Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fiação da rede elétrica


vinalg

Posts recomendados

Pessoal, não manjo muito de elétrica e gostaria de saber se preciso trocar a fiação da minha casa, ou pelo menos da tomada onde será conectado meu micro.

Pretendo comprar um micro que tenha uma fonte de alimentação de 1200W e esta será ligada num estabilizador de 2000W.

E aí? É necessário fazer alguma alteração na fiação da minha casa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito provavelmente não vai precisar alterar nada, mesmo que sua rede tenha sido feita seguindo a norma da década de 80, que permitia o uso de fio 1,5mm2 pra tomadas. Provavelmente sua tomada está num circuito de 20A que em 110V ou 127V daria 2200W - 2540W. Mas dificilmente sua configuração vai exigir 1200W. E que mal lhe pergunte, que PC é esse q você vai pegar que exige fonte de 1200W?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí? É necessário fazer alguma alteração na fiação da minha casa?

Como saber?! Depende de como e por quem foi feita a instalação! Quem fez foi um eletrecista ou um pedreiro?

Qual a marca desta fonde de 1200W? E para que toda esta potência?

Siga a recomendação do jorno! Leia com muita atenção: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, uma fonte de 1200W consome da tomada algo em torno de 1440W @ Full Load - considerando eficiência de 80%. Por pior que seja a instalação elétrica, essa fonte não demanda mais do que 15A da tomada. No geral as tomadas suportam entre 10 e 15A e são protegidas por um disjuntor de 15 ou 20A. Considerando o fato que duvido que ele use todos esses 1200W, dá pra dizer com 95% de certeza que a rede dele aguenta. Mas claro, pode acontecer de terem usado fiação 1,5mm2 com disjuntor de 20A, essa fiação não deveria receber mais do que uns 13A, ainda assim suportaria a fonte dele e mais algumas coisas como monitor, caixa de som... Em 220V eu diria com 100% de certeza que teria muita folga, em 127V a coisa é um pouco mais apertada porque as correntes são mais elevadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo,

Uma fonte de 1200W é muita coisa mas não sabemos para qual fim tem sua maquina, de qualquer maneira eu no seu lugar daria uma supervisionada na sua rede elétrica, verifique qual a fiação você tem o ideal para está fonte sua seria fiação 2,5mm, se faz muito tempo que tem está rede elétrica não custa trocar a tomada elétrica e colocar um dijuntor de 15A ou 16A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por pior que seja a instalação elétrica, essa fonte não demanda mais do que 15A da tomada. No geral as tomadas suportam entre 10 e 15A e são protegidas por um disjuntor de 15 ou 20A.

Concordo com você _rau_, até mesmo um fio de 1,5mm² daria conta, mas existem casos absurdos e não são poucos... Por exemplo, no último trabalho que peguei como autônomo, fui arrumar a tomada do micro-ondas da minha vizinha. O fio que alimentava a tomada era de telefone, daqueles laranja e preto que se encontra pedaços jogados na rua com facilidade. Sei lá quantos mm² tem aquela porcaria, mas me admirou muito não ter arrebentado na hora.

Em outra casa, o fio que alimentava o chuveiro era de 1,5mm², e impressionantemente, funcionou alguns anos até que um dia quebrou.

Posso escrever páginas de relatos de absurdos que vejo na rua, cada lugar que eu vou, tenho uma pérola nova para contar. Desisti de ganhar um dinheiro por fora com esses serviços porque é estressante de mais tentar fazer algo correto partindo de uma coisa errada.

Você está coberto de razão! A probabilidade de 1500W ser mais do que um circuito pode oferecer é muito baixa! ...mas acredite! Já vi coisa mais duvidosa do que isso acontecer!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!