Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão


Evandro

Posts recomendados

Eu tambem não gosto, tanto que vou ter que trocar minha fonte se quiser ter uma 7970, mas o que eu fiquei bem empolgado foi todas as possibilidades dessa nova arquitetura, e acredito que boa parte desse TDP é por causa dos altos clocks e toda aquela memoria, e eu não consigo acreditar que tudo isso vai ser feito pra ter só um pouco a mais de performance, acredito que a coisa sera forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A CGN será bem diferente, não dá pra dizer agora se será beberrona ou se só rodará bem com clocks altos.

Sobre as memórias, chuto que isso deve dar no máximo uns 20 a 30W a mais no consumo da placa, não é tão grave assim, o chip continua sendo o grande vilão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma imagem do que pode ser as futuras Tahiti e seus 384 Bits :lol:

divirtam-se a si mesmos companheiros :bandeira:

Techpowerup

35a_thm.jpg

Qualidade da imagem melhor abaixo :D ahhhh além do TDP estimado :lol:

Wccftech

35a-635x476.jpg

Bem grandinhas as placas. Parece que terão o mesmo tamanho das Cayman. Resta ver a performance se vai ser mesmo boa e se os drivers estarão maduros o suficiente no lançamento.

Detesto fotógrafo que tem Parkinson ou não sabe focalizar as coisas..

Daí dá pra ver que são dois conectores de 8 pinos e o VRM é grande e digital.

Quem falou em redução de consumo mesmo ?

Estou achando cada vez mais que redução de consumo com aumento de performance é um sonho de consumo que vai ficar para alguma geração futura. ;)

Bem que estava maravilhoso demais para ser verdade: um chip com 386 bits de memória e ainda por cima consumindo menos.

Se eles não renomeiam os integradores reclamam que não tem novidade, por isso saíram as GT300 low end pra notebooks que nada mais são do que as GT200 renomeadas..

Marquetíngui !

Com a diferença de que as GeForce GT 300 possuíam suporte ao DirectX 10.1, enquanto as GeForce GT 200 eram DirectX 10.0 (com exceção de alguns modelos OEM de baixo custo, que também eram DirectX 10.1).

E eu entendo muito bem esse marketing safado deles (desculpe a palavra de baixo calão). Para evitar isso que falei que deveria ser proibido. Consumidor que fica feliz simplesmente com um nome novo para achar que é novidade é simplesmente um bobo ou retardado. Acaba que isso atinge é os leigos inocentes, que planejam fazer um upgrade em sua máquina com algo moderno e acabam pegando produto requentado com nome moderno.

Se era pra mim usar o chapeu, em minha defesa, eu disse que o chip não ia ter TDP de 120w e ia ter a performance da 6900 e sim que ele iria ter features de economia de energia para quando estivesse ocioso e para quando estivesse em meia carga tambem, e isso não é o que eu acho, é o que eu ouvi o engenheiro da AMD falando no video da Fusion summit, e novamente repetindo o que o proprio engenheiro disse, o chip vai ter um consumo consideravel mas tambem conseguira processar mais dados.

O que me preocupa com a serie 7900 não é o consumo em si, que não poderiamos ter uma redução muito abrupta de consumo tendo uma performance muito superior a que se tem hoje, o que me preocupa é se a performance vai justificar esse consumo.

Se ela vier 10% acima da 6990 como havia especulações a alguns meses atras com esse TDP de 200w acredito que seria muito animador.

Amém! É tudo o que desejamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

*****, de novo dois conectores de 8 e consumo nas alturas?

Creio que as duas empresas estejam começando a realmente tratar as top de linha como procuto pra HPC e entusiasta louco (oi?)...

Adicionemos que parece confirmados os 384bits (e que o cara não sabe escrever... desde quando isso significa um "tiro no braço" dos rumores disso????), que possivelmente sejam parte da causa do aquecimento extra. Começo a desconfiar que VLIW4 vai ser o "sweet spot" do ano que vem mesmo, a menos de um desempenho CAVALO em troca do CGN (que vai merecer review quando lançarem)... :D

Curiosidade... imaginem as duais. Vou olhar a figura em busca dos conectores xfire... ;)

P.S.: Xita, 1Kb é ridículo! Que que interessa um barramento de UM bit e que só funciona na temperatura de UM Kelvin? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

*****, de novo dois conectores de 8 e consumo nas alturas?

Realmente são dois conectores, contudo, é um de 8 Pinos e um de 6 Pinos, embora isso não deve refrescar muito no fim das contas ;D

We've been fed whispers that indicate final versions of Tahiti based cards, known for now as the HD 7950 and the HD 7970, will both feature 8-pin and 6-pin PCI-Express power connectors.

