Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criando uma fonte para testes


José Bento itj

Posts recomendados

Olá pessoal, sou técnico instalador de sistemas de segurança e estou querendo me aprofundar na área de eletrônica, tudo que sei foi pesquizando.

Pois bem, nada melhor para começar do que criar minha própria fonte de corrente contínua(vdc). Peguei um trfo de 15v e 500mA e liguei ao secundário uma ponte retificadora feita com 4 diodos do tipo 4007, na saida da ponte liguei um capacitor de 1000u para 25v e agora tenho 21,9 volts na saída, preciso baixar essa tensão para 12v e gostaria de saber qual o próximo passo, se fiz alguma coisa errada por favor me falem, opinem.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use um C.I Lm7812. para garantir a saida em 12V continua, você pode aumentar os valores dos capacitores se quiser para mehorar o circuito.(um de 2200uf no C2)

esse esquema é com led indicador mas caso não quera retire o led e o resistor.

o trafo pode ser até 18V no maximo

e não esqueça de colocar um dissipador para o C.I

use a imagem para voce ter ideia de onde colocalo em seu circuito

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, você não fez nada errado. Quando a tensão é retificada e filtrada ela aumenta consideravelmente. Lembre-se que a saída da sua fonte estava sem nenhuma carga quando você mediu, isso também aumenta o tensão. Para reduzir a tensão até 12V você precisa de um CI regulador 7812.

cont017c.jpg

Essa imagem dá a ideia exata do que você deve fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites