Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criando uma fonte para testes


José Bento itj

Posts recomendados

Olá pessoal, sou técnico instalador de sistemas de segurança e estou querendo me aprofundar na área de eletrônica, tudo que sei foi pesquizando.

Pois bem, nada melhor para começar do que criar minha própria fonte de corrente contínua(vdc). Peguei um trfo de 15v e 500mA e liguei ao secundário uma ponte retificadora feita com 4 diodos do tipo 4007, na saida da ponte liguei um capacitor de 1000u para 25v e agora tenho 21,9 volts na saída, preciso baixar essa tensão para 12v e gostaria de saber qual o próximo passo, se fiz alguma coisa errada por favor me falem, opinem.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use um C.I Lm7812. para garantir a saida em 12V continua, você pode aumentar os valores dos capacitores se quiser para mehorar o circuito.(um de 2200uf no C2)

esse esquema é com led indicador mas caso não quera retire o led e o resistor.

o trafo pode ser até 18V no maximo

e não esqueça de colocar um dissipador para o C.I

use a imagem para voce ter ideia de onde colocalo em seu circuito

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, você não fez nada errado. Quando a tensão é retificada e filtrada ela aumenta consideravelmente. Lembre-se que a saída da sua fonte estava sem nenhuma carga quando você mediu, isso também aumenta o tensão. Para reduzir a tensão até 12V você precisa de um CI regulador 7812.

cont017c.jpg

Essa imagem dá a ideia exata do que você deve fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Altemente recomendável esse circuito do faller. O CI ali é mais 'pohadão', guenta até 5A. Mas como você está fazendo somente para 500mA, pode usar o LM que o faller indicou, mais barato e com capacidade máximo para 1.5A. Quanto a filtragem inicial, creio que é bom usar algo como 2200uF, para garantir menor ripple (viração) de entrada do regulador. E na saida basta um eletrolítico de 100uF e um cerâmico ou qulquer não polarizado de 100nF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Altemente recomendável esse circuito do faller. O CI ali é mais 'pohadão', guenta até 5A. Mas como você está fazendo somente para 500mA, pode usar o LM que o faller indicou, mais barato e com capacidade máximo para 1.5A. Quanto a filtragem inicial, creio que é bom usar algo como 2200uF, para garantir menor ripple (viração) de entrada do regulador. E na saida basta um eletrolítico de 100uF e um cerâmico ou qulquer não polarizado de 100nF.

Edu, no esquema do Faller o capacitor de entrada é de 1000uF, você aconselha um de 2200uF pra menor viração, eu estou começando na eletrônica. você poderia me explicar isso melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma duvida, na figura lá em cima tem um trafo conectado a CA da tomada e um fesivel de 500ma e o trafo é de 1A.

Esse fusivel nao é pa queimar quando ligar ?Se nao como você feiz a conta para chega em 500ma de proteçao no fusivel ?

Obrigado

ps: apos usarem o ci para regular a tensão colokam um capacitor para filtrar porém no desenho do faller nao ha esse capacitor, é necesario esse capacitor no eskema dele ? é necesario esse capacitor quando usa um LM338 para regular a tensão ?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma duvida, na figura lá em cima tem um trafo conectado a CA da tomada e um fesivel de 500ma e o trafo é de 1A.

Esse fusivel nao é pa queimar quando ligar ?Se nao como você feiz a conta para chega em 500ma de proteçao no fusivel ?

Obrigado

Bem, o 1A citado no esquema refere-se a corrente máxima de saída do secundário, não sendo necessário a mesma corrente na entrada do primário,já que a tensão é bem maior, pro isso um fusível de 500mA. Gente, se eu tô falando besteira me corrijam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou com uma duvida, na figura lá em cima tem um trafo conectado a CA da tomada e um fesivel de 500ma e o trafo é de 1A.

Esse fusivel nao é pa queimar quando ligar ?Se nao como você feiz a conta para chega em 500ma de proteçao no fusivel ?

Obrigado

ps: apos usarem o ci para regular a tensão colokam um capacitor para filtrar porém no desenho do faller nao ha esse capacitor, é necesario esse capacitor no eskema dele ? é necesario esse capacitor quando usa um LM338 para regular a tensão ?

Obrigado

A potência do secundário será refletida no primário necessitando de uma pequena correção em função da eficiência do transformador (a eficiência de um transformador pode ser considerada como de 95%)

Desse modo a potência do secundário será 18 Volts x 1 Ampere = 18 VA

No primário ela se refletirá como uma potência de 18 VA/0,95 = 18,95 VA

Se a tensão da rede for de 110 Volts a corrente no primário será de 18,95VA/110V = 0,1722 A.

O bom senso manda colocar cerca de 30% a mais de corrente como um bom dimensionamento do fusível de proteção.

Corrente do fusível de proteção = 172 mA x 1,3 = 224 mA

Foi colocado um fusível de 500 mA pois não é muito fácil de se encontrar fusíveis de menor capacidade... Com fusível de 224 mA já estaria muito bem dimensionado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz algum tempo que eu cheguei a conclusão (talvez errônea) de que o fusível serve para proteger a rede e não o circuito em si. Então, ao colocar 500mA você garante que a rede não caia mesmo que o trafo entre em curto, e garante também que o circuito funcione mesmo sendo exigida carga máxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faz algum tempo que eu cheguei a conclusão (talvez errônea) de que o fusível serve para proteger a rede e não o circuito em si. Então, ao colocar 500mA você garante que a rede não caia mesmo que o trafo entre em curto, e garante também que o circuito funcione mesmo sendo exigida carga máxima.

Correto, protege a fiação de distribuição de energia e também protege o que conseguir restar do equipamento para que não pegue fogo, não abra labareda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto, protege a fiação de distribuição de energia e também protege o que conseguir restar do equipamento para que não pegue fogo, não abra labareda...

É necessário adicionar um fusível no secundário para proteger minha fonte de eventuais "curtos" em meus testes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

protege a fiação de distribuição de energia e também protege o que conseguir restar do equipamento para que não pegue fogo, não abra labareda...

muitos pesam que é so para o circuito mas ele tem a função de interronper a a corrente assim evita um colapso na rede eletrica e preserva o que tem funcionando ainda no circuito.(ja ouvi falar equipamentos pifando levando lampadas eletricas e até uma geladeira :blink:

voce pode contar ainda com o varistor montados em paralelo com o circuito que se deseja proteger, impedem que surtos de pequena duração os atinjam, proteje o equipamento desviando a sobretensão, ou sobrecorrente para o terra pois se comporta-se como um curto-circuito submetido a altas tensões. Assim a proteção fica mais eficaz ;)

LM317 ou LM338, ambos são protegidos contra curto circuito na saída, bem como também são protegidos termicamente. É difícil destruí-los, mas tentando um dia se consegue..

experimenta ligar ele em um para raio "quem sabe" consegue:D

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muitos pesam que é so para o circuito mas ele tem a função de interronper a a corrente assim evita um colapso na rede eletrica e preserva o que tem funcionando ainda no circuito.(ja ouvi falar equipamentos pifando levando lampadas eletricas e até uma geladeira :blink:

voce pode contar ainda com o varistor montados em paralelo com o circuito que se deseja proteger, impedem que surtos de pequena duração os atinjam, proteje o equipamento desviando a sobretensão, ou sobrecorrente para o terra pois se comporta-se como um curto-circuito submetido a altas tensões. Assim a proteção fica mais eficaz ;

Falou

Eu uso nos equipamentos que instalo

quando há muita incidencia de raio, um protetor de rede feito com dois fusíveis e dois varistores, só que o fabricante diz que ele só tem utilidade de proteção se ligado a um terra real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
então uma fonte que vá trabalhar em 110 e 220, mudando na chavinha H-H tem que ter 1 fusivel pra 110 e 1 pra 220 :confused:

De um ponto de vista purista sim, você está coberto de razão.. Na prática é colocado o fusível dimensionado para operar na tensão de 110 Volts, que fica superdimensionado quando trabalhando em 220 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK pessoal, o esquema da minha fonte está pronto, mas estou tendo uma certa dificuldade com o EAGLE .

Alguem poderia me falar como faço para determinar a largura de cada trilha

individualmente, até agora eu só consegui determinar uma largura mínima para todas a trilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!