Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan 140mm no Gabinete NZXT M59: Conector EPS12v atrapalhando.


jeffren

Posts recomendados

Bem pessoal, eu tenho o pc da assinatura e estou enfrentando um probleminha besta. Será que podem me ajudar?

Pretendo instalar todos os fans opcionais que o meu gabinete suporta. Mas estou impedido de utilizar um dos fans superiores, seja de 120mm ou 140mm. O Conector EPS12v da placa mãe fica bem próximo do ponto de instalação deste fan, e os cabos do conector acabam esbarrando nas "hélices" do fan.

A única ideia que me veio à cabeça seria utilizar (se é que existe) algum fan "magrinho" (baixa espessura) que não atingisse os cabos do conector EPS12v. E se este tipo de fan existir, será que possui boa eficiência?

Eu poderia utilizar apenas um dos fans superiores, mas já comprei todos os fans e gostaria de poder usar todos eles. :(

Alguém tem alguma ideia pra ajudar.

Outra questão: Como medir temperatura da CPU (processador) enquando estou jogando. Modo janela e com o Everest?

Em modo FullScreem as temperaturas não seriam maiores do que em modo janela?

Desde já agradeço as sugestões ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jeffren, você já experimentou usar abraçadeiras para organizar os cabos e prendê-los de uma forma para que Eles permitam você instalar os 2 fans superiores?

Estou dizendo isso, pois foi o que eu fiz para instalar os 2 fans de 140mm da NZXT, no M59 da minha irmã. A Placa-mãe Dela também é da Asus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jeffren, você já experimentou usar abraçadeiras para organizar os cabos e prendê-los de uma forma para que Eles permitam você instalar os 2 fans superiores?

Estou dizendo isso, pois foi o que eu fiz para instalar os 2 fans de 140mm da NZXT, no M59 da minha irmã. A Placa-mãe Dela também é da Asus.

juanmarkus777, valeu pela sugestão, mas não creio ser o caso de braçadeira. minha fonte possui cabeamento modular e com acabamento envolvido e nylon. Não tem como melhorar. Estava pensando se existe algum conector em "L". Talvez ajudasse. Existe este conector?

Qual o modelo de placa mãe do Pc de sua irmã? Você passou o cabo de alimentação EPS12v por traz da placa mãe? Dê mais detalhes, por favor. :huh:

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeffren, você pode usar o CPUID HWMonitor... Só abrir, ele mede a temperatura atual e também faz registro da mínima e da máxima temperaturas que o componente chegou.

Então é só você abrir o programa, minimizá-lo e ir jogar. Aí quando você sair do jogo você olha qual foi a máxima que o componente (GPU, CPU, etc) chegou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

juanmarkus777, valeu pela sugestão, mas não creio ser o caso de braçadeira. minha fonte possui cabeamento modular e com acabamento envolvido e nylon. Não tem como melhorar. Estava pensando se exis algum conector em "L". Talvez ajudasse. Existe este conector?

Qual o modelo de placa mãe do Pc de sua irmã? Você passou o cabo de alimentação EPS12v por traz da placa mãe? Dê mais detalhes, por favor. :huh:

Obrigado!

jeffren, a placa-mãe que eu coloquei para ela foi a Asus P7P55D PRO. Eu passei o cabo EPS-12V da Zalman 850W por trás da placa-mãe, o que não foi difícil, pois o NZXT M59 tem 45cm de altura. O seu NZXT Lexa S já tem 48cm de altura.

Existe vários cabos de extensão da NZXT que são de primeira qualidade, para diversos fins, se for o caso. Eu digo isso, pois já os usei e sei que são muito bons e muito famosos. Afinal Eles são da NZXT.

O EPS-12V da minha Corsair eu coloquei por trás tranquilo, pois a Corsair tem os cabos bem mais compridos que a maioria das fontes, porém do contrário eu teria que usar essa extensão. Antes da Corsair, eu usava a extensão EPS-12V na minha Zalman 1000W e nunca aconteceu nada. Pelo contrário, excelente produto da NZXT.

Na JustShop, os preto está esgotado, porém o vermelho e o branco estão disponíveis. Pode confiar nessas extensões.

http://www.justshop.com.br/app/home/fabricante/fabricante_id:62/nzxt?consulta=fabricante_id%3A62&nome=nzxt&paginator_page=0&url=fabricante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeffren, você pode usar o CPUID HWMonitor... Só abrir, ele mede a temperatura atual e também faz registro da mínima e da máxima temperaturas que o componente chegou.

