Ir ao conteúdo

Medida de diodos

HELIO1961

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal do forum,estou com uma duvida, na impiedancias dos diodos bipolares.Eu sei que para medir um diodo comum tem que conduzir de um lado e nao conduzir do outro lado,tudo bem, a minha duvida é se a resistencia do lado que nao conduz tem um valor estipulado?

Postado

se se refere ao valor indicado pelos multimetros , esse valor apenas indica que conduz e nada tem a ver com a resistencia serie equivalente do diodo

• Membro VIP
Postado

Quando, com um multímetro eletrônico, se mede na posição de diodo, ele estará medindo na verdade a queda de tensão Vf em miliVolts..

Desse modo quando se pensa ter lido 700 Ohms na verdade se leu uma tensão Vf de 700 miliVolts..

Respondendo agora ao demandante.

Deves esperar de leitura num diodo a queda de tensão em condução do mesmo, com correntes da ordem de 1 mA ou menos.

Um diodo de germânio, por exemplo, dará uma leitura de 200 a 300 miliVolts. De silício de 400 a 800 mV e assim por diante..

Postado
Boa noite pessoal do forum,estou com uma duvida, na impiedancias dos diodos bipolares.Eu sei que para medir um diodo comum tem que conduzir de um lado e nao conduzir do outro lado,tudo bem, a minha duvida é se a resistencia do lado que nao conduz tem um valor estipulado?

ola amigo Helio,tudo bem?

seguinte, você esta usando um aparelho digital ou analogico??

se for digital,

pelo menos nos meus um diodo comum do tipo 1n4004,1n4148,etc,sendo medido na escala de diodo ele deve mostrar no lcd + ou menos 580,590

podendo em alguns diodos,ficam em 450,800

eu sempre uso como regra,valores abaixo de 400 como diodo em fuga,e acima de 900 diodo aberto.

ja no analogico com seu aparelho devidamente ajustado no 0ohm,você coloca na escala x10-hfe

e meça o diodo na polarizaçao direta,o ponteiro deve ficar exatamente no numero 5,é claro que nem sempre fica,devido a temperatura,tipo do aparelho a tolerancia é de 4 riscas para mais ou para menos(sempre uso essa regra)

ja na polarizaçao inversa o ponteiro deve ficar na marca do infinito ou seja nao devera mover-se,apenas alguns diodos movem-se na posiçao inversa,como zeners e alguns de silicio e germanio,

se acaso o o ponteiro mover-se pouca coisa,coisa minima mesmo ele esta em fuga,e deve ser feita sua substituiçao por um que saiba estar funcionando.

espero ter ajudado...

Postado
ola amigo Helio,tudo bem?

seguinte, você esta usando um aparelho digital ou analogico??

se for digital,

pelo menos nos meus um diodo comum do tipo 1n4004,1n4148,etc,sendo medido na escala de diodo ele deve mostrar no lcd + ou menos 580,590

podendo em alguns diodos,ficam em 450,800

eu sempre uso como regra,valores abaixo de 400 como diodo em fuga,e acima de 900 diodo aberto.

ja no analogico com seu aparelho devidamente ajustado no 0ohm,você coloca na escala x10-hfe

e meça o diodo na polarizaçao direta,o ponteiro deve ficar exatamente no numero 5,é claro que nem sempre fica,devido a temperatura,tipo do aparelho a tolerancia é de 4 riscas para mais ou para menos(sempre uso essa regra)

ja na polarizaçao inversa o ponteiro deve ficar na marca do infinito ou seja nao devera mover-se,apenas alguns diodos movem-se na posiçao inversa,como zeners e alguns de silicio e germanio,

se acaso o o ponteiro mover-se pouca coisa,coisa minima mesmo ele esta em fuga,e deve ser feita sua substituiçao por um que saiba estar funcionando.

espero ter ajudado...

Obrigado pela ajuda valeu

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!