Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão


Evandro

Posts recomendados

A 5850 tá fraca hoje ?

E, se os rumores forem corretos, você terá um ganho de 40%:

http://www.computerbase.de/artikel/grafikkarten/2011/test-nvidia-geforce-gtx-560-ti-448-core/5/#abschnitt_leistung_mit_aaaf

Não acho isso nada ruim, especialmente com consumo menor. ^_^

É preocupação minha de entusiasta. rsrs

Mas, já tem alguns jogos, porém poucos, que em fullHD já não rodam liso com tudo no máximo na 5850 (tirando as exceções Crysis 1 e 2 e Metro 2033), como é o caso do Battlefield 3. É preocupação de começarem a lançar jogos parrudos, ainda mais com a nova geração de videogames vindo por ai, e o padrão gráfico dos jogos subir absurdamente.

E em relação a uma comparação 5850/6970, se mexerem na 78xx pra deixar um pouco mais potente, então, a diferença sobe desses 40%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É preocupação minha de entusiasta. rsrs

Mas, já tem alguns jogos, porém poucos, que em fullHD já não rodam liso com tudo no máximo na 5850 (tirando as exceções Crysis 1 e 2 e Metro 2033), como é o caso do Battlefield 3. É preocupação de começarem a lançar jogos parrudos, ainda mais com a nova geração de videogames vindo por ai, e o padrão gráfico dos jogos subir absurdamente.

E em relação a uma comparação 5850/6970, se mexerem na 78xx pra deixar um pouco mais potente, então, a diferença sobe desses 40%.

Se sua preocupação se baseia na nova geração de videogames, talvez seja negócio deixar para mexer em placa-de-vídeo só depois que sair as placas com DirectX 12 (ou pelo menos com o 11.1, que ao que tudo indica irá existir). Sua Radeon HD 5850 ainda é uma baita placa. Não vejo uma real necessidade de se trocá-la por enquanto.

E eu concordo com o Evandro sobre o VLIW4 nas Radeon HD 78x0 não ser um problema. Para começar, é uma arquitetura nova que começou com as Radeon HD 69x0 (mesmo que em partes seja baseado ainda na velha arquitetura da Radeon HD 2900XT). E também porque tal arquitetura provou ter ainda potencial para apresentar mais poder de fogo.

Talvez nas Radeon HD 8xx0 o GNC impere sobre toda a arquitetura. Nas Radeon HD 7xx0 o GNC provavelmente será uma espécie de "teste", usado nas placas tops (Radeon HD 79x0). Fora que a ideia de uma Cayman mais barata, mais econômica energeticamente e menor que a atual me agrada sim. Fora que há a possibilidade de vir com clocks nem que sejam ligeiramente maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sua preocupação se baseia na nova geração de videogames, talvez seja negócio deixar para mexer em placa-de-vídeo só depois que sair as placas com DirectX 12 (ou pelo menos com o 11.1, que ao que tudo indica irá existir). Sua Radeon HD 5850 ainda é uma baita placa. Não vejo uma real necessidade de se trocá-la por enquanto.

E eu concordo com o Evandro sobre o VLIW4 nas Radeon HD 78x0 não ser um problema. Para começar, é uma arquitetura nova que começou com as Radeon HD 69x0 (mesmo que em partes seja baseado ainda na velha arquitetura da Radeon HD 2900XT). E também porque tal arquitetura provou ter ainda potencial para apresentar mais poder de fogo.

Talvez nas Radeon HD 8xx0 o GNC impere sobre toda a arquitetura. Nas Radeon HD 7xx0 o GNC provavelmente será uma espécie de "teste", usado nas placas tops (Radeon HD 79x0). Fora que a ideia de uma Cayman mais barata, mais econômica energeticamente e menor que a atual me agrada sim. Fora que há a possibilidade de vir com clocks nem que sejam ligeiramente maiores.

Bem, quanto aos videogames, isso dependeria da Microsoft e da Sony em relação a quais VGAs elas utilizarão pros seus consoles. Se for seguir a risca a atual geração, a Microsoft usou uma VGA que praticamente foi lançada ao mesmo tempo também pro mercado de PCs, mas a Sony usou uma VGA de 1 ano e meio anterior ao lançamento do PS3 pra equipá-lo. Acho prudente o que você falou em relação a esperar lançarem os novos consoles. A não ser que comecem a lançar jogos muito pesados daqui em diante, antes de lançarem tais consoles.

