Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores explodindo


Daniel Barros

Posts recomendados

Postado Originalmente por marcosalgeri@02 dez 2002, 21:23

<font color='#000000'>puxa e eu tentando faz uns 5 meses fazer funcionar a minha placa-mãe soyo 5EH v1.3 :(

depois de ler isso vou imediatamente pegarr a placa e jogar no meio da rua.. ou tem solucao?

fico indignado!

att

marcos</font>

:bandeira:A questão que eu tambem tenho uma 5ehm v. 1.3 que estão com os capacitores estufados, troques os 8 capacitores maiores que vai voltar funcionar beleza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

bom dia Pessoal!!!!

Maravilha esta dica, eu tenho uma Shuttle AV11 com 11 capacitores estufados, e no setup está indicando uma tensão de 63V onde teria de ser 12V.

Por incrível q pareça ele só reinicia enquanto está frio, se deixar ligado por 5 mim parado no setup e depois iniciar o Windows trabalha normalmente, se eu não trocar os capacitores (aqui na minha cidade é muito difícil conseguir estes modelos) corre o risco queimar alguma coisa no micro.

Obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode queimar, parar de funcionar, causar danos ao hd, corrupção de dados, etc etc...se na sua cidade tem uma loja que venda componentes de elétronica, lá você encontrará esses capacitores. Procure nas lojas de montagem de som automotivo ou mesmo com técnicos de eletrônica, destes que consertam tvs, som, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei em fontes queimas, capacitores de 1000 uf de 10 e 16V. As originais na placa mãe são de 1200 uF por 6,3V, será q posso substití-las por essas?

Se for possível qual seria mas apropriada para substituir os capacitores de 2700 uF.

Também tenho um multímetro digital, mas não sei utilizá-lo com capacitor. Bastaria colocar o ponteiro em 2000 u e colocar nas duas pontas do capacitor, e esperar a escala cair ou se igualar a escala.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Daniel Barros@28 nov 2002, 16:55

Pessoal tenho recebido ultimamente vários micros p/ manutenção que não ligavam mais ou então resetavam aleatoriamente.

Ao Abrir a maioria estava com os capacitores eletrolíticos da placa inchados ou então estourados.. alguns eu encontrava a capa do capacitor jogada pelo gabinete... Achei que fosse algo isolado.. ou então problemas com a fonte de alimentação.. Mas ai começou a chegar mais e mais máquinas com o mesmo problema..

Resolvi dar uma fuçada na net e descobri que esse problema é mundial  e já se tem notícias de milhares de placas e equipamentos eletrônicos com esse problema . Me parece que capacitores de 2 empresas na china estão apresentando este problema e na maioria das vezes a troca dos capacitores resolve o problema (quando não houve curto causado pelo vazamento do capacitor)

Alguem mais está tendo o mesmo problema ?

Atualizado

O problema ocorre por defeito/erro de projeto do capacitor, independe da energia elétrica. Variações de tensão, uso de No-Break, Fio terra não evita e nem interferem no problema.

A cor do capacitor independe já vi preto com prata, preto com dourado estourados, mas o que mais aparece com problemas é o verde/dourado de 6,3 volts x1000m

Fabricantes que andaram comprando capacitores vagabundos.

(Baseado nos micros que chegam p/ conserto aqui na empresa)

Shuttle: principalmente modelo HOT-AV61 (praticamente todos os capacitores da placa vazam) capacitor problemático : 6,3vx1000 verde/dourado, outros modeloas da mesma época apresentam problemas também.

MSI: Modelos P/ Athlon Chipset VIA 133A, geralmente 2 capacitores altos azul/prata próximos ao processador e 2 pequenos de 6,3v verde/dourado

Pcchips: Modelo 598, capacitores próximos ao processador (5 no total) Preto/dourado

SOYO: Essa é campeã, praticamente todos os modelos mais antigos P/ Celeron/PentiumIII apresentam problemas modelos SY6VXXX

Vejam mais em inglês

Pessoal:

Tive uma informação sobre esses capacitores que explodiam, de uma autorizada da HP. A HP fez um RECALL para uma série de placa-mãe do VECTRA VL400, que usava placas SOYO e ASUS.

O problema desses capacitores pelo testes feitos para a HP, está na qualidade do ÓLEO utilizado na fabricação das mesmas.

hoje chegou uma soyo assim... Pelo sim pelo não, já recomendei um Up pro cliente, pois não sei até q ponto estragou a placa dele.

