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R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão


Evandro

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Falo nada! ¬¬

Pelo menos vai manter a compatibilidade com o Hybrid CrossFireX dos Fusion?

Opa,

Estava procurando as placas da XFX com cooler de referência e achei estas aqui:

uy5pb.jpg

HD 7970

Bonitas placas. A XFX gostou mesmo das Dual Fan, hein? XD

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Era dito que viria com um chip baseado no Cayman...

Tá! E os Caymam, atualmente, não são apenas as 6950 e 6970? Me corrija, caso esteja errado.

A não ser que capassem uma dessas VGAs e fizessem o Trinity. Se não me falha a memória, era claro que falavam na 6970 como sendo esta a VGA que viria no Trinity, já que havia o rumor de que ele equiparia o Xbox 720. Não lembro de terem falado em versão personalizada pro futuro console.

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Tá! E os Caymam, atualmente, não são apenas as 6950 e 6970? Me corrija, caso esteja errado.

A não ser que capassem uma dessas VGAs e fizessem o Trinity. Se não me falha a memória, era claro que falavam na 6970 como sendo esta a VGA que viria no Trinity, já que havia o rumor de que ele equiparia o Xbox 720. Não lembro de terem falado em versão personalizada pro futuro console.

As últimas notícias indicam que o Trinity será equipado com uma HD 7***. Sim, as HD 6950 e 6970 são equipadas com o Cayman, e para serem utilizadas como o IGP do Trinity, obviamente eles teriam que capar muito (muito mesmo) o chip.

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As últimas notícias indicam que o Trinity será equipado com uma HD 7***. Sim, as HD 6950 e 6970 são equipadas com o Cayman, e para serem utilizadas como o IGP do Trinity, obviamente eles teriam que capar muito (muito mesmo) o chip.

Assim sendo, que seja com uma 7750 ou 7770, pelo menos. Já significaria muita coisa pra um IGP.

Meio off-topic, mas, se o tal rumor do Trinity equipando o X720 se confirmar, e o Trinity vier com, no máximo, uma 7770, por mais que seja uma solução mais potente que a geração anterior, não seria uma evolução tão grande. Seria algo parecido ou não muito melhor que aquilo que vem sendo dito a respeito do Wii U.

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Ô, se tá!!:D

Mas, não custa sonhar com algo melhor, né?:D

Só que, por um lado, se um Trinity viesse com um 6970, por exemplo, acabaria prejudicando o mercado high end de VGAs, sendo que uma 6670 já ameaça o mercado mid-end. Melhor o Trinity não ser tão poderoso, pelo menos por enquanto.

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Não espere tanto, isso ainda é um belo pedaço de chip.

1/3 de um Cayman é algo mais provável. Isso dá uma 6670 por exemplo.

Pelo que ando lendo por aí, um pessoal está dizendo que o IGP do Trinity terá 384 SPs (o que dá exatamente 1/4 dos SPs da HD 6970)... Será que vai ser mais fraco que a HD 6670?

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Pelo que ando lendo por aí, um pessoal está dizendo que o IGP do Trinity terá 384 SPs (o que dá exatamente 1/4 dos SPs da HD 6970)... Será que vai ser mais fraco que a HD 6670?

Vai depender dos clocks também, difícil dizer.

Não acho que eles fariam um chip mais fraco que o antecessor, mas:

http://www.techpowerup.com/reviews/AMD/HD_6670/22.html

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Vai depender dos clocks também, difícil dizer.

Não acho que eles fariam um chip mais fraco que o antecessor, mas:

http://www.techpowerup.com/reviews/AMD/HD_6670/22.html

Li em algum lugar (tá difícil de lembrar os sites :D), que falavam que o IGP do Trinity seria ~30% mais poderoso que o HD 6550D. Levando isso em conta, eu chutaria um desempenho ali perto da HD 5670 ou da HD 6570...

O estranho é que a HD 6550D tem 400SPs.

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Li em algum lugar (tá difícil de lembrar os sites :D), que falavam que o IGP do Trinity seria ~30% mais poderoso que o HD 6550D. Levando isso em conta, eu chutaria um desempenho ali perto da HD 5670 ou da HD 6570...

O estranho é que a HD 6550D tem 400SPs.

Você viu isso nos boatos, provavelmente no Semiaccurate, e a 6550 é VLIW5, o trinity será VLIW4.

Como não apareceu nenhuma foto sensual do Cayman pra sabermos o tamanho dos blocos, não dá pra comparar com a foto do Trinity que o Charlie vazou..

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  • Membro VIP
Você viu isso nos boatos, provavelmente no Semiaccurate, e a 6550 é VLIW5, o trinity será VLIW4.