E quanto ao VLIW 4, também concordo com o que foi falado aqui: como foi algo lançado faz pouco tempo, ainda pode ser aproveitado em algumas VGAs mid-range. Mas acho que não passa dessas 78xx e já nas 8xxx, dependendo do resultado do GCN, tudo passa a ser GCN. Ou, ao menos, se pararem com os rebrand, usam o VLIW 4 nas low-end.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As 7800 seriam as 6900 mas em 28 nm.

Esse chip da foto é enorme. :eek:

http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1605031&postcount=1202

With some quasi-precise measurements, the die area comes up rather large at 432,6 sq.mm -- a notch higher than R600:

Parece que o Fermi (GF110) tinha/tem 520 mm², ou seja, é um chipão, mas... ainda não tão grande quanto o Fermi, se as estimativas estiverem corretas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1605031&postcount=1202

Parece que o Fermi (GF110) tinha/tem 520 mm², ou seja, é um chipão, mas... ainda não tão grande quanto o Fermi, se as estimativas estiverem corretas.

Aqui os alemães especulam 380mm2

http://www.3dcenter.org/news/2011-12-11

http://www.forum-3dcenter.org/vbulletin/showthread.php?p=9072470#post9072470

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, 4,5 bilhões é muita coisa, não me surpreende a AMD ja tinha dito que usaria esse aprouch no GCN, até usam o termo "fat and rich", e eu tinha lido em algum lugar que o die teria 402mm, não sei se é informação vazada ou puro chutometro, mas estou curioso demais pra saber a performance e o consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo um Rim :lol:

Isso que da a falta de concorrência

TechPowerUP

AMD's next generation "Tahiti" is shaping up to be more of a monolithic high-end GPU than a high-performance GPU. Hence, single-GPU graphics cards based on it are expected to be expensive. An add-in board (AIB) partner told DonanimHaber that the European pricing of the HD 7970 will be in the range of 539-549 Euro, while its FOB price will be 500-510 Euro.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Evandro, mas mesmo assim, é 1.2 ou 2 dependendo da versão da informação contra 4.3!!! Se não ficar melhor em 28nm até eu vou ser obrigado a chamar de atestado de incompetência, né? :D

Seilá, pelo número de transístores o Sandy já é beeeeeem mais denso que o Zambezi, especialmente depois dessa correção, acho que se for comparar com alguém, tem que ser Tahiti com Sandy.

Vendo um Rim :lol:

Isso que da a falta de concorrência

TechPowerUP

Num primeiro momento é bom, pelas promessas ele vai moer a GTX580 que é quem custa isso hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma coisa que tenho notado, ao menos aqui no Peru, é que as AMD high end tem melhor custo x benefício que as Nvidia.

Explico: Uma HD 6970 é bem mais barata que uma GTX 580 por exemplo, chuto sem pegar a calculadora, uns 40% mais barato.

Mesmo caso das HD 6990 frente as GTX 590, igualmente mais baratas.

Será que essas HD7000 terão essa boa relação? Se sim, o Kleper vai ter que vir muito, mais muito bom, e não é o que eu prevejo :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a nvidia dobrar tudo como dizem os boatos, seria quase que um SLI então provavelmente tera uma performance similar a uma 6990 se não uns % a mais, então é bom aquele boato de que a 7970 viria 10% acima da 6990 se confirmar, para que talvez possamos ter preços mais amigaveis nos proximo meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a nvidia dobrar tudo como dizem os boatos, seria quase que um SLI então provavelmente tera uma performance similar a uma 6990 se não uns % a mais, então é bom aquele boato de que a 7970 viria 10% acima da 6990 se confirmar, para que talvez possamos ter preços mais amigaveis nos proximo meses.

No donanimhaber, segundo algumas fontes dele (parceiras da amd) o desempenho seria assim:

HD6990>GTX590>HD7970>GTX580>HD7950>HD6970>GTX570

Pode ser que em um primeiro momento a HD 7970 reine soberana até a chegada do GK112.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto não vão rolar novos atrasos com relação ao lançamento das HD 7k para desktop, segundo o Fudzilla, os parceiros/integradores, já estão recebendo o chip final para a produção das placas, e segundo o Charlie do S|A as HD 7950 já poderão vir logo de cara com design próprio de cada empresa, ou seja, se não quiserem, não precisam, seguir os modelos de referencia =) isso vai ser legal :lol:

Fudzilla e a entrega dos Chips: AQUI

Aqui: O Xbritus falando também a respeito da entrega dos chips para os parceiros por parte da AMD

Aqui o Charlie Falando sobre o Design das Placas Tahiti Pro A.K.A HD 7950

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!