If you do some simple math this means that the HD 7970 will have a maximum power draw under 300W while the HD 7950 will need more than 225W. The PCI-Express motherboard slot offers up to 75W of power, 6-pin adds another 75W and 8-pin can pump 150W of power. This is a pretty strange move as the HD 6950 ended below 225W and thus needed only two 6-pin PCI-E power connectors but that will apparently change with the HD 7900 series.

Fudzilla

E aqui, as substitutas das Bart, saem provavelmente em Fevereiro e a Fodástica New Zealand, sai em março

According to the current AMD schedule, Pitcairn is scheduled to launch after Chinese New Year. Since the Chinese New Year starts on February 3rd this year, and ends with Lantern Festival on the 15th day, you can expect the Pitcairn to be launched somewhere around the 20th of February, or simply a week after Chinese New Year.

There has been no talk regarding the price of these cards and the recently rumoured prices are simply an educated guess as if you have Tahiti prices, which are still not set in stone according to our sources, it is pretty easy to guess the pricing of mid-range cards. The rumoured pricing, put Pitcairn cards at US $299 and US $199. It is expected that Pitcairn will be branded as Radeon HD 7870 and HD 7850.

Fudzilla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

300W é bastante coisa, espero que a performance seja equivalente, só uma duvida quanto a GTX 580 gasta?

Uma coisa que me deixou curioso nessas especulações do Fud é que se a 7970 viria com 300W e a 7950 com 225W, o que causaria essa diferença brutal sendo que ela tem apenas 2 CUs a menos que a 7970, sera um barramento de 256 bits com menos memoria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, espera, essa é a conclusão de repórter escandaloso.

6+8 pinhos significa demanda máxima entre 225W e 300W. A 7950 vai ter que consumir menos que a 7970. Isso significa que tudo o que tu pode concluir é que a 7950 tem uma demanda máxima mais próxima de 225W que a 7970, que terá uma demanda máxima mais próxima dos 300W.

Alguém enxergou nas fotos o "switch mágico", só pra eu ter alguma esperança que na verdade o consumo pode não ser tudo isso??? :( Já me basta a notícia de o gromacs estar sendo portado pro cuda ao invés do opencl por causa da base instalada do primeiro e da demora em suprir todas as capacidades do segundo pela fabricantes, completada à pouco... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, espera, essa é a conclusão de repórter escandaloso.

6+8 pinhos significa demanda máxima entre 225W e 300W. A 7950 vai ter que consumir menos que a 7970. Isso significa que tudo o que tu pode concluir é que a 7950 tem uma demanda máxima mais próxima de 225W que a 7970, que terá uma demanda máxima mais próxima dos 300W.

Alguém enxergou nas fotos o "switch mágico", só pra eu ter alguma esperança que na verdade o consumo pode não ser tudo isso??? :( Já me basta a notícia de o gromacs estar sendo portado pro cuda ao invés do opencl por causa da base instalada do primeiro e da demora em suprir todas as capacidades do segundo pela fabricantes, completada à pouco...:(

Sim eu entendi isso, talvez tenha me expressado mal, é que varias vezes li sobre o fato de eles não terem confirmação ainda se a 7950 vira em 384 ou 256 bits ai nisso me deu um estalo.

The recently pixellized Tahiti cards both had 8-pin solders, but it was expected considering we were looking at ES type cards. According to what we know so far, AMD advises a ~500W PSU for the Radeon HD 7970 and that is 100W less than what Nvidia asks for the GTX 580 and somewhere around the GTX 560 Ti. This can be cosidered a great improvement if the rumoured performance turns out to be true. (

Disso eu gostei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
(e que o cara não sabe escrever... desde quando isso significa um "tiro no braço" dos rumores disso????)
shot = injeção. :D Ele quis dizer que reforça o rumor...
não, espera, essa é a conclusão de repórter escandaloso.

6+8 pinhos significa demanda máxima entre 225W e 300W. A 7950 vai ter que consumir menos que a 7970. Isso significa que tudo o que tu pode concluir é que a 7950 tem uma demanda máxima mais próxima de 225W que a 7970, que terá uma demanda máxima mais próxima dos 300W.