Como não apareceu nenhuma foto sensual do Cayman pra sabermos o tamanho dos blocos, não dá pra comparar com a foto do Trinity que o Charlie vazou..

Eu sei, mas se o Trinity tiver mesmo 384SPs em VLIW4, vai ser interessante ver a disputa com 400SPs em VLIW5. Aliás, dessa forma o Trinity teria 6 SIMD clusters contra 5 do Llano, certo?

Essa parada dos 384 SPs do Trinity vi lá no Beyond3D, onde alguns usuários tiraram esse número depois de ver o die do Trinity.

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É... uma 6670 (5670) tambem já seria muita coisa pra um IGP. Seria muito melhor que uma HD 6550D do Llano?

O HD6550D já tem 400 SPs. É quase o mesmo que a HD6670 de 480 SPs. Creio que ambas usam a mesma arquitetura. Mesmo se Trinity fosse um chip com 480 SPs não seria 70% superior ao HD6550D, os IGPs, infelizmente, têm performance reduzida, creio que o motivo é não haver memória dedicada, senão a HD6550D seria o mesmo desempenho da HD5670 e na prática isso não ocorre.

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1ª Agora ja estão saindo os boatos da Sea island, que vai sair possivelmente no fim do ano com o mesmo processo, que tipo de melhorias a AMD poderia fazer para aumentar a performance bruta? E que tipo de mudanças você espera?

Bom vai depender ONDE ela vai querer colocar força bruta :D. Se ela REALMENTE QUERER melhorar a performance nos jogos de forma significativa, a primeira coisa a se fazer seria melhorar o poder dos Rasterizers colocar 3 ou 4 Triangulos por clock, e com isso colocar mais ROPs. Seria bom tambem aumentar os SPs, mas eu acredito que nao tera muito aumento aqui, devido a densidade de transistores ser muito alta nos SIMD Clusters do GCN.

2ª Uma coisa que vem me incomodando muito nesses últimos tempos é o fato da AMD ter um desempenho muito fraco em programas de CAD, não sei se você ou algum outro membro do fórum tem conhecimento sobre isso, também não sei se esse fato é dado exclusivamente por suporte de desenvolvimento do próprio software, mas o que eu gostaria de saber, é se, a AMD hoje com o GCN vai ter uma performance mais satisfatória nesse segmento ou iremos continuar na mesma?

Olha o problema da AMD com a Serie FireGL e a FirePro tem mais haver com suporte aos programas de Renderização Profissional como Maya, 3D Studio, etc.., alem de Suporte mais "aprimorado" aos Programas de CAD do que com a arquitetura de suas GPUs.

O GCN não sera um ponto chave em produtos como FireGL, que são mais voltados para Renderização Profissonal, ja que basicamente falando, os processos envolvidos são bem semelhantes aos usados nos jogos.

Ja para a Serie FirePro que é mais voltada para programas CAD, simulação financeira e estatistica, sem duvida que sera muito bem vindo.

Bom, está penca de CC será devido a uma mudança nos mesmo, as especulações dizem que eles vão diminuir o tamanho dos transistores dos cuda cores, que são enormes para aguentar altas frequências e tornar os cuda cores algo parecido com o GCN/VLIW5/4 da AMD reduzindo a frequência também.

Também estou curioso sobre isso, esperando o EspadaDaJustiça pra dar uma luz no túnel.

hehehe

Bom vai depender se a Nvidia desistir do esquema PURAMENTE ESCALAR e criar Cluster semelhantes aos da AMD, coisa que não acredito acontecer tão cedo (MAS É POSSIVEL :) )

Não é que os Transistores sejam Enormes :). E que os Cluster onde estão Os SPs são naturamente densos em termos de transistores, e ja que a Nvidia usa um Dominio de Clock, bem mais elevado para os Clusters do que para o Restante do Chip, torna mais difícil de controlar e prever como eles vão se comportar.

Na verdade, eu quero aproveitar a volta do Escallibur ao fórum (péssima piada) pra fazer a pergunta que eu postei como a coisa que atualmente merece um review: no estado atual, quais as diferenças e semelhanças entre as Ilhas do Sul com CGN e os Fermi+Kepler com... cuda cores? (me perdi nos nomes). Onde cada um atualmente se destaca, está a frente ou atrás do outro? porque, a meu ver, elas convergiram, confluíram, coalesceram praticamente ao mesmo ponto!

E ai johannesrs tudo bom?. Não sei se sou digno pra fazer um Review Completo desses temas :), mas vou falar um pouco sobre isso.