Então é só você abrir o programa, minimizá-lo e ir jogar. Aí quando você sair do jogo você olha qual foi a máxima que o componente (GPU, CPU, etc) chegou.

Obrigado pela dica petinhu.

Onde ficam os logs do programa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ueh jeffren, no próprio programa aberto, hehe.

Quando o programa tá aberto, ele monitora a temperatura em tempo real, e ao lado dessa temperatura tem também a máxima e a mínima.

Tanto que tem 3 colunas de valores pra cada componente: Value, Min e Max.

Value é a temperatura em tempo real e as outras são de mínimo e máximo durante o tempo que o programa ficou aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jeffren, a placa-mãe que eu coloquei para ela foi a Asus P7P55D PRO. Eu passei o cabo EPS-12V da Zalman 850W por trás da placa-mãe, o que não foi difícil, pois o NZXT M59 tem 45cm de altura. O seu NZXT Lexa S já tem 48cm de altura.

Existe vários cabos de extensão da NZXT que são de primeira qualidade, para diversos fins, se for o caso. Eu digo isso, pois já os usei e sei que são muito bons e muito famosos. Afinal Eles são da NZXT.

O EPS-12V da minha Corsair eu coloquei por trás tranquilo, pois a Corsair tem os cabos bem mais compridos que a maioria das fontes, porém do contrário eu teria que usar essa extensão. Antes da Corsair, eu usava a extensão EPS-12V na minha Zalman 1000W e nunca aconteceu nada. Pelo contrário, excelente produto da NZXT.

Na JustShop, os preto está esgotado, porém o vermelho e o branco estão disponíveis. Pode confiar nessas extensões.

http://www.justshop.com.br/app/home/fabricante/fabricante_id:62/nzxt?consulta=fabricante_id%3A62&nome=nzxt&paginator_page=0&url=fabricante

Bem, juanmarkus77, apesar da placa de sua irmã ser para Intel, o conector EPS12v dela está localizada numa posição muito parecida com a da minha placa, o que poderia atrapalhar também.

Meu gabinete é um M59 (não o Lexa). Minha fonte possui cabos longos, não precisei usar adaptador/extensor. Mas o que atrapalha é o próprio soquete da placa que ao ser preenchido com o cabo, ganha altura e acaba encostando nas hélices do Fan. Sabe dizer se existe algum extensor com conector em "L" para este fim?

De qualquer forma, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ueh jeffren, no próprio programa aberto, hehe.

Quando o programa tá aberto, ele monitora a temperatura em tempo real, e ao lado dessa temperatura tem também a máxima e a mínima.

Tanto que tem 3 colunas de valores pra cada componente: Value, Min e Max.

Value é a temperatura em tempo real e as outras são de mínimo e máximo durante o tempo que o programa ficou aberto.

:P ops! foi mal, acabei de conferir isso. Desculpa minha falta de atenção...:lol:

Agora estou confuso com o que vi. Veja imagem abaixo e me ajude a esclarecer essa dúvida:

Minha placa mãe possui 3 conectores para fans. Se considerarmos o do processador, então serão 4 conectores. 2 deles com a função PWM e 2 sem esta função, ok? Atualmente tenho apenas 3 fans instalados (considerando o fan do processador). Um deles tem o recurso PWM e o outro não.

Conforme imagem, o FANPWM1 está travado em 99%, sendo que os que estão oscilando são os FANIN0 e FANIN2. Fiquei confuso agora. E aí?

post-247801-1388495813699_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo jeffren, essa parte aí de fans me confunde também.

Eu tenho 2 fans de gabinete e 1 do processador.

Aí só aparecem 2 rotações no programa (do processador e de exaustão no gabinete), porque a outra fan tá ligada diretamente na fonte.

Então mostra a rotação do exaustor sempre no full e do processador variando.

Mas quanto ao seu não sei qual é não.. Deixa alguém responder aí pra ver se explica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, juanmarkus77, apesar da placa de sua irmã ser para Intel, o conector EPS12v dela está localizada numa posição muito parecida com a da minha placa, o que poderia atrapalhar também.

Meu gabinete é um M59 (não o Lexa). Minha fonte possui cabos longos, não precisei usar adaptador/extensor. Mas o que atrapalha é o próprio soquete da placa que ao ser preenchido com o cabo, ganha altura e acaba encostando nas hélices do Fan. Sabe dizer se existe algum extensor com conector em "L" para este fim?

De qualquer forma, agradeço!

:P jeffren, desculpe o engano, porque eu não sei de onde eu tirei o Lexa S.