Pois é, fica a impressão que o consumo de VGA's é algo sem volta... tenso. O que deveria importar, de certa forma, é melhor uma perfomance por watt do que a geração anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, fica a impressão que o consumo de VGA's é algo sem volta... tenso. O que deveria importar, de certa forma, é melhor uma perfomance por watt do que a geração anterior.

Mas então Diego isso não iria de encontror com o que o engenheiro da AMD repetiu varias vezes?

the company opted for "fat and rich" processing cores that occupy more die space, but can handle more data. AMD is citing loading the ***** with multiple command streams, instead of conventional GPU load: "fire a billion instructions off, wait until they all complete". Single Compute Unit can handle 64 FMAD (Fused Multiply Add) or 40 SMT (Simultaneous Multi-Thread) waves.

Se ele gastar um "pouco" mais e tiver uma performance significativamente maior que o seu predecessor não teremos ai uma eficiencia energética?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se ele gastar um "pouco" mais e tiver uma performance significativamente maior que o seu predecessor não teremos ai uma eficiencia energética?

Se você pegar um motor V8 moderno (com mais de 5 liros), ele pode gerar a mesma potência de um motor V8 de 7 litros antigo, ou seja, é mais eficiente, mas continua sendo gastão. ;)

A eficiência das placas hoje é melhor, mas consumindo 200, 300W fica difícil de engolir isso, continua sendo muita coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você pegar um motor V8 moderno (com mais de 5 liros), ele pode gerar a mesma potência de um motor V8 de 7 litros antigo, ou seja, é mais eficiente, mas continua sendo gastão. ;)

A eficiência das placas hoje é melhor, mas consumindo 200, 300W fica difícil de engolir isso, continua sendo muita coisa.

Sim, concordo plenamente, mas eu não acredito mais que isso possa mudar, acho no minimo os chips virao gastando a mesma coisa, nunca menos. Talvez os mid e low possam consumir menos mas os high eu tenho minhas duvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal aquela proteção no die, acho que aqueles coolers novos que se tem falado, talvez não sejao pela alta dissipação, talvez porque os chips de memoria estão bem proximos do die, me corrijam se isso não tem nada a ver, outra coisa que pude perceber é que essa ES ai é triple slot, ou seja, a **** vai ser grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu também prefiro que VGAs venham com consumo baixo. O antigo rumor de que as 79xx viriam com consumo baixo foi pro ralo! Agora, se o que foi dito pouco atrás for verdade quanto a ser necessário uma fonte de 500W pra 7970, eu fico mais tranquilo (ou menos intranquilo). Mas, que poderia ser menor o consumo, ô, se poderia! Bom pra todo mundo!

Mas, eu estou de olho mesmo é nas 7870 e torcendo pra elas virem com uma boa escalabilidade. Como o consumo deve ser menor, já não me cria tanta preocupação. E alguém sabe se as 78xx virão com 384-bit de memória? Acho mais provável que continuem com 256-bit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O que torna as Radeon HD 78x0 as mais interessantes da linha, na minha opinião. Imaginem uma Cayman mais enxuta e consumindo menos, que top que é!

Esse Cayman é um Boxter turbo. :D

Mas, vamos ver como será essa tal de CGN e também suas melhorias, especialmente no tesselation e rasterização onde as NVIDIA são fortes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Acho que uma cayman em 28 nm não o suficiente para brigar com o kepler, a AMD vai lançar o GCN agora porque viu que o VLIW4 e 5 ja deu o que tinha que dar e que não da pra tirar agua de pedra.

O CGN está aparecendo agora por causa do "gran Fusion" e não por isso, porque seria bem mais fácil pra AMD socar um monte de blocos VLIW4 do que desenvolver uma arquitetura nova para jogos, eles poderiam mudar um pouco o "uncore" pra melhorar novamente o tesselizador e o rasterizador e continuar tocando as coisas se não fosse o Fusion. ;)

O Kepler é um Fermi melhorado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia ser mais fácil, mas ai teria dois problemas, todo mundo reclamando e sentando o pau na AMD porque ela não fez nada de novo, e tambem acredito que um cayman melhorado por um fermi melhorado o fermi alem de ter mais performance ia acabar tendo a preferência de todos por ser nvidia, e a AMD não pode se dar ao luxo disso, e tambem ia vir de novo o fato do consumo, iria com certeza reclamar que o consumo ia ser alto, porque acho que para uma performance maior teria de ter muito mais blocos, o que levaria mais consumo, ai voltariamos ao problema de consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!