Bom vamos dividir as diferenças basicas em dois temas, o primeiro sendo GPGPU e o segundo Renderização Tradicional, ok.

GPGPU:

Bom o Fermi nesse questão esta muito bem estabelecido. Não apenas na arquitetura do Hardware, mas PRINCIPALMENTE na parte de Software. A nvidia fez um bom trabalho em conseguir propagar os SDKs para desenvolvimento em CUDA, inclusive o Gromacs né, aderiu ao CUDA tambem. Bom ja na parte de hardware o Fermi tem como pontos chaves em GPGPU:

* Unidades Sps Escalares de fácil Agendamento e Controle

* SPs de ALTISSIMA eficiencia

* Cache L2 UNIFICADO, COM NIVEIS DE HIERARQUIA

* Grande Numero de Buffers e Registradores, em todo o chip

* Compartilhamente do Endereçamento Fisico da memoria com a CPU do Sistema (MUITO UTIL quando você vai usar Ponteiros, quando estiver programando usando C++)

Existe outros detalhes, mas não vamos criar um texto do tamanho de um livro certo?. Dentro esses detalhes o mais importante alem dos SP é sem duvida o Cache L2 Unificado.

Para computação geral, é muito importante TODOS os Clusters, compartilhem o maximo possivel de dados, porque como temos operações MUITO diferentes sendo executadas quando estamos rodando aplicações FLOP intensivas, um Cluster com um determinado Wavefront (ou WARP) pode precisar de um determinado Dado, que foi alocado no Cache por outro Cluster. Dai compartilhar aqui é importante.

Ja o Tahiti com o GCN, possui muitas coisas em comum, como Kernels Concorrentes, Grande numero de Buffers e Registradores, aumento de eficiencia e Flexibilidade dos Cluster SIMD, compartilhamento do endereçamento Fisico da Memoria, proteção ECC, etc... porém ainda possui certas diferenças, Os SPs do GCN apesar de Flexiveis, ainda não são Tão Flexiveis como os do Fermi. A AMD criou um Cluster com muitos Blocos SPs Superescalares no Esquema Vec16. Apesar do Agendamento dos Wavefronts( e de suas instruções) serem feitas de maneira semelhante aos do Fermi, ainda os WaveFronts da AMD são diferentes dos usados pela nvidia.

porém o Tahiti é melhor em varios aspectos, como o esquema de dois motores DMI, para ter vantagem quando usar o PCI Express 3.0 (isso vai ser bemmmmm :) mais significativo para GPGPU do que para jogos), Melhor esquema de economia de energia, entre outros.

Renderização Tradicional:

Aqui as diferenças são bem mais claras, o Fermi possui maior poder em Blend e Pixel power (ROPs), menor poder em termos de Alocar e filtrar Texturas (TMUs), maior poder TEORICO em termos de Rasterização de Triangulos (Rasterizers) que é a chave para um Tesselation mais parrudo.

porém o Tahiti, melhorou de forma consideravel a eficiencia dos Seus Rasterizers e do Tesselator. Conseguindo uma boa melhora aqui (mas não tão grande assim). Apesar de ter menos ROPs, eles funcionam muito bem, alem de ter a disposição MUITA banda de memoria para eles "comerem" :). So não acho que a AMD melhorou de forma estão grande a eficiência deles (como ela diz nos seus Slides). Usar um Crossbar como intermediario entre os ROPS e os controladores de memoria, apesar de deixar mais Flexivel a montagem de produtos sem ter aquela dependencia de ROPS/Barramento de memoria, tem o inconveniente de uma maior latência. Eu acredito que a melhora seja mais pelo fato de um aumento muito alto de banda para eles, do que melhorias realizadas neles.

É isso, espero ter ajudado.

Ô, se tá!!:D

Mas, não custa sonhar com algo melhor, né?:D

Só que, por um lado, se um Trinity viesse com um 6970, por exemplo, acabaria prejudicando o mercado high end de VGAs, sendo que uma 6670 já ameaça o mercado mid-end. Melhor o Trinity não ser tão poderoso, pelo menos por enquanto.

Não é bem isso Diego, o problema de ser querer fundir uma GPU com 2.64 B de transistores com uma CPU X86, alem do fato do consumo ser astronomicamente elevado, custo de produção alto, baixo aproveitamento por Wafer, é tambem que a performance vai ficar prejudicada em torno de 40 a 50% so pelas memorias usadas.

Vale lembrar que o Trinity , como qualquer esquema de APU, vai usar a memoria do Sistema, que no melhor dos casos sera uma DDR3 rapida, se hipoteticamente tivessemos um esquema no Trinity de 4 Canais (quad Channel) e usassem DDR3 de 2133 Mhz teriamos em torno de 68 GB/s de banda de memoria, MUITO ABAIXO dos 176 GB/s que ela tem a disposição quando esta no PCB da HD 6970 :D.