[[]]'s

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Caros Amigos!! Tenho uma placa M812 e estou tendo problema com ela, coloquei um processador de Duron 1.3, ela liga normal mas não identifica o processador normal, será que pode ser a bios.. Se for gostaria de obter os dados certos para fazer a atualização correta desta.. Ficarei agradecido em me responder..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho um amigo em Recife que me informou que lá, tem loja de eletrônica vendendo esses capacitores, próprios para uso em placa mãe. Inclusive do mesmo tamanho físico. Vou catar o email dele e poderei informar caso ainda seja necessário.

Só para alertar a galera. Minha Epox 8rda+ tá com um capacitor um pouco estufado e tem apresentado uma certa dificuldade para ligar. Quase nunca liga de primeira. É preciso ligar o nobreak, desligar e ligar novamente. Só então é que o PC liga....creio ser devido a este capacitor....

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Praga que assombra as SOYO(s).....rsrsrsrs...estou com 7VEM...também explodiram todos os capacitores..uns 8...troquei funciona normal..só que percebo que o HD está esquentando bastante...alguém também teve esse mesmo problema...e ainda por sinal, não segura mais a BIOS...toda vez F1 ou F2....alguém tem alguma solução ou é por fogo nela e pronto...rsrsrsrsr

Desculpe não resisti...!!! :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das minhas placas aconteceu a mesma coisa... SY-K7VEM Pro, na verdade acho que foi pior !!! Foi um relampago da tempestade que ocasionou o problema.

Existe a possibilidade de o problema ser corrigido apenas com a troca do capacitore inchado ? Ou existe a certeza do dano ter sido maior ?

Estou afin de consertar essa placa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SORO@07 jul 2004, 14:30

Olá angkor...a minha apenas foram os capacitores, efetua a troca e faz uns teste, acredito que apenas os capacitores sofreram danos...depois posta os resultados para todos.

:joia:

Beleza cara vou tentar providenciar para semana que vem ai eu aviso...

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara ne to acreditando a um ano adquiri um Soyo K7vta pro e ela começou a dar umas travadas mongol ate no setup travava depois descobri o problema dos capacitores ai troquei e ficou file mas pensava que era um problema isolado da placa mas vejo que e um problema comun a aqueles que adquiriram equipamentos a dois anos atras :wacko: obs o tecnico me cobrou 80 conto rsrsrsr............. :muro::muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem eu também já tive este problema na minha antiga placa da soyo 7vba 133, acabou estourando um dos capacitores que controlavam a energia, na epoca foi so trocar o capacitor e tudo resolvido.

Bem pelo q eu vi o sintoma era a maquina ficar reiniciando constantemente, antes que isto aconteça verifique, no meu caso acabou estourando o capacitor, pois não dei a devida atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou com um problema muito estranho no meu computador. Tenho um Athlon Thunderbird 1GHz e Placa Mãe Asus A7V133 com Windows XP instalado. De uns tempos para cá quando ligo o micro ele fica resetando várias vezes quando tenta entrar no Windows (fica aparecendo aquela tela de que não foi desligado corretamente e dá opção para iniciar normalmente, última configuração válida ou modo seguro), até que uma hora ele entra. Parece que o micro precisava esquentar para poder funcionar direito... Acontece que agora ele não entra de jeito nenhum :muro: Deixei ele ligado por horas reiniciando e nada de entrar no Windows... O estranho é que quando eu coloco o Linux Kurumin (aquele que roda direto do CD), ele funciona normalmente.

Já formatei o HD, reinstalei o Windows, troquei de HD, troquei a fonte e nada do micro funcionar... Então quando li este tópico achei que pudesse ser problemas com algum capacitor da placa mãe. Mas dando uma olhada superficialmente na placa não vi nenhum capacitor estufado ou estourado... Será que existe outra maneira de identificar um capacitor com problemas? Por favor me ajudem a resolver este problema que já está me causando sérias dores de cabeça... :######:

Obrigado. :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não creio que seja frequente nos modelos da MSI ou de qual quer outra marca que não as SOYO, mas minha Epox tá com uns 4 estufados. Acredito que devido a OVER durante algum tempo.

O que posso adiantar por experiência própria, é que surgirão problemas de ligar, demorando e às vezes nem ligando. O interessante é que são sempre os mesmos capacitores e que ficam junto do processador e do regulador da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas vezes o problema dos capacitores incharem e explodirem tem relação, também, com e falta de qualidade da energia elétrica fornecida pelas distribuidoras sim... Somado a filtros de linha vagabundos (que muitas vezes não filtram nada) e estabilizadores também ruins, causam esses problemas...

Não estou aqui descartando o caso dos produtos com falha de projeto, seja por que motivo for, isso causa uma enorme dor de cabeça e prejuízo aos usuários de pc...

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!