Continuando, vamos lá, pois eu me lembrei como fiz: eu passei todos os cabos da fonte por trás da bandeja da placa-mãe, usando uma daquelas extensões da NZXT que eu te falei, pois desse modo o cabo EPS12V ficou muito mais comprido e mais fácil para conectá-lo.

Eu consegui duas imagens de um cara fazendo a mesma arrumação que eu fiz. Perceba que o cara das fotos usou a mesma extensão que eu, o que me possibilitou instalar os 2 fans de 140mm da NZXT no teto do gabinete.

Obs: Além dessa extensão, ele ainda está usando a extensão 24PIN EPS-12V da NZXT.

Quem sabe agora eu possa te ajudar.

nzxtm592.jpg

nzxtm59.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:P jeffren, desculpe o engano, porque eu não sei de onde eu tirei o Lexa S.

Continuando, vamos lá, pois eu me lembrei como fiz: eu passei todos os cabos da fonte por trás da bandeja da placa-mãe, usando uma daquelas extensões da NZXT que eu te falei, pois desse modo o cabo EPS12V ficou muito mais comprido e mais fácil para conectá-lo.

Eu consegui duas imagens de um cara fazendo a mesma arrumação que eu fiz. Perceba que o cara das fotos usou a mesma extensão que eu, o que me possibilitou instalar os 2 fans de 140mm da NZXT no teto do gabinete.

Obs: Além dessa extensão, ele ainda está usando a extensão 24PIN EPS-12V da NZXT.

Quem sabe agora eu possa te ajudar.

nzxtm592.jpg

nzxtm59.jpg

Esta solução ajuda muita gente com fonte de cabos curtos. Mas no meu caso se torna mais difícil pois a localização do conector na placa é que está dificultando a coisa.

juanmarkus777, você que já manuseou estes cabos extensores, pode dizer se eles são ao menos mais flexíveis?

Agradeço sua colaboração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta solução ajuda muita gente com fonte de cabos curtos. Mas no meu caso se torna mais difícil pois a localização do conector na placa é que está dificultando a coisa.

juanmarkus777, você que já manuseou estes cabos extensores, pode dizer se eles são ao menos mais flexíveis?

Agradeço sua colaboração.

jeffren, esses cabos da NZXT são super flexíveis e finos. Por isso a facilidade em trabalhar com Eles. Os cabos das fontes são grossos. A NZXT caprichou nessas extensões, pois Elas foram lançadas justamente como complemento para a instalação das Suas fontes, para os diversos gabinetes do mercado.

Uma ideia muito bem bolada da NZXT e aplaudida nos reviews.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jeffren, esses cabos da NZXT são super flexíveis e finos. Por isso a facilidade em trabalhar com Eles. Os cabos das fontes são grossos. A NZXT caprichou nessas extensões, pois Elas foram lançadas justamente como complemento para a instalação das Suas fontes, para os diversos gabinetes do mercado.

Uma ideia muito bem bolada da NZXT e aplaudida nos reviews.

Ok, eu vou comprar esse cabo extensor do EPS12v e 2 para os fans superiores. Esses eu iria precisar mesmo.

Valeu pelas dicas amigo! :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bem pessoal,

seguindo recomendação do amigo juanmarkus777 comprei os items abaixo:

2 fans Cooler Master R4 de 140mm

http://www.justshop.com.br/home/prod...-10ab-gp-140mm

Fan de 120mm Akasa AK-174-CB,

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:30,familia_id:96/fan-de-gabinete-akasa-ak-174cb-4bls-120mm

Extensão NZXT EPS-12V:

http://www.justshop.com.br/home/prod...12v-nzxt-cb-8p

O resultado da montagem é satisfatório. Só não pude contudo, passar a extensão EPS12v por trás da base traseira, por limitação de espaço, mas atendeu bem as minhas necessidades. Tive que utilizar a extensão presa na parte do fundo, escondida entre as extremidades das chapas o que ficou muito bom. :wub:

Reparem nas imagens que, por pouco os fans superiores não esbarraram nos conectores da Asus M4A79T-Deluxe. Foi preciso encurtar ao máximo o tamanho dos cabos para que não atingissem as hélices dos fans. O espaço entre as partes é milimétrico.

Portanto, fica aí a dica para quem tinha dúvidas. Com jeitinho tudo correu perfeitamente. :lol:

post-247801-13884958372797_thumb.jpg

post-247801-13884958373223_thumb.jpg

post-247801-13884958373646_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!