Portanto NÃO VALE A PENA, colocar uma GPU tão complexa e faminta por banda, em uma APU.

JA na questão dos Consoles temos uma diferença aqui. As GPUs usadas nos consoles, tendem a ser mais comportadas na questão de consumo, devido a determinações de design. Alem do fato de que a maioria dos Consoles tendem a usar GPUs com memoria embutida no Die, as chamadas eDRAM.

Elas são memorias que são construidas dentro do Die da GPU (consomem transistores) e tendem a ter uma Banda de memoria MUITO ALTA. porém seu custo por MB é muito elevado, e dessa forma, não se pode ter muitos Megabytes de eDRAM dentro de uma GPU. No Caso do Xenos do Xbox 360, são apenas 10 MB, o suficiente como Framebuffer em resoluções abaixo do Full HD.

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Realmente, eu não estava dando tanta atenção pro fator banda de memória limitado por conta do sistema. Pior que, esse exemplo do Espada de um Quad Channel DDR3 de 2133 Mhz dar em torno de 68 GB de banda me faz pensar que até pra algum IGP do calibre de uma 6670 seria complicado ter uma boa banda de memória, já que a mesma tem 64 GB/s de banda.

Quanto aos consoles, o Sirroman havia me falado a respeito de o esquema de se fazer jogos pra consoles ser diferente do esquema pra PC, pois nos consoles é utilizado o esquema close-to-metal, em que o aproveitamento do hardware é muito melhor do que nos PCs, pois não teria aquela dependência toda de APIs ou qualquer tipo de processo que torna mais complexa a criação dos jogos. Isso explica o fato de que, nos consoles, o tamanho das memórias seja menor do que pra PCs, seja pro CPU ou pro GPU e de uma 7800 GTX conseguir gerar gráficos que, num PC, seria necessário algo mais potente. Estou certo? Agora, qual seria o nivel de aproveitamento maior nos jogos, em relação ao PC, por conta desse processo close-to-metal, envolvendo tanto as memórias como o sistema como um todo?

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Quanto aos consoles, o Sirroman havia me falado a respeito de o esquema de se fazer jogos pra consoles ser diferente do esquema pra PC, pois nos consoles é utilizado o esquema close-to-metal, em que o aproveitamento do hardware é muito melhor do que nos PCs, pois não teria aquela dependência toda de APIs ou qualquer tipo de processo que torna mais complexa a criação dos jogos. Isso explica o fato de que, nos consoles, o tamanho das memórias seja menor do que pra PCs, seja pro CPU ou pro GPU e de uma 7800 GTX conseguir gerar gráficos que, num PC, seria necessário algo mais potente. Estou certo? Agora, qual seria o nivel de aproveitamento maior nos jogos, em relação ao PC, por conta desse processo close-to-metal, envolvendo tanto as memórias como o sistema como um todo?

Isto me faz imaginar como seria uma Radeon 7970 em um PS4 ou X720! Dificilmente um jogo precisaria descer abaixo disso para rodar bem, como acontece com os consoles atuais. Após isto, só faltaria eles virem com teclado e mouse para que eu encare um console.

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We stumbled upon a rather nice deal made by Mindfactory.de e-tail shop that currently offers two Radeon HD 7970 cards that sell below €500 as part of the "special price" deal.

The cards come from Powercolor and Sapphire and are pretty much the same considering that all cards currently on the market are based on the same reference design. The Powercolor one is selling with a price set at €489,82 while Sapphire's has a €499.89 price. Both cards are currently in stock but with such a price we are pretty sure that both will sell like hotcakes, mostly due to the fact that some retail/e-tail shops are currently selling those same cards for as high as €549,99.

Mindfactory.de also lists Club3D's Radeon HD 7970 for €450,93 but unfortunately it is not available and there are no details regarding the availability date.

Fonte: Fudzilla

Será que esses cortes chegarão logo os EUA? Será que isso tem algo haver com o cheiro do Kepler logo ali? em breve cenas dos próximos capítulos :bandeira:

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No próximo trimestre deverão sair as novas HD7k Mobile, conforme noticiado AQUI

uma imagem das futuras Powercolor PCS HD 7k

powercolor_HD79xxPCS_1.jpg

http://www.fudzilla.com/graphics/item/25557-powercolor-hd-79xx-pcs-pixellized

Nas próximas semanas, a AMD deve dar uma pequena reabastecida no mercado com novos carregamentos de HD 7970

http://www.fudzilla.com/graphics/item/25562-more-radeon-7970-cards-in-two-weeks

E por fim um rumor, dizendo que, em breve poderemos ter novas HD 7970 com clock base acima de 1Ghz, e não edições overclocadas (bom, foi isso que entendi :P)

http://www.fudzilla.com/graphics/item/25561-faster-radeon-7970-sku-possible

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  • Membro VIP

Rapaz, que boniteza essa powercolor.

Vai pra lista. :D

Essa "edição de 1 GHz" foi mais ou menos o que ocorreu com a 4890.

Se na primeira fornada de chips eles conseguiram isso, numa segunda ou terceira revisão podem conseguir coisa melhor e aí quem sabe venha a 7980..

http://vr-zone.com/articles/gcn-hd-7000m-gpus-release-in-q2/14534.html

HD 7000M "de verdade" chega no próximo trimestre, junto com o Kepler e o Ivy Bridge.

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Essa "edição de 1 GHz" foi mais ou menos o que ocorreu com a 4890.

Se na primeira fornada de chips eles conseguiram isso, numa segunda ou terceira revisão podem conseguir coisa melhor e aí quem sabe venha a 7980..

.

Haveria riscos de cair no mercado versões com os clocks diferentes dessa 7970 e algum consumidor comprar gato por lebre?

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  • Membro VIP
Haveria riscos de cair no mercado versões com os clocks diferentes dessa 7970 e algum consumidor comprar gato por lebre?

Por isso chamar de 7980 ou 7970 OC, XT, PE, PT, PSDB, Seiláoquê é interessante, mas acho difícil fazerem este tipo de sacanagem no exterior, eles só fazem isso aqui no Brasil, país bão que só ele.

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Realmente, eu não estava dando tanta atenção pro fator banda de memória limitado por conta do sistema. Pior que, esse exemplo do Espada de um Quad Channel DDR3 de 2133 Mhz dar em torno de 68 GB de banda me faz pensar que até pra algum IGP do calibre de uma 6670 seria complicado ter uma boa banda de memória, já que a mesma tem 64 GB/s de banda.

Quanto aos consoles, o Sirroman havia me falado a respeito de o esquema de se fazer jogos pra consoles ser diferente do esquema pra PC, pois nos consoles é utilizado o esquema close-to-metal, em que o aproveitamento do hardware é muito melhor do que nos PCs, pois não teria aquela dependência toda de APIs ou qualquer tipo de processo que torna mais complexa a criação dos jogos. Isso explica o fato de que, nos consoles, o tamanho das memórias seja menor do que pra PCs, seja pro CPU ou pro GPU e de uma 7800 GTX conseguir gerar gráficos que, num PC, seria necessário algo mais potente. Estou certo? Agora, qual seria o nivel de aproveitamento maior nos jogos, em relação ao PC, por conta desse processo close-to-metal, envolvendo tanto as memórias como o sistema como um todo?

Sim, o nosso amigo Sirroman esta certo. porém tanto o PS3 quanto o Xbox tambem usam APIs, Proprietarias é claro, mais usam. O PS3 usa LibGCM com a Linguagem Shader PSGL, e o Xbox 360 usa o Direct X, porém otimizado apenas para o hardware do Xbox que foi criado pelo Programa Microsoft XNA.

O motivo de ser melhor aproveitado aqui nos consoles, é uma questão até que obvia, afinal sendo um Hardware FIXO, é MUITO MAIS fácil otimizar o codigo para rodar da melhor forma possivel. Justamente pelo Hardware ser FIXO, as APIs não precisam de muitas camadas de abstração, o que deixa a API mais direta ao hardware, do que as APIs usadas nos PCs.

A Perca de performance APENAS pela API DirectX dos Pcs, chega de 30 a 40%. Devido as varias camadas de abstração que ela deve lidar, devido aos varios possiveis hardwares que você tem que estar preparado para lidar.

Portanto ao mesmo tempo que a Flexibilidade dos PCs é seu diferencial, tambem é sua maldição :D.

porém vou dizer uma coisa pra você, os jogos de hoje, não rendem bem nos Pcs, não é so pelas APIs não. O motivo vai desde PURA PREGUIÇA na otimização do Codigo por parte das Software House de games (afinal como a propria Ubisoft costuma dizer, "Não vale a pena otimizar games pra PC, devido a Enorme Pirataria existente") e falta de incentivos por parte dos fabricantes, Ex: INTEL, AMD. A Nvidia é uma das poucas que ainda investem mais nos contatos com as Software House de Games. A AMD tambem faz, porém ainda de maneria "TIMIDA".

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