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma placa mãe da chaintech que estava dando problema o Windows não ligava e entrava no setup o micro travava, ai olhei a placa mãe tinha dois capacitores ruim eu troquei mas agora ta apresentando outro problema, o problema eu formato o computador mas na hora de instalar o Windows ela falar que não é possivel copiar a imagem pro HD será que pode ter mas algum capacitor ruim ou deve ser outro problema?

Ajude-me.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dionatan@20 mar 2003, 20:57

<font color='#000000'>As placa com os capacitores detonados, tem recuperação e é muito simples, basta encontrar capacitores compativéis e troca-los, se não funcionar da primeira tentatica limpe a bios e pronto.</font>

porque limpar a bios?, e como a limpo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não creio que "ressetar" a bios tenha algo a ver com o problema de capacitores estufados.

Se existe outro tipo de problema, tudo bem.

Para ressetar, bastata remover a bateria por uns segundos ou mudar o jumper para a posição Clear Cmos. Lembrando que esse procedimento deve ser executado com o PC desconectado da rede elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, sou mais 1 que entra na lista de placas mae com capacitores estourados, a minha Soltek SL 75FRN2-RL foi pro saco, os capacitores que estufaram foram os de 3300uF 6,3V e troquei-as mas não deu resultado, pode ser que tenha algum problema em outros capacitores proximos as que estouraram. eu acho que a causa do problema pode ter vindo do tamanho do cooler que ficou proximo deles e o gabinete não tava bem ventilado. Agora não sei se mando numa assistencia ou compro outra. Gostava muito dela e da minha parte não faltaram foças para tentar arrumar. essa placa hoje deve estar custando uns 450 a 500 reais. Ainda to vendo se vale a pena consertar ou pegar outra PM nova mas de baixo custo como uma ASUS A7V8X-X ou uma A7V600-X. Sei lá, vamos ver. :goff:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LeandroFranca@16 nov 2003, 16:24

<font color='#000080'>Quem quiser subistituir esses capacitores e não tiver um micro soldador, pode tentar alugar um soprador termico, ele é muito parecido com um secador de cabelo, e o pessoal usa ele p/ trocar componentes de celulares, q é muito mais delicado que essas placas.

Você aquece a area do capacitor até o chumbo derreter, ai tira o capacitor, e coloca o outro, e espere esfriar uns minutos,

prontim, não fica nem marca de solda!!

muito estranho esse metodo mais é o mais recomendado!

T+</font>

e simples trocar um capacitor de uma placa mãe, use um ferro de 60w, repare que a solda de um dos terminais tem facilidade para sair, tire ela, esquente novamente o terminal para ele ficar solto dentro do furo. ai e so derreter a solda do outro terminal e puxar o capacitor vagarosamente.

batata ; )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segunda feira passada, durante a gravação de um cd, pude perceber que o computador demorou 5x mais para gravar do que de costume.... nem liguei e comecei a gravar o 2o cd... aí deu erro e eu desisti. Desliguei o computador normalmente. Ontem, quando voltei a ligar, pois tenho que gravar mais uns 5 cds ainda, o led vermelho do gabinete nem se pronunciou. A fonte ligou, o monitor ligou, os leds dos drives de cd rom e gravador ligaram mas ai parou tudo. não daba boot nem pelo cd, nem pelo disquete e nem acendia o led do teclado. O monitor? Ficou com o led laranja e não deu mais sinal.

Será capacitor?

Hoje vou levar o micro na loja, pois ainda está na garantia.

A configuração dele está na assinatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não creio que o problema do colega acima seja de capacitor! Placas novas não costumam apresentar problemas com capacitores estufados. Só com alguns meses ou anos é que o problema se pronuncia.

Quanto ao outro colega, usar ferro de solda de 60W para trocar capacitores!!!!!! Não seria melhor usar um "massarico" à gás?! Se é pra derreter, vamos derreter logo a placa toda!

Quem recomenda Ferro de solda de 60W para troca de capacitor merece :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma Soyo SY 7VBA aqui parada, provavelmente com este mesmo problema... E uma rodando aos trancos e barrancos no micro do meu irmão... trava direto... e um fabricante com a credibilidade que a soyo tem, não poderia ter deixado isso acontecer com seus produtos... Gostaria de saber se não existe alguma formas de entrarmos com uma acao coletiva contra a empresa e pedirmos os reparos devidos aos prejudicados...

abraços galera :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

`###### galera, tive um problema com os capacitores da minha pc cheetos M810 foram 3 estufados, os dispositivos on board começaram a dar problema, modem, rede, até IDE, a galera faloyu pra eu trocar os caapcitores mais, joguei aquela maldita pro ares, e agiora tenho uma Super Asus , com um Super Atlhon 3000+.

Placas mães com capacitores estufados, vão pro lixo, hahahaha, :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o MEIRANETO fez a coisa certa: estufou, procura uma outra placa e retira de lá, rápido e com todo o cuidado do mundo.

placas-mãe não aceitam adaptações. Usar uma capacitor parecido e soldado com fios lateralmente não é solução e sim problema. Aquela extensão que voce fez não estava prevista no projeto do layout e interfere a ponto de colocar em risco todos os componentes.

Nem sempre os capacitores a venda são identicos e voce só saberá quando seu prejuizo for grande.

Já fiz isso numa P2B-F, expliquei que não podia e tal mas ordenaram e assumiram o risco por problemas financeiros, na hora de 300 reais que poderiam virar 1000 reais. Alguns meses depois a maquina que era um servidor virou uma estação sem importancia na rede. O servidor ficava entre divisorias, escondido e com temperatura ambiente alta e sem ventilação. Nada que desabone a Asus.

Foi uma irresponsabilidade sem tamanho da empresa e do analista que assessorava. :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para Daniel Barros (não somente, mas principalmente... caso possível):

Tenho um amigo técnico que alega que, invariavelmente, recebe placas ASUS problemáticas, mesmo da linha A7N(xxxx), sendo o principal problema o tema desse tópico, os capacitores explodindo ou vazando a solução eletrolítica. Eu pergunto, você sabe de casos com placas, não só ASUS, mas outros modelos mais recentes da ABIT, PCChips, a própria Soyo, entre outras fabricantes mais conhecidas, que andam apresentando esse tipo de problema? É que as opiniões quando se trata de ASUS, você sabe, são sempre polêmicas... uns a amam , outros as odeiam... a maioria das pessoas põe mais emoção do que razão na hora de julgar essa fabricante em especial (e com certeza outras). Isso pode porventura influenciar numa possível configuração de uma empresa, por exemplo, e uma recomendação mal dada ou vetada pode influenciar na compra de dezenas ou centenas de motherboards de certa marca ou modelo, pois geralmente empresas tendem a adquirir PC's com um certo padrão de configuração. Gostaria de saber sua opinião e a de demais colegas sobre o que há de mais novo sobre esse fato, ou seja, se as fabricantes (não apenas a ASUS) continuam ou não adquirindo e integrando capacitores de má qualidade às suas placas-mãe.

Grato pela atenção